Meio Ambiente

Novo sistema elétrico na captação do Rio Glória gera economia de, aproximadamente, R$50 mil por ano

Publicado em 21/02/2019 às 16h56

A mais nova iniciativa do setor de Automação do Demsur é a instalação do quadro de controle de fator de potência, na captação de água do rio Glória. Na prática a medida irá gerar uma economia à autarquia de quase R$50 mil reais em um ano.

O novo equipamento serve para manter o fator de potência dentro dos limites previstos pela concessionária e devolve uma energia mais limpa, gerando assim uma economia final significativa na conta da autarquia.

A captação de água do rio Glória é responsável pelo abastecimento do 80% do município de Muriaé e a instalação do controlador de fator de potência representa uma economia que, a curto prazo, poderá será revertida em investimento para outros setores, reafirmando assim o compromisso da atual gestão da autarquia com o dinheiro público. 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Cardoso de Melo: concluída reforma de mais um reservatório

Publicado em 20/02/2019 às 15h54

Um dos reservatórios de 100 mil litros que abastece a região do bairro Cardoso de Melo foi reinstalado nesta segunda-feira (18). O tanque, que está em funcionamento há cerca de 20 anos, acabou de passar por uma reforma e está pronto para reforçar o armazenamento de água para os moradores do bairro.

Após a instalação de um novo reservatório de 100 mil litros no local, o tanque antigo foi retirado em dezembro passado para que pudesse ser reformado. Em quase duas décadas essa foi a primeira vez que o equipamento passou por uma revitalização, necessária em função do desgaste natural do tempo.

Um guindaste foi utilizado e uma grande logística montada para recolocar o reservatório em sua base. Nos próximos dias servidores do Demsur farão as instalações hidráulicas e, em breve, o tanque estará apto novamente a armazenar água potável para a população local.

Além deste, desde o ano passado, já foram reformados tanques dos bairros Padre Tiago e João XXIII, além de instalação de outros 11 novos reservatórios em vários pontos da cidade, inclusive um com capacidade de armazenamento de 1 milhão de litros.

Essas instalações e reformas fazem parte do Programa Mais Água, desenvolvido pela Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, que tem como meta garantir o fornecimento de água potável a todos os muriaeenses até o final de 2020.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Selo Artesanal está sendo regulamentado

Publicado em 19/02/2019 às 16h54

Identificação servirá para garantir comercialização entre os estados de alimentos de origem animal produzidos de forma artesanal
Brasília (19/02/2019) - As secretarias de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) e da Defesa Agropecuária (SDA) trabalham em conjunto com outros órgãos de governo e entidades na regulamentação de um selo que será criado para identificar alimentos artesanais. O assunto foi discutido nesta semana durante a II Reunião do Grupo de Trabalho de regulamentação do Selo Arte, que irá identificar e autorizar a comercialização interestadual de alimentos de origem animal produzidos de forma artesanal.

O secretário adjunto de Inovação, Pedro Corrêa Neto, disse que a regulamentação do Selo atende demanda dos produtores rurais e que “será uma ferramenta importante na agregação de valor”. Além disso, afirmou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento optou por regulamentar questões gerais por meio de Decreto e que os assuntos específicos para as cadeias serão tratados em normativas específicas.

O secretário adjunto de Defesa, Fernando Mendes, afirmou que o Mapa é parceiro na criação para garantir a inocuidade, sanidade, qualidade e identidade desses produtos. Afirmou também que o fortalecimento da interface com órgãos estatuais de defesa é uma das prioridades da nova gestão, “fundamental para o Sistema Unificação de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa)”.

O principal foco da reunião foi a elaboração da minuta de decreto, para regulamentar a Lei º 13.680/2018, que trata da fiscalização de produtos de origem animal produzidos de forma artesanal. Na primeira reunião do GT, que ocorreu em dezembro, foi discutido o que é um alimento artesanal, os requisitos para que seja considerado artesanal e aspectos voltados à segurança sanitária, pontos fundamentais para a diferenciação no mercado.

A regulamentação do Selo Arte visa dar ao consumidor segurança de que o processo de produção é realizado de forma artesanal, que respeita características e métodos tradicionais ou regionais próprios, que atende às boas práticas agropecuárias e de fabricação e que tem segurança sanitária.

A reunião teve a participação de técnicos do Mapa, das Câmaras Temáticas, Embrapa, Anvisa, Sebrae, Fórum Nacional dos Executores da Sanidade Agropecuária (Fonesa), Seagri/DF, Abraleite, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Federal de Medicina Veterinária e Contag.

Categoria: Brasil, Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Limpeza em seis bairros e no córrego Bico Doce será realizada durante a semana

Publicado em 19/02/2019 às 09h40

As equipes responsáveis pelo trabalho de limpeza do município começaram a segunda-feira (18) em um ritmo acelerado para cumprir todo o cronograma de atividades desta semana, o qual  irá contemplar sete bairros, o córrego Bico Doce, além da Estação de Tratamento de Água- ETA Gávea.

A semana começou com o trabalho de capina nos bairros Padre Tiago e Cardoso de Melo e nos próximos dias se estenderá para Centro, Barra, Bico Doce, Recanto Verde, além da Via Saúde. Aliás, no bairro Bico Doce, a autarquia fará, mais uma vez, a limpeza de um dos pontos que tinha sido esquecido por administrações anteriores. A ETA Gávea, principal centro de tratamento de água do município, também receberá uma atenção especial de uma das equipes.

O serviço de roçagem será feito nos trevos de acesso aos bairros que ficam às margens das BR's116 e 356. Já a caiação segue pelos bairros Barra e Centro. No próximo sábado ocorrerá mutirão de varrição nos bairros São Joaquim e Joanópolis.

A limpeza do município é um trabalho essencial que atende todos os bairros a cada dois meses quando começa um novo ciclo, fazendo com que a prestação do serviço seja contínua.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Belisário se torna patrimônio hídrico e está protegido contra exploração mineral

Publicado em 14/02/2019 às 08h56

Prefeitura criou documento para preservar distrito do extrativismo e poluição de nascentes

Para proteger o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, assim como a Área de Proteção Ambiental Parque do Itajurú (APA Municipal Pico do Itajurú), da mineração, a Prefeitura de Muriaé se antecipou aos fatos e criou a Lei Municipal 5.763, para proteger a região de Muriaé (Belisário) do extrativismo mineral e da extinção das nascentes.

A posição foi tomada para atender a população do distrito, que organizou um movimento de repulsa. Após a criação da lei, 100 quilômetros quadrados, cerca de 10 mil hectares, no entorno de Belisário foi transformado em Patrimônio Hídrico. Desta maneira, a região rica em recursos ambientais estará protegida, já que a nova lei estabelece limites para as explorações ao redor dos parques da Serra do Brigadeiro e APA Municipal Pico do Itajurú.  

A Secretaria de Meio Ambiente foi ao local, fez as medições e definiu a área e regras a serem aplicadas. A nova lei foi construída com o objetivo de dificultar as explorações de impacto na região. Na área delimitada pela lei ficou definido que deverão ser incentivadas novas atividades econômicas e sociais sustentáveis, como a prática de turismo natural ou ecológico, agricultura familiar, conservação ambiental e promoção de pesquisas.

“Os dois parques são de uma rica produção hídrica, é o nosso pulmão, e nos permite receber o Imposto sobre Circulação de Mercadorias, o ICMS Ecológico, que é revertido para melhorias necessárias a estas áreas. Estes 10 mil hectares compreendem reservas de Mata Atlântica, que envolvem mais de 2 mil nascentes”, explica o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Lucas Melo.

A partir de então, qualquer exploração a ser realizada na região deverá respeitar o raio de 100 quilômetros quadrados (10 mil hectares) ao redor das reservas ambientais. Os moradores de Belisário passaram a ter mais controle sobre as terras que pertencentes ao Patrimônio Hídrico.

Mais de 27 pedidos foram registrados como solicitação para mineração

Estudos que já foram realizados sobre a presença de bauxita no Brasil comprovaram que a Serra do Brigadeiro possui uma das maiores jazidas da matéria-prima do alumínio do país. A área vem sendo desejada há anos pelas mineradoras.

Através de pesquisas na internet, se pôde averiguar que mais de 27 pedidos de autorização para minerar no Parque Serra do Brigadeiro e entorno foram solicitados.

A Serra do Brigadeiro que circunda toda a cidade e a Apa Pico do Itajurú, localizada na zona rural de Muriaé, são grandes geradoras de água. A região tem registradas mais de 2 mil nascentes, as quais abastecem o distrito, Muriaé e as cidades vizinhas. 

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Defesa Civil alerta para chuvas intensas nesta terça-feira

Publicado em 12/02/2019 às 17h59

Há previsão de se chover entre 20 e 30 milímetros

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) alerta para um "perigo potencial de chuvas intensas" na noite desta terça-feira (12), com precipitações variando entre 20 e 30 milímetros ou até 50 milímetros, e ventos entre 40 e 60 km/h. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A Compdec informa que continuará realizando seus monitoramentos. A população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones 199 e 98826-9846.

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Novo sistema online irá otimizar prestação de serviços do Demsur

Publicado em 12/02/2019 às 17h41

OS Online imprimirá mais agilidade na execução dos trabalhos e transparência em todo o processo

A tecnologia a serviço da prestação do serviço público. É essa mentalidade que a motivou a Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, a instalar um novo sistema online de comunicação interna que resultará em mais agilidade, economia e eficiência na execução dos serviços.

Nesta segunda-feira (11) os servidores que atuam em vários setores da autarquia, desde a Central de Atendimento até aqueles que atuam em campo, passaram por um treinamento para conhecer o novo sistema que gera a Ordem de Serviço eletrônica.

Atualmente, ao receber uma solicitação, reclamação ou denúncia, os atendentes da Central de Atendimento 115 imprimem a Ordem de Serviço (OS), entregam o documento aos servidores que se deslocam até o local para averiguar a solicitação. Após a realização do trabalho o encarregado da equipe retorna com a OS para a Central e escreve um parecer sobre o serviço realizado.

Com a implantação da "OS Online ", os atendentes da Central de Atendimento 115 irão encaminhar as demandas diretamente para o smartphone do encarregado da equipe que irá executar o serviço. Após a realização do trabalho o servidor dará o retorno a Central também através do novo sistema.

Todo o procedimento realizado pelas equipes de campo também será acompanhado em tempo real, desde o recebimento da solicitação até a conclusão do serviço. Ao todo foram adquiridos 20 novos aparelhos que serão distribuídos entre os encarregados.

O novo sistema fará com que a solicitação do consumidor chegue com mais agilidade até as equipes de campo, economizando tempo e também a impressão de papéis, além de dar ainda mais transparência a todo o processo.

Esse é apenas mais um, dos muitos investimentos feitos pela atual gestão da autarquia, com o objetivo de otimizar a prestação dos serviços e atender, com eficiência, as necessidades do consumidor.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Reservatórios são reformados visando manter qualidade da água e evitar desperdício

Publicado em 06/02/2019 às 14h53

Dezenas de reservatórios compõem o sistema de distribuição de água potável que atende a população de Muriaé. Eles são utilizados para armazenar água para os moradores das partes mais altas do município. Recentemente, a Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, adquiriu novos tanques e agora investe na reforma dos mais antigos.

No momento está sendo feita revitalização do reservatório de 50 mil litros do bairro Panorama e 100 mil litros do Cardoso de Melo. A manutenção visa reparar possíveis vazamentos e corrigir problemas causados pelo desgaste natural do tempo, evitando, assim, desperdício e contaminação, respectivamente.

O trabalho de reforma já foi realizado em tanques dos bairros Padre Tiago e João XXIII. Em seguida reservatórios de outros bairros também passarão por revitalizações, de acordo com o estado de conservação de cada um.

Essa também é uma das ações que fazem parte do Programa Mais Água, que consiste em um conjunto de trabalhos e investimentos feitos neste departamento, com foco em não deixar faltar água na casa do muriaeense.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura revitaliza praças da cidade

Publicado em 04/02/2019 às 16h04

Serviço segue pelos espaços públicos do município buscando adequar ambientes para lazer de moradores

As praças da cidade estão recebendo revitalização. Nesta segunda (4) e terça-feira (5), a equipe de manutenção da Prefeitura de Muriaé estará atendendo a Avenida Constantino Pinto (Armação) e a rotatória do Centro Administrativo e adjacências. O serviço acontece em sistema de rodízio pelos espaços públicos do município, preparando os ambientes para lazer de moradores.

Na quarta (6) e quinta-feira (7), as atividades acontecem na Praça do Dornelas e rotatórias do túnel. Na sexta-feira (8), os trabalhos da equipe de paisagismo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente chegam à região do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), antigo “Viva/Vida”, próximo do Hospital São Paulo, assim como nos trevos de acesso à Rua Professor Carvalho (Morro do Castelo).

Na última sexta-feira (1º), o serviço foi realizado no bairro São Pedro. As duas áreas de lazer receberam limpeza do mato, poda das folhagens e arbustos. De acordo com a paisagista da Prefeitura, Carla Pereira, é necessário o auxílio da comunidade.“Realizamos a poda e retiramos as folhas secas, porém precisamos da colaboração de todos. Aqueles que residem próximos aos espaços públicos podem nos ajudar, aguando os canteiros”, disse Carla, ressaltando que as áreas comuns são criadas para lazer dos moradores e são parte integrante do meio ambiente do município.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Ações preventivas, como a utilização do Geofone, auxiliam na identificação de vazamentos

Publicado em 01/02/2019 às 09h51

A Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, trabalha 24 horas para o bem-estar dos muriaeenses. E esse não é apenas um slogan. Enquanto boa parte da população está dormindo dezenas de servidores estão nas ruas realizando as mais variadas tarefas para garantir o saneamento e a limpeza urbana, a qualquer hora do dia.

Uma das equipes que atua durante a madrugada é que trabalha com o Geofone. Trata-se de um equipamento que serve para escutar ruídos na terra, utilizando-se da prospecção através do eco. Ou seja, através dele é possível localizar vazamentos de água em dutos subterrâneos, antes mesmo que eles tenham sido notados pela população.

O trabalho é realizado durante a madrugada, quando há menos barulhos ambientais e uma pressão hidráulica maior devido a um consumo de água que normalmente é menor durante a noite.

Atuar 24 horas por dia em importantes serviços, considerados essenciais para rotina da população, faz da autarquia um órgão essencialmente comprometido com o desenvolvimento de nossa cidade.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||