Biologando

Filhos resgatam Mustang: pai vendeu para tratar mãe com câncer.

Publicado em 24/09/2018 às 08h23

Um pai que vendeu o Mustang que tanto gostava, para pagar o tratamento de câncer da esposa há 12 anos, teve uma supresa emocionante esta semana.

Agora que a mãe está curada, os filhos do casal conseguiram rastrear o carro e comprá-lo de volta. A emoção do pai quando o Mustang chegou foi gravada em vídeo. Ele chora feito criança. (assista abaixo)

Wesley Ryan era conhecido em San Antonio, nos Texas, EUA, pelo seu Ford Mustang branco 1993, que ele chamava carinhosamente de “Christine”.

Mas quando sua esposa Laura Ryan foi diagnosticada com câncer de ovário, Wesley não pensou duas vezes: ele vendeu o carro para ajudar a pagar as despesas médicas.

A surpresa

Para agradecer ao pai por todos os anos de bondade e devoção, os filhos Jeni e Jake Ryan rastrearam o mesmo Mustang, compraram de volta e deram de presente para o pai no início desta semana.

Os irmãos explicaram a situação ao dono, fizeram um acordo e dirigiram por uma hora e meia para pegar o carro na cidade de Kyle.

Com a ajuda de sua mãe, agora livre do câncer, Jake e Jeni pediram a seu pai que os encontrasse no estacionamento de um shopping, onde fizeram a surpresa.

Eles vendaram o pai antes de estacionar o Mustang.

Quando viu o carro, Wesley Ryan não segurou a emoção.

O vídeo

Os irmãos gravaram a reação do pai e postaram o vídeo no Facebook, onde a cena foi vista milhares de vezes.

“Eu sei o quanto ele sofreu vendo aquele carro ir embora. Um dia que eu nunca vou esquecer”, escreveu Jake no vídeo .

Jeni disse à CBS News que ela e seu irmão tentaram comprar o carro de volta várias vezes ao longo dos anos.

“Ele nunca esperou nada de volta de nós. Tudo o que meu pai queria que fôssemos é um sucesso, e foi tudo o que ele pediu de nós. Ele nunca pediu seu veículo de volta ”, disse ela à agência de notícias.

Assista:

 

Fonte: Só Notícia Boa

Categoria: Opinião
Comentários (0) e Compartilhar

Dieta para emagrecer rápido e saudável

Publicado em 19/09/2018 às 09h08

Esta dieta para emagrecer em 15 dias permite uma rápida perda de peso, podendo-se reduzir cerca de 5 Kg em apenas duas semanas e sem muito sacrifício.

Porém, quanto maior for peso que se tem para perder maior deverá ser a velocidade de emagrecimento, por isso normalmente as primeiras semanas de dieta o emagrecimento é maior.

Cardápio completo para um emagrecimento rápido

A tabela a seguir traz um exemplo de 3 dias de cardápio da dieta para emagrecer.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 240 ml de leite desnatado + omelete feita com 1 ovo e tomate Vitamina de frutas sem açúcar + 1 col de sopa de chia Iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça + 2 fatias de queijo assado com alface e tomate
Lanche da manhã 1 maçã + 3 castanhas 2 fatias de queijo e presunto + 1 taça de gelatina 1 pêra + 3 amendoins
Almoço/Jantar 150 g de filé de peixe + 2 col de sopa de grão de bico + salada cozida + 2 fatias de abacaxi 150 g de peito de frango + 2 col de sopa de feijão + salada crua refogada + 1 laranja Sopa de legumes com quinoa + 1 ovo cozido + 1 fatia de melão
Lanche da tarde 1 iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça 2 fatias de melancia + 3 castanhas 1 xícara de chá sem açúcar + omelete de legumes

As dietas que prometem resultados rápidos devem ser feitas por um tempo limitado e qualquer dieta deve ser feita com supervisão do nutricionista, especialmente se a pessoa tiver alguma doença como diabetes e hipertensão. Veja 5 Receitas de Crepioca para emagrecer e variar o cardápio.

3 Regras simples para esta dieta funcionar

  1. Alimentos permitidos: carnes magras, peixes, ovos, frutos do mar, leite e derivados desnatados, sementes, castanhas, legumes, verduras e frutas.
  2. Alimentos proibidos: açúcar, batatas, macarrão, pão, arroz, farinhas, maionese, manteiga, óleo, azeite, banana, uva, abacate e carnes processadas como linguiça, salsicha, bacon e presunto.
  3. Começar a dieta desintoxicando melhora os resultados, por isso veja uma receita excelente de sopa detox para completar esta dieta, nesse vídeo:

Esta dieta pode ser complementada com chás para emagrecer, como de limão e gengibre ou chá verde, que ajudam a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, diminuindo o apetite e acelerando o metabolismo.

Os remédios para ajudar a emagrecer, como sibutramina ou orlistat, são uma opção, especialmente quando a obesidade coloca em risco a saúde, mas só devem ser tomados com indicação do gastroenterologista ou do endocrinologista, caso contrário, quando o remédio acabar é muito possível que engorde novamente.

Exercícios para emagrecer

Para complementar essa dieta também é recomendado queimar mais calorias do que ingere, e para isso, os exercícios são uma excelente ajuda. Os melhores são:

  • De aquecimento 

Os melhores exercícios para emagrecer são os aeróbicos, como caminhada rápida, corrida, andar de bicicleta, remo ou natação. Esse tipo de atividade física queima muitas calorias em pouco tempo, sendo ideais para queimar gordura acumulada, além disso melhoram a força do coração e a capacidade respiratória. Devem ser realizados no mínimo durante 20 minutos, diariamente.

  • Localizados 

Os exercícios para glúteos ajudam a aumentar a massa muscular, permitindo combater a celulite e melhorar a auto-estima. Mas estes exercícios também são importantes porque quando os músculos glúteos máximo e médio estão fracos pode haver dor nas costas, joelhos e quadril.

Para obter melhores resultados, os exercícios devem ser feitos dia sim, dia não, e a dieta deve ser rica em alimentos com proteínas, como carne branca, iogurte e omelete de clara de ovo porque eles favorecem da formação dos músculos.

Ex. 1: Na posição de 4 apoios, com os cotovelos apoiados no chão, elevar uma perna acima da linha da altura do quadril, como mostra a segunda imagem. A elevação da perna é de cerca de 10 centímetros e não é preciso apoiar o joelho no chão. Fazer 8 elevações e descansar durante 30 segundos. Repetir o exercício mais 2 vezes.

Ex 2: Deitada de barriga para cima, com as mãos ao longo do corpo, elevar o quadril do chão como mostra a primeira imagem. Elevar o quadril do chão 8 vezes seguidas e descansar 30 segundos. Repetir o mesmo exercício mais 2 vezes.

Fonte: Tua Saúde

Categoria: Saúde
Comentários (0) e Compartilhar

Menino cego que a mãe narra jogo visita time do Palmeiras: emoção

Publicado em 18/09/2018 às 16h25

Nickollas Grecco, o menino cego que emocionou o Brasil – depois que imprensa descobriu que amãe narra os jogos do Palmeiras pra ele – teve um dia inesquecível esta semana.

O pequeno torcedor fanático foi convidado pela equipe do Palmeiras para conhecer todo o time. E foi o próprio técnico Felipão quem apresentou um por um dos jogadores ao menino de 11 anos. Tudo foi registrado em vídeo (assista abaixo)

Nas imagens, é nítida a emoção do menino, que também não fala, mas tem seu jeito próprio de se expressar.

“Ele não consegue me transmitir em palavras os sentimentos, mas eu consigo saber o que deixa ele feliz. E o Palmeiras é uma coisa que deixa ele extremamente feliz”, disse a mãe, Sílvia Grecco, à TV Palmeiras.

Emoção também no elenco palmeirense. Os jogadores não sabiam o que fazer para agradar o torcedor-mirim. Felipão era outro estava visivelmente emocionado.

“Que humildade! Além de ser uma pessoa tão querida e tão talentosa, que trouxe experiência de novo aqui pro nosso time, sentir a pessoa do Felipão emocionado, explicando detalhes pro meu filho, nossa! É um grande ser humano”.

Depois de conhecer os jogadores e de receber o carinho deles Nickollas tirou uma foto abraçado com Felipão e ao lado de todo o elenco:

História

Nickollas ficou conhecido na semana passada, durante a transmissão do clássico entre Palmeiras e Corinthians, no Allianz Parque, arena palmeirense em São Paulo.

Uma câmera de TV flagou a mãe na arquibancada narrando o jogo de futebol para o filho com deficiência visual.

A cena comovente se espalhou pelas redes sociais. 

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa, com informações da TVPalmeiras

Fonte: SBN

Categoria: Opinião
Comentários (0) e Compartilhar

5 sinais que indicam comportamento suicida

Publicado em 13/09/2018 às 08h21

O comportamento suicida normalmente surge como consequência de uma doença psicológica não tratada, como é o caso da depressão severa, síndrome do estresse pós-traumático ou esquizofrenia, por exemplo.

Este tipo de comportamento tem sido cada vez mais frequente em pessoas com menos de 29 anos, sendo uma causa de morte mais importante que o vírus do HIV, afetando mais de 12 mil pessoas, por ano, no Brasil.

Este tipo de comportamentopode ser evitado, especialmente quando os familiares ou amigos conseguem identificá-lo e ajudam a pessoa a iniciar tratamento adequado. Isto porque, na maior parte dos casos, a pessoa já não é capaz de identificar outras soluções para a crise emocional que está passando. Uma boa opção é ligar para o Centro de Valorização da Vida, discando o 188.

1. Mostrar tristeza excessiva e isolamento

Estar frequentemente triste e sem vontade para participar em atividades com os amigos ou fazer o que se fazia antigamente são alguns sintomas de depressão, que, quando não tratada, é uma das principais causas do suicídio. 

Normalmente, a pessoa não consegue identificar que está com depressão e acha apenas que não está sendo capaz de lidar com as outras pessoas ou com o trabalho, o que, ao longo do tempo, acaba deixando a pessoa desanimada e sem vontade para viver.

2. Alterar o comportamento ou vestir roupa diferente

Uma pessoa com ideias suicidas pode comportar-se de forma diferente do habitual, falando de outra forma, deixando de conseguir entender o humor de uma conversa ou, até, participando em atividades de risco, como utilizar drogas, ter contato íntimo desprotegido ou dirigir a grande velocidade.

Além disso, como na maioria das vezes já não existe interesse pela vida, é comum que se deixe de dar atenção para a forma como se veste ou se cuida, utilizando roupa velha, suja ou deixando crescer o cabelo e a barba.

3. Tratar de assuntos pendentes

Quando alguém está pensando cometer suicídio é comum começar a fazer várias tarefas para tentar organizar sua vida e terminar assuntos pendentes, como faria se fosse viajar por muito tempo ou viver para outro país. Alguns exemplos são visitar familiares que já não vê há muito tempo, pagar pequenas dívidas ou oferecer vários objetos pessoais, por exemplo.

Em muitos casos, também é possível que a pessoa gaste muito tempo escrevendo, o que pode ser um testamento ou até uma carta de despedida. Por vezes, estas cartas podem ser descobertas antes da tentativa de suicídio, ajudando a evitar que aconteça.

4. Demonstrar calma repentina

Demonstrar um comportamento calmo e despreocupado depois de um período de grande tristeza, depressão ou ansiedade, pode ser um sinal de que a pessoa está pensando no suicídio. Isso acontece porque a pessoa pensa ter encontrado a solução para o seu problema, deixando de se sentir tão preocupada.

Muitas vezes, estes períodos de calma pode ser interpretados pelos familiares como a fase de recuperação da depressão e, por isso, podem ser difíceis de identificar, devendo ser sempre avaliados por um psicólogo, para garantir que não existem ideias suicidas.

5. Fazer ameaças de suicídio

A maior parte das pessoas que estão pensando em suicídio irão informar um amigo ou familiar das suas intenções. Embora esse comportamento, muitas vezes, seja visto como uma forma de chamar a atenção, nunca deve ser ignorado, especialmente se a pessoa está vivendo uma fase de depressão ou de grandes alterações na sua vida.

Como ajudar e prevenir o suicídio

Quando se suspeita que alguém pode estar com pensamentos suicidas, o mais importante é demostrar amor e empatia por essa pessoa, tentando entender o que está acontecendo e quais os sentimentos associados. Por isso, não se deve ter medo de perguntar para a pessoa se ela está se sentindo triste, deprimida e, até se está pensando em suicídio.

Depois, deve-se procurar ajuda de um profissional qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, para tentar mostrar à pessoa que existem outras soluções para o seu problema, que não o suicídio. Uma boa opção é ligar para o Centro de Valorização da Vida, ligando para o número 188, que se encontra disponível 24 horas por dia.

As tentativas de suicídio são, na maioria das vezes, impulsivas e, por isso, para prevenir uma tentativa de suicídio também se deve retirar todo o material que possa ser utilizado para se suicidar, como armas, comprimidos ou facas, dos locais onde essa pessoa passa mais tempo. Isto evita comportamentos de impulsividade, fazendo com que se tenha mais tempo para pensar numa solução menos agressiva para os problemas.

Fonte: Tua Saúde

Categoria: Opinião
Comentários (1) e Compartilhar

Mãe narra jogo para filho deficiente visual e emociona

Publicado em 13/09/2018 às 08h03

Uma imagem emocionante: uma mãe narrando o jogo de futebol para o filho com deficiência visual.

A partida era de um clássico entre Palmeiras e Corinthians, no Allianz Parque, arena palmeirense em São Paulo. E a imagem feita na semana passada, de Sílvia  Grecco, que é mãe adotiva de Nickollas Grecco, de 11 anos, chamou a atenção durante a transmissão. Depois de um close da arquibancada e cena se espalhou pelas redes sociais.

A história dos dois é ainda mais bonita: é de amor e escolha.

Adoção

Ao nascer, o garoto já teve que lutar pela vida. Por ter nascido prematura, aos cinco meses de gestação e 500 gramas houve um problema na formação de suas retinas. Por isso, ele não enxerga. Após 4 meses internado ele ganhou a mãe, Sílvia que já tinha uma filha, mas queria aumentar a família.

Ela ainda teve que ficar na fila com outros 12 casais que estavam na frente na linha da adoção, que acabaram desistindo.

– Doze casais declinaram por algum motivo. Não, o motivo eu sei: está marcado, ele tinha que ser meu filho. Faz parte da nossa história – diz Sílvia.

Narração

Sílvia passou a narrar os jogos para Nickollas: se ele não podia ver os lances, podia senti-los como poucos. A equipe do Globo Esporte levou o menino para conhecer o estádio por dentro: vestiu a camisa, entrou no vestiário, pisou no gramado, tocou o símbolo que tanto ama, encostou na taça da Libertadores. Por fim, escutou o hino – o som que mais mexe com ele.

– Não é impressionante? É impressionante. Ele fica com uma vibração, todos os músculos, tudo vai mexendo, o sorriso largo. É contagiante – comenta Sílvia.

Abaixo, um dos trechos compartilhado no YouTube do momento, durante a partida, quando Sílvia narra o jogo para Nickollas:

 

Fonte: Só Notícia Boa

Categoria: Opinião
Comentários (1) e Compartilhar

Família doa córneas de Mr. Catra para menina de 11 anos

Publicado em 11/09/2018 às 17h01

A bondade de Mr. Catra, expressada por tantos amigos, agora vai mudar a vida de uma menina de 11 anos. Ela vai receber uma doação das córneas do cantor, que morreu de câncer no último fim de semana em São Paulo.

A informação foi confirmada pela família do funkeiro nesta terça-feira, durante o enterro no Cemitério Jardim da Saudade em Sulacap, bairro do Rio de Janeiro.

Mr. Catra já havia declarado que seria doador de órgãos, mas como a morte foi por falência múltipla dos órgãos, apenas as córneas poderão ser transplantadas.

História

O músico, chamado Wagner Domingues Costa, morreu no Hospital do Coração (HCor), na capital paulista, e deixou três viúvas e 32 filhos. Mr. Catra foi diagnosticado com um câncer gástrico em 2017. O diagnóstico fez o cantor tentar eliminar o hábito de fumar e reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas.

Com informações de OGlobo

Fonte: Só Notícia Boa

Categoria: Ciência, Opinião
Comentários (1) e Compartilhar

Carteiro amigo de cães existe! Ângelo faz selfies e sucesso na web

Publicado em 10/09/2018 às 08h46

Um carteiro diferenciado, que faz amizade com os cachorros nas residências onde entrega correspondências, é a prova de que nem sempre a relação entre cães e entregadores tem conflito.

Angelo Cristiano da Silva, de 32 anos, trabalha na cidade Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Ele entrega cartas e aproveita para fazer carinho nos cachorros, que baixam a guarda em troca de um afago dele.

“Desde criança os meus pais tinham cachorro em casa. Então, desde pequeno eu já fui criando esse vínculo, esse amor, esse carinho, essa amizade que eles tanto merecem”, disse Angelo em entrevista ao SóNotíciaBoa.

 

Fãs no Facebook

Pra provar que isso é verdade e que o amor que tem por animais é antigo, Angelo faz selfies com seus amigos de quatro patas e posta em sua página no Facebook. Um dos vídeos tem mais de 47 mil visualizações.

O “Carteiro Amigo dos Animais” já conta com mais de 44 mil curtidas e dezenas de fotos e vídeos feitos pelo carteiro.

Como ele consegue? Angelo explica:

“Vai da pessoa conquistar a amizade ou não. Eu chego numa casa, o cachorro tá todo alvoroçado, latindo. Ela tá fazendo o papel dele na casa que é proteger. Daí eu procuro conquistar a amizade dele. Eu chego já dizendo ‘oi amigão, tudo bem, como é que cê tá’. Eu vou chegando, às vezes leva uma semana ou duas, ou um pouquinho a mais pra conquistar a confiança do animal”, diz.

O carteiro conta que nunca levou em consideração o dito popular: “Que cachorro não se dava bem com carteiro.”

Há pouco mais de 5 anos nos Correios, Ângelo lembra que só foi atacado uma vez, no primeiro ano de serviço, por um pinscher que a dona deixou escapar e o arranhou no calcanhar.

Adoções

O carteiro conta que os bichos fazem parte de sua vida: no trabalho e em casa. Hoje ele tem 2 cadelas e 3 gatos que recolheu das ruas.

O sonho dele é conseguir dinheiro para montar um abrigo para animais abandonados.

São tantas amizades que ele confessa que, quando vai se aproximando de uma casa que tem um cão que tem amizade, o cachorro já fica no portão esperando.

Mas ele não perde tempo par não atrasar as entregas. O carinho nos cães é rápido.

“Eu amo meu trabalho. O que torna o meu dia mais alegre é esse contato com os animais”, comemora.

“A gente passa por tantos problemas no mundo, na vida particular… esse carinho, esse amor, melhoram o dia. Vai da gente querer tornar o dia feliz ou não. A gente que escolhe. Só de estar acordado já é um motivo de você agradecer a Deus”, ensina Ângelo.

Veja algumas das selfies do carteiro amigo dos cães:

Por Andréa Fassina, da redação do NotíciaBoa

Categoria: Animais, Opinião
Comentários (1) e Compartilhar

De vendedor de água na praia a palestrante em Harvard: conheça a história de Rick Prospera

Publicado em 08/09/2018 às 11h36

Não é difícil encontrar histórias inspiradoras no mundo do empreendedorismo. Mas a de Rick Prospera é daquelas de encher os olhos. Mineiro de Pitangui mas radicado no Rio, Prospera foi pedreiro, auxiliar de serviços gerais e faxineiro. Nos últimos anos, viveu uma situação financeira complicada. 

Mas tudo mudou quando Rick – anteriormente conhecido como Rick Chesther – decidiu pedir R$ 10 emprestados de um amigo para vender água na praia.

Em uma conta simples, comprava água e gelo no supermercado e vendia com uma margem de lucro alta em praias como a de Copacabana. Em entrevista ao Jornal O Globo, no início do ano, afirmou que lucrava até R$ 200 por dia nesse formato.

Com o sucesso, percebeu que a técnica poderia ser compartilhada com outras pessoas. Começou, então a gravar vídeos no YouTube, com o objetivo de ajudar outras pessoas a vender mais. Seu canal chamou a atenção de um grande público. Os vídeos contam com até 30 mil visualizações cada um.

Entre os temas abordados no canal, estão assuntos como “Ensinamentos de mãe”, “Orgulho das raízes” e “Apenas o menor preço vende”. Saltando de vendedor de garrafas d’água a consultor financeiro, o vendedor começou a dar palestras em todo o Brasil.

Também neste ano, lançou um livro. Batizada de "Pega a Visão", a publicação mostra a história do vendedor e mostra a importância da resiliência na conquista do sucesso. 

Neste ano, o agora influenciador digital teve sua maior conquista: foi chamado para dar uma palestra naUniversidade de Harvard, nos Estados Unidos, para falar sobre a sua trajetória.

No vídeo que conta sobre o convite, Rick, sob lágrimas, recomenda que as pessoas nunca desistam dos seus sonhos. “Vocês não têm ideia de quantas vezes me jogaram no chão. Mas eu não desisti. Você precisa continuar acreditando. Lutem sempre.”

Recentemente, com o objetivo de mostrar que se tornou um homem bem-sucedido e inspirar pessoas, o empreendedor mudou de nome. Agora, ele deseja ser conhecido como Rick Prospera.

Abaixo, assista ao emocionante vídeo em que ele anuncia o convite da Universidade de Harvard:

Categoria: Opinião
Comentários (0) e Compartilhar

Policial adota bebê de sem-teto dependente de drogas

Publicado em 05/09/2018 às 16h35

Um policial que já tem 3 filhos biológicos adotou agora o quarto: o bebê de uma sem-teto que é dependente de drogas.

Jesse Whitten conheceu a mulher grávida no ano passado enquanto trabalhava no Departamento de Polícia de Santa Rosa, na Califórnia, EUA. Durante o ano todo, Jesse costumava parar para verificar como ela estava.

Nasceu uma amizade e os dois começaram a conversar sobre a maternidade. Seis meses depois, Jesse ficou chocado ao receber um telefonema da sem-teto dizendo que ela queria que o policial adotasse a filha recém-nascida.

 

A mulher queria que, sob o amor e cuidado de Jesse Whitten, sua filha pudesse ter a chance de uma vida normal.

A adoção

Jesse e a esposa, Ashley, aceitaram o pedido da mulher e agora, mais de seis meses depois, eles adotaram oficialmente Harlow Masie Whitten, como seu quarto filho.

Embora o bebê tenha superado muitos desafios depois de ter sido exposto a drogas enquanto ela estava no útero, ela se tornou uma parte amada da família Whitten.

“Estávamos conversando e – eu estava dizendo a ela -” Você fez essa escolha por ela e estamos muito gratos “, disse Ashley à CBS San Francisco. “E ela disse: ‘Você é a mãe dela agora'”

Pelo ato, Jesse foi homenageado na página do Departamento de Polícia e ganhou fãs depois da boa ação.

“O Ofc. Whitten, o pai orgulhoso de três meninas, abriu o seu coração e a sua casa a este bebê. E agora é oficial! Depois de uma audiência de adoção, ela faz parte da ofc. A família do whitten. Parabéns, família whitten, e seja bem vinda, querida, para a família srpd!”, comemorou o Departamento de Polícia de Santa Rosa.

Fonte: Boa Notícia

Categoria: Opinião
Comentários (1) e Compartilhar

Brasil discute cidades inteligentes sem resolver questões básicas, como o saneamento

Publicado em 04/09/2018 às 14h44

ABCON e SINDCON mostram a realidade do setor durante o Connected Smart Cities, em São Paulo, nesta quarta-feira (05.09)

Um país que busca a modernidade, mas ainda não superou desafios essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

Esse é o retrato do Brasil e de seu saneamento, que será apresentado pela ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) nesta quarta-feira, 05.09, durante o congresso Connected Smart Cities, em São Paulo.

Hoje, mais de 35 milhões de brasileiros ainda não possuem acesso à água potável, e 100 milhões não possuem acesso aos serviços de esgoto. Pouco mais da metade esgoto produzido no país é coletado, e apenas 39% do total é tratado.

O investimento para reverter esse quadro de apartheid social precisa dobrar nos próximos anos, a fim de que o país consiga universalizar o saneamento até 2033, conforme preconiza o Plansab (Plano Nacional de Saneamento Básico).

Desde a publicação do plano, em 2013, o Brasil nunca conseguiu atingir a meta estabelecida, tendo investido em 2016 apenas R$ 11 bilhões no setor. O resultado é que o volume de investimentos necessários chega a R$ 22 bilhões/ano. Diante desse cenário, a contribuição da iniciativa privada é essencial para o país atingir suas metas de universalização e deixar de apresentar índices de saneamento que são alarmantes para a saúde pública.

O diretor de relações institucionais da ABCON, Percy Soares Neto, alerta para a chance que o país tem de encaminhar uma mudança significativa para o saneamento com a aprovação da Medida Provisória 844, que se encontra em processo de apreciação no Congresso Nacional. "A MP 844 moderniza o marco regulatório do setor e traz avanços fundamentais para aumentar o investimento nos serviços de água e esgoto", afirma Percy.

O Connected Smart Cities traz também exemplos bem-sucedidas de parcerias público-privadas no saneamento, com a apresentação dos casos dos municípios de Palestina e Piracicaba, cidades do interior paulista que contam com a gestão e operação privadas no saneamento.

"As concessionárias privadas possuem R$ 37,6 bilhões de investimentos comprometidos em contratos com mais de 300 municípios, dos quais quase 60% são cidades com até 20 mil habitantes. A participação de mercado é ainda pequena, gira em torno de 6%, mas já somos responsáveis por 20% dos investimentos. Com isonomia competitiva e regulação eficiente, a iniciativa privada pode colaborar ainda mais para a universalização dos serviços", conclui Alexandre Lopes, presidente do SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto).

Categoria: Meio Ambiente
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||