Meio Ambiente

Demsur realiza limpeza da cidade durante eleições no primeiro turno

Publicado em 08/10/2018 às 15h34

Mais uma vez o domingo de eleições amanheceu com muitos papéis pelas ruas de Muriaé. Os famosos "santinhos", panfletos com fotos e números dos candidatos, foram espalhados em diversos pontos da cidade, principalmente próximo aos locais de votação.

Já prevendo a possibilidade deste lamentável ato, o Departamento de Limpeza Urbana do Demsur elaborou um cronograma designando várias equipes para retirar a sujeira das ruas. Os profissionais foram divididos em dois turnos e concentraram os trabalhos nas localidades com o maior número de eleitores.

O trabalho continuou nesta segunda-feira (8) e novamente vários servidores deram sequência ao serviço iniciado no dia anterior e concluíram a retiradas dos panfletos das ruas.

O objetivo foi evitar o acúmulo desse tipo de material pelas ruas da cidade causando um ambiente desagradável para os moradores e também risco de queda aos pedestres, assim como o entupimento das bocas de lobo, aumentando o risco de alagamentos durante as chuvas.

O Demsur ressalta que em setembro enviou um ofício a todos os partidos políticos de Muriaé solicitando a colaboração na manutenção da limpeza do município. O documento destacava a oportunidade de todas as legendas começarem uma nova etapa na política de nosso país, através do bom exemplo. 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Curso de Turismo Rural acontecerá em Pirapanema no próximo dia 16

Publicado em 05/10/2018 às 15h48

Parceria entre Prefeitura e Senar objetiva qualificar proprietário rural para receber turistas, oferecendo capacitação para que desenvolvam atividades para clientes

O curso de Turismo Rural acontecerá entre dias 16 e 19 de outubro, no horário de 8h a 17h, no distrito de Pirapanema. A realização é pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio de parceria entre a Prefeitura, Fundarte e Sindicato Rural. O objetivo da atividade é qualificar o proprietário rural para receber turistas, oferecendo a eles a capacitação para desenvolverem atividades dentro de suas propriedades. A oportunidade também ensinará técnicas de atendimento ao cliente e hospedagem.

O treinamento terá carga horária de 32 horas por dia, ministrado pela instrutora do Senar, Cláudia Ferolla. Os conteúdos trabalhados serão ligados ao empreendedorismo, planejamento e administração de propriedades rurais. Serão desenvolvidos conceitos e atividades que irão auxiliar na criação de um plano de negócios bem estruturado, que poderá contribuir para a melhoria da gestão de sítios ou fazendas, estabelecendo ações que levarão a estruturar de forma correta a maneira de receber visitantes e proporcionar entretenimento de qualidade para os moradores da área urbana.

A modalidade começa a ganhar força na região e estabelecer novas formas de oferecer conhecimento sobre as atividades agropecuárias, apresentando o patrimônio cultural e natural como elementos da oferta turística no meio rural. Os proprietários precisam estar treinados para apresentar passeios, conhecimentos sobre a agricultura familiar, e relembrar as manifestações regionais (como o folclore, os trabalhos manuais, a gastronomia).

Para os interessados em participar, existem apenas 12 vagas disponíveis. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 3696-3395 (Natália). Será necessário preencher ficha cadastral com os números dos documentos de identidade, CPF e endereço residencial, e-mail (endereço eletrônico), além do telefone.

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Novas árvores foram plantadas no Cemitério Municipal

Publicado em 05/10/2018 às 14h54

Mudas plantadas estão em bom estágio de crescimento e poderão fornecer frescor ao local, melhorando bem-estar da população que frequenta ambiente

A Prefeitura realizou o plantio na segunda-feira (1º) de oito mudas de ipês no Cemitério Municipal, nas proximidades da capela mortuária, para que as árvores possam gerar sombra e tornar o local mais agradável para o público. Os ipês estão em bom estágio de crescimento e deverão fornecer mais frescor para o espaço, melhorando o bem-estar da população que precisa frequentar aquele ambiente.

As árvores antigas existentes no cemitério foram cortadas por serem espécies de raízes longas, que estavam prejudicando o muro de contenção. Elas também já estavam velhas, doentes e cheias de bichos. Muitos galhos estavam quebrando com freqüência e se tornando ameaças para pessoas e veículos. Segundo o engenheiro florestal e funcionário da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sérgio Vilhena, a solicitação de corte foi autorizada pelo Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (CODEMA).

O Codema é órgão formado por 22 membros que representam os órgãos públicos e a sociedade civil de Muriaé. Ele se reúne nas últimas quintas-feiras de cada mês para deliberar sobre as solicitações de corte e analisa caso a caso o que deve ser feito. As reuniões acontecem no 1º andar do Centro Administrativo ou no IFET e Teatro Zaccaria Marques. Pessoas interessadas em assistir podem participar das sessões.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Itamuri: moradores do distrito são beneficiados com mais um reservatório de água

Publicado em 04/10/2018 às 08h08

Os moradores do distrito de Itamuri foram contemplados por mais um reservatório que foi instalado na localidade, nesta quarta-feira (3), pela Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur. Essa é mais uma etapa do programa Mais Água – conjunto de ações e investimentos que visam acabar com a falta de água no município até 2020.

O novo tanque de 50 mil litros foi instalado ao lado de outro, com a mesma capacidade, e juntos vão garantir uma maior quantidade de água potável armazenada para a população. A instalação deste novo reservatório diminui o risco de desabastecimento em caso de manutenção ou incidentes na rede.

Desde junho deste ano o Demsur já instalou novos reservatórios nos bairros João XXIII, Porto Belo, Cardoso de Melo (2), Dornelas II, São Joaquim e Napoleão, além de um tanque reformado e instalado no bairro Padre Tiago.

Em breve o distrito de Bom Jesus e a comunidade de Patrimônio dos Carneiros também serão contemplados com novos reservatórios.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Defesa Civil de Muriaé se prepara para atender período chuvoso

Publicado em 03/10/2018 às 15h05

Plano de Contingência define estratégias a fim de aumentar rapidez na resposta e reduzir danos à população

A Prefeitura de Muriaé, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), já tem definidas as estratégias de prevenção e atuação durante o período chuvoso. O Plano de Contingência 2018/2019 foi apresentado na terça-feira (2) aos secretários municipais, cujas Secretarias estão diretamente envolvidas no atendimento emergencial em caso de enchentes e desastres.

Durante o encontro, que aconteceu no Centro Administrativo, também foram definidos os grupos de trabalho que fazem parte do Plano de Contingência. Contendo medidas preventivas e de ação, o documento possui dados de pessoas e instituições a serem contactadas em caso de inundações, enchentes, alagamentos, deslizamento de encostas, entre outros, para atendimento e abrigo às vítimas, assim como a estrutura disponível para atendimento. O objetivo é aumentar rapidez na resposta e minimizar danos.

A Defesa Civil – Vinculada ao gabinete do prefeito, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil atua no planejamento, prevenção e resposta a desastres naturais, oferecendo atendimento aos muriaeenses em situações de risco.

Está localizada nas dependências do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros desde maio de 2017, por meio de parceria inédita no estado entre a Prefeitura e a corporação. A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 3721-0279, 199 e 98826-9846.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Boa Família: Demsur faz interligação de poços para otimizar fornecimento de água

Publicado em 03/10/2018 às 10h17

Nesta terça-feira (2) o Demsur concluiu a interligação de dois poços artesianos no distrito de Boa Família. A partir de agora a água destas duas unidades irão para o reservatório e, consequentemente, reforçar o abastecimento das residências daquela comunidade.

A distância entre os dois poços é de, aproximadamente, 100 metros e, nos últimos dias, os profissionais da autarquia fizeram a instalação da rede para interligá-los. A água extraída das duas unidades será bombeada até o reservatório de 100 mil litros, que é o principal tanque de armazenamento daquela localidade.

Boa Família é um dos distritos mais populosos do município, o consumo de água é alto e aumenta na mesma proporção do crescimento local.

O Demsur está atento à demanda de cada localidade e, por isso, tem investido e buscado, cada vez mais, alternativas para garantir o abastecimento a todos os muriaeenses.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Demsur intensifica trabalho de limpeza pela cidade

Publicado em 03/10/2018 às 09h07

O trabalho de limpeza no município de Muriaé é contínuo. Devido ao investimento realizado pelo Demsur este ano, no setor, aumentaram as equipes nas ruas e, com isso, o trabalho ganhou em eficiência e agilidade.

Em aproximadamente 2 meses todos os bairros da cidade foram contemplados com os serviços de capina, roçagem e caiação. Muitas pessoas não percebem porque o trabalho é contínuo, ou seja, as equipes já iniciaram uma nova etapa conforme o cronograma estabelecido pelo Departamento de Limpeza Urbana - DLU.

Nessa semana acontece trabalho de capina nos bairros Bom Pastor, Santana, Santo Antônio e São Cristóvão. O importante trabalho de roçagem está sendo feito às margens do córrego no bairro João XXIII e, também, será executado nos trevos próximos às rodovias que cortam o município.

Nos próximos dias o Demsur inicia o trabalho de limpeza, incluindo caiação, nos cemitérios da cidade, visando a celebração de Finados, que ocorrerá no dia 02 de novembro.

O investimento em mais equipes nas ruas, aliado às cerca de 500 papeleiras instaladas somente este ano, em vários bairros de Muriaé, refletem em uma cidade mais limpa e um ambiente mais agradável para os muriaeenses.

Categoria: Muriaé
Comentários (1) e Compartilhar

Novos Ipês são plantados no Cemitério Municipal

Publicado em 03/10/2018 às 09h00

Árvores plantadas estão em bom estágio de crescimento e poderão fornecer frescor ao local, melhorando bem-estar da população que precisa frequentar o ambiente

A Prefeitura realizou o plantio de oito mudas de ipês na última segunda-feira (1º) no Cemitério Municipal, nas proximidades da capela mortuária, para que as árvores possam gerar sombra e tornar o local mais agradável para o público. Os ipês estão em bom estágio de crescimento e deverão fornecer mais frescor para o espaço, melhorando o bem-estar da população que precisa frequentar aquele ambiente.

As árvores antigas existentes no cemitério eram de espécies que possuem raízes muito longas e profundas, podendo prejudicar o muro de contenção que foi construído para permitir a formação de uma nova área para jazigos. Outro motivo que envolve a mudança é a questão das árvores estarem antigas, oferecendo perigo dos galhos quebrarem e machucarem os visitantes. Segundo o engenheiro florestal e funcionário da Secretaria de Agricultura, Sérgio Vilhena, a solicitação de corte foi enviada para o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), que autorizou o serviço.

"As árvores que foram cortadas no cemitério estavam muito altas, antigas e algumas delas com cupim. Elas estavam a ponto de danificar o aterro construído no local, onde fica o guarda-corpo. O pedido de corte delas foi enviado ao Codema para que todos pudessem votar na solicitação e foi aprovado. Agora, foram implantadas novas espécies no lugar daquelas que estavam velhas e já apresentavam perigo. Existe um tipo de árvore adequado a cada tipo de lugar. Os ipês irão crescer daqui a algum tempo e vão dar certa aclimatação ao ambiente", disse o engenheiro florestal.

O Codema é órgão formado por 22 membros de órgãos públicos e sociedade civil de Muriaé. Envolve polícia florestal, ambientalistas, presidentes de associações de bairro, vereadores, entre outros. Ele se reúne nas últimas quintas-feiras de cada mês para deliberar sobre as solicitações de corte e analisa caso a caso o que deve ser feito. Geralmente, as reuniões acontecem no 1º andar do Centro Administrativo, IFET ou Zaccaria Marques. Pessoas interessadas em assistir podem participar das sessões.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Super Liga da Energia: Energisa lança campanha para conscientização do consumo

Publicado em 02/10/2018 às 17h05

O Grupo Energisa acaba de lançar a campanha “Super Liga da Energia”, em que os personagens Clara, Marcelo e Carol darão dicas de consumo e uso eficiente de energia elétrica. A proposta é incentivar a população a mudar hábitos de consumo de energia para que não haja desperdício e, assim, consiga economizar não só dinheiro, mas também alcançar bem-estar e ainda preservar o meio ambiente.

O público será incentivado a participar, por meio das redes sociais, onde os personagens também estarão presentes. A ideia é que as pessoas mostrem suas práticas diárias de economia no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn utilizando as hashtags #SuperLigadaEnergia e #Eufaçoparte e mencionando o perfil da empresa (@energisa). No Instagram, os usuários ainda poderão inserir GIFs e stickers especiais em suas stories com as estampas “Super Liga da Energia”, “Vai lá e faz”, “Se liga na economia”, “Energisa” e “Aneel”. A campanha também conta com um hotsite, com conteúdos exclusivos e espaço para a interação do público: <www.energisa.com.br/superligadaenergia> ou <www.superligadaenergia.com.br>.

Internamente, a campanha também atinge os colaboradores da Energisa por meio das dos grupos no WhatsApp e da intranet. Também foram gravados vídeos de 15 segundos que estão sendo disponibilizados no hotsite, contando como conseguiram reduzir o consumo de energia em casa e no trabalho.

Crescimento do consumo

A reboque da recuperação econômica no Brasil, o consumo de energia elétrica vem crescendo ao longo do ano. Em agosto, constatou-se aumento do consumo de 1,3%, em comparação com o mês equivalente de 2017. É o que indicam os dados prévios da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgados em setembro.

E foi para combater o desperdício de energia que o Grupo Energisa investiu, nos últimos três anos, por meio do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, R$ 233,17 milhões em projetos de eficiência energética nas suas áreas de concessão. Ao todo, foram mais de 650 mil unidades consumidores beneficiadas, proporcionando uma economia de 192.064 MWh/ano. Essa energia é suficiente abastecer aproximadamente 72.751 residências, com consumo mensal de 200KWh, durante um ano.

Sobre o Grupo Energisa

Com 113 anos de história, o Grupo Energisa é um dos maiores do Brasil em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla onze distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. Hoje são aproximadamente 6,6 milhões de clientes – o que representa uma população atendida de cerca de 16 milhões de pessoas – em 788 municípios em todas as regiões do Brasil. Com receita líquida anual de R$ 13,6 bilhões, o grupo gera aproximadamente 16 mil empregos e recentemente arrematou as Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), anteriormente operadas pela Eletrobras, em leilão realizado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um diversificado portfólio que engloba distribuição, geração, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de TI e Call Center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora) e, mais recentemente, transmissão.

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Filtro barato elimina chumbo e metais tóxicos da água

Publicado em 02/10/2018 às 08h06

Cientistas descobriram um filtro que purifica a água contaminada com metais pesados e pode transformá-la em água potável em minutos.

A descoberta é de pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW) e do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), ambos na Austrália.

Kourosh Kalantar-zadeh, professor da UNSW e seus colegas da RMIT, mostraram que nanofiltros feitos de óxido de alumínio poderiam ser produzidos de forma barata, praticamente sem energia, por meio de uma quantidade fixa de gálio metal líquido. O estudo foi publicado na revista Advanced Functional Materials.

Kalantar-zadeh acredita que a tecnologia poderia ser bem aproveitada na África e na Ásia, principalmente nos lugares aonde íons de metais pesados na água estão em níveis muito além do consumo seguro.

Estima-se que 790 milhões de pessoas do planeta não tenham acesso à água limpa. “Se você tem água de má qualidade, basta levar um aparelho com um desses filtros”, comentou o professor. “Você derrama a água contaminada no topo de um frasco com o filtro de óxido de alumínio. Aguarde dois minutos e água fica limpa, completamente potável. E o bom é que esse filtro é barato.”

Como

Ele explica que quando um pedaço de alumínio é adicionado ao núcleo de gálio líquido em temperatura ambiente, camadas de óxido de alumínio são rapidamente produzidas na superfície do gálio.

Os cientistas também descobriram que as nanofolhas de óxido de alumínio são porosas e adequadas para filtrar íons de metais pesados e contaminação de óleos.

Segundo Kalantar-zadeh, os filtros portáteis e de baixo custo deste novo processo de fabricação podem ser usados por pessoas sem acesso a água potável para remover substâncias como chumbo e outros metais tóxicos em questão de minutos. “Por ser porosa, a água passa muito rapidamente. O chumbo e outros metais pesados têm afinidade com o óxido de alumínio. À medida que a água passa por bilhões de camadas, cada um desses íons de chumbo é atraído por uma dessas folhas de óxido de alumínio”, disse.

“Mas, ao mesmo tempo, é muito seguro, porque com o uso repetido, o fluxo de água não consegue separar os íons de metais pesados do óxido de alumínio.”

Preço

De acordo com os pesquisadores, já existem alguns filtros que removem metais, mas a maioria é cara e custa cerca de US$ 100. Já os filtros de óxido de alumínio podem ser fabricados por 10 centavos de dólar, podendo ser comercializado por um preço baixo. “Para produzir óxido de alumínio, é preciso processar alumínio acima de mil graus ou usar outros processos intensivos de energia”, informou Kalantar-zadeh. “Consumir tanta energia o torna extremamente caro. Agora estamos falando de algo que pode ser feito até sob o sol no verão de 35 graus.”

De acordo com Kalantar-zadeh, a intenção é que esta pesquisa seja usada por outros cientistas, para que eles possam desenvolver melhorias nas águas do mundo.

Com informações da Galileu

Fonte: Só Notícia Boa

Categoria: Dicas, Geral
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||