Muriaé

Prefeitura alerta sobre animais abandonados em vias públicas

Publicado em 16/01/2019 às 09h13

Centro de Zoonoses recolheu dois cavalos na Praça João Pinheiro nesta terça-feira (15)

A Prefeitura de Muriaé faz um alerta sobre animais abandonados nas ruas da cidade e nas estradas de acesso ao município. Além do perigo de causarem acidentes em estradas, esses animais soltos - principalmente de médio e grande porte, como cavalos -, podem prejudicar a segurança da população e dos próprios animais.

Na tarde desta terça-feira (15), a Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), resgatou dois cavalos abandonados na Praça João Pinheiro, Centro. Estes animais serão tratados no CCZ e disponibilizados para adoção, caso os donos não compareçam em 72 horas para o resgate, conforme prevê a Lei Complementar Municipal 5.759, sancionada em novembro de 2018 pelo prefeito Grego. Os cavalos foram encontrados com sinais de maus tratos, infestados de carrapatos e com algumas feridas.

Vale frisar que o abandono e maus tratos a animais é crime, legitimados pelo Artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). A pena prevista por esta lei é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

“Temos uma preocupação muito grande com os animais abandonados nas ruas de Muriaé, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Além de cuidar desses animais encontrados nas ruas, estamos preocupados também com a segurança da população em geral, como é o caso dos cavalos soltos em estradas e vias da cidade”, afirma o prefeito Grego.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Começa período de alistamento militar 2019

Publicado em 09/01/2019 às 18h31

Cadastro é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos; adolescentes selecionados em Muriaé atuarão no Tiro de Guerra 04-016

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2019, ou seja, os nascidos em 2001, devem se alistar no Serviço Militar obrigatório. As inscrições vão até 28 de junho e podem ser feitas preferencialmente pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na 121ª Junta de Serviço Militar.

Dos inscritos, cem adolescentes serão selecionados para formação como atiradores para o próximo ano no Tiro de Guerra 04-016, órgão que funciona na cidade em parceria com a Prefeitura.

Após o alistamento online, o jovem receberá um número de registro no Certificado de Alistamento Militar (CAM) e poderá, por intermédio do site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar ou se será dispensado recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Ele também deve imprimir o alistamento, para apresentá-lo durante a seleção. Caso não consiga imprimir o documento pela plataforma, deve ir à Junta com o documento de identificação e recibo para realizar o procedimento.

Alistamento presencial - Se o adolescente, por algum motivo, não conseguir se alistar via internet, deve comparecer na 121ª Junta, localizada no quarto andar do prédio da Câmara de Vereadores, Centro, e apresentar Certidão de Nascimento, CPF, documento de identidade original e comprovante de residência em nome dos pais ou em seu próprio nome. Além disso, é necessário ter email.

O atendimento presencial na JSM para este fim é realizado de segunda a quinta-feira, das 7h às 10h e das 13h às 16h, e na sexta-feira, das 7h às 10h.

 

Penalidades para quem não se alista - Quem não se alistar dentro do prazo, além de ter que pagar multa, vai estar em débito com o Serviço Militar e pode sofrer implicações, que vão desde a proibição de retirar o Título de Eleitor, ser impedido de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, ter o CPF cancelado, receber prêmios em loterias, registrar o diploma de nível universitário até a não contratação para o quadro de funcionários por empresas privadas, entre outras sanções.

O alistamento também é obrigatório para as pessoas com deficiência física e mental. Sendo notoriamente incapazes, elas são isentas do Serviço Militar e devem comparecer à JSM para requerer o Certificado de Isenção.

Os cidadãos que são moradores da área rural de Muriaé devem se alistar normalmente. Eles terão que apresentar declaração da escola que estejam estudando ou que concluíram os estudos (para jovens que terminaram o Ensino Médio), comprovando que residem efetivamente na zona rural.

 

Serviço

Alistamento Militar 2019:

Quem deve se alistar: jovens do sexo masculino nascidos em 2001

Prazo: até 28 de junho

Endereço eletrônico: www.alistamento.eb.mil.br

Alistamento presencial em Muriaé: 121ª Junta de Serviço Militar

Local: quarto andar da Câmara de Vereadores (Rua Gabriel Oliveira, Centro)

Dias e horários de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h; nas sextas-feiras, o atendimento ao público é feito somente na parte da manhã, das 7h às 11h

Telefone: 3729-1221

Documento necessário para alistamento online: CPF; é também necessário ter email

Documentos necessários para alistamento presencial:

 - Certidão de Nascimento;

 - CPF;

 - Documento de identidade original;

 - Comprovante de residência em nome dos pais ou em seu próprio nome.

*Serviço Militar é obrigatório para jovens que completam 18 anos em 2019

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura publica edital de processo seletivo para Estágio Jovem

Publicado em 03/01/2019 às 15h45

Inscrições devem ser feitas de 4 a 14 de janeiro, no Centro Educacional Dom Delfim, na Barra

A Prefeitura de Muriaé publicou edital de processo seletivo para o preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o Programa Estágio Jovem (mais conhecido como “Atitude Jovem”), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 

Podem participar estudantes entre 16 e 18 anos, que sejam residentes em Muriaé e que pertençam a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo. Além disso, é necessário que os jovens tenham concluído o 1º ano do Ensino Médio no momento da assinatura do termo de compromisso de estágio e que estejam matriculados em instituições públicas de ensino ou em instituições privadas, desde que beneficiados com bolsa de estudos integral e cadastrados no NIS.

Com jornada de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias e cinco dias por semana (sem prejuízo das atividades escolares), o valor da bolsa-estágio corresponde atualmente a R$386,00 (valor referente ao ano de 2018). Além disso, o candidato tem direito a seguro de vida e acidentes pessoais, férias e, quando necessário, vale-transporte.

Inscrições - As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre 4 e 14 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no Centro Educacional Dom Delfim, localizado na Rua Itajiba de Oliveira, s/n, Barra.

 

Consulta ao edital - O edital, assim como os resultados deste processo seletivo, podem ser consultados no site da Prefeitura de Muriaé (www.muriae.mg.gov.br, link “Cidadão”, aba “Estágios”) e no Diário Oficial dos Municípios (www.diariomunicipal.com.br/amm-mg).

 

Etapas de seleção - O processo seletivo contará com duas etapas. A primeira fase é composta de uma prova de redação em língua portuguesa (com caráter classificatório e eliminatório), a qual deve ser realizada provavelmente dia 20 de janeiro, das 9h às 12h, em local a ser definido. Já a segunda compreende a análise de documentos (com caráter classificatório).

 

Serviço

Processo seletivo para estágio Jovem:

Período: 4 a 14 de janeiro

Horário: 13h às 17h

Local: Centro Educacional Dom Delfim, localizado na Rua Itajiba de Oliveira, s/n, Barra

Edital: www.muriae.mg.gov.br, link “Cidadão”, aba “Estágios”

Inscrições gratuitas

 

Podem participar estudantes:

 - Entre 16 e 18 anos;

 - Residentes em Muriaé;

 - Pertençam a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo;

 - Tenham concluído o 1º ano do Ensino Médio no momento da assinatura do termo de compromisso de estágio;

 - Estejam matriculados em instituições públicas de ensino ou em instituições privadas, desde que beneficiados com bolsa de estudos integral e cadastrados no NIS.

 

Documentos para inscrição:

No ato da inscrição, o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

 - Formulário de Inscrição (disponibilizado no momento da inscrição) devidamente preenchido;

 - Cópia de documento de identidade ou Certidão de Nascimento;

 - Cópia de documento de identidade e CPF do representante/assistente legal do candidato, nos casos em que for menor de 18 anos;

 - Cópia do comprovante de residência;

 - Comprovante de inclusão no CadÚnico atualizado;

 - Declaração expedida pela instituição de ensino informando que o estudante está regularmente matriculado no Ensino Médio;

 - Declaração expedida pela instituição de ensino informando que o estudante é beneficiado com bolsa integral de estudos (para estudantes matriculados em instituições privadas de ensino);

 - Comprovante de cadastro no NIS (para estudantes matriculados em instituições privadas de ensino);

 - Comprovação de inscrição no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), caso possuir (a ser fornecida no local de inscrição).

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura reconstitui calçamento da Rua Lica Múglia, no Aeroporto

Publicado em 28/12/2018 às 17h35

Trabalho começou nesta semana e deverá ser concluído em 90 dias; via pública será completamente asfaltada

O calçamento da Rua Lica Múglia, localizada no bairro Aeroporto, está sendo reconstituído. A Prefeitura de Muriaé tomou a iniciativa de buscar recursos e está realizando a obra de pavimentação com asfalto. O trabalho iniciou esta semana (26) e deverá ser concluído em 90 dias. A obra é uma parceria da Administração Municipal com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

A rua trazia transtornos para os moradores, com ondulações, desníveis e buracos, além de apresentar constantes vazamentos na rede de esgoto. A Prefeitura retirou todo o calçamento em “pé de moleque”, o qual estava todo deformado, e providenciou junto ao Demsur a troca da rede de cerâmica para PVC, um material mais resistente.

Neste momento, está fazendo a recomposição de base, com solo brita, para, então, fazer o asfaltamento. A obra está orçada em mais de R$166 mil. O novo piso será feito com o asfalto usinado a quente (CBUQ), que tem maior capacidade de duração. 

 

 

 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeito dá posse ao novo presidente do Muriaé-Prev

Publicado em 27/12/2018 às 17h02

Nova presidência administrará no período de 2019 a 2022; posse aconteceu nesta quinta-feira (27), no Centro Administrativo

O prefeito Grego deu posse à nova presidência do Fundo Previdenciário de Muriaé (Muriaé-Prev) em seu gabinete, no Centro Administrativo, na manhã desta quinta-feira (27). Alessandro Campos substitui Antônio José Oliveira e assume a direção do Fundo para o período de 2019 a 2022.

O Muriaé-Prev é o responsável por garantir os benefícios e direitos previdenciários aos servidores municipais. Auxilia os funcionários efetivos no que diz respeito à aposentadoria por idade e tempo de contribuição, aposentadoria compulsória, por invalidez permanente, auxílio-doença, salário para licença à maternidade, salário-família, pensão por falecimento do servidor, entre outros.

Segundo o prefeito de Muriaé, a previdência própria é um “bem do servidor”. O prefeito citou o exemplo da previdência de Juiz de Fora, que precisará fazer um empréstimo nos próximos meses para conseguir cumprir os compromissos com os aposentados.

“O instituto de previdência de Muriaé é um patrimônio do servidor público e está sendo muito bem cuidado. É um orgulho para nós muriaeenses. O Muriaé-Prev hoje tem reservas de recursos muito bem guardadas, para que sejam honrados todos os tipos de pagamentos”, declarou o chefe do Executivo, dizendo que pretende auxiliar o instituto com alcance de compensação previdenciária para o Fundo no próximo ano.

O novo presidente Alessandro Campos agradeceu por ter sido eleito com uma expressiva vantagem no número de votos, e apresentou algumas de suas propostas de trabalho. “Agradeço o esforço de cada um. A nossa meta é prestar bons serviços previdenciários. Estamos com muitas ideias de trazer melhorias e aperfeiçoamento dos serviços para atender os beneficiários aposentados. Com uma boa gestão, enxuta, consegue-se administrar com qualidade e cumprir os calendários perfeitamente”, lembrou o novo gestor.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura paga salário de servidores nesta sexta-feira

Publicado em 27/12/2018 às 09h53

Apesar da falta de repasses, Prefeitura cumpre compromisso com funcionalismo municipal e mantém salário em dia

Os servidores públicos da Prefeitura de Muriaé receberão o salário referente a dezembro nesta sexta-feira (28). Apesar da crise pela qual passam os municípios mineiros e da falta de repasses por parte, principalmente, do Governo do Estado, a Prefeitura está honrando seu compromisso com o funcionalismo público e pagando os salários em dia de forma integral, incluindo o 13º.

Desde 2017, quando a crise começou a dar sinais em Minas, os salários dos servidores ativos e aposentados têm sido depositados rigorosamente em dia, sempre no último dia útil de cada mês. O pagamento do 13º salário também aconteceu sem quaisquer atrasos.

A medida demonstra a seriedade em conduzir o dinheiro público e o comprometimento da Administração com o funcionalismo e os serviços públicos. “Nessa metade do governo, quando a crise se agravou, e na contramão da maioria dos municípios mineiros, estamos conseguindo honrar nossos compromissos com os servidores. Tudo isso está sendo possível graças a uma gestão séria, comprometida e responsável”, afirma o prefeito Grego.

Vale lembrar que diversas prefeituras da região não estão conseguindo pagar o funcionalismo em dia e muitas delas estão tendo ou tiveram dificuldades em quitar o 13º. Desde o ano passado, a atual Administração se planejou para que os servidores recebessem o salário sem atrasos.

 

Medidas de contenção de despesas geram economia e garantem salário de servidores - No final de outubro deste ano, a Prefeitura tomou medidas emergenciais de contenção de despesas. O decreto 8.768, que tem validade de 120 dias (portanto, até fevereiro), está contribuindo para garantir que o salário dos servidores públicos municipais seja pago integralmente e sem atrasos. “Manter a folha de pagamento em dia é nossa principal prioridade diante de todo esse cenário de falta de repasses. Salário é algo sagrado e importante para movimentar a economia de toda cidade, ainda mais neste fim de ano, com as comemorações de Natal e Réveillon”, completa o prefeito.

Lembrando que, enquanto o decreto estiver em vigor, a Prefeitura tem até o quinto dia útil para pagar o funcionalismo.

Entre as medidas estão a redução drástica do consumo de combustíveis, óleos automotivos, telefone, energia elétrica, manutenção da frota, entre outros; funcionamento dos setores administrativos em horário especial, das 12h às 18h; diminuição de possíveis despesas extras, tais como ordens de serviços ou de compras que ainda não estejam em andamento ou realização de viagens e eventos não essenciais, entre outros. 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Coleta de sangue entra em recesso e retorna dia 23 de janeiro em Muriaé

Publicado em 27/12/2018 às 09h49

Após esta data, serviço volta a funcionar normalmente às quartas-feiras, no CEAE

O serviço de coleta de sangue entrou em recesso de fim de ano em Muriaé e retorna no dia 23 de janeiro de 2019. Após este período, as doações continuarão sendo realizadas semanalmente no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), antigo “Viva Vida/Hiperdia”, localizado próximo ao Hospital São Paulo.

O dia e o horário da campanha continuam os mesmos - todas as quartas-feiras, das 7h30min às 15h (sem intervalo para almoço).

Para doar, a pessoa deve estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, não estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter contraído hepatite após os 11 anos e não ter comportamento de risco para doenças transmissíveis. Quem acabou de colocar piercing ou fazer tatuagem precisa aguardar 12 meses antes de doar sangue.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Últimos dias para os clientes da Energisa negociarem seus débitos com condições especiais

Publicado em 27/12/2018 às 09h32

Os consumidores têm facilidades com isenção de juros, multa e correção ou parcelamento das dívidas

 

Encerra na próxima sexta-feira, 28 de dezembro, a campanha nacional de negociação de débitos da Energisa. “Essa é uma grande oportunidade para os clientes regularizarem as contas de energia em atraso. A negociação garante a exclusão do nome do devedor da lista dos órgãos de proteção ao crédito e evita a suspensão do fornecimento de energia. Os clientes com processo judicial também podem aproveitar essas facilidades e negociar suas dívidas”, destaca Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa.

 

Entre as condições especiais de negociação, a Energisa oferece isenção de juros, multa, mora e correção para pagamento à vista, além da possibilidade de parcelamento.

 

A campanha de negociação atende clientes faturados em baixa tensão, das classes Residencial, Industrial, Comercial e Rural. Vale lembrar que somente o titular da conta de luz pode fazer esta negociação, tendo em mãos seus documentos pessoais, CPF e RG. As negociações poderão ser feitas até o dia 28 de dezembro de 2018, pelo site energisa.com.br. Após acessar o site, basta clicar no banner da campanha, que levará para uma página com informações completas e com o espaço “Agência Virtual”, onde as negociações podem ser realizadas.

 

Para os clientes que optarem por fazer a negociação pessoalmente, basta ir a uma das agências de atendimento da Energisa mais próxima. O endereço e horário de funcionamento podem ser conferidos em http://www.energisa.com.br/Paginas/canais-de-atendimento/agencias-de-atendimento.aspx

 

Já os clientes com processo na Justiça devem entrar em contato com a Energisa pelo telefone (32) 3429-6204 e fazer o acordo pessoalmente

 

Aproveite as facilidades, regularize seus débitos e evite a suspensão do fornecimento de energia.

 

Melhor mesmo é pagar em dia

 

Para evitar uma possível inadimplência, a Energisa orienta ainda que seus consumidores optem pela comodidade do serviço de Débito em Conta para pagamento de suas faturas. E mais, o pagamento das faturas, e o acompanhamento das mesmas, também pode ser realizado pelo Energisa ON. Por meio do aplicativo, o cliente pode fazer o acompanhamento das suas faturas e do seu consumo, além de solicitar serviços, esclarecer dúvidas, acompanhar solicitações, consultar o histórico de consumo, realizar pagamento e outros serviços. Vale lembrar que o Energisa ON está disponível, gratuitamente, nas versões IOS, Android e Windows Phone nas lojas de aplicativo.

 

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Confraternização no Centro do Idoso marca encerramento das atividades de 2018

Publicado em 27/12/2018 às 09h20

CCI entrou em recesso na última sexta-feira (21) e retorna dia 4 de fevereiro; instituição oferece diversas atividades gratuitas para idosos

Apresentações artísticas e musicais, baile e entrega de certificados marcaram a tradicional confraternização de fim de ano do Centro de Convivência para Idosos (CCI). Protagonizado pelos próprios integrantes do Centro, o evento celebrou na última sexta-feira (21) as ações e projetos realizados em 2018 e comemorou o período natalino.

A programação da tarde incluiu apresentação do coral das idosas, que entoaram as principais canções natalinas; de teatro, com encenação da importância do Natal e o nascimento de Jesus; dança e o tradicional baile de forró com Toinzinho e Vinícius.

O momento também foi marcado pela entrega dos certificados dos alunos da alfabetização, algo que aconteceu pela primeira vez na história de 20 anos do Centro do Idoso.  

Recesso de fim de ano – A confraternização entre os idosos foi a última atividade realizada em 2018. O Centro entrou em recesso de fim de ano e suas atividades retornam dia 4 de fevereiro de 2019.

O Centro de Convivência – Funcionando na Praça João Pinheiro, Centro, o CCI oferece diversas atividades gratuitas para centenas de idosos muriaeenses, proporcionando a eles lazer e qualidade de vida.

O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Disponibiliza gratuitamente atendimento psicológico, assistência social, oficina de pintura, atividade física e aulas de dança, capoeira e de alfabetização para os idosos que não tiveram oportunidade de frequentar a escola no tempo regular. Aos domingos acontece o tradicional baile, ao ritmo do forró. 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Unifaminas divulga oportunidade de Emprego

Publicado em 24/12/2018 às 16h48

O Unifaminas, Campus Muriaé, abre oportunidade de emprego para Coordenador de Ciências Contábeis

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||