Muriaé

Feira Agroecológica oferece produtos saudáveis e sem agrotóxicos

Publicado em 12/12/2018 às 20h23

Ação inédita em Muriaé acontece todas as terças-feiras, das 7h às 12h, no estacionamento da Igreja Imaculada Conceição, na Barra

Quem gosta de se alimentar com produtos saudáveis vindos diretamente do campo já tem mais uma opção em Muriaé. A Feira Agroecológica da Agricultura Familiar, inédita na cidade, oferece aos consumidores frutas, verduras, legumes livres de agrotóxicos, pães caseiros, broas, doces, rapaduras, frango, ovos caipira e pó de café, além de artesanato, produzidos por agricultores de Muriaé.

Lançada em outubro deste ano, a ação é realizada pela Cooperativa dos Produtores da Agriculta Familiar Solidária (Coopaf) e Núcleo de Estudos em Agroecologia Puri do IF Sudeste e conta com apoio da Prefeitura e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsam). A Feira acontece todas as terças-feiras, das 7h às 12h, no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, na Barra.

“São produtos que de fato valorizam a agricultura familiar e que não contém o uso de agrotóxicos. É a garantia de um alimento saudável”, destaca a diretora Administrativa da Coopaf, Adriana Morais Ribeiro.

Ao todo, aproximadamente 18 produtores da área rural de Muriaé expõem seus produtos nas dez barracas da Feira Agroecológica, que além de oferecer alimentos saudáveis, é um espaço onde os agricultores podem comercializar sua produção, gerando renda e fortalecendo a economia e a atividade rural.

“Antes não tínhamos um local para comercializarmos nossos produtos sem agrotóxicos. Hoje nós temos, graças a esta Feira, um espaço para oferecer à população alimentos saudáveis”, conta o agricultor Eni Silveira Passos. “É uma alegria termos este espaço de comida boa, sem veneno. Todas as terças eu venho aqui. Vale a pena conhecer”, completa a professora e cliente da Feira, Juliana Calixto.

 

Serviço

Feira Agroecológica:
Dia: terças-feiras

Horário: das 7h às 12h

Local: estacionamento da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Rua Lincoln Marinho, Barra)

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Professores e alunos de Macuco se mobilizam em caminhada contra o mosquito transmissor da dengue, Zika e Chicungunya

Publicado em 06/12/2018 às 16h17

No último sábado letivo realizado na Escola Estadual Capitão Roberto José Ferreira, no distrito de Macuco, os alunos participaram de uma importante palestra sobre os perigos da infestação do mosquito Aedes Aegypti, que é potencializado principalmente neste período de chuvas, e os riscos que ele oferece na transmissão de doenças como dengue, Zika e Chicungunya.

A palestra, ministrada pela professora Ana Paula, com o apoio da servidora Eloisa da Prefeitura de Muriaé, que trabalha no combate ao mosquito naquela região, tratou do ciclo do mosquito, das condições favoráveis à sua proliferação e do importante papel da comunidade em seu combate.

Além da palestra, foi realizada, já na segunda-feira, uma caminhada de alunos e professores pelo distrito levando para além dos muros da escola estas preciosas informações.

Os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto lavras do mosquito e conhecer ações que podem fazer dentro de casa para cessar a sua proliferação.

Sobre o mosquito

Aedes Aegypti causador da dengue, Zika e Chikungunya, é muito parecido com o pernilongo, mas possui características especificas que o difere de qualquer outro mosquito. Além das suas listras brancas e pretas, o mosquito tem alguns hábitos que ajudam identificá-lo.

O mosquito da dengue, além de silencioso:

  • Costuma picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde;
  • Pica, principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés e a sua picada, geralmente, não dói nem coça;
  • Tem voo rasteiro, com no máximo 1 metro de distância do solo.

​​Além disso, o Aedes é mais comum no verão, sendo recomendado utilizar repelentes, usar inseticida na casa ou colocar redes mosquiteiras nas portas e janelas. Uma forma natural de afastar o mosquito é acender velas de citronela dentro de casa.

O mosquito que transmite a dengue, Zika e Chikungunya também é o principal responsável pela transmissão da febre amarela, por isso, é importante combatê-lo, evitando o acúmulo de água parada em recipientes como copos, pneus, tampinhas de garrafa ou vasos de plantas.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Demsur inicia mais uma semana em ritmo de limpeza pela cidade

Publicado em 04/12/2018 às 15h21

O Demsur iniciou nesta segunda-feira (3) mais um cronograma de limpeza semanal pelo município. Mesmo no período chuvoso, a autarquia segue com os trabalhos de capina, roçada e caiação em pontos distintos da cidade e até nos distritos.

Duas equipes de capina começaram a semana nos bairros Santa Helena e Recanto Verde, uma terceira equipe iniciou a limpeza no distrito de Itamuri. Neste período as chuvas são mais frequentes e a tendência que o mato cresça mais rápido. no entanto, o Demsur está intensificando a roçada, principalmente nos trevos de acesso aos bairros que ficam às margens das BR's 116 e 356.

Durante a semana a autarquia seguirá com o serviço de caiação, especialmente nas ruas da região central da cidade. No próximo sábado (8) acontecerá também um mutirão de varrição no bairro Cardoso de Melo.

Após o Demsur ter intensificado o investimento no Departamento de Limpeza Urbana, os serviços de capina, roçada e caiação passaram a atender um maior número de bairros em um curto intervalo de tempo. Após passar por todos os bairros as equipes iniciam um novo ciclo de limpeza pela cidade, em um trabalho contínuo.

Tal investimento resulta em uma cidade mais limpa, prevenindo o aparecimento de insetos e animais peçonhentos, além de proporcionar uma maior sensação de bem-estar aos muriaeenses.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Nível do Rio Muriaé está baixando, informa Defesa Civil

Publicado em 04/12/2018 às 10h17

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) informa que o nível do Rio Muriaé está com escoamento rápido.

Após ter atingido o ápice às 3h, quando chegou a 2m, o nível começou a diminuir de maneira considerável. No momento se encontra em 1,73m - entre o período chuvoso (de outubro e março), a variação de seu nível é de 1,00m a 1,20m. 

A COMPDEC informa também que não há previsão de chuva para esta terça, quarta e quinta-feira na cidade, o que facilita o escoamento do Rio Muriaé.

A Defesa Civil está em constante monitoramento da previsão climática, de encostas e também dos níveis dos rios Muriaé e Preto. A população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones 199 e 98826-9846 e também acompanhar pelo Facebook/CompedcMuriaé.

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Demsur promove II Fórum Municipal de Lixo e Cidadania

Publicado em 03/12/2018 às 09h15

A Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, em parceria com o Comitê de Coleta Seletiva, realizou na noite desta quinta-feira (29) no auditório do IF Sudeste o 2° Fórum Municipal de Lixo e Cidadania. Este ano o tema abordado foi "Lixo Zero" e contou com a presença de representantes de vários setores, na plateia um público formado em grande parte por estudantes.

O engenheiro ambiental da Universidade Federal de Viçosa - UFV, Ulisses Bifano, foi o palestrante da noite e falou sobre "Cidades Lixo Zero".

Em seguida representantes de órgãos públicos, do setor privado e da ONG Iracambi, falaram sobre as medidas adotadas em suas rotinas que visam reduzir a produção de lixo e outras propostas de reciclagem.

Na sequência os participantes fizeram questionamentos aos convidados, apresentaram propostas e sugestões.

Com a realização de eventos como este o Demsur pretende proporcionar a comunidade a oportunidade de contribuir com a gestão através de troca de experiências e críticas construtivas visando uma melhor qualidade de vida para toda a sociedade.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Seguem abertas inscrições para 2º Fórum Municipal de Lixo e Cidadania promovido pelo Demsur

Publicado em 27/11/2018 às 14h50

As inscrições para o 2° Fórum Municipal de Lixo e Cidadania, promovido pelo Demsur, ainda estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site da autarquia. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (29) no Auditório do IF Sudeste e terá como tema principal "Lixo Zero".

O objetivo é destacar o processo da Coleta Seletiva e sua relevância na preservação do meio ambiente. A programação inclui palestra com o Engenheiro Ambiental da Universidade Federal de Viçosa – UFV, Ulisses Bifano, que abordará o tema "Passos para uma cidade Lixo Zero!"

Representantes do setor público, empresa privada, organização não governamental, instituição de ensino, hospital e indústrias participarão de uma mesa redonda e irão apresentar medidas adotadas pelas instituições que reduzem a quantidade de resíduos sólidos que são descartados.

Com o evento, o Demsur pretende incentivar a população a adotar medidas sustentáveis visando a melhor gestão de resíduos.

Participarão do debate representantes da Energisa, Hospital do Câncer de Muriaé – Fundação Cristiano Varella, CristalTemper, ONG Iracambi e IF Sudeste.

A pré-inscrição já começou e pode ser feita gratuitamente através do link  http://bit.ly/demsur-inscricao

Cronograma do evento:

17:30 – credenciamento

18:00 – Abertura

18:15 – Apresentação Cultural

18:30 – Palestra: "Passos para uma cidade Lixo Zero" - Ulisses Bifano (Engº Ambiental – UFV)

19:00 – Intervalo

19:15 – Composição da mesa redonda

19:25 – Exposição dos convidados

20:30 – Debate (Identificação e análise de problemas ou situações de conflito)

21:20 – Formulação de alternativas de soluções possíveis para os problemas

22:00 – Encerramento

Local: Auditório do IF Sudeste – Av. Cel. Monteiro de Castro, 550 – Barra, Muriaé

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Demsur promove educação ambiental em escola através da Oficina

Publicado em 23/11/2018 às 17h17

Trabalhar a educação ambiental, principalmente, com crianças e adolescentes, é um dos focos do Demsur quando o assunto é campanha preventiva. Nesta quinta-feira (22) a autarquia promoveu mais uma Oficina de Sabão, desta vez com alunos da Escola Estadual Professor Mário Macêdo.

A Chefe de Seção do Demsur, Júlia Scoparo, ministrou a oficina para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Cada professor desenvolveu um tema para que os meninos pudessem trabalhar e os alunos desta turma abordaram o trabalho de reciclagem com o óleo de cozinha, o qual pode ser reutilizado como sabão em barra.

A servidora do Demsur ensinou aos estudantes todo o procedimento que utiliza poucos materiais, além do óleo, até chegar ao produto final. Além de se tratar de uma técnica de reciclagem, a iniciativa tem um importante cunho ambiental, pois evita que essa substância seja descartada de forma incorreta, prevenindo, assim, a poluição de matas e rios.

O Demsur contribui de forma sustentável para o desenvolvimento do município através de iniciativas como a Oficina de Sabão, investindo especialmente na educação ambiental de crianças e jovens. 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Demsur faz importante obra de drenagem pluvial no bairro União

Publicado em 23/11/2018 às 15h29

Com a chegada do período chuvoso a Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, está agindo de forma incisiva para evitar alagamentos em alguns pontos da cidade. A autarquia iniciou nesta quarta-feira (22) uma importante obra de drenagem pluvial no bairro União, visando a destinação adequada para escoamento de água da chuva e evitando transtornos para moradores locais.

O serviço está sendo realizado na rua Teófilo Tostes e consiste na manutenção de cerca de 10 metros da rede de drenagem pluvial, responsável por captar boa parte da água da chuva de diversas ruas daquela região.

Durante a execução do serviço a rua está parcialmente interditada para a passagem de veículos devido a intensa movimentação de máquinas e caminhões, além de visar também a segurança dos trabalhadores.

Investimento em drenagem pluvial é uma forma de cuidar da qualidade de vida da população, pois evita muitos transtornos, principalmente durante o período chuvoso.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Nota da Defesa Civil sobre nível do Rio Muriaé

Publicado em 21/11/2018 às 14h35

Em virtude das chuvas que estão caindo na cidade nestes dias, a Defesa Civil informa que o nível do Rio Muriaé está estabilizado neste momento. Nesta quarta-feira (21), o nível do rio está em 1,56m, portanto, dentro de sua calha normal.

Em períodos de seca, que ocorre entre os meses abril a setembro, o nível do Rio Muriaé tem variação de 0,40m a 0,60m. Já entre o período chuvoso - entre outubro e março -, a variação de seu nível é de 1,00m a 1,20m.  

Previsão é de chuva para os próximos dias – Ainda segundo a Defesa Civil, a tendência é continuar chovendo nos próximos dias, porém com diminuição do volume de chuvas: 35mm para esta quarta-feira (21), 18mm para quinta-feira (22) e 4mm para a próxima sexta-feira (23). Sábado (24) não chove, e no domingo (25) a previsão é de poucas chuvas, com 12mm de precipitação.

Monitoramento 24 horas – A Defesa Civil está em constante monitoramento da previsão climática, de encostas e também dos níveis dos rios Muriaé e Preto. A população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones 199 e 98826-9846 e também acompanhar pelo Facebook/CompedcMuriaé.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Demsur age rapidamente para minimizar efeitos das chuvas

Publicado em 20/11/2018 às 08h36

Departamento de Limpeza Urbana (DLU) segue com cronograma de atuação pela cidade

Além de implementar, semanalmente, o cronograma de limpeza que inclui os trabalhos de capina, roçada e caiação, o Demsur realiza, também, outras ações pelo município e distritos com a finalidade de minimizar o efeito das chuvas e deixar a cidade cada vez mais limpa.

As precipitações que atingiram o município nos últimos dias trouxeram muita lama. Alguns pontos, como no Condomínio Nova Muriaé, no distrito de Vermelho, ficaram intransitáveis, além de terem causado outros transtornos para a população. O Demsur agiu rapidamente e fez uma grande limpeza no local, diminuindo o incomodo aos moradores.

Nesta segunda-feira (19), o DLU segue dando sequência ao cronograma de limpeza previsto para o município. As equipes de capina começaram a semana pelos bairros Chalé e Planalto, mas nos próximos dias atuarão também no Porto Belo, Centro e Barra. A roçagem ocorre no bairro Recanto Verde e percorrerá ainda os trevos às margens das rodovias federais. No próximo sábado (24) haverá um mutirão de varrição no bairro Gaspar.

Dentre as muitas ações realizadas pelo Demsur, no decorrer deste ano, está um maior investimento no setor de Limpeza Urbana. Tal medida permitiu a ampliação das equipes que realizam, continuamente, os serviços de capina, roçada e caiação, de forma simultânea, em diversos pontos da cidade. A autarquia ganhou em agilidade na prestação dos serviços e, a população, uma cidade mais limpa.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||