Pesquisadores descobrem proteína que pode reverter surdez

Publicado em 06/08/2019 às 08h38

Pesquisadores da Johns Hopkins Medicine podem ter encontrado a chave para restaurar a audição em pessoas com surdez irreversível.

Usando ferramentas genéticas em ratos, pesquisadores da Johns Hopkins Medicine afirmaram ter identificado proteínas que controlam as células que detectam o som, conhecidas como células ciliadas, nascem no ouvido interno dos mamíferos.

Um relatório sobre as proteínas foi publicado no eLife . “Os cientistas  vêm procurando os sinais moleculares que desencadeiam a formação das células ciliadas que detectam e transmitem o som”, diz a Dra. Angelika Doetzlhofer, professora associada de neurociência da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. “Essas células ciliadas são um dos principais agentes na perda de audição, e saber mais sobre como elas se desenvolvem nos ajudará a descobrir maneiras de substituir as células ciliadas que estão danificadas.”

Para que os mamíferos possam ouvir, as vibrações sonoras viajam através de uma estrutura oca de aparência de caracol chamada cóclea.

No interior da cóclea existem dois tipos de células de detecção de som, células ciliadas internas e externas, que transmitem informações sonoras ao cérebro.

Estima-se que 90% da perda auditiva genética seja causada por problemas nas células ciliadas ou danos nos nervos auditivos que conectam as células ciliadas ao cérebro.

A surdez devido à exposição a ruídos altos ou a certas infecções virais resulta de danos nas células ciliadas.

Ao contrário de suas contrapartes em outros mamíferos e aves, as células ciliadas humanas não podem se regenerar.

Então, uma vez que as células ciliadas estão danificadas, a perda auditiva é permanente. Os cientistas sabem que o primeiro passo no nascimento de células ciliadas começa na parte mais externa da cóclea em espiral.

As células precursoras começam a se transformar em células ciliadas. Então, como os fãs de esportes realizando “a onda” em um estádio, as células precursoras ao longo da forma espiral da cóclea se transformam em células ciliadas ao longo de uma onda de transformação que pára quando atinge a parte interna da cóclea. Sabendo onde as células ciliadas começam seu desenvolvimento, Doetzlhofer e sua equipe foram em busca de pistas moleculares que estavam no lugar certo e na hora certa ao longo da espiral da cóclea.

A descoberta

Das proteínas analisadas pelos pesquisadores, o padrão de duas proteínas, Activina A e folistatina, destacou-se do resto. “Na natureza, sabíamos que a Activina A e a folistatina funcionam de maneiras opostas para regular as células”, diz Doetzlhofer. “E assim, parece, com base em nossas descobertas como no ouvido, as duas proteínas realizam um ato de equilíbrio nas células precursoras para controlar a formação ordenada de células ciliadas ao longo da espiral coclear.”

Para descobrir como exatamente a Activina A e a folistatina coordenam o desenvolvimento das células ciliadas, os pesquisadores estudaram os efeitos de cada uma das duas proteínas individualmente. “A ação da Activina A e da folistatina é tão precisamente cronometrada durante o desenvolvimento que qualquer perturbação pode afetar negativamente a organização da cóclea”, diz Doetzlhofer.

“É como construir uma casa – se a fundação não é colocada corretamente, qualquer coisa construída sobre ela é afetada”, acrescentou ela.

Os pesquisadores descobriram que altos níveis dessa proteína faziam com que as células  se dividissem com mais frequência, o que fez com que mais delas se convertessem em células ciliadas internas de maneira aleatória.

Tratamento surdez irreversível

Doetzlhofer observa que sua pesquisa em desenvolvimento de células ciliadas, embora fundamental, tem aplicações potenciais para tratar a surdez causada por células ciliadas danificadas: “Estamos interessados em como as células ciliadas evoluíram porque é uma questão biológica interessante”, diz ela.

“Mas também queremos usar esse conhecimento para melhorar ou desenvolver novas estratégias de tratamento para perda auditiva.”

Com informações do GNN