Notícias

Curso de Costura Industrial está com inscrições abertas

Publicado em 27/02/2019 às 15h15

Cadastro é gratuito e pode ser feito até 8 de março, na Uaitec Lab

A Prefeitura de Muriaé e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab) estão com inscrições abertas para o Curso de Costura Industrial. Os interessados podem fazer a inscrição até 8 de março, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, no polo da Uaitec Lab, na Barra.

Para fazer o cadastro, é necessário apresentar cópia do documento de identidade, CPF, comprovante de residência e Cadastro Único (CadÚnico).

Com duração de cinco meses, as aulas terão início no dia 11 de março e serão ministradas de segunda a quinta-feira, das 7h30min às 11h. No Curso Costura Industrial, o aluno vai conhecer os materiais utilizados pela indústria e aprender a lidar com as máquinas para a confecção de peças de vestuário.

 

Serviço

Inscrições para o Curso de Costura Industrial:

Prazo: até 8 de março

Horário: das 8h às 17h

Local: Uaitec Lab (localizada na Rua Itagiba de Oliveira, 410, Barra – ao lado do Centro Educacional Dom Delfim)

Telefone: (32) 3721-0993

Documentos: documento de identidade, CPF, comprovante de residência e Cadastro Único (CadÚnico)

Início das aulas: 11 de março

Inscrições e cursos gratuitos

 

Foto: Arquivo Prefeitura de Muriaé

 

 
 
 
 
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Novos equipamentos irão otimizar trabalho operacional dos servidores do Demsur

Publicado em 26/02/2019 às 09h40

Recentemente a Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, investiu em novos equipamentos que irão reforçar o maquinário da autarquia e, principalmente, otimizar o trabalho dos servidores que atuam em campo. Ao todo foram adquiridos 1 compressor, 1 conjunto moto bomba, 2 conjuntos moto bombas submersíveis e 1 gerador.

O compressor é um dos componentes que irão compor a bancada de aferição de hidrômetro que está sendo montada na Estação de Tratamento de Água - ETA Rio Preto. Os conjuntos de moto bomba são utilizados em emergências, como vazamentos de água e esgoto. Já o novo gerador servirá para prover carga para os demais equipamentos em locais onde não há energia elétrica.

Todos esses equipamentos são fundamentais para proporcionar mais eficiência na execução de algumas ações, além de agilidade nos trabalhos de campo.

A autarquia segue investindo em melhorias e na aquisição de novos equipamentos com foco na qualidade da prestação do serviço e, também, na melhoria das condições de trabalho para os servidores.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

UBS Porto passará por reformas a partir de 1º de março

Publicado em 26/02/2019 às 09h17

 

 

Objetivo é proporcionar melhor atendimento a pacientes e funcionários; atendimento será realizado no Caic, Encoberta

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Porto estará em reformas a partir da próxima sexta-feira (1º de março). A obra terá duração aproximada de 45 dias. Durante este período, o atendimento aos pacientes será realizado nas dependências da Escola Municipal Joaquim Ribeiro Carvalho (Caic), bairro Encoberta, local mais próximo onde a unidade funciona atualmente.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira, o objetivo da obra é oferecer melhor atendimento aos pacientes, proporcionado ambiente mais confortável tanto para eles quanto para os funcionários da unidade. “Contamos com a compreensão dos pacientes nesses dias em que a UBS estará em reforma. O intuito da obra é proporcionar melhor atendimento a todos”, frisa o secretário da pasta.

Entre as intervenções a serem realizadas na UBS Porto estão pintura, troca de piso, retirada de infiltrações e adequações nos banheiros para acessibilidade. 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Cemitério de Muriaé recebe mutirão de limpeza e capina

Publicado em 26/02/2019 às 09h06
 
A Prefeitura de Muriaé iniciou nesta segunda-feira (25) o serviço de limpeza e capina no Cemitério Municipal. O trabalho tem o objetivo de deixar os corredores adequados para a movimentação dos visitantes, livrando o ambiente do mato que cresceu após as chuvas das últimas semanas.
 
A equipe que está atuando na limpeza do cemitério é formada por cerca de 30 homens trabalhando em ritmo de mutirão. A previsão é que o serviço seja concluído em até três dias.
 
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Inscrições para seminário sobre erradicação do trabalho infantil estão abertas

Publicado em 26/02/2019 às 08h58

 

 

Interessados podem se inscrever até dia 3 de abril pela internet; evento será realizado dia 4 de abril, no Teatro Zaccaria Marques

Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário Municipal das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). Os interessados podem se inscrever pela internet, no link https://goo.gl/PRdCZv. O prazo termina em 3 de abril.

Promovido pela Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e PETI, o evento será realizado no dia 4 de abril, das 7h30min às 17h, no Teatro Zaccaria Marques.

Com o tema “Diálogos para Fortalecer a Rede Intersetorial, a Rede de Cooperação e o Desenvolvimento Social”, a programação incluirá debates, apresentações culturais e palestra com Régis Spíndola. Podem participar do evento profissionais da rede socioassistencial, estudantes de áreas afins e população.

Serviço

Seminário sobre erradicação do trabalho infantil:

Link: https://goo.gl/PRdCZv

Período: até 3 de abril

Evento: dia 4 de abril

Local: Teatro Zaccaria Marques (Avenida Constantino Pinto, 400, Centro – prédio da Fundarte)

Horário: das 7h30min às 17h

Podem participar: profissionais da rede socioassistencial, estudantes de áreas afins e população

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Investimento em prevenção representa segurança para servidores

Publicado em 25/02/2019 às 15h31

Nesta sexta-feira (22) servidores do Demsur realizaram uma intervenção na rede da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE do bairro Safira com a finalidade de eliminar os gases que são gerados durante o processo de tratamento dos resíduos.

Em função do risco de algum acidente ou contaminação, especialmente pelas vias aéreas, a atividade foi acompanhada pelo Técnico em Segurança do Trabalho da autarquia, Fernando Carneiro.

Antes do trabalho foi realizada inspeção para detectar a presença de gases. O servidor enfatizou a importância do trabalho preventivo e, principalmente, a utilização do novo equipamento, adquirido pela atual gestão da autarquia. O aparelho identificou nível reduzido de oxigênio na saída da tubulação e o alto risco de explosão.

Devido ao diagnóstico feito pelo equipamento foi possível tomar as devidas providências para proporcionar um ambiente seguro e salubre para os servidores.

O Técnico em Segurança do Trabalho, Fernando Carneiro, destacou a importância do investimento em prevenção. "Este equipamento foi adquirido pela atual gestão depois de anos e anos pedindo no Demsur e não conseguia comprar. Observe quanto eficiente e preventivo é ter os recursos necessários e disponíveis", apontou ele. 

Comentários (0) e Compartilhar

Programa de regularização de escrituras tem nova etapa em Boa Família e São Fernando

Publicado em 23/02/2019 às 09h44
 
 
Reuniões levaram esclarecimentos para moradores; Prefeitura já está com cerca de 700 processos em andamento
 
O Programa Regulariza, criado pela Prefeitura para garantir aos muriaeenses a obtenção das escrituras de suas casas após anos ou até décadas de espera, teve nova etapa na última quinta-feira (21). Em reuniões realizadas nos distritos de Boa Família e São Fernando, os moradores puderam tirar dúvidas sobre trabalho que já está em andamento desde meados do ano passado.
 
“Já faz cerca de 30 anos que temos nossos imóveis, mas eles nunca haviam sido regularizados. Agora estamos tendo essa oportunidade”, comemora o morador de Boa Família, Alceu Faria. “É uma iniciativa que vai ajudar muito a todos nós, porque é sempre importante ter a documentação em mãos”, completa o senhor Marcos da Silva, que também reside no distrito.
 
Ao todo, 686 imóveis já estão sendo regularizados pela Prefeitura – além de São Fernando, com 55 processos, e Boa Família, com 386, as atividades também vêm acontecendo no Macuco, com 245 casos. De acordo com o coordenador do Regulariza, Victor Dornelas, não existe prazo determinado para que os documentos sejam liberados. “Cada caso é um caso. Mas o importante é que as pessoas saibam que, ao final do processo, elas receberão o Título de Legitimação Fundiária de suas casas, com tudo registrado. Esse será o documento que irá garantir a propriedade dos imóveis”, informa.
 
Posteriormente, o trabalho deverá se estender para outros distritos, antes de ser iniciado também na cidade. Estima-se que, ao todo, cerca de 20 mil residências de Muriaé ainda estejam sem escritura. A falta do documento pode ser provocada por diversos fatores, que vão desde a desinformação dos proprietários sobre procedimentos a serem feitos até questões como ocupações irregulares de terrenos.
 
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura intensifica vistoria em árvores após temporal

Publicado em 22/02/2019 às 18h25

Trabalho tem objetivo de evitar ocorrências caso Muriaé volte a receber chuvas com rajadas de vento nos próximos dias

Em virtude da queda de grandes árvores nas proximidades da Casa de Saúde Santa Lúcia, no bairro Safira e no calçadão da JK na tarde de ontem, quinta-feira (21), a Prefeitura decidiu reforçar a fiscalização sobre as espécies que estão doentes ou envelhecidas e deverá retirar algumas árvores que possam vir a causar transtornos.

As árvores que caíram estavam aparentemente sadias, porém existiam anormalidades em suas raízes. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, em atendimento emergencial, esteve no local realizando a remoção das árvores que caíram e deverá continuar a manutenção e o corte de árvores em áreas de riscos.

“A Prefeitura somente realiza os cortes de árvores após a avaliação técnica. Para todos os cortes, existe uma análise, seguida de permissão para retirada. Deveremos cortar mais uma unidade ali atrás da Casa de Saúde que já está com ordem judicial. As demais que precisarem ser extraídas ou podadas passarão pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), que estuda o caso e autoriza ou não a remoção”, informou o coordenador de Meio Ambiente, Lucas Melo.

A chuva forte, com rajadas de vento e raios, durou cerca de 40 minutos, mas fez grandes estragos na cidade. Um carro ficou completamente destruído, após ser atingido por uma árvore Cipriano (espécie), porém, vale ressaltar que não houve pessoas feridas nos incidentes. O fato é importante, pois demonstra a necessidade de prosseguir com os trabalhos de poda e supressão de espécies onde se fizer necessário. 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura reinicia Programa Cesta Cheia no próximo dia 12

Publicado em 21/02/2019 às 17h24

Mais de 30 localidades da zona urbana e rural da cidade são atendidas

O Programa Cesta Cheia da Agricultura Familiar, desenvolvido pela Prefeitura de Muriaé através das secretarias Municipais de Agricultura e Desenvolvimento Social, volta a funcionar no próximo dia 12 em Muriaé.

O programa atende a cerca de 2 mil famílias que moram em 30 localidades do município, compreendendo zona urbana e rural. As cestas são entregues as terças e quintas-feiras, a cada 15 dias, e obedecem a um cronograma preestabelecido.

As entregas são feitas quinzenalmente. O programa envolve moradores dos bairros Aeroporto, Barra, Bom Pastor, Dornelas, Dornelas II, Encoberta, Gaspar, Joanópolis, João XXIII, José Cirilo, Napoleão, Padre Tiago, Planalto, Santana, Santa Terezinha, Santo Antônio, São Cristóvão, São Joaquim, São José e União. As famílias do Residencial Nova Muriaé, de Macuco e dos distritos de Pirapanema, Vermelho, Itamuri e Boa Família também são contemplados.

As cestas contêm oito quilos de legumes, duas verduras e um litro de leite. Elas são entregues às famílias por um valor de R$5,00.

 

GRUPO 1 – Terça-feira

Datas: 12/03, 26/03, 09/04, 23/04, 07/05, 21/05, 04/06, 18/06, 02/07, 16/07, 30/07

João XXIII – às 8h30min - Praça Alta – caixa d’água

Encoberta – às 9h - em frente ao Caic

União – às 9h30min - no fim da Rua Narciso Dias Rabelo

Napoleão – às 9h30min - próximo à Igreja Testemunha de Jeová

Santo Antônio – às 9h30min - entrada da Rua Professora Ivonilde

Bom Jesus – às 13h

Santa Terezinha – às 13h - Campo do Operário

 

GRUPO 2 – Quinta-feira

Datas: 14/03, 28/03, 11/04, 25/04, 09/05, 23/05, 06/06, 04/07, 18/07

Dornelas e José Cirilo – às 9h - lote vago da Avenida Altino Rodrigues Pereira

Joanópolis – às 9h30min - atrás da creche

São Joaquim – às 10h - campo de terra

Macuco – às 13h - pracinha

Barra (Prainha e Fardelas) – às 13h - entrada da Prainha e parte alta da Rua Fardelas

Planalto – às 13h30min - na praçinha do Planalto

 

GRUPO 3 - Terça-feira

Datas: 19/03, 02/04, 16/04, 30/04, 14/05, 28/05, 11/06, 25/06, 09/07 e 23/07

Padre Tiago – às 9h - em frente à escola

Itamuri – às 9h – em frente ao salão

Marambaia – às 9h30min - em frente à igreja

Santana e Bom Pastor – às 13h – próximo à escola e Unidade Básica de Saúde

Cardoso de Melo – às 13h10min - escola

Nova Muriaé – às 13h30min - entrada do Residencial

Pirapanema e Vermelho – às 14h - em frente à Unidade Básica de Saúde e no chafariz

 

GRUPO 4 – Quinta-feira

Datas: 21/03, 04/04, 02/05, 16/05, 30/05, 13/06, 27/06, 11/07 e 25/07

São Cristóvão – às 9h - Rua Itália (após o campo de futebol)

Gaspar/Santa Luzia - às 9h - na entrada da Rua Sete de Setembro

Dornelas II - às 10h - galpão do bairro

Boa Família - às 13h - Unidade Básica de Saúde

São José - às 13h - Rua Prefeito Francisco Theodoro Filho (próximo ao Bar do Luciano)

Aeroporto – às 13h30min - próximo à Unidade Básica de Saúde e em frente à escola

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Conferência discute políticas públicas e direitos de idosos em Muriaé

Publicado em 21/02/2019 às 17h11

Evento realizado pela Prefeitura e Comimu reuniu cerca de 300 pessoas na quarta-feira (20), no Centro do Idoso

Políticas públicas e garantia de direitos foram os temas discutidos durante a 4ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. Realizado pela Prefeitura e Conselho Municipal do Idoso de Muriaé (Comimu), a Conferência aconteceu na quarta-feira (20), no Centro de Convivência para Idosos (CCI), Centro.

Cerca de 300 pessoas participaram do evento - entre profissionais da rede socioassistencial da cidade, estudantes de áreas afins, idosos e população em geral. Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a Conferência contou em sua programação com apresentações culturais, debates e palestra com o conselheiro do idoso e representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Muriaé, Vinícius Matos.

Entre os eixos abordados durante o evento estão: atendimento de idosos na saúde, espaços de atendimento na assistência social, direitos dos idosos, previdência, acesso a programas habitacionais, transporte público, violência, cultura, esporte, lazer, educação, entre outros.

“Nós, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, queremos nos engajar com os idosos nessa luta, para que eles tenham seus direitos garantidos. A Conferência é um momento de refletirmos e defendermos esses direitos”, afirma o secretário da pasta, Alex Pedrosa, o Leleco. “Eventos como este são momentos deliberativos, de reflexão e avaliação de políticas públicas, ações, projetos e o direcionamento que elas vão tomar a partir de agora, assim como a manutenção dos direitos já garantidos”, completa a assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga.

Ao final da Conferência, foram eleitos delegados que irão representar Muriaé na Conferência Estadual.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||