Notícias

Situação de dengue está controlada em Muriaé, afirma Secretaria de Saúde

Publicado em 14/02/2019 às 09h15

Até o momento foram registradas 29 notificações da doença; nenhum caso foi confirmado

Enquanto cidades da região estão com elevados índices de casos de dengue, a situação da doença e da infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya, está controlada em Muriaé. Os dados são da Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Muriaé.

Até o momento foram registradas 29 notificações – que são casos suspeitos da doença -, porém nenhum deles foi confirmado. No ano passado, Muriaé registrou 200 notificações da dengue, enquanto que em 2017 esse número foi de 110, bem abaixo do ano anterior (2016), quando a cidade teve 4.606 casos suspeitos.

O mais recente Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano, realizado entre 21 e 25 de janeiro, também coloca a cidade em posição favorável. O LIRAa apontou redução na quantidade de áreas em situação de risco em comparação com o levantamento de outubro do ano passado. O índice caiu de 1,8% para 1,2%, o que representa a diminuição da possibilidade de epidemia ou surto causado pelo mosquito. Este percentual está bem próximo a 1%, que é considerado de “baixo risco” pelo Ministério da Saúde, sendo, inclusive, menor do que o registrado em cidades da região como Ubá (7,4%) e Juiz de Fora (3,7%), por exemplo.

O prefeito Grego atribui esses dados positivos à conscientização dos muriaeenses, por meio de programas de mobilização, aumento no número da equipe de agentes de controle de endemias e a ampliação das visitas domiciliares.

“Apesar da situação estar controlada, a orientação é para que os muriaeenses continuem atentos para o combate de focos do mosquito em suas residências, como ralos, vasos sanitários e vasos de flores, e tenham uma atenção especial para a disposição correta do lixo”, afirma a diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Morcerf.

Em caso de suspeita de doenças transmitidas pelo Aedes, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, para preenchimento de notificação e posterior bloqueio vetorial.

Já quem for à rede particular deve pedir ao médico para que faça uma notificação de suspeita de dengue e envie à Secretaria Municipal de Saúde o formulário que está disponível no site do Ministério da Saúde. Com a notificação, o cidadão também terá atendimento prioritário, além de poder fazer exames de forma gratuita. Denúncias e orientações podem ser feitas e solicitadas pelo telefone 3729-1301.

 

Educação em saúde e mobilização social - Muriaé conta com um trabalho diário de educação em saúde, mobilização social e ações preventivas ao Aedes aegypti. As atividades são realizadas sistematicamente nas escolas, bairros, unidades de saúde, empresas, igrejas, mutirões e eventos.

Um dos projetos, o “Conhecer para Combater”, foi, inclusive, destaque entre todas as cidades de Minas Gerais pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em 2017. A ação tem o objetivo de orientar a população a identificar o transmissor, reconhecer os sintomas das doenças e, principalmente, aprender atitudes de prevenção, hábitos que auxiliam no combate ao Aedes aegypti e conhecer o ciclo de vida do mosquito, através da exposição de larvas e pupas.

Há também o “Aedes Positivo”, que foi implementado em janeiro de 2017. O projeto visa orientar a população sobre como manter o imóvel limpo e livre de qualquer foco do mosquito.

 

Trabalho dos agentes – Outro fator que contribuiu para a diminuição do primeiro LIRAa de 2018 e de manter a cidade em situação estável quanto à dengue é o trabalho dos agentes de endemias.

As equipes visitam as residências da cidade em busca de focos do mosquito e de qualquer objeto que possa servir de criadouro para o Aedes. Os agentes eliminam os focos, caso os encontre, e aplica o larvicida no local, quando não é possível sua eliminação, para que não haja proliferação dos mosquitos.

Em 2017, o setor contava com 38 agentes de controle de endemias. No ano passado, Prefeitura contratou novos agentes de combate às endemias. A equipe foi ampliada e passou a contar com 48 agentes, aumentando o número de visitas e intensificando as ações. Eles também passaram por capacitação sobre a metodologia de trabalho.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Unifaminas divulga oportunidade de emprego

Publicado em 14/02/2019 às 08h24

O Unifaminas, Campus Muriaé, abre oportunidade de emprego para auxiliar administrativo. 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura orienta motoristas sobre infrações de trânsito em áreas escolares

Publicado em 11/02/2019 às 17h50
Com volta às aulas, movimento em proximidades de escolas aumentou; motoristas devem obedecer regras para evitar transtornos com fiscalização
 
Com a volta às aulas em Muriaé na última semana, o trânsito na região central da cidade voltou a ficar mais movimentado nos horários de entrada e saída de alunos. Para evitar transtornos com a fiscalização, a orientação aos motoristas é de respeito à sinalização nas proximidades de escolas. Vale lembrar que, desde 2017, a Prefeitura mantém áreas de embarque e desembarque de estudantes em frente a todos os colégios do Centro (além da Escola Estadual Desembargador Canêdo, na Barra), a fim de reduzir os congestionamentos.
 
Nesses locais, a sinalização vertical e horizontal é evidente até para motoristas mais inexperientes. No início e no fim de cada trecho, placas informam os horários (variáveis de acordo com cada escola) nos quais fica proibido permanecer por tempo superior ao necessário para a movimentação dos estudantes. Além disso, todos os pontos são demarcados no piso com faixa de cor azul, que se estende pelas vagas reservadas para a finalidade escolar nos períodos estabelecidos.
 
Mesmo com toda a sinalização, as irregularidades verificadas nas proximidades das escolas ainda são comuns. “Frequentemente, flagramos carros estacionados sobre as faixas azuis mesmo nos horários em que essas vagas são exclusivas para embarque e desembarque de alunos”, informa o diretor do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito, Ivanin Pimentel. “As chamadas filas duplas também são muito frequentes, deixando a circulação de veículos bastante lenta naqueles locais”, completa.
 
PM intensifica fiscalização
Para evitar abusos, a Polícia Militar intensificou a fiscalização em frente às escolas do Centro na última semana. A ação teve o objetivo de orientar os motoristas quanto à utilização dos espaços destinados à saída e chegada de estudantes, coibindo a formação das filas duplas e o estacionamento sobre o calçadão existente nas proximidades de dois colégios. Apesar do caráter educativo da iniciativa, a equipe da Patrulha de Trânsito precisou multar e até remover veículos que estavam estacionados nas áreas de embarque e desembarque durante os horários de restrição.
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura de Muriaé tem novos secretários em quatro pastas

Publicado em 08/02/2019 às 15h33
Alterações ocorreram em secretarias de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Obras; nova pasta de Urbanismo foi criada
 
Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (8), no Centro Administrativo, o prefeito Grego anunciou mudanças na formação do secretariado municipal. Além de novos ocupantes para quatro cadeiras, as alterações incluem também a criação da pasta de Urbanismo e Meio Ambiente.
 
“Nós criamos a Secretaria Municipal de Urbanismo e trouxemos o Meio Ambiente para dentro dela. Dessa forma, ficamos muito alinhados com aquilo que há de mais contemporâneo no conceito de administração pública: de que esses dois temas devem caminhar juntos para funcionarem de forma mais efetiva”, informou o prefeito.
 
De acordo com Grego, as mudanças começaram a ser pensadas a partir do fim de 2018, quando foi procurado pela então secretária adjunta de Obras, Maíta Machado, e pelo agora ex-secretário Aderbal Fernandes, da mesma pasta. Ambos fizeram discursos de agradecimento, desejaram sucesso aos novos integrantes da equipe e colocaram-se à disposição para continuar auxiliando a administração.
 
“A Maíta e o Aderbal me comunicaram, ela em dezembro e ele em janeiro, que, por razões pessoais, precisariam abrir mão de seus cargos para se dedicarem a outras questões”, disse. “A partir daí, começamos então a estudar nomes que pudessem substituí-los à altura, e tenho certeza de que os novos membros da nossa equipe vão conseguir nos ajudar com a mesma competência dos que estavam até agora”.
 
Confira a formação das secretarias que tiveram mudanças e também da nova pasta que foi criada:
 
 
SECRETARIA DE OBRAS PÚBLICAS – passa a ser comandada pelo empresário Carlos Magno de Oliveira, que até então era responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais e, de forma interna, também pela de Desenvolvimento Social. Já para a função de secretário adjunto, foi nomeado o arquiteto Nilo Campos.
 
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS – com a ida de Carlos Magno para a Secretaria de Obras, a pasta responsável pela gestão de projetos, convênios e pelo fomento da economia da cidade fica agora sob a responsabilidade da empresária Solange Montesano.
 
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL – outra pasta que também era ocupada (de forma interina) por Carlos Magno ganhou novo comando. O pastor Alex Pedrosa, o Leleco, se apresentou como alguém dedicado à causa de servir as pessoas.
 
SECRETARIA DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE – a nova pasta da Prefeitura de Muriaé fica sob a responsabilidade do arquiteto urbanista Jorge Feres Filho.
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura abre processo seletivo para Abordagem Social

Publicado em 07/02/2019 às 18h10

Inscrições podem ser feitas de 14 a 21 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

A Prefeitura de Muriaé está com edital aberto de processo seletivo para função de técnico de nível médio da Abordagem Social. Para concorrer ao cargo, é necessário ter concluído o Ensino Médio e possuir Carteira de Habilitação categoria B. Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, a remuneração é de R$1.330,74.

Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Serviço Especializado em Abordagem Social tem a finalidade de assegurar trabalho de abordagem e busca ativa que identifique a incidência de situações de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de drogas, entre outras.

Inscrições - As inscrições custam R$30,00 e podem ser feitas de 14 a 21 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada no primeiro andar do Centro Administrativo.

Para fazer a inscrição, o candidato deve apresentar formulário preenchido (anexo III do edital), cópia de documento de identidade, cópia do CPF (quando não constar no documento de identidade), cópia simples da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipo B e envelope com os documentos de qualificação técnica e comprovação de tempo de serviço.

Seleção - O processo seletivo será composto de duas etapas: prova objetiva (com caráter eliminatório e classificatório), e qualificação técnica e prova de títulos (com caráter classificatório).

A prova será realizada na data provável de 9 de março, das 9h às 12h, em local a ser definido. A avaliação terá valor de 50 pontos e será composta por dez questões de múltipla escolha.

Edital e resultados - O edital do processo seletivo pode ser consultado no site da Prefeitura (www.muriae.mg.gov.br, aba “Cidadão”, link “Concursos e Processos Seletivos”). Neste mesmo endereço eletrônico, também podem ser conferidos os resultados.


Serviço

Processo seletivo para Abordagem Social:

Período: 14 a 21 de fevereiro

Dias: segunda a sexta-feira

Horário: das 14h às 17h

Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada no primeiro andar do Centro Administrativo (Avenida Maestro Sansão, 236, Centro)

Valor: R$30,00

Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Remuneração: R$1.330,74

Edital: www.muriae.mg.gov.br, aba “Cidadão”, link “Concursos e Processos Seletivos”

Prova: 9 de março, das 9h às 12h, em local a ser definido

 

Documentos para inscrição:

 - Formulário de inscrição preenchido (anexo III do edital);

 - Cópia de documento de identidade;

 - Cópia do CPF (quando não constar no documento de identidade);

 - Cópia simples da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipo B;

 - Envelope com os documentos de qualificação técnica e comprovação de tempo de serviço.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Defensoria Pública de MG abre concurso para defensores

Publicado em 07/02/2019 às 17h45

Inscrições podem ser feitas a partir de 25 de março; estão sedo oferecidas 30 vagas mais formação de cadastro de reserva

A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE-MG) lançou edital de concurso público para defensor. Estão sendo oferecidas 30 vagas mais cadastro de reserva. O salário inicial da carreira é de R$22.158,82.

Para concorrer é necessário ser bacharel em Direito há, no mínimo, três anos, além de experiência por igual período de atividade jurídica até o término do prazo da inscrição definitiva.

A inscrição preliminar pode ser feita das 9h de 25 de março às 20h do dia 25 de abril, no site da Fundep (www.gestaodeconcursos.com.br), onde também o edital pode ser consultado. Para confirmar a participação é necessário quitar a taxa de R$260,00 por meio de boleto bancário. Candidatos desempregados ou inscritos no CadÚnico do Governo Federal podem solicitar isenção do valor da taxa – o pedido deve ser feito de 25 a 31 de março pelo site da organizadora.

O prazo de validade deste concurso será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Provas e etapas de seleção – Os candidatos serão analisados por meio de cinco etapas; prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; quatro provas discursivas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório; inscrição definitiva, de caráter eliminatório, além de avaliação médica e sindicância da vida pregressa e investigação social; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A prova objetiva tem previsão de ser aplicada no dia 26 de maio, em Belo Horizonte, em local e horário ainda não confirmados. A avaliação valerá cem pontos, sendo um para cada questão.

 

Serviço

Concurso público da Defensoria Pública de Minas Gerais:

Período das inscrições: das 9h de 25 de março às 20h de 25 de abril

Site: www.gestaodeconcursos.com.br

Cargo: defensor

Vagas: 30

Valor: R$260,00

 

Data das provas:

1ª etapa - 26 de maio de 2019

2ª etapa - 31 de agosto e 1º de setembro de 2019

3ª etapa - 4 de novembro a 25 de novembro de 2019

4ª etapa - 27 de janeiro de 2020 a 2 de fevereiro de 2020

5ª etapa - 22 de fevereiro de 2020

 

Fases do concurso:

1ª etapa - prova objetiva de múltipla escolha;

2ª etapa - provas discursivas especializadas;

3ª etapa - inscrição definitiva;

4ª etapa - uma prova oral;

5ª etapa - avaliação de títulos.

Categoria: Minas Gerais
Comentários (0) e Compartilhar

Governo de MG divulga escalas de pagamento de fevereiro e março

Publicado em 06/02/2019 às 14h42

Os servidores receberão em duas datas, mas com valores diferentes. Para os da segurança e saúde a 1ª parcela é de R$ 3 mil e, para os demais, de R$ 2 mil

O governo de Minas Gerais divulgou nesta quarta-feira (6), por meio de vídeo nas redes sociais do governador Romeu Zema (Novo), a escala de pagamento dos servidores públicos para os meses de fevereiro e março. 
Nos dois meses, os pagamentos serão feitos em duas datas, sendo que as categorias da saúde e da segurança pública terão um valor maior na primeira parcela do que os da educação e demais funcionários.
O salário relativo ao mês trabalhado em janeiro será pago nos dias 13 e 25 de fevereiro. Na primeira data os servidores da segurança e saúde recebem uma parcela de até R$ 3 mil. Os demais terão depositados R$ 2 mil. No dia 25, todos recebem o complemento do salário. 

Em março (salários de fevereiro), os vencimentos serão pagos nos dias 13 e 26.

13º salário

Em todos os meses vai haver uma data adicional para o pagamento da parcela relativa ao 13º salário de 2018 que não foi pago pelo ex-governador Fernando Pimentel (PT). Conforme já anunciado por Zema, cada uma das 11 partes será paga no primeiro dia útil após o dia 20 do mês. 

Os demonstrativos com os valores do benefício natalino foram disponibilizados pelo estado somente nessa terça-feira (5), conforme mostrou o Estado de Minas.

As escalas de fevereiro e março foram anunciadas pelo governador Romeu Zema, que divulgou vídeo nas redes sociais do secretário da Fazenda Gustavo Barbosa explicando as datas.  “Seguimos trabalhando incessantemente para encontrar alternativas para os sérios problemas deixados no estado. Com muito esforço já temos a definição da escala de pagamento dos salários do funcionalismo de fevereiro e março”, anunciou Zema.

Segundo o secretário da Fazenda, houve uma determinação do governador para que a Secretaria tente passar as escalas com mais antecedência, dando previsibilidade ao funcionalismo.

Confira as escalas 

FEVEREIRO

13 de fevereiro: 
Serão pagos até R$ 2 mil para todas as categorias de servidores e até R$ 3 mil para os servidores da Saúde e da Segurança Pública. 

25 de fevereiro:
Será paga a segunda parcela, quitando os salários de todos os servidores 

MARÇO

13 de março: 
Serão pagos até R$ 2 mil para todas as categorias de servidores e até R$ 3 mil para os servidores da Saúde e da Segurança Pública 

26 de fevereiro:
Será paga a segunda parcela, quitando os salários de todos os servidores 

13º salário de 2018

Será pago em 11 parcelas a partir de fevereiro, sempre no primeiro dia útil depois do dia 20.

Fonte: www.em.com.br

Categoria: Minas Gerais
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura recupera faixas de pedestres próximas a escolas de Muriaé

Publicado em 05/02/2019 às 17h07
Serviço já foi feito no acesso a três unidades, com objetivo de garantir segurança para estudantes em volta às aulas
 
As aulas recomeçam nesta terça-feira (5) na rede municipal e, dois dias depois, na estadual. E, para garantir a segurança dos estudantes, a Prefeitura de Muriaé vem trabalhando desde semana passada na recuperação da sinalização de trânsito nas proximidades das escolas. O trabalho, que é realizado através do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (Demuttran), contempla principalmente a revitalização de faixas de pedestres e das áreas de embarque e desembarque de alunos.
 
Até o momento, o serviço já foi feito nos acessos para as escolas Gilberto José Tanus Braz (João XXIII), Cândido Portinari (São Joaquim) e Desembargador Canêdo (Barra). “Esses locais foram os primeiros porque precisavam de revitalização com mais urgência”, explica o coordenador de Manutenção de Sinalização das Vias Públicas, Amarildo Cordeiro. “Ao longo dos próximos dias, vamos continuar percorrendo a cidade para avaliar os demais pontos e promover as recuperações que forem necessárias”, completa.
 
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Ruas de acesso entre bairros Santo Antônio e São Francisco ganham asfaltamento

Publicado em 04/02/2019 às 15h18
Serviço realizado pela Prefeitura melhora condições de trânsito nas vias, que já haviam recebido troca de tubulação de esgoto recentemente
 
Mais locais de Muriaé estão recebendo serviços de melhoria de infraestrutura. Nesta sexta-feira (1), a Prefeitura iniciou o trabalho de asfaltamento das ruas Hilário Francisco de Almeida e Alazina Lima da Silveira, além da Ladeira Santo Antônio. Todas as vias são localizadas na região de divisa entre os bairros Santo Antônio e São Francisco.
 
O morador Valdir Azevedo, que reside há seis anos em uma dos endereços que estão recebendo o serviço, elogiou a iniciativa. “A nossa rua estava com muitos buracos, o que dificultava o acesso tanto a pé quanto de carro ou moto. Agora com o asfalto está ficando muito melhor para a gente andar por aqui”, disse.
 
A pavimentação não foi a primeira melhoria realizada pela administração naquela região. Recentemente, a Prefeitura já havia feito, através do Demsur, a substituição das tubulações de esgoto, tornando a rede sanitária mais eficiente.
 
O serviço de melhoria da infraestrutura urbana em Muriaé está a todo vapor em 2019. Antes do bairro Santo Antônio, a rua Lica Muglia, no Aeroporto, já havia sido beneficiada com a atividade, que resolveu problemas antigos de calçamento no local.
 
“Este tipo de obra é sempre muito solicitado pelos muriaeenses, e a Prefeitura pretende melhorar as condições do maior número possível de locais da nossa cidade”, afirma o prefeito.
 
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Unifaminas abre duas oportunidades de emprego

Publicado em 01/02/2019 às 09h34

O Unifaminas, Campus Muriaé, abre duas oportunidades de emprego. Uma para auxiliar administrativo e outra para recepcionista

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||