Muriaé tem cinco casos confirmados de influenza

Publicado em 26/06/2018 às 17h45

Prefeitura disponibiliza vacina nas UBS’s e Centro Municipal de Imunização para prevenir doença; causa de uma morte está sendo investigada

Muriaé registrou cinco casos confirmados da gripe influenza. Quatro pacientes, de 1 mês, 8 meses, 2 anos e de 69 anos de idade, já receberam alta e não correm risco de morte. O quinto paciente veio a óbito, porém a causa está sendo investigada. Para prevenir a doença, a Prefeitura está disponibilizando, de forma gratuita, vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Centro Municipal de Imunização.

Exames estão averiguando qual patologia causou a morte de um homem de 69 anos, já que ele apresentava sintomas de outras doenças. Morador de Muriaé, ele deu entrada no Hospital São Paulo dia 3 de junho e faleceu dia 5 deste mês. 

Outras quatro pessoas (de 4 meses, 60, 76 e 80 anos de idade), também residentes na cidade, são suspeitas de terem contraído a doença. Elas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva de dois hospitais, onde estão recebendo tratamento e sendo monitoradas.

A influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave, mas que tem cura. O vírus é transmitido pelas secreções respiratórias, a partir do contato com um doente ou com uma superfície contaminada, causando lesões pulmonares, que podem evoluir com complicações e serem até fatais, se não tratadas a tempo. Os principais sintomas são: febre alta, calafrios, tosse (que pode ser seca ou com expectoração), dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, dor muscular e coriza.

 

Vacinação está sendo realizada nas unidades de saúde

O método mais eficaz para prevenir a doença é a imunização. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação protege contra os vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B, os três tipos que atualmente circulam no Brasil. As doses estão disponíveis nas UBS’s e no Centro de Imunização e são aplicadas de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30min. “A vacina é capaz de promover imunidade durante o período de inverno, época de maior circulação dos vírus influenza, reduzindo o agravamento da doença. Orientamos a população a se vacinar e procurar uma unidade de saúde se apresentar os sinais e sintomas da gripe”, destaca o secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira.

 

Os sinais e sintomas da influenza, em geral, são:

 - Febre alta

 - Calafrios

 - Tosse, que pode ser seca ou com expectoração

 - Dor de cabeça

 - Dor de garganta

 - Cansaço

 - Dor muscular

 - Coriza

 

Vacinação contra gripe influenza:

Local: Unidades Básicas de Saúde de Muriaé e Centro Municipal de Imunização (localizado ao lado do Terminal Rodoviário, Centro)

Horário: das 8h às 16h30min

Público-alvo:

– Idosos;

– Crianças com mais de 6 meses e menores que 5 anos;

– Pessoas que apresentam doenças crônicas e outras categorias de risco clínico;

– Grávidas;

– Puérperas (até 45 dias pós-parto);

– População privada de liberdade;

– Funcionários do sistema prisional;

– Jovens que cumprem medidas socioeducativas;

– Professores;

– Trabalhadores da saúde.

Documentos necessários: cartão de vacina e receita médica para pessoas com doenças crônicas

*Para receber a dose, é necessário apresentar cartão de vacina e receita médica (para pessoas com doenças crônicas).

*Para quem faz acompanhamento médico na própria UBS não é preciso receita.

 

Categoria: Saúde
Tags: Influenza, Vacinação

Enviar comentário

voltar para Biologando

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||