Projeto oferece aulas gratuitas de Jiu-Jitsu para crianças e Jovens de São João do Nepomuceno

Publicado em 08/11/2018 às 16h06

Formar cidadãos através das artes marciais e dar um norte aos jovens. Estes são alguns dos motivos que levaram o atleta Rodrigo Iria Januário a se dedicar em tempo integral ao Projeto “Na Guarda de Deus” de Jiu-Jitsu.

Criado há um ano e meio na cidade de São João do Nepomuceno, distante 148 km de Muriaé, o projeto abriga hoje crianças e jovens que recebem treinamento com 100% de gratuidade, com aulas às terças e quintas-feiras, nos horários de 18 e 19 horas.

Sem uma sede própria, o projeto se vale da parceria com a Escola de Samba Esplendor do Morro, que cede as dependências da quadra para os treinamentos.

O projeto vive de doações e tem, na comunidade de São João do Nepomuceno, seu maior alicerce. “Recebemos apoio de algumas pessoas e empresas, que nos dão suporte para as despesas com Kimonos e as viagens que realizamos para participar dos torneios e campeonatos”, explica o atleta Rodrigo Januário.

Detentor de um mundial da categoria, Januário fala com empolgação do trabalho e dos frutos já colhidos em menos de dois anos de existência. “temos aqui muitos jovens de futuro no esporte. Participamos no início deste ano do campeonato sul americano no Rio de Janeiro e vimos que temos qualidade e nível para ir adiante”, disse.

O professor destaca que vários atletas já somam conquistas e, afirma que, como próxima meta, está a disputa do mundial de 2019. “Para chegarmos a este objetivo, dependemos de nossos parceiros que sempre nos ajudam e que outras pessoas se solidarizem conosco nesta empreitada”, reafirma.

Rodrigo Januário destaca o apoio que tem recebido de algumas empresas e pessoas da cidade. “Não vamos citar todos aqui, mas quero agradecer ao Coronel Aureo Junior que nos ajudou, junto com um seleto grupo de amigos. A Escola Vida de Criança, ao Bar do Fumaça, aos militares sub-tenente Marcos e Sargento Fidélis e muitos outros que nos acolhem”, finaliza.

Os alunos do Projeto “Na Guarda de Deus” de Jiu-Jitsu já participaram de eventos como os campeonatos Brasileiro e Mundial, Aberto do Rio de Janeiro e Mineiro, Copa Pele Vermelha e Copa Sol e Neve da cidade de Cataguases.

Sobre o esporte

O Jiu-Jitsu brasileiro ou, lá fora, o Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ (grafado também como jujitsu ou jujutsu) é uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo. Literalmente, jū em japonês signfica “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica”. Daí seu sinônimo literal, “arte suave”.

Sua origem secular, como sucede com quase todas as artes marciais ancestrais, não pode ser apontada com precisão. Estilos de luta parecidos foram verificados em diversos povos, da Índia à China, nos séculos III e VIII. O que se sabe é que seu ambiente de desenvolvimento e refinamento foram as escolas de samurais, a casta guerreira do Japão feudal.

A finalidade de sua criação se deu pelo fato de que, no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, um samurai poderia acabar sem suas espadas ou lanças, necessitando, então, de um método de defesa sem armas. Como os golpes traumáticos não se mostravam suficientes nesse ambiente de luta, já que os samurais vestiam armaduras, as quedas e torções começaram a ganhar espaço pela sua eficiência. O Jiu-Jitsu, assim, nascia de sua contraposição ao kenjitsu e outras artes ditas rígidas, em que os combatentes portavam espadas ou outras armas.

 

Maiores informações sobre o esporte no link: https://www.graciemag.com/historia-do-jiu-jitsu/

 

 

Categoria: Região, Zona da Mata
Tags: Jiu-Jitsu, Projeto “Na Guarda de Deus” de Jiu-Jitsu, São João do Nepomuceno

Comentários

Elias Santos em 09/11/2018 15:17:08
Olá Junnyor,
Com maior prazer, faremos sim. Basta os responsáveis pelos projetos nos contatarem pelo (32) 98805 6365 (whattsapp) que iremos com certeza. Abraços e muito obrigado pela dica!
Junnyor kruhssyus em 09/11/2018 00:56:17
Boa noite. Poderia tbm fazer uma matéria com os projetos sociais com aulas de jiu-jitsu presentes aqui na cidade de Muriaé. Por exemplo um no espaço do Rodrigão e outro no bairro São Joaquim.

Enviar comentário

voltar para Notícias

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||