Benefícios do açafrão: porque você deve passar a utilizá-lo diariamente

Publicado em 29/01/2019 às 18h07

Os benefícios do açafrão já são bem conhecidos de muita gente. Também conhecido como cúrcuma,  esse suplemento nutricional tem sido considerado um dos mais eficazes que existem. Por isso, há hoje, uma gama de estudos sobre os benefícios do açafrão da terra.

Uma publicação do Journal Of Natural Science, Biology and Medicine [ 1 ], diz que  o açafrão contém compostos curcuminóides com propriedades medicinais. Dentre eles, temos a curcumina, o principal ingrediente ativo do açafrão. Além disso, segundo os autores, a curcumina tem poderosos efeitos anti-inflamatórios e é um antioxidante muito forte.

Abaixo, temos os 10 principais razões para que você passe a usar, ou aumente o seu consumo de cúrcuma, baseado em evidências científicas.

BENEFÍCIOS DO AÇAFRÃO DA TERRA

1. VOCÊ TERÁ MENOS DORES

Um estudo médico publicado na Alternative Medicin Review [2] testou as propriedades anti-inflamatórias da curcumina e seu uso em doenças que causam inflamação e, consequentemente, dor. A pesquisa mostrou que a curcumina é capaz de interagir com numerosos alvos moleculares envolvidos na inflamação. Com base na cultura celular precoce e em testes com animais, a pesquisa indica que a curcumina pode funcionar como agente terapêutico e diversas doenças.

Outro estudo publicado no Journal Of Biological Chemistry [3] diz que a curcumina pode bloquear a NF-kB, uma molécula que vai até o núcleo das células e ativa genes relacionados à inflamação. A NF-kB, decerto, desempenha um papel importante em muitas dores crônicas. Assim, acredita-se que a o açafrão inserido na dieta ou como suplemento pode reduzir a inflamação intestinal, pancreatite, artrite e uveíte, bem como certos tipos de câncer.

2. REDUZIRÁ OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO

Entre os benefícios do açafrão, estão a melhoria do humor e controle dos sintomas da depressão. De acordo com uma publicação da Phytotherapy Research [4] cuidou de comparar a eficácia e segurança da curcumina em relação à com fluoxetina em pacientes com transtorno depressivo. Este estudo fornece a primeira evidência clínica de que a curcumina pode ser usada como um antidepressivo seguro e eficaz. Ao mesmo tempo, mostrou que a curcumina teve efeito positivo em 62,5% dos pacientes, enquanto a fluoxetina teve melhora em 64,7% dos casos. Isso conclui que, inserir açafrão na dieta pode reduzir um quadro depressivo tanto quanto os medicamentos mais eficientes do mercado.

3.O FIM DA SUA ARTRITE

Um estudo também publicado na Phytotherapy Research [5] estudou 45 pacientes com artrite reumatoide onde buscaram comparar os efeitos do açafrão com o anti-inflamatório Diclofenaco de sódio. Curiosamente, o grupo que fez uso da curcumina apresentou o maior percentual de melhora do que os pacientes do grupo do diclofenaco sódico. Além disso, segundo os autores, o tratamento com curcumina foi considerado seguro e não causou nenhum efeito colateral nos pacientes estudados.

Este estudo fornece a primeira evidência da segurança e superioridade do tratamento com curcumina em pacientes com artrite reumatoide. Então, vamos comemorar a descoberta passando a ingerir açafrão diariamente.

4. VOCÊ TERÁ UM CORAÇÃO FORTE

De acordo com uma publicação da International Journal Of Cardiology [6], o estudo concentrou, sobretudo, nos efeitos da curcumina no sistema cardiovascular. Os autores demonstraram, então, que os efeitos antioxidantes da curcumina diminuem a cardiotoxicidade. Assim, podem, efetivamente, prevenir complicações cardiovasculares, especialmente em pessoas diabéticas. Ao mesmo tempo, os efeitos anti-trombóticos, antiproliferativos e anti-inflamatórios da curcumina pode diminuir o colesterol, e, como isso, proteger contra as alterações patológicas causadoras da aterosclerose.

Os benefícios do açafrão para o coração, não param por aí. O mesmo estudo, demonstrou-se que os efeitos inibidores da curcumina sobre a molécula p300-HAT, melhoram o desenvolvimento de hipertrofia cardíaca e insuficiência cardíaca.

5. PODERÁ PREVENIR O CÂNCER

Alguns especialistas e até pessoas mais antigas, costumam relacionar os canceres como a “doença da velhice”. Assim, eles acreditam que, muitas vezes, a doença surge em resposta ao estilo de vida. Uma publicação da Cancer Letter [7] revelou que a curcumina age na sinalização celular. Assim, ela interfere no ciclo celular, na apoptose (morte das células), na proliferação, na  sobrevivência, invasão, angiogênese, metástase e, por fim, na inflamação. Isso quer dizer, que essa substância presente no açafrão pode afetar em quase todo metabolismo celular. Com isso, a atividade da curcumina parece afetar múltiplos alvos. Então, segundo o estudo, com essas propriedades, é possível que o uso do açafrão previna vários cânceres, como:

  • leucemia e linfoma
  • câncer gastrointestinal
  • câncer geniturinário
  • câncer de mama
  • câncer de ovário
  • carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço
  • câncer de pulmão
  • melanoma
  • câncer neurológico
  • e, por fim, o sarcoma

6.TERÁ MAIS LONGEVIDADE

Um dos benefícios do açafrão é também a capacidade que a curcumina parece ter diante das chamadas “doenças da velhice”.De acordo com um estudo publicado no periódico Immunity & Ageing [8], o envelhecimento é manifestado pela diminuição da saúde e aumento das chances de adquirir doenças relacionadas à idade, como câncer, Alzheimer, aterosclerose, distúrbios metabólicos e outros.

Provavelmente, essas doenças são causadas por inflamações causadas por estresse de oxigênio e manifestada pelo aumento do nível de citocinas pró-inflamatórias. Então, é possível que entre os benefícios do açafrão estão o retardamento da velhice e de doenças relacionadas à idade. Sendo assim, o estudo considera a curcumina, um potente antioxidante e anti-inflamatório. A substância, pode e deve então, ser usada para dar um upgrade na saúde dos idosos.

ARTIGOS MÉDICO-CIENTÍFICOS: J. OF NATURAL SCIENCE, BIOLOGY AND MEDICINE ( 1 ) ALTERNATIVE MEDICIN REVIEW [2J.OF BIOLOGICAL CHEMISTRY [3PHYTOTHERAPY RESEARCH [4] [5INTERNATIONAL J.OF CARDIOLOGY [6CANCER LETTER [7IMMUNITY & AGEING [8

Fonte: Diário de Biologia

Categoria: Ciência, Saúde
Tags: Açafrão, Benefícios

Enviar comentário

voltar para Biologando

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||