Muriaé

Prefeitura revitaliza canteiros, praças e horto florestal

Publicado em 12/04/2019 às 16h25

Espaços são restabelecidos em sistema de rodízio, recebendo poda, corte de grama, reposição de plantas e varrição

A Prefeitura continua realizando a manutenção das praças, jardins e canteiros por toda a cidade e distritos. Esta semana, de segunda-feira (8) a sexta-feira (12), os locais contemplados foram os trevos de acesso à Rua Professor Carvalho (Morro do Castelo) e BNH, praça do bairro São Francisco e horto florestal.

Os espaços foram amplamente restabelecidos, recebendo poda nos arbustos, corte da grama, reposição de plantas, recolhimento de troncos e folhagens secas, assim como limpeza e recolhimento dos entulhos.

A manutenção dos jardins e canteiros de todo o município vem sendo mantida pela Secretaria de Meio Ambiente por meio de sua equipe de Jardinagem e Urbanismo. O trabalho é executado de segunda a sexta-feira, dentro de cronograma de prioridades e emergências.

O serviço funciona em sistema de rodízio. O projeto torna as praças mais limpas e revitalizadas para que crianças, jovens e adultos possam circular em um espaço apropriado ao entretenimento e convivência social.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura alerta para importância da prevenção da dengue

Publicado em 05/04/2019 às 17h27

Enquanto cidades da região estão com alto índice de infestação do Aedes e de casos suspeitos, situação de Muriaé está controlada

Enquanto cidades da região estão com elevados índices de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e de casos suspeitos e confirmados, a situação em Muriaé está controlada. Até o momento não há casos confirmados da doença no município.

Para que o município continue com essa estabilidade, se comparada com outros municípios que estão vivendo uma epidemia de dengue, a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta à população sobre a importância de se combater a proliferação do Aedes, principalmente após as chuvas que caíram na cidade nas últimas semanas.

“Apesar da situação estar sob controle em Muriaé, temos que ficar alerta e continuar fazendo a nossa parte quanto à prevenção da dengue, pois é uma doença séria e que pode levar à morte, principalmente agora, com a circulação do vírus tipo 2”, destaca o secretário Municipal Adjunto de Saúde, Wescley de Souza.

A orientação é para que os muriaeenses não deixem água parada em vasos sanitários e de flores, pneus velhos, latas e outros recipientes que posam servir de criadouros para o mosquito; despejem cloro em ralos de banheiro, tenham uma atenção especial para a disposição correta do lixo, além de aplicar repelente em crianças e idosos diariamente. “É importante que a gente se previna, pois o tipo 2 da dengue é muito agressivo, principalmente com crianças e pessoas idosas”, frisa a diretora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Morcerf.

A Prefeitura continua com o trabalho de prevenção e combate aos focos do Aedes. Entre as ações estão visitas domiciliares pelos agentes de endemias e projetos de educação ambiental em escolas, unidades de saúde, praças, entre outros.

 

Suspeita – Em caso de suspeita de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, para preenchimento de notificação e posterior bloqueio vetorial.

Já quem for à rede particular deve pedir ao médico para que faça uma notificação de suspeita de dengue e envie à Secretaria Municipal de Saúde o formulário que está disponível no site do Ministério da Saúde. Com a notificação, o cidadão também terá atendimento prioritário, além de poder fazer exames de forma gratuita. Denúncias e orientações podem ser feitas e solicitadas pelo telefone 3729-1301.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura realiza serviço de manutenção das estradas rurais

Publicado em 05/04/2019 às 15h44

Objetivo é garantir segurança de moradores e facilitar deslocamentos de agricultores e estudantes

O serviço de manutenção das estradas rurais está atendendo a todas as vias de terra. Neste momento, quinta e sexta-feira (4 e 5), cinco pontos importantes estão sendo patrolados, de acordo com um cronograma preestabelecido e devem continuar para a próxima semana. A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, pretende garantir a segurança dos moradores da área rural, facilitando os deslocamentos de agricultores que precisam escoar as suas mercadorias e assegurando o direito de ir e vir de estudantes.

Esta semana os maquinários (patrol) estão trabalhando nas estradas da Embaúba, localizada nas proximidades de Pirapanema; no Córrego Serrano na região conhecida como Alto Macuco; em Bom Jardim, no Pontão; Siricuite, em Bom Jesus e Sofocó, na direção Usina da Fumaça. Os caminhões caçamba fazem o transporte do saibro e dão o suporte necessário para a execução do serviço.

“Existem muitas solicitações em relação às estradas rurais, mas no período chuvoso existe muita umidade nas vias de terra, o que dificulta a realização do serviço. Mesmo assim, não paramos. Seguimos com o trabalho permanentemente. A partir de abril, quando o período de chuva passar, as atividades serão reforçadas”, disse o secretário de Agricultura, Manoel Carvalho.

Muriaé possui uma malha viária rural extensa. São mais de 2.300 quilômetros de vias de terra. Por toda à extensão existem propriedades rurais, galpões comerciais, áreas de plantio e grandes lavouras. Para os moradores trafegarem com segurança é preciso que as estradas estejam adequadas, já que alguns usam os seus carros, outros motocicletas, bicicleta ou charrete.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

DEMSUR divulga Nota à Imprensa sobre intervenção na Rua José de Abreu

Publicado em 13/03/2019 às 09h27

A respeito da obra de drenagem pluvial no bairro Augusto de Abreu, o Demsur esclarece que o trabalho que está sendo realizado não tem nenhuma relação com os alagamentos que já ocorrem nas áreas próximas.

No local há um córrego que foi precariamente canalizado na década de 90, pelos proprietários do loteamento Augusto de Abreu.

A galeria é antiga, com paredes de pedra e sem um leito de sustentação. Devido à precariedade dessa estrutura, atualmente, parte dela encontra-se em ruínas, sem qualquer possibilidade de recuperação, inclusive apresentando afundamento da via pública.

A obra que está sendo executada é tão somente para desviar o córrego canalizado no trecho onde houve colapso da estrutura.

Aliás, é importante destacar que a galeria original possui seção quadrada de 1,20m, o que representa uma área interna de 1,44m². Neste local o Demsur está instalando tubos com 1,50m de diâmetro, que possui área interna igual a 1,77m², ou seja, aumentando a área para escoamento das águas neste trecho.

O Setor Técnico do Demsur se coloca inteiramente à disposição dos moradores e comerciantes da região para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Extensão na rede de água em São Fernando irá melhorar distribuição para várias famílias

Publicado em 13/03/2019 às 09h18

Uma importante obra de extensão de rede de água está sendo realizada na comunidade de São Fernando, zona rural de Muriaé. O trabalho, que começou no início desta semana, consiste na instalação de tubos maiores com a finalidade de aumentar a vazão da água que chega às residências.

Ao todo está sendo realizada a instalação de mais de 100 metros de rede no trecho próximo à entrada da comunidade. A obra irá beneficiar várias famílias totalizando cerca de 50 moradores da comunidade.

Os investimentos feitos para melhorias na qualidade e distribuição da água tem a finalidade de beneficiar todos os muriaeenses, incluindo os moradores de distritos e comunidades. A extensão de rede em São Fernando é apenas mais uma das muitas ações que a Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, está desenvolvendo para melhorar o dia a dia da população.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Convênio garante tratamento de esgoto para Belisário e Itamuri

Publicado em 08/03/2019 às 08h43
Nova parceria firmada pela Prefeitura de Muriaé vai coletar e tratar 100% da rede sanitária em ambos os distritos
 
O tratamento de 100% da rede de esgoto será realidade para os distritos de Belisário e Itamuri em breve. Em reunião no Centro Administrativo na última semana, o prefeito Grego assinou convênio com a Associação Pró-Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba Sul (Agevap). O documento firma a parceria entre a Prefeitura de Muriaé (através do Demsur) e a instituição para construção das tubulações e das estações de realização do serviço.
 
O convênio é fruto de edital que foi lançado pela Agevap no ano passado, para cadastramento de projetos que visassem a melhoria do saneamento básico nas comunidades inseridas dentro da bacia hidrográfica em questão – vale lembrar que os rios Fumaça e Glória, que banham respectivamente os distritos de Belisário e Itamuri, são afluentes do rio Muriaé; este, por sua vez, deságua no Paraíba do Sul, já na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). 
 
 
O processo contou com a participação de 184 municípios, dos quais apenas oito tiveram projetos selecionados. Dentre essas cidades, Muriaé foi a única que conseguiu aprovar duas propostas, sendo uma referente a Belisário e outra, a Itamuri. “Esse tipo de obra é especialmente importante porque, ao investir em saneamento básico, estamos investindo também em saúde pública e em prevenção de doenças. É um verdadeiro legado para os moradores dos dois distritos”, comemora o prefeito Grego.
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Em audiência pública, Demsur apresenta projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água

Publicado em 28/02/2019 às 08h54

 

Em audiência pública realizada na noite desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Muriaé, o Demsur apresentou o projeto de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água na cidade. Durante o evento a autarquia mostrou as intervenções consideradas necessárias e prioritárias para melhorar o atual sistema, observando as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor de Água, elaborado em 2010, juntamente com as novas demandas.  

A audiência ocorreu após a reunião ordinária e contou com a apresentação, por cerca de uma hora, do Diretor do Departamento de Água e Esgoto do Demsur, Gustavo Goretti, o qual explanou aos vereadores e demais representantes da sociedade civil, as demandas em questão.

Entre as principais ações a serem desenvolvidas estão:

- Projeto Executivo de adução de água tratada da ETA Rio Preto para o Distrito de Vermelho;

- Projeto Executivo de nova saída da adutora de água tratada da ETA Gávea para o centro da cidade;

- Projeto Executivo Travessia da Adutora sob o Rio Muriaé para o Bairro Padre Tiago;

- Revisão/Atualização e Projetos Executivos da Rede Tronco Leste (expansão do abastecimento de água, a partir da ETA Gávea, para atender todos os bairros na direção leste, até a Penitenciária);

- Revisão/Atualização e Projeto Executivo da Rede Tronco Sul (expansão do abastecimento de água, a partir da ETA Gávea, para atender todos os bairros na direção sul, até o distrito Industrial);

- Projeto Executivo de ampliação da adutora de água bruta do Rio Glória até a ETA Gávea;

- Elaboração de Estudo Técnico de Otimização Tecnológica da ETA Gávea;

- Ampliação da Estação Elevatória de Água tratada do bairro Joanópolis;

- Projeto executivo de um reservatório de concreto para o bairro São Francisco. 

O recurso, proveniente do atual Ministério de Desenvolvimento Regional, uma fusão dos ministérios da Integração Nacional e Cidades, é de R$1.222.616,70, no entanto o valor licitado é de R$695.000,00. Esse montante é destinado a elaboração dos projetos.

Com a ampliação do atual sistema de abastecimento a autarquia pretende aumentar a vazão a todas as regiões de Muriaé para acompanhar, adequadamente, o crescimento do município, juntamente com a demanda de água.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Muriaé tem aviso de chuva forte para esta terça-feira

Publicado em 26/02/2019 às 17h47

Previsão divulgada pela Defesa Civil é de que chova entre 20 e 30mm

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), existe "perigo potencial de tempestade" para esta terça-feira (26) em Muriaé, com precipitações variando entre 20 e 30 mm por horas ou até 50 mm por dia e ventos variando entre 40 e 60 km/h.

A Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil (COMPDEC) de Muriaé informa que continuará realizando seus monitoramentos, e quaisquer duvidas, a população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones 199 e 98826-9846 (telefone de plantão).

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Caia na folia com Segurança

Publicado em 26/02/2019 às 09h22

 

 

O mascote Zé da Luz é um folião animado, mas muito consciente 

Carnaval é época de se deixar levar pelo clima, seja brincando no bloquinho, seguindo o trio elétrico ou aproveitando o feriadão em casa, mas só se for com atenção para a segurança!

E a Energisa tem um folião que é nota 10 em segurança e ao longo dessa semana dará dicas especiais pelas redes sociais da empresa: o mascote Zé da Luz se produziu todo para ensinar adultos e crianças a curtirem a folia sem correr riscos de acidentes com a rede elétrica. Então, siga o Zé da Luz nas páginas oficiais da Energisa nas redes sociais, compartilhe as dicas e venha curtir a folia com segurança:

 

§  Mantenha distância da rede elétrica: fique atento à altura máxima permitida do trio elétrico ou do caminhão de som. Estruturas e foliões precisam ficar, no mínimo, a dois metros de distância das redes elétricas. Quanto mais distante da rede elétrica, melhor. Lembre-se: não é preciso encostar na rede para sofrer choque elétrico, a simples proximidade dos fios pode ser fatal. Por isso, mantenha distância sempre.

 

§  Em caso de colisão entre carros e postes de energia, não toque e não se aproxime dos cabos caídos ao solo e das partes metálicas dos veículos para evitar risco de choque elétrico. Entre em contato com a Energisa pelo 0800 032 0196, pelas redes sociais, pela Agência Virtual da Energisa em www.energisa.com.br ou pelo aplicativo Energisa On.

 

§  Serpentinas de papel ou metálicas, jatos de espumas ou de água e fogos de artifício não devem ser lançados em direção às redes de energia para evitar risco de choque elétrico.

 

§  Decorações e alegorias não podem ser fixadas em postes ou em redes elétricas.

 

§  Nunca toque ou levante os cabos de baixa/média tensão, mesmo se estiver usando luvas isolantes. A rede elétrica só pode ser manuseada por profissionais da Energisa.

 

§  Não use extensões e não sobrecarregue um ponto de energia ligando vários equipamentos ao mesmo tempo. Isso pode causar curto-circuito e incêndios.

 

§  Não faça ligações clandestinas. Além de ser crime, aumenta o risco de acidentes. Se precisar de energia para camarotes ou barracas durante o carnaval, solicite uma ligação de energia temporária na Energisa.

 

§  Não solte fogos de artifício em direção ou próximo à rede elétrica. Isso porque pode romper fios e cabos e causar graves acidentes.

 

Lembre-se: a Energisa está sempre disponível para atendê-lo. Entre em contato com a Energisa pelas redes sociais— e pelo site www.energisa.com.br.

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Novo sistema elétrico na captação do Rio Glória gera economia de, aproximadamente, R$50 mil por ano

Publicado em 21/02/2019 às 16h56

A mais nova iniciativa do setor de Automação do Demsur é a instalação do quadro de controle de fator de potência, na captação de água do rio Glória. Na prática a medida irá gerar uma economia à autarquia de quase R$50 mil reais em um ano.

O novo equipamento serve para manter o fator de potência dentro dos limites previstos pela concessionária e devolve uma energia mais limpa, gerando assim uma economia final significativa na conta da autarquia.

A captação de água do rio Glória é responsável pelo abastecimento do 80% do município de Muriaé e a instalação do controlador de fator de potência representa uma economia que, a curto prazo, poderá será revertida em investimento para outros setores, reafirmando assim o compromisso da atual gestão da autarquia com o dinheiro público. 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||