Biologando

Boca seca- Principais causas e como combater

Publicado em 14/10/2018 às 11h08

A boca seca é caracterizada pela diminuição ou interrupção da secreção de saliva que pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum nas mulheres idosas. A boca seca também chamada de xerostomia, assialorreia, hipossalivação, pode ter diversas causas e o seu tratamento consiste em aumentar a salivação com medidas simples ou com o uso de medicamentos sob orientação médica.

A boca seca ao acordar pode ser um leve sinal de desidratação e por isso é recomendado que a pessoa aumente a ingestão de água, mas se o sintoma persistir um médico deverá ser consultado.

Causas comuns de boca seca

A saliva desempenha um importante papel na proteção da cavidade oral contra infecções por fungos, vírus ou bactérias, que causam cárie e mau hálito. Além de umidificar os tecidos da boca, também ajuda na formação e deglutição do bolo alimentar, facilita à fonética e é essencial na retenção de próteses. Por isso, ao observar a presença de boca seca constante é importante ir numa consulta médica para iniciar o tratamento adequado.

As causas mais comuns de boca seca são:

1. Deficiências nutricionais

A falta de vitamina A e do complexo B podem ressecar a mucosa da boca e levar ao surgimento de feridas na boca e na língua. Tanto a vitamina A quanto as do completo B podem ser encontrados em alimentos, como por exemplo peixes, carnes e ovos. 

2. Doenças autoimunes

As doenças auto-imunes são causadas pela produção de anticorpos contra o próprio organismo, levando a inflamação de algumas glândulas do corpo, como por exemplo a glândula salivar, levando ao ressecamento da boca devido à diminuição da produção de saliva. Algumas doenças autoimunes que podem levar à boca seca são o Lúpus Eritematoso Sistêmico e a Síndrome de Sjögren, em que além da boca seca, pode haver sensação de areia nos olhos e maior risco de infecções, como cáries e conjuntivite, por exemplo. 

3. Uso de medicamentos

Alguns medicamentos também podem levar à boca seca, como por exemplo antidepressivos, antidiuréticos, antipsicóticos, anti-hipertensivos, anti-neoplásicos e remédios para o câncer. Além dos medicamentos, a radioterapia, que é um tipo de tratamento que tem como objetivo eliminar as células cancerígenas por meio da radiação, quando realizada na cabeça ou no pescoço, pode causar boca seca e aparecimento de feridas na gengiva dependendo da dose de radiação. 

4. Problemas na tireoide

A tireoidite de Hashimoto é uma doença caracterizada pela produção de auto-anticorpos que atacam a tireoide e levam à sua inflamação, o que causa hipertireoidismo, que normalmente é seguido por hipotireoidismo. Os sinais e sintomas de problemas na tireoide podem surgir lentamente e incluir o ressecamento da boca, por exemplo. 

5. Alterações hormonais

As alterações hormonais, principalmente na menopausa e durante a gravidez, pode causar uma série de desequilíbrios no organismo da mulher, inclusive diminuir a produção de saliva, causando o ressecamento da boca. A boca seca na gravidez pode ocorrer devido a ingestão de água insuficiente, já que a necessidade de água no corpo da mulher aumenta nesse período, pois o corpo precisa formar a placenta e o líquido amniótico. Por isso se a mulher já bebia cerca de 2 litros de água por dia é normal que ela tenha que aumentar esta quantidade para cerca de 3 litros por dia.

6. Problemas respiratórios

Alguns problemas respiratórios, como desvio de septo ou obstrução das vias aéreas, por exemplo, pode fazer com que a pessoa passe a respirar pela boca ao invés do nariz, o que pode levar, ao longo dos anos, mudanças na anatomia do rosto e maior chance de ter infecções, já que o nariz não está filtrando o ar inspirado. Além disso, a entrada e saída constante de ar pela boa pode levar ao ressecamento da boca e o mal hálito. 

7. Hábitos de vida

Hábitos de vida, como fumar, comer muitos alimentos ricos em açúcar ou até mesmo não beber muita água podem causar boca seca e mal hálito, além de doenças graves, como o enfisema pulmonar, no caso do cigarro, e da diabetes, no caso do consumo excessivo de alimentos com muito açúcar. A boca seca na diabetes é muito comum e pode ser causada pela poliúria, que é caracterizada pelo ato de urinar muito. O que se pode fazer para evitar a boca seca neste caso é aumentar a ingestão de água, mas o médico poderá avaliar a necessidade da troca dos medicamentos para diabetes, dependendo da gravidade deste efeito colateral.

O que fazer 

Uma das melhores estratégias para combater a boca seca é beber bastante água ao longo do dia. Veja no vídeo a seguir como pode beber mais água:

Além  disso, o tratamento para boca seca pode ser feito de forma a aumentar a secreção da saliva, como por exemplo:

  • Chupar balas com superfície lisa ou chicletes sem açúcar;
  • Comer mais alimentos ácidos e cítricos porque eles estimulam a mastigação;
  • Aplicação de flúor no consultório dentista;
  • Escovar os dentes, usar fio dental e usar sempre um enxaguante bucal, pelo menos 2 vezes por dia;
  • O chá de gengibre também é uma boa opção. 

Além disso pode-se recorrer a saliva artificial para aumentar a ajudar a combater os sintomas da boca seca e facilitar a mastigação dos alimentos. O médico poderá indicar ainda medicamentos como sorbitol ou pilocarpina. Outros cuidados importantes para evitar ficar com os lábios ressecados são evitar ficar passando a língua nos lábios, porque ao contrário do que parece isso resseca os lábios e para hidrata-los, experimentar usar protetor labial, manteiga de cacau ou batom com propriedades hidratantes. 

Sinais e sintomas relacionados à boca seca

O sintoma de boca seca o tempo todo pode ser acompanhado ainda por lábios secos e rachados, dificuldades relacionadas à fonética, mastigação, degustação e deglutição. Além disso, pessoas que ficam com a boca seca de forma frequente tem maior propensão às cáries nos dentes, geralmente sofrem com mau hálito e podem ter dor de cabeça, além do aumento do risco das infecções bucais, causadas principalmente por Candida Albicans, pois a saliva também protege a boca contra micro-organismos. O profissional responsável pelo tratamento da boca seca é o clínico geral, que poderá indicar um endocrinologista ou gastroenterologista dependendo das suas causas.

Fonte: Tua Saúde

Categoria: Ciência, Saúde
Comentários (0) e Compartilhar

Cãozinho perdido chora ao reencontrar dono após 3 anos: assista!

Publicado em 13/10/2018 às 16h27

Emocionante o amor de um cãozinho pelo seu dono. O bichinho perdido chorou ao reencontrar o dono, após 3 anos.

O homem recebeu um telefonema do dono de uma loja avisando que um cão muito parecido com o dele estava dormindo em frente ao comércio.

O tutor foi até lá e quando chamou o cãozinho pelo nome, o bichinho – que estava dormindo embaixo de uma árvore – começou a chorar muito, latir, comemorar… Ele pula diversas vezes na perna do dono e faz festa ao rever o velho amigo.  (assista e e emocione abaixo)

 

Emocionado também, o dono faz carinho no amigo e o beija na boca!

O caso aconteceu em Tbilisi, na Geórgia. O vídeo foi compartilhado na semana passada no Youtube e já foi visto mais de 2 milhões de vezes.

“Zhora é você? Georgie?” ele diz no vídeo.

A reação do cachorro diz tudo.

“Georgie é você! Aww, querido garoto, como você está garoto?” o homem diz.

Ele conta para o dono da loja, que o acompanhava: “Ele está perdido há três anos. Estou procurando por ele. Ele me reconheceu, você pode imaginar? Você pode tirar uma foto nossa?”

Assista ao incrível reencontro abaixo!

Categoria: Animais, Opinião
Comentários (1) e Compartilhar

Brasileira descobre semente que inibe câncer de mama agressivo

Publicado em 13/10/2018 às 16h23

Esperança! A substância da semente de uma planta inibiu a progressão de um câncer de mama agressivo e pode se transformar para o tratamento da doença no futuro.

Pesquisadores brasileiros, da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp – descobriram em estudo apoiado pela Fapesp, que essa molécula é capaz de inibir a metástase do câncer de mama triplo-negativo e de outros tipos de tumor, como o gástrico e o melanoma.

O tumor de mama triplo-negativo, ainda sem tratamento, foi freado pela proteína da semente da árvore tamboril –  Enterolobium contortisiliquum (ou orelha-de-macaco) em estudos iniciais.

 

Os resultados foram apresentados por Maria Luiza Vilela Oliva, professora da Unifesp e coordenadora da pesquisa, em palestra na Fapesp Week Belgium.

O encontro, realizado em Bruxelas de 8 a 10 de outubro, reuniu cientistas brasileiros e belgas com o objetivo de estreitar parcerias.

“Constatamos que a proteína inibe a invasão, a proliferação e a metástase de tumor de mama triplo-negativo em testes in vitro [em células no laboratório] e, no caso do melanoma, tanto em modelo in vitro como in vivo [em animais]”, disse Maria Luiza, à Agência Fapesp.

A pesquisa

Essa substância, denominada Enterolobium contortisiloquum inibidor de tripsina (EcTI, na sigla em inglês), foi isolada por Maria Luiza durante seu doutorado, no final da década de 1980.

A pesquisadora começou a tentar isolar de sementes de leguminosas da flora brasileira outras moléculas inibidoras de proteases – enzimas capazes de quebrar as ligações peptídicas de outras proteínas.

Essas enzimas estão envolvidas em diversos processos biológicos, como inflamação, hemostasia (prevenção e interrupção de sangramentos e hemorragias), trombose e desenvolvimento tumoral, além de outros processos que envolvem microrganismos patológicos, explicou Oliva.

“Temos estudado os efeitos fisiopatológicos dessas proteínas isoladas de leguminosas em alguns tipos de câncer na tentativa de descobrir novos agentes que possam, se não curar, ao menos ajudar a entender a patologia dessas doenças”, afirmou.

Anti-inflamatórias

Além de isolar, os pesquisadores têm conseguido determinar a estrutura dessas proteínas, modelá-las e obter peptídeos sintéticos a partir delas.

As análises dessas moléculas em diferentes modelos fisiopatológicos, como de inflamação, trombose e tumor, tanto in vivo como in vitro, indicaram que, além de antitumoral, elas apresentam propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana e antitrombótica.

“O tumor, a inflamação e a trombose são patologias que estão de certa forma interligadas, porque às vezes o paciente com câncer pode morrer não por causa da doença, em si, mas em decorrência de um quimioterápico que pode levar ao desenvolvimento de uma trombose”, avaliou.

Além de ter ação antitumoral, a proteína EcTI, que foi patenteada, também demonstrou ser capaz de inibir a trombose arterial e a venosa, afirmou a pesquisadora.

Agora será preciso avançar nas pesquisas, antes de a proteína da semente do tamboril virar um possível remédio contra o câncer de mama.

Com informações da Agência Fapesp

Fonte: Só Notícia Boa

Categoria: Ciência, Saúde
Comentários (0) e Compartilhar

Ele distribui abraços de graça para evitar suicídios

Publicado em 11/10/2018 às 07h58

Um poeta teve uma ideia incrível, de compaixão, para evitar que pessoas tentem o suicídio. Ele distribuiu abraços de graça para estranhos que precisavam de apoio, na rua. Hussain Manawer fez um vídeo no qual aparece de olhos vendados distribuindo os abraços em dois locais de Santa Mônica, nos Estados Unidos. Ele carrega uma placa pedindo às pessoas para abraçá-lo, se elas estivessem precisando: “If you have been through, are going through depression or anxiety, hug me” – em tradução livre, “Se você passou, está passando por depressão ou ansiedade, me abrace.”.

No vídeo, ele recebe 26 abraços em poucos minutos.

“Tantas pessoas, tão jovens e muitos homens também – foi muito emocionante”, contou. “Eu passo muito tempo na América e as pessoas passam por um monte de coisas”, disse.

Intenção

Ele espera que o filme desencadeie conversas “disruptivas, porém sensíveis”. Manawer diz que seu interesse em aumentar a conscientização sobre a doença mental decorre principalmente de viver em frente a um hospital psiquiátrico, mas também de suas próprias lutas. “É muito triste a forma como vejo as pessoas tratadas, pessoas que foram diagnosticadas clinicamente com problemas de saúde mental.

Eles não recebem muitas visitas, as pessoas nas ruas os maltratam e são vulneráveis ”, diz ele. “Isso me perturba. Eles são humanos e precisamos cuidar uns dos outros.

“Também tenho problemas pessoais, já passei por muitas coisas e estou sempre passando por muitas coisas – como tenho certeza de que todo mundo é – e eu acho que nós humanos realmente precisamos encontrar maneiras de cuidar de nós mesmos antes podemos começar a pensar em coisas como o oceano e o planeta. “Não consigo entender como esperamos que as pessoas se importem com outras coisas quando as pessoas não se importam com elas mesmas e se importam umas com as outras”.

Saúde mental

A música de fundo é uma combinação de vocais de Beautiful Thing, um poema que o cantor de 27 anos escreveu a si mesmo e a música de Colin Salmon.

Manawer, que recebeu uma bolsa honorária do Kings College London por seu trabalho em saúde mental e ciências públicas no início deste ano, diz que ficou surpreso com o grande volume de pessoas que vieram abraçá-lo – um estranho nas ruas.

Todos os anos, 45.000 americanos morrem por suicídio. É a décima principal causa de morte nos EUA.

No Reino Unido, foram 5.821 mortes por suicídio em 2017, o que equivale a uma média de 16 por dia.

“Eu gostaria que as pessoas não se sentissem como um fardo se estiverem com problemas de saúde mental”, diz ele.

“Eu quero que eles entendam que muitas pessoas estão passando por isso e que há apoio lá fora, nós apenas temos que ser capazes de encontrá-lo.”

 

Fonte: Só Boa Noticia

 

Categoria: Opinião
Comentários (0) e Compartilhar

Com dívidas, desempregado devolve carteira com 3,4 mil reais

Publicado em 10/10/2018 às 09h16

Mais um daqueles exemplos de honestidade foi dado em Brasília, por um desempregado que está há 3 anos sem trabalho e que, por ironia do destino, encontrou uma carteira com 3,4 mil reais.

Walter Hudson dos Santos, de 47 anos, é motorista por profissão e na última segunda-feira(8) foi a uma agência bancária para pedir empréstimo de 250 reais e pagar as contas que foi negado.

Na saída da agência do Banco de Brasília, BRB, como por obra divina, Walter encontrou uma carteira com o dinheiro. “Quando olhei para o lado, tinha uma carteira cheia de nota de R$ 100 para fora. Eu peguei, como não encontrei o dono, preferi sair para procurar”.

O desempregado procurou a Polícia Militar e pediu ajuda para encontrar o dono do dinheiro.

Para surpresa de todos, a carteira pertencia a um PM aposentado, o sargento José Pedro da Silva, de 50 anos.

Silva tinha ido até a agência no Recanto das Emas para pagar as contas da família. “Tinha arrecadado esse valor com meus irmãos, que são mais humildes que eu”, contou. “Fiquei triste pelo valor e ficava pensando na situação financeira que eu estava passando. Esse ato renovou minha esperança. Gostaria que os novos políticos se inspirassem no povo, nesse exemplo a seguir”, disse o aposentado. Na carteira, havia também dois cheques, cartões de crédito e a carteira militar do aposentado.

O motorista desempregado Walter Hudson dos Santos disse ainda que “em nenhum momento pensou em ficar com o dinheiro”.

Ele lembra que ficou chateado com a negativa do empréstimo de R$ 250 no banco, mas ainda sim, ao encontrar o dinheiro, preferiu ir até um posto policial buscar ajuda para localizar o dono. “Um grande homem me ensinou lá no Piauí que todo nome me cabe, menos o nome de ladrão. Essa frase carrego no meu coração para sempre”.

No posto da Polícia Militar, o rapaz que está sem emprego e diz “passar por dificuldades” contou sobre a carteira encontrada e foi elogiado pelos PMs. Com a identificação do sargento em mãos, eles localizaram o aposentado e marcaram um encontro. No local combinado, Hudson e José Pedro se viram pela primeira vez. Trocaram abraços e a promessa de uma grande amizade.

Agora é torcer pra que Walter consiga emprego.

Com informações da Gazeta Web

Fonte: Só Notícia Boa

Categoria: Opinião
Comentários (0) e Compartilhar

Como fazer uma dieta detox para emagrecer

Publicado em 08/10/2018 às 08h47

A dieta detox ajuda a emagrecer, desintoxicar o organismo e diminuir a retenção de líquidos. Ela é importante principalmente após períodos festivos como o fim do ano e o carnaval, mas também pode ser usada para preparar o corpo antes de iniciar uma dieta completa com reeducação alimentar.

O principal foco da dieta detox é aumentar o consumo de alimentos orgânicos e pobres em gordura, e evitar os produtos industrializados, que são ricos em sal, gordura e aditivos químicos.

A dieta líquida detox é uma versão mais restritiva das dietas detox, devendo ser seguida por no máximo 2 dias. Nesta versão, apenas é permitido ingerir líquidos como chá, água, sucos de frutas ou de legumes, e sopas de legumes, sendo importante utilizar sempre produtos orgânicos. 

Para ajudar na perda de peso, assista ao vídeo a seguir e faça uma sopa detox com os melhores ingredientes.

Dieta detox de 3 dias

Na dieta detox de 3 dias, é permitida a utilização de alimentos sólidos apenas no almoço, desde que sejam sem gordura e integrais. Assim, o almoço deve ter alimentos como peito de frango ou peixe grelhados ou cozidos, com arroz integral e salada orgânica temperada com pouco azeite e sem sal.

No café da manhã e nos lanches, deve-se beber sucos ou vitaminas feitos com frutas e legumes orgânicos e leites vegetais, como o leite de amêndoa ou de aveia. O jantar deve ser uma refeição líquida, de preferência uma sopa detox. 

Exemplo de cardápio

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta detox.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã Suco de morango, laranja e goji berry Suco verde de limão, gengibre e couve manteiga Vitamina de banana e leite de amêndoas
Lanche da manhã Água de coco + 1 fatia de pão integral 1 maçã + 2 castanhas Chá de camomila + 3 bolachas integrais
Almoço/Jantar 1 filé pequeno de frango grelhado + 3 col de sopa de arroz integral + salada de repolho, cenoura e maçã 1 posta de peixe cozido + 3 col de sopa de grão de bico + salada de vagem, tomate e pepino 1 filé de frango cozido com molho de tomate + 3 col de sopa de arroz integral + salada de alface, milho e beterraba
Lanche da Tarde Vitamina de mamão com leite de aveia Banana amassada + 1 col de sopa de linhaça Suco de laranja, couve e melancia + 1 fatia de pão integral

Dieta detox de 5 dias

Na dieta detox de 5 dias é permitido consumir alimentos como:

  • Frutas e vegetais orgânicos;
  • Frango e peixe, cozidos ou grelhados;
  • Sementes e oleaginosas, como a linhaça, chia e castanhas;
  • Cereais, como quinoa, amaranto e arroz integral;
  • Leguminosas, como o feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico;
  • Água de coco, chás, sucos e vitaminas de frutas e legumes.

Além desses alimentos, é importante que essa dieta seja restrita em sal e rica em temperos naturais, como cebola, alho, salsa, manjericão, hortelã e gengibre.

O que não comer

O alimentos proibidos na dieta detox são:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Açúcar, doces, bolos e sobremesas;
  • Carnes processadas, como salsicha, linguiça, bacon, presunto e salame;
  • Café e bebidas com cafeína, como chá verde e chá preto;
  • Produtos industrializados.
  • Leite de vaca e derivados;
  • Alimentos ricos em glúten, como pão, macarrão, bolo e massas.

É importante lembrar que deve-se uma alimentação saudável e equilibrada após a dieta detox, com refeições ricas em frutas, legumes e cereais integrais e pobre açúcar e gordura, pois ela atua desintoxicando o organismo de forma contínua.

Fonte: Tua Saúde

 

 

Sopa detox

A dieta líquida detox é a versão mais restritiva das dietas detox, devendo ser seguida por no máximo 2 dias. Nesta versão, apenas é permitido ingerir líquidos como chá, água, sucos de frutas ou de legumes, e sopas de legumes, sendo importante utilizar sempre produtos orgânicos. Veja um exemplo de cardápio em: Dieta líquida detox.

Para ajudar na perda de peso, assista ao vídeo a seguir e faça uma sopa detox com os melhores ingredientes.

Sopa detox

A dieta líquida detox é a versão mais restritiva das dietas detox, devendo ser seguida por no máximo 2 dias. Nesta versão, apenas é permitido ingerir líquidos como chá, água, sucos de frutas ou de legumes, e sopas de legumes, sendo importante utilizar sempre produtos orgânicos. Veja um exemplo de cardápio em: Dieta líquida detox.

Para ajudar na perda de peso, assista ao vídeo a seguir e faça uma sopa detox com os melhores ingredientes.

Categoria: Opinião, Saúde
Comentários (0) e Compartilhar

Médico “opera” ursinho antes de fazer cirurgia no cérebro de menino

Publicado em 04/10/2018 às 14h40

Veja o carinho e a dedicação deste médico para tranquilizar seu paciente-mirim! Horas antes de fazer uma cirurgia no cérebro de um menino de 8 anos, a criança fez um pedido ao doutor Daniel McNeely.

O garoto Jackson McKie perguntou ao médico se ele poderia tratar também o seu inseparável ursinho de pelúcia, chamado Little Baby – Pequeno Bebê, em tradução livre.

Daniel McNeely atendeu prontamente ao pedido e levou o amigo do garoto para a “mesa de cirurgia”.

Havia um pequeno buraco embaixo de um dos braços do ursinho. Para fazer a “cirurgia”, o médico colocou uma “máscara de oxigênio” e realizou o conserto.

A história, que aconteceu no Canadá e foi divulgada no Twitter pessoal do doutor McNeely, está fazendo sucesso nas redes sociais.

“O paciente me pediu se eu poderia consertar seu ursinho de pelúcia antes de colocá-lo para dormir…. Como eu poderia dizer não?”, escreveu McNeely em sua mensagem no Twitter.

O menino

Profissional de um hospital na cidade de Nova Scotia, o médico acompanha a saúde de Jackson McKie desde os seus primeiros anos de vida.

O menino sofre de hidrocefalia, causada pela acumulação de um líquido no interior da cavidade craniana.

Esse quadro é responsável por aumentar a pressão intracraniana do cérebro, podendo ocasionar diversas lesões cerebrais.

A cirurgia realizada no garoto foi bem-sucedida, o líquido foi drenado e a pressão intracraniana diminuiu.

A família de McKie afirmou que se sentia muito grata pela maneira como o médico exerceu seu trabalho, deixando o garoto confortável em uma situação extremamente delicada.

Ah, o ursinho Little Baby também passa bem.

Em entrevista à rede norte-americana CBC, o pai de McKie afirmou que a criança está muito orgulhosa de ter o ursinho de pelúcia ao seu lado, “se recuperando” na cama do hospital junto dele.

Com informações da CBC e Galileu

Fonte: Só Boa Notícia

Categoria: Opinião
Comentários (1) e Compartilhar

Como fazer o autoexame da mama

Publicado em 04/10/2018 às 08h17

Para fazer o autoexame da mama é necessário seguir três passos principais que incluem fazer observação em frente ao espelho, palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada.

O autoexame da mama não é considerado um dos exames preventivos do câncer, mas pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 10 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação. Embora o exame não permita fazer o diagnóstico do câncer, ajuda a conhecer melhor o corpo, permitindo que se esteja atento a possíveis alterações que possam surgir na mama. 

Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem caso de câncer na família, devem realizar o auto exame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama. Este exame também pode ser feito por homens, já que também podem sofrer com este tipo de câncer, apresentando sintomas semelhantes. 

Passo-a-passo para fazer o autoexame da mama

Para fazer corretamente o autoexame da mama é importante fazer a avaliação em 3 momentos diferentes: frente ao espelho, em pé e deitado, seguindo os seguintes passos:

1. Como fazer a observação em frente ao espelho

Para se fazer a observação em frente ao espelho deve-se retirar toda a roupa e observar seguindo o seguinte esquema:

  1. Primeiro, observar com os braços caídos;
  2. Depois, levantar os braços e observar as mamas;
  3. Por fim, é aconselhado colocar as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

Durante a observação é importante avaliar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades. Caso existam alterações que não estavam presentes no exame anterior ou existam diferenças entre as mamas é recomendado consultar o ginecologista ou um mastologista.

2. Como fazer a palpação de pé

A palpação de pé deve ser feita durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Para isso deve-se:

  1. Levantar o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça como mostra a imagem 4;
  2. Palpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita usando os movimentos da imagem 5;
  3. Repetir estes passos para a mama do lado direito.

A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.

3. Como fazer a palpação deitado

Para se fazer a palpação deitada deve-se:

  1. Deitar e colocar o braço esquerdo na nuca, como mostra a imagem 4;
  2. Colocar uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo para ser mais confortável;
  3. Palpar a mama esquerda com a mão direita, como mostra a imagem 5.

Estes passos devem ser repetidos na mama direita para terminar a avaliação das duas mamas. Caso seja possível sentir alterações que não estavam presentes no exame anterior é recomendado consultar o ginecologista para fazer exames diagnóstico e identificar o problema.

Quais os sinais de alerta

O autoexame da mama é uma excelente forma de se conhecer a anatomia dos próprios seios, ajudando a identificar rapidamente alterações que possam indicar o desenvolvimento de câncer. No entanto, também pode ser um método que causa muito ansiedade, especialmente quando se encontra alguma alteração.

Assim, é importante saber que a presença de pequenos nódulos na mama é relativamente comum, especialmente nas mulheres, e não indica que um câncer está se desenvolvendo. No entanto, se esse nódulo for aumentando ao longo do tempo ou se causar outros sintomas, pode indicar malignidade e, por isso, deve ser investigado por um médico. Os sintomas que se devem estar atento são:

  • Alterações na pele da mama;
  • Aumento de uma das mamas;
  • Vermelhidão ou alterações da cor da mama.

Enquanto na mulher, a mamografia é a melhor forma de identificar uma possível alteração maligna, no homem, o melhor exame é a palpação. No entanto, caso o homem identifique alguma alteração deve ir no médico para que ele também faça a palpação e peça outros exames, caso seja necessário.

Fonte: Tua Saúde

 

Categoria: Ciência, Saúde
Comentários (0) e Compartilhar

Criadores da imunoterapia ganham Nobel de Medicina

Publicado em 02/10/2018 às 08h25

Os criadores da imunoterapia ganharam o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2018.

São o americano James P. Allison e o japonês Tasuku Honjo. Eles descobriram terapias de combate ao câncer com drogas que aceleram a função do sistema imunológico, ou seja, fazem o próprio corpo combater os tumores.

A descoberta, de acordo com o Comitê do Nobel do Instituto Karolinska, na Suécia, formou um quarto pilar no tratamento contra o câncer, diferente de tudo que havia até então, como quimioterapia, cirurgia e radioterapia.

A pesquisa teve grande desenvolvimento nas últimas décadas e aumentou a efetividade de tratamentos contra vários tipos de câncer que não respondiam bem às drogas que existiam antes, como melanoma, câncer de pulmão e câncer de rim, por exemplo, diminuindo drasticamente a taxa de mortalidade relacionada a eles.

Os vencedores

Pioneiro na área, o imunologista americano James P. Allison, do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, teve a ideia de tentar soltar o “freio” do sistema imunológico conhecido como CTLA-4, um receptor presente na célula T, responsável por reconhecer células que não são normais no organismo.

A estratégia para conseguir isso foi preparar um anticorpo que se ligasse no receptor, impedindo que esse freio molecular pudesse ser ativado.

Com isso, Allison conseguiu curar camundongos que tinham melanoma. O anticorpo ipilimumab (comercializado como Yervoy, da Bristol-Myers Squibb) age da mesma forma em humanos. Outro freio molecular, cuja inibição pode gerar efeitos ainda mais dramáticos, de acordo com o comitê do Nobel é o PD-1.

Fruto da pesquisa liderada pelo médico e imunologista Tasuku Honjo, da Universidade de Kyoto, o bloqueio do PD-1 também abriu uma avenida de possibilidades, com possivelmente menos efeitos colaterais do que a terapia anti-CTLA-4.

As drogas

Entre as drogas hoje comercializadas que agem no funcionamento do PD-1 estão o nivolumab (Opdivo, também da Bristol-Myrers Squibb) e o pembrolizumab (Keytruda, da MSD). Ambas foram aprovadas recentemente.

“A esperança é que os medicamentos já gerados baseados nessas descobertas venham a ser usados em um número cada vez maior de pacientes com câncer, trazendo a esperança de cura para muitos deles”, diz o oncologista Gilberto Lopes, professor do Sylvester Comprehensive Cancer Center, da Universidade de Miami.

O prêmio

A escolha do vencedor do mais importante prêmio da área é realizada por um grupo de 50 pesquisadores ligados ao Instituto Karolinska, na Suécia, escolhido por Alfred Nobel em seu testamento para eleger aquele que tenha feito notáveis contribuições ao futuro da humanidade para receber a láurea.

A cerimônia de premiação propriamente dita dos vencedores deste ano só ocorre em dezembro. Os vencedores de 2017 dividirão o prêmio de 9 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,1 milhões).

O dinheiro vem de um fundo de quase 4,5 bilhões de coroas suecas (em valores atuais) deixado pelo patrono do prêmio, Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite. Os prêmios são distribuídos desde 1901. Além do valor em dinheiro, o laureado recebe uma medalha e um diploma.

Com informações da Folha
 
Categoria: Ciência
Comentários (0) e Compartilhar

Gentileza: garoto pede pra carregar sacola de idoso e foto viraliza

Publicado em 01/10/2018 às 08h29

Um simples ato de gentileza pode parecer sem muito significado, mas o registro dele acabou criando uma onda de amor e crença de que o ser humano precisa imitar o que é bom, o que é puro.

O belo ato gentil de um garotinho com um idoso gerou essa esperança pelo Facebook. A cena tocou os corações de muitos na mídia social.

 

A postagem é de Emma Cope e já tem mais de 55.000 curtidas e 26.000 compartilhamentos.

Emma é de Birmingham, no Reino Unido. Ela conta que estava saindo do seu carro quando ouviu um garotinho perguntar a um idoso se ele poderia carregar a sacola do homem. Ela tirou uma foto rápida e postou a história comovente em sua página no Facebook .

No post ela escreveu:

“Quando eu estava saindo meu carro hoje em Kingstanding [Inglaterra], eu ouvi esse garotinho dizer para um idoso, ‘posso te ajudar a carregar sua bolsa?’. Ele disse ‘oh sim por favor’ . O homem caminhou devagar e o garotinho andou ao lado dele e carregou sua bolsa!! Os pais deste jovem devem estar tão orgulhosos por educar um rapaz atencioso! Por favor, compartilhe isso para mostrar que a bondade ainda está aí !! ”

Fonte: Só Noticia Boa

Categoria: Opinião
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||