Notícias

Muriaé realiza 1ª Semana Municipal da Saúde Auditiva

Publicado em 07/11/2018 às 15h36

Campanha busca conscientizar pessoas sobre importância da saúde dos ouvidos

No dia 10 de novembro será comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Por tal motivo, a Prefeitura de Muriaé, por meio da equipe do Programa Saúde Auditiva do setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), está realizando até a próxima sexta-feira (09), a 1ª Semana Municipal da Saúde Auditiva nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. O objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde dos ouvidos.

Durante esta semana, todos os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) estarão nas unidades levando educação e informação à população sobre os sintomas da perda auditiva, assim como explicando sobre as causas, as formas de prevenção e tratamentos.

“Os muriaeenses podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para realizarem o teste auditivo e, caso seja necessário, serão encaminhados para avaliação audiológica. Convidamos a todos para participarem das atividades”, disse a assistente social e Referência Técnica em Saúde Auditiva da Secretaria Municipal de Saúde, Mirna Fraga.

A causa da surdez pode estar relacionada a fatores genéticos, ambientais ou decorrentes do envelhecimento. Em crianças, as doenças infectocontagiosas como meningite e rubéola são potenciais desencadeadoras de perda auditiva. Estudos mostram que a perda de audição tem se tornado mais comum entre os jovens. A causa apontada é a poluição sonora nas ruas, as vozes e ruídos intensos no trabalho e o som alto que sai dos fones de ouvido.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Muriaeenses recebem escrituras após décadas de espera

Publicado em 07/11/2018 às 09h04
Documentos foram obtidos após regularização de pendências junto à Cohab, através de iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura
 
Após espera que em alguns casos chegou a ser de décadas, famílias de Muriaé começaram a receber escrituras de casas adquiridas junto à Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab-MG). Na última segunda-feira, dois desses documentos foram entregues aos beneficiários em suas próprias residências.
 
A entrega foi feita pelo prefeito Grego, que visitou os lares do senhor Sebastião dos Santos, no Inconfidência, e da dona Marinalva Lino, no Planalto. “Já faz mais de 30 anos que nós estamos aqui no bairro. Fomos uns dos primeiros moradores”, comentou a última. Ela recebeu a escritura em nome de seu marido, o senhor José Gonçalves Lino, que é o proprietário do imóvel.
 
Iniciativas da Prefeitura vêm facilitando acesso a escrituras
As conquistas de escrituras vêm se tornando mais fáceis graças a iniciativas desenvolvidas com este objetivo pela Prefeitura de Muriaé. Uma delas foi a disponibilização, desde janeiro de 2017, de uma servidora para atuar na resolução de assuntos relacionados à Cohab-MG. Além disso, também foi firmada parceria com a Companhia de Habitação, oferecendo desconto total nos juros para que as pessoas pudessem regularizar suas situações.
 
Outra frente foi o I Mutirão de Conciliações, feito juntamente com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Centro Universitário Unifaminas e a própria Cohab. A atividade, ocorrida no início de agosto, promoveu  reuniões com cerca de 200 muriaeenses que, após décadas de espera, ainda não haviam conseguido as escrituras. “Nós tivemos um índice altíssimo de acordos, e é bem provável que tenhamos outras edições futuramente”, disse, à época, a juíza Alinne Arquette.
Categoria: Muriaé
Comentários (1) e Compartilhar

Sest/Senat já tem escritura para construção de unidade em Muriaé

Publicado em 06/11/2018 às 08h54
Documento assinado na última semana permite que instituição inicie obras de novo polo operacional
 
Muriaé deu novo passo para ter sua unidade do Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). A escritura de compra e venda do terreno foi assinada na última semana, durante reunião no Centro Administrativo, confirmando os investimentos de cerca de R$10 milhões feitos pela instituição para funcionar na cidade.
 
A chegada do Sest/Senat a Muriaé foi conquistada ainda em 2017. As intermediações tiveram o apoio da Prefeitura, que prestou auxílio a fim de simplificar os processos e agilizar as documentações necessárias. 
 
Para viabilizar o empreendimento, a Prefeitura de Muriaé teve a contrapartida de realizar a terraplanagem do terreno onde as instalações serão construídas, no Distrito Industrial. O serviço está em fase final e a expectativa é que as obras comecem logo a seguir. A inauguração da unidade, que deve gerar 35 empregos diretos para os muriaeenses, está prevista para ocorrer no fim de 2019.
 
 
Sest/Senat oferece cursos e serviços gratuitos para associados
O Sest/Senat possui 148 polos operacionais em todas as capitais do país, grandes centros urbanos e nas principais rodovias federais. A instituição oferece para os associados e seus familiares cursos presenciais e à distância, além de atendimentos de saúde e atividades de esporte, lazer e cultura, sempre de forma gratuita.
 
"Pela posição estratégica que a cidade possui na BR-116, a unidade de Muriaé será muito importante para os trabalhadores rodoviários de todo o Brasil", afirma o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Minas Gerais, Waldemar Araújo, que participou da reunião para assinatura da escritura.
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura faz intervenção no Largo Santa Rita para facilitar escoamento das águas

Publicado em 05/11/2018 às 16h38

Serviço trocará canos estreitos por tubos mais largos, fazendo com que chuvas escoem com maior facilidade até galeria principal

A Prefeitura está realizando uma importante obra de drenagem pluvial nas galerias da Rua Santa Rita. Os serviços de reestruturação iniciaram nesta segunda-feira (5) e deverão terminar na sexta-feira (9).

O benefício realizado pela equipe do Demsur deverá trocar canos estreitos e antigos que recolhem as águas, por canos mais largos, que irão facilitar o escoamento das chuvas e direcioná-la de maneira adequada para a galeria principal.

Como a estação é chuvosa, as bocas de lobo instaladas nos meios fios precisam captar com maior rapidez as águas, impedindo que aconteçam os alagamentos em dias de tempestade e atrapalhe os deslocamentos de pessoas.

Para que a situação fique completamente controlada será necessário substituir algumas canalizações, fazendo a troca de tubos estreitos por outros largos. Deste modo, as águas poderão ser conduzidas com mais facilidade até a grande galeria que foi construída nas ruas Santa Rita e José de Abreu.

Trânsito interrompido - Devido à intervenção na rede de águas pluviais, o trânsito ficará paralisado no Largo da Santa Rita durante toda a semana.

Neste período, o entroncamento entre as ruas José de Abreu, São Sebastião e Santa Rita estará fechado para o trânsito de veículos.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Horário de verão começa hoje; moradores de 10 estados e DF devem adiantar relógio em 1 hora

Publicado em 03/11/2018 às 10h13
 Fonte: G1
Categoria: Brasil
Comentários (0) e Compartilhar

Área rural de Muriaé está recebendo canalizações para melhorar transporte

Publicado em 03/11/2018 às 09h57

Iniciativa da Prefeitura tem objetivo de direcionar águas com manilhas, permitindo uma travessia segura para pedestres e veículos

Várias canalizações de córregos estão sendo feitas nas estradas de terra da região de Muriaé para facilitar o transporte. A última foi realizada nesta quarta-feira (31), na região da estrada do João Dedé, em São João do Glória. A iniciativa da Prefeitura tem o objetivo de direcionar as águas com manilhas de concreto para o outro lado da zona de passagem, permitindo uma travessia segura para pedestres e veículos.

Os manilhamentos funcionam da seguinte forma: os riachos são canalizados de um lado ao outro da estrada e sobre os tubos de concreto se realiza um aterro. Logo após, o serviço de patrolamento reconstitui o piso, assentando o solo e deixando a passagem pronta para receber o grande fluxo de veículos que circula nas vias rurais diariamente.

Muitos bueiros também foram instalados no mês de outubro nas regiões da estrada da Ilda (Pirapanema) e no Rio Preto, direção do Vermelho. Uma equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz o monitoramento das estradas de terra permanentemente, vistoriando as áreas barrentas ou passagens obstruídas por erosões. A tarefa é de extrema necessidade para os deslocamentos do homem do campo, para os proprietários rurais e suas famílias.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Máquina de Beneficiamento de café auxilia produtores rurais da região

Publicado em 01/11/2018 às 16h33

Equipamento utilizado para descascar café é cedido gratuitamente pela Prefeitura, permitindo que grãos sejam comercializados por preço superior

A Máquina de Beneficiamento de Café está circulando em sistema de rodízio para todos os proprietários rurais inscritos no programa da Prefeitura desde o ano passado. Ela já atendeu aos cafeicultores dos distritos de Bom Jesus, Pirapanema, Belisário, Itamuri, região do Pontão e muitos outros. O equipamento é utilizado para descascar o café, facilitando o serviço dos produtores e permitindo que os grãos sejam comercializados por um preço superior.

A Máquina de Beneficiamento de café ficou parada durante sete anos. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fez uma reforma no caminhão e na máquina para que ela voltasse a funcionar. “A comercialização do café em coco (café com casca) tem um preço bem reduzido. Desta forma, quando possibilitamos ao produtor descascar o café, ele consegue vender os grãos por um preço mais alto. O agricultor acaba ganhando bem mais”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Carvalho.

O extensionista agropecuário da Emater, Robério Torres, que também é cafeicultor, foi um dos beneficiados pelo serviço de beneficiamento. Ele explica que vender o café com casca é bem menos rentável a acrescenta que o produtor perde ao não retirar a casca, pois ela é um excelente adubo orgânico.

“O produtor de café colhe o produto, seca em sua propriedade e guarda na tulha. Quando ele vai vender, por exemplo, 1.000 quilos de café em coco, ele recebe apenas por 500 quilos, já que o café sem casca diminui o peso. O café quando é vendido limpo proporciona mais de 20% de lucro para o produtor. Lembrando ainda que a palha de café, a casca, é um excelente adubo com ótimas porcentagens de potássio. Lucramos muito mais com o beneficiamento e garantimos uma melhor adubação do solo”, explicou Robério Torres.

Os cafeicultores estavam vendendo os grãos com casca. O programa empresta a máquina gratuitamente e permite que os proprietários da região tenham maiores lucros com a safra. Para agendar os serviços da Máquina de Beneficiamento é preciso procurar o almoxarifado da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, na parte da manhã, por volta de 7h, e se cadastrar. O atendimento é por ordem de inscrição.

Serviço:

Máquina de Beneficiamento de Café

Quem pode solicitar: Cafeicultores da região de Muriaé

Agendamento: Rua Prefeito Teodoro Filho - bairro São José.

Hora: 7h às 8h30

Telefone para dúvidas: 3729 – 1203 (almoxarifado da Prefeitura)

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura investe em atendimento especial para gestantes em Muriaé

Publicado em 01/11/2018 às 09h09

Palestra capacitou funcionários da rede pública para oferecer atendimento humanizado a mulheres grávidas e em período pós-parto

Mulheres gestantes e puérperas (ou seja, que estejam no período de até oito semanas após o parto) vão receber atenção especial nos órgãos públicos de saúde e assistência social de Muriaé. Este é o objetivo da capacitação que foi oferecida pela Prefeitura e aconteceu na última terça-feira (30), no Centro Administrativo, a fim de tornar o atendimento nesses espaços cada vez mais humanizado.

Promovida por iniciativa do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, a palestra foi ministrada pela profissional Bárbara Morena, que atua como doula – função que presta auxílio a mulheres durante a gestação e nos primeiros meses após o parto. A atividade foi direcionada para profissionais de saúde e assistência social, estudantes, estagiários e representantes de órgãos de atendimento especializado.

O evento apresentou novos conceitos sobre atendimento humanizado para as mulheres que se enquadram nos critérios. Dentre eles, questões relativas a parto natural, indicações para a realização de cesariana e dificuldades enfrentadas no momento de ter o bebê. Também foram debatidos tópicos como direitos da mulher e violência obstétrica, sempre com a finalidade de reduzir complicações durante o trabalho de parto, bem como de fortalecer os vínculos entre mães e seus filhos recém-nascidos.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Demsur conclui limpeza do Cemitério Municipal para o Dia de Finados

Publicado em 01/11/2018 às 09h02

Após três semanas de trabalho intenso, a Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, concluiu a limpeza do Cemitério Municipal de Muriaé, visando deixar o local apto a receber as milhares de pessoas que deverão comparecer ao local nesta sexta-feira (2), Dia de Finados.  

Nesse período de trabalho a autarquia realizou capina, caiação e retirou, ao todo, cerca de 25 toneladas de lixo e diversos objetos.

Nesta sexta milhares de pessoas irão ao Cemitério Municipal prestar suas homenagens aos entes queridos, fazer orações e participar de celebrações. Todas elas encontrarão, pelo segundo ano consecutivo, um local limpo e adequado para receber seus visitantes. Contudo o Demsur ainda irá ceder o bebedouro móvel para disponibilizar água potável durante todo o dia.  

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Demsur adapta atividades do Setor Administrativo atendendo a Decreto Municipal

Publicado em 31/10/2018 às 16h39

Ao ser informado pela Administração Municipal, sobre a necessidade da implantação do decreto nº 8.768/2018, estabelecendo medidas de contenção de despesas emergenciais no Município de Muriaé, o Demsur tomou todas as providências necessárias para se adequar a essa determinação.

A autarquia prosseguirá com seu cronograma de obras, que já está programado desde o início do ano, porém, respeitando as limitações determinadas por este decreto.

A partir da próxima segunda-feira (5), o Setor Administrativo do Demsur, que fica no 2º andar do Centro Administrativo, e o Setor de Atendimento ao Público (próximo à entrada da Prefeitura), também irão se enquadrar ao novo horário de funcionamento, que será de 12h às 18h.

É importante destacar que a Central de Atendimento 115, assim como as equipes de água, esgoto e drenagem pluvial, continuarão atendendo 24h por dia para prestar os serviços emergenciais. A coleta de lixo não sofrerá alteração e cumprirá normalmente sua escala.

A falta de repasses do governo do Estado aos municípios tem prejudicado diretamente a qualidade de vida dos mineiros. Os impactos negativos só não têm sido maiores na vida dos muriaeenses devido a competência da atual gestão da Prefeitura de Muriaé, que vem buscando alternativas para minimizar os efeitos dessa crise.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||