Muriaé

Após reforma, policlínica do Safira está novamente em funcionamento

Publicado em 23/05/2019 às 09h45

Unidade de saúde agora conta com nova infraestrutura para receber pacientes com mais conforto

A Prefeitura de Muriaé inaugurou na última terça-feira (21) a reforma da Policlínica Doutor Biagio Montesano, no bairro Safira. As instalações da unidade foram completamente revitalizadas, o prédio ganhou nova pintura, os ambientes foram climatizados e as salas receberam novos equipamentos.

Com a reforma, o local passa a abrigar também o funcionamento as duas unidades da Estratégia de Saúde da Família dos bairros Safira e Cerâmica, mais conhecidos como postos de saúde. “Teremos atendimentos em várias especialidades médicas, inclusive proctologia, e também vamos fazer exames de ultrassom aqui. O sentimento é que foi entregue uma policlínica nova para os muriaeenses”, afirma o secretário municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira.

Além da proctologia e do exame de ultrassom, que chegarão em breve, na policlínica do Safira são realizados atendimentos nas áreas de clínica geral, ginecologia/obstetrícia, pediatria e odontologia. Também são feitas atividades do dia a dia, como aplicação de vacinas e curativos.

O Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica (NASF-AB) também atende na policlínica. A equipe multidisciplinar é formada por profissionais de diversas áreas, incluindo psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista, educador físico, farmacêutico e assistente social.

Prefeito fala sobre a reforma – Para o prefeito Grego, as novas instalações representam uma conquista dos muriaeenses em relação à saúde. “A unidade foi construída há quase 30 anos e precisava ser revitalizada. A entrega desta obra traz mais conforto aos pacientes e também melhores condições de trabalho para os profissionais”, destaca.

Grego citou também a mudança administrativa que houve no local, recebendo as equipes de Estratégia Saúde da Família que atuam junto aos moradores do Safira e do Cerâmica. De acordo com o prefeito, a incorporação das unidades à policlínica resultará em uma economia de cerca de R$2 mil por mês para os cofres públicos. “Recursos esses que agora poderão ser aplicados em novas obras em iniciativas em benefício da nossa cidade”, lembra.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Maio Amarelo: ciclo de palestras em parceria com Demuttran aborda prevenção de acidentes no trânsito

Publicado em 22/05/2019 às 08h53

Aderindo ao movimento nacional denominado Maio Amarelo, que trata da prevenção de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Muriaé, por meio de parceria entre Demsur (Departamento Municipal de Saneamento Urbano) e Demuttran (Departamento Municipal de Transporte e Trânsito), deu início nesta terça-feira (21), a um ciclo de quatro palestras voltadas a servidores da autarquia.

A ideia, é conscientizar cada vez mais os funcionários quanto à importância da conduta preventiva no trânsito, cujos acidentes resultam, a cada ano, no Brasil, em mais de 35 mil mortes, além de um número gigantesco de feridos graves, incluindo muitos casos de invalidez permanente.

As palestras estão sendo ministradas pelo chefe do Departamento de Gestão, Análise e Estatísticas de Trânsito do Demuttran, Jorge Jackson Fernandes. A primeira delas aconteceu na manhã desta terça-feira (21), na Sala de Reuniões da Estação e Tratamento de Água (ETA) da Gávea, para servidores dos Departamento de Água Potável, Água Pluvial e também leituristas.

Nos próximos dias, até sexta-feira (24), o trabalho terá como público alvo, motoristas, garis e equipes de varrição, do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), bem como funcionários do Departamento de Água e Esgoto, distritos e da ETA Gávea.

Programação das próximas palestras

Quarta-feira (22/05) – 07h30

Local: Ponto de Apoio do DLU

Equipe: Motoristas e Coletores

 

Quinta-feira (23/05) – 07h

Local: Ponto de Apoio do DLU

Equipe: Motoristas e Varrição

 

Sexta-feira (24/05) – 07h30

Local: Sala de reunião ETA Gávea

Equipe: Esgoto, Distritos e ETA Gávea

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Unifaminas abre oportunidade de emprego

Publicado em 22/05/2019 às 08h48

O Unifaminas, Campus Muriaé, abre oportunidade de emprego para Pedagogo

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Em trabalho noturno, equipe realiza lavagem do calçadão da Avenida JK.

Publicado em 16/05/2019 às 09h24

Em mais um trabalho noturno, a prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, efetuou a lavagem do calçadão da Avenida JK., no Centro da cidade, na altura da Unidade de Atendimento Integrado (UAI). O local é um ponto de concentração de centenas de aves que fazem morada nas árvores ali existentes.

O número gigantesco de pássaros naquele trecho da avenida gera grande volume de fezes sobre a calçada, resultando em um odor fortíssimo que incomoda e muito a moradores, comerciantes e transeuntes.

A lavagem foi realizada na noite desta terça-feira (14), com utilização do caminhão hidrojateador do Demsur, garantindo agilidade e qualidade no serviço prestado.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Atividades culturais marcam abertura do Maio Amarelo em Muriaé

Publicado em 14/05/2019 às 09h37
Início oficial de campanha de conscientização de trânsito promovida pela Prefeitura reuniu centenas de pessoas na Lagoa da Gávea. Evento teve números de música, teatro, dança e poesia

Com diversas atividades culturais e a participação de centenas de crianças, jovens e adultos, a abertura oficial do Maio Amarelo movimentou a Lagoa da Gávea na manhã de sábado (11) em Muriaé. O evento, promovido pela Prefeitura (através da parceria entre o Demuttran e a Secretaria de Educação), integra a campanha que busca promover a conscientização das pessoas para a formação de um trânsito mais seguro para todos.

O local recebeu decoração especial para a iniciativa, com um portal formado por balões amarelos, além de faixas em toda a área do parque ecológico e até semáforos estilizados.

"Escolhemos a lagoa para a realização deste evento por se tratar de um dos espaços mais agradáveis em nossa cidade. Um ambiente onde os visitantes pudessem parar, relaxar e observar com calma para compreender a importância que o trânsito tem na vida das pessoas", explica o diretor do Demuttran, Ivanin Pimentel.

Um dos convidados, o vereador em exercício Alexandre Féres emocionou o público com seu relato e alertou sobre responsabilidade ao volante. Em 2016, ele perdeu seu único filho, de 22 anos, em acidente na estrada entre Muriaé e Miraí. O jovem Fernando dirigia o automóvel que sofreu uma batida frontal contra um ônibus.

Na sequência, apresentações de música, teatro, poesia e dança - sempre com temas relacionados ao trânsito - levaram lazer e diversão para o público. Um dos destaques foi o número de teatro da personagem Giribela, vivida pela professora e escritora infantil Andréa do Valle. Na esquete, ela tenta atravessar a rua fora da faixa e antes do semáforo abrir para pedestres, mas é quase atropelada por um carro. Após levar um "puxão de orelhas" de sua filha, Giribela entende a necessidade de obedecer às regras de trânsito. No fim, pega carona com a própria motorista para chegar a tempo ao cinema.

O evento de abertura do Maio Amarelo teve ainda a participação de órgãos como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e SAMU. A empresa Sinart, que irá gerenciar estacionamento rotativo na cidade a partir de julho, também participou levando informações sobre o funcionamento da Área Azul.
 

Elogio aos condutores - Em seu pronunciamento, o prefeito Grego elogiou a forma como, de maneira geral, os motoristas muriaeenses se comportam em relação aos pedestres. "O respeito às pessoas que andam a pé, que não se vê com frequência em outros lugares, é comum em nossa cidade. É uma cultura que conseguimos criar ao longo dos anos e que muito nos orgulha", disse.

 

 
 
 
 
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeito de Muriaé entrega Medalha José Alencar a 30 homenageados nesta quinta

Publicado em 14/05/2019 às 08h53

Evento promovido pela Prefeitura celebra aniversário de emancipação da cidade; solenidade acontece no Memorial da Fundação Cristiano Varella

A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Muriaeense "José Alencar Gomes da Silva" chega à sua sétima edição em 2019. O evento, promovido pela Prefeitura de Muriaé, celebra o aniversário da emancipação político-administrativa da cidade, homenageando pessoas que tenham contribuído para o seu desenvolvimento.

Em 2019, ano em que o município completa 164 anos, serão novamente 30 agraciados. As indicações incluem servidores públicos, empresários, líderes comunitários, religiosos, professores e outros.

“É uma honraria que simboliza o nosso reconhecimento ao esforço e à dedicação de cada um dos homenageados. Nossa cidade conta com inúmeras pessoas empenhadas em fazer o melhor e sempre dispostas a construir um novo caminho para Muriaé”, destaca o prefeito Grego.

A solenidade de entrega da "Medalha José Alencar" acontece na próxima quinta-feira, dia 16 de maio. O evento acontece a partir das 19h, no Memorial da Fundação Cristiano Varella. A entrada é livre a todos os interessados.

Homenageados de 2019:
Aderbal Fernandes da Silva - Empresário
Adilson Campos Carvalho - Pastor Evangélico
Carlos Eduardo de Oliveira - Defensor Público
Cláudio Roberto Ventura - Produtor Cultural
Cosme da Silva - Carpinteiro
Edesio Antônio Siqueira dos Santos - Gerente-executivo do INSS
Fernando Afonso Ambrósio - Chefe da Agência Muriaé da Receita Federal
Francisco das Chagas Rocha - Empresário
Jackeliny Ferreira Rangel - Promotora de Justiça
Jeferson Vítor Apolinário - Subcomandante do 47º Batalhão de Polícia Militar
João Francisco dos Santos - Professor e Ambientalista
José Nicodemos Couto - Professor e Diretor da Escola São Paulo
Luciano de Oliveira Archete - Comandante do 5º Grupamento de Polícia Militar Ambiental
Luiz Américo de Azevedo - Barbeiro, músico e atuante na recuperação de dependentes químicos
Maíta Andrade Machado - Arquiteta Urbanista
Márcio Gusmão - Chefe do DNIT
Marcio Lacerda - Político
Marcos Antônio Madriaga Bernardino - Policial Militar
Maria de Fátima Oliveira Vilela - Professora e Diretora da Escola Municipal Cléria Ticon Carneiro
Maria do Carmo Pais Alágia - Vice-presidente do Pró-Moradia
Mário Henriques de Almeida Neto - Pastor Evangélico
Marly de Sales Lopes Mata - Gestora da Agência Muriaé do INSS
Míriam Suely Ramos Vasques de Barros - Professora e Diretora da Escola Municipal Professora Zélia Barros Carneiro
Patrick Tavares Gomes - Comandante da 2ª Companhia de Bombeiro Militar
Paula Cristina do Espírito Santo - Fundadora do Grupo Amicão
Polyana da Silva Bittencourt - Professora e Pecuarista
Roselene Medeiros Gomes de Azevedo - Voluntária do Grupo Pedido de Socorro Muriaé
Sílvia Cristina de Castro Almeida - Pastora Evangélica
Vinicius Varela Bastos - Médico Oftalmologista
Walder Costa dos Santos - Gerente do SESC Muriaé

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Unifaminas abre oportunidade de emprego

Publicado em 09/05/2019 às 22h07

O Unifaminas, Campus Muriaé abre oportunidade de emprego para Auxiliar de Comunicação

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

Publicado em 07/05/2019 às 17h04

Estão sendo realizados mutirões nos bairros com maior incidência de focos do mosquito e exames rápidos nos postos de saúde

Para conter o avanço da dengue na cidade, a Prefeitura de Muriaé está intensificando ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor também da zika e chikungunya. Estão sendo realizados mutirões nos bairros com maior incidência de focos ou casos suspeitos e exames rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Após mais de dois anos com baixa incidência, a cidade está classificada com incidência média, somando 178 casos suspeitos no mês de abril. Devido ao aumento desses casos nas últimas três semanas, agentes de endemias estão intensificando as visitas nos bairros para eliminar focos do mosquito.

“Abril é um mês de queda de notificações, mas devido ao calor e chuvas esparsas tivemos maior proliferação do mosquito. Noventa por cento dos focos são encontrados dentro de casas e 32% em lixo encontrado nos quintais e que poderia ser reciclado”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Morcerf.  

A orientação é que os muriaeenses continuem prevenindo a proliferação dos focos do mosquito em suas residências, assim como recebam a visita dos agentes comunitários. As denúncias de focos do Aedes podem ser realizadas no 3729-1301 e estão sendo atendidas em 24 horas.

“Recicla Mania” - Também visando à prevenção da dengue, a Prefeitura vai realizar o “Recicla Mania”, um projeto de mobilização que vai acontecer a partir de junho em 45 escolas da cidade. A iniciativa consiste no recolhimento de recicláveis e palestras para crianças, mostrando a elas a relação entre o lixo e as doenças transmitidas pelo Aedes.

Teste do laço – Outra ação é o “teste do laço”, um exame rápido que está acontecendo em todas as unidades de saúde para ajudar na identificação do grau de evolução da dengue. Durante este exame, é feita a contagem de pequenos pontos avermelhados no braço, que surgem em uma área delimitada após a interrupção do fluxo de sangue. Isso ajuda a identificar casos de complicações graves da doença e, com isso, prestar um atendimento mais ágil ao paciente.

Em caso de suspeita de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, deve-se procurar imediatamente uma UBS mais próxima para preenchimento de notificação e posterior bloqueio do avanço da doença.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

“Prefeitura no Seu Bairro” leva diversão e serviços gratuitos ao bairro Primavera

Publicado em 06/05/2019 às 17h15

Além da limpeza do bairro, autarquia fez a diferença com “Pipinha”, Esquadrão Demsur e os palhaços Lili & Mocotó

O projeto “Prefeitura no Seu Bairro” chegou ao Primavera. O evento foi realizado no sábado (4), com programação diversificada, incluindo muita arte, apresentações culturais e prestação de serviços gratuitos.

Envolvendo todas as secretarias municipais, o projeto conta com participação de parceiros, como Fundação Cristiano Varella, Sesc, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, e já percorreu vários bairros e distritos de Muriaé. Para a garotada, brincadeiras e muita recreação, com atividades lúdicas e esportivas.

Entre os serviços oferecidos, destacam-se, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, coleta de material para exame Papanicolau (preventivo) e mamografia.

E mais uma vez o Demsur teve participação fundamental para o sucesso da ação. Na semana que antecedeu o evento, a autarquia realizou a limpeza de todo o bairro, com atuação de aproximadamente 50 trabalhadores, utilização de máquinas pesadas e caminhões, tendo efetuado também a instalação de papeleiras na região. A equipe da autarquia, em todas as edições do “Prefeitura no seu bairro”, é a primeira a chegar e a última a sair do bairro, realizando também a limpeza durante e após as festividades.

Já no dia da festa, o bebedouro móvel “Pipinha” garantiu oferta de água potável gratuitamente e a garotada se divertiu com os palhaços Lili & Mocotó e os mascotes do Esquadrão Demsur. 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Cerca de 40% do público-alvo é vacinado contra gripe em Muriaé

Publicado em 06/05/2019 às 17h07

Campanha prossegue na cidade até 31 de maio; doses estão sendo aplicadas em todos os postos de saúde

Trinta e nove por cento do grupo prioritário foi vacinado contra a gripe em Muriaé. Os dados são do início da campanha, em 10 de abril, até o Dia D, que aconteceu no último sábado (4). A meta é imunizar 90% do público-alvo contra a doença.

A campanha prossegue até 31 de maio. As doses estão sendo aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade e distritos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min.

O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta para os pais com crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e professores procurarem uma unidade de saúde, devido à cobertura vacinal destes públicos estar baixa na cidade.

Além de crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e professores, devem tomar a vacina grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, jovens que cumprem medidas socioeducativas, professores e trabalhadores da saúde.

Policiais militares, bombeiros militares, membros ativos das Forças Armadas, policiais civis e médicos veterinários também passaram a fazer parte do grupo prioritário.

 

Serviço

Vacinação contra a gripe:

Prazo: até 31 de maio

Local: Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade e distritos

Dias: segunda a sexta-feira

Horário: das 8h às 16h30min

Público-alvo:

 - Idosos;

 - Crianças com mais de 6 meses e menores que 6 anos;

 - Pessoas que apresentam doenças crônicas e outras categorias de risco clínico;

 - Grávidas;

 - Puérperas (até 45 dias após o parto);

 - População privada de liberdade;

 - Funcionários do sistema prisional;

 - Jovens que cumprem medidas socioeducativas;

 - Professores;

 - Trabalhadores da saúde;

 - Policiais militares;

 - Bombeiros militares;

 - Membros ativos das Forças Armadas;

 - Policiais civis;

 - Médicos veterinários.

É necessário apresentar cartão de vacina e receita médica (para pessoas com doenças crônicas)

Para militares e policiais civis é necessário apresentar documento que comprove a condição de policial civil ou militar na ativa

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||