Ministério Público de MG utiliza película amiga dos pássaros em obra da sede em Caeté

Publicado em 14/11/2018 às 15h03

Tecnologia inovadora evita choque de aves contra superfícies de vidro, evitando a morte dos animais

Uma das maiores causas de mortes de pássaros é o choque contra vidros de edificações, como fachadas de prédios, muros de vidro e residências. Estima-se que os casos cheguem a 1 bilhão por ano em todo o mundo. Para evitar este problema, cada vez mais as construções sustentáveis buscam alternativas que possam proteger a vida destes animais.

Um exemplo vem da restauração do prédio que abriga a sede do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em Caeté. Como o órgão é um defensor do Meio Ambiente, surgiu a preocupação de que as superfícies de vidro da obra não provocassem o choque de pássaros e suas mortes. A equipe técnica do Ministério Público buscou soluções em todo o país até encontrar o "Película Amiga dos Pássaros", projeto desenvolvido peladesigner, Eloiza Besouchet, diretora da empresa catarinense, Película Chic.

Segundo a empresária, o problema dos choques acontece porque a visão dos pássaros é diferente da humana. "Superfícies de vidro, principalmente em prédios altos ou que refletem o ambiente natural (céu, árvores), são percebidas pelos pássaros não como obstáculo e sim como 

uma continuação do espaço. É isso que provoca tantos impactos", explica Eloiza.

"Em países mais desenvolvidos existe uma grande preocupação com este problema, e por isso o mercado Bird Friendly está em um estágio mais avançado. Mas aqui no Brasil o assunto ainda recebe pouca atenção. Foi isso o que me motivou a pesquisar e desenvolver algo nesta área", conta Eloiza.

Tecnologia aponta a distância correta entre os desenhos

A película é feita de vinil, onde são impressos pequenos desenhos com várias opções de modelos. O segredo para proteger as aves está na distância entre estes desenhos, que colocados na distância correta permitem que os pássaros percebam que há um obstáculo e consigam desviar do vidro sem se chocarem.

O professor e especialista em pássaros,Guilherme Renzo Rocha Brito, do Departamento de Ecologia e Zoologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aprova o uso da película. "Fiquei bastante feliz e impressionado com a iniciativa e o desenvolvimento deste produto. A adesivagem realmente facilita para a ave perceber que há um obstáculo, pois quebram os reflexos e diminuem a sensação de continuidade do ambiente que os vidros lisos causam", afirma.

Sobre a Película "Amiga dos Pássaros"
A Película Amiga dos Pássaros tem 98% de eficiência e duração entre dois e cinco anos, dependendo do local de instalação, da manutenção e também de outros fatores tais como a incidência do sol e a umidade. É aplicada preferencialmente na parte interna do vidro, o que ajuda a garantir maior durabilidade. Pode ser utilizada em qualquer tipo de superfície de vidro liso e construção, sendo indicada para prédios altosedificações com grande quantidade de vidros e também as localizadas em áreas rurais.

Nos quatro anos em que atua com a Película Amiga dos Pássaros, a empresa já atendeu a quase 500 pedidos, de todas as partes do país. "São clientes das mais diversas áreas, principalmente escritórios, coberturas, sacadas, vidraçarias, condomínios, construtoras e restaurantes", diz Eloiza, que faz a comercialização do produto por meio da sua loja virtual.

ACOMPANHE AS NOVIDADES PELÍCULA CHIC

Facebook - /Película Chic

Instagram - peliculachic

Site - www.peliculachic.com.br | www.peliculachicblog.com.br

Categoria: Animais, Meio Ambiente
Tags: Película amiga dos pássaros, Sustentabilidade

Enviar comentário

voltar para Biologando

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||