Muriaé

Escola Mais Consciente: projeto agita E.M. Esmeralda Vianna, no bairro Inconfidência.

Publicado em 02/07/2019 às 08h18

O Projeto Escola Mais Consciente segue levando educação ambiental com muita diversão às escolas de ensino fundamental. Na última semana, as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, foram realizadas na Escola Municipal Esmeralda Vianna, no bairro Inconfidência.

Na quinta-feira (27), o Esquadrão Demsur fez a alegria da garotada, que fez a festa com a presença de Dé, Sú, Goto e Lilico. Na sexta (28), o destaque foram os palhaços Lili e Mocotó, que transmitiram a mensagem da educação ambiental, por meio de mais uma apresentação repleta de diversão e interatividade.

O projeto

O “Escola Mais Consciente” é desenvolvido com alunos do ensino fundamental de instituições da rede pública e privada de Muriaé. A cada semana o Esquadrão Demsur desembarca em uma escola diferente e, em uma segunda visita, o mesmo colégio recebe os palhaços Lili & Mocotó que dão sequência ao trabalho, com dicas de educação ambiental através de apresentação interativa, incluindo teatro e números circenses.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Meio Ambiente e Saúde foram tema de conferência municipal realizada no CD Moda

Publicado em 10/06/2019 às 18h06

A relação direta entre o Meio Ambiente e a saúde dos seres humanos foi foco de um ciclo de quatro palestras que integraram a 7ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saúde, realizada nos dias 6 e 7 de junho, pela Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente.

O evento aconteceu no auditório do CD Moda, localizado nas dependências da unidade do Senai, situada na Rua Sinval Florêncio da Silva, atrás do Mercado do Produtor (Feira do Centro), e contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, sistema FIEMG e CREA-MG.

Marcando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a conferência contou com as presenças do secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Jorge Feres, do secretário adjunto de Obras Públicas, Nilo Campos, além de estudantes das áreas de Biologia e curso Técnico em Meio Ambiente, bem como representantes da sociedade civil.

A primeira palestra do evento abordou o tema “Reciclagem no Combate à transmissão de Doenças”, e foi ministrada pela analista ambiental, diretora de setor de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Morcerf.

Na sequência, a acadêmica do 7º Período do curso de Biomedicina da Unifaminas, Laís Gonçalves Parvan, palestrou sobre o tema “Energia e Meio Ambiente”.

A segunda noite começou com palestra do engenheiro civil sanitarista, Claudio Cansado, do CREA-MG, que abordou o tema “Planejamento Urbano como Ferramenta de Saúde Pública”.

A conferência foi concluída pelo engenheiro Agrícola e Ambiental, Lucas Dutra de Melo, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, que discorreu sobre “Produção Ambiental na produção de alimentos mais saudáveis”.

A realização do evento é mais uma demonstração da preocupação e compromisso constante da autarquia com o planeta e com o bem-estar da população.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Escola Mais Consciente: Lili e Mocotó deram sequência à ação na E.M. Professora Maria Quitéria

Publicado em 16/05/2019 às 09h09

Educação ambiental levada à sério, mas com muita diversão. Assim é o Projeto Escola Mais Consciente, desenvolvido pela Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, junto a instituições de ensino fundamental do município. Nesta segunda-feira (13), a ação teve sequência na Escola Municipal Professora Maria Quitéria Peres Schelb, no bairro Alterosa, com apresentação dos já famosos palhaços da autarquia, Lili e Mocotó, que abordam a conscientização ambiental de forma lúdica e interativa.

O trabalho na escola foi iniciado na quinta-feira (9), com a presença do Esquadrão Demsur, que agitou a garotada com muito carisma e alegria.

O projeto

O “Escola Mais Consciente” é desenvolvido com alunos do ensino fundamental de instituições da rede pública e privada de Muriaé. A cada semana o Esquadrão Demsur desembarca em uma escola diferente e, em uma segunda visita, o mesmo colégio recebe os palhaços Lili & Mocotó que dão sequência ao trabalho, com dicas de educação ambiental através de apresentação interativa, incluindo teatro e números circenses.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Projeto de Coleta Seletiva é iniciado no Centro Administrativo

Publicado em 14/05/2019 às 09h09

Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, deu início à implantação de mais uma inciativa com foco no desenvolvimento sustentável. Trata-se do projeto de Coleta Seletiva no Centro Administrativo, que será lançado oficialmente na sexta-feira (17 de maio), quando será celebrado o “Dia Mundial da Reciclagem”.

Idealizada pelo Setor de Planejamento da autarquia, a ação teve como primeira etapa o treinamento da equipe de limpeza e conservação do prédio, bem como instalação de dois contêineres nos quais serão depositados os resíduos, que serão separados de forma binária (reciclável e lixo úmido).

A Coleta Seletiva no Centro Administrativo faz parte do Programa Recicla Mais, que engloba uma série de projetos voltados para a conscientização sobre a importância da separação correta do lixo, além de fomentar a reciclagem dos resíduos.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Área Central de Muriaé ganha iluminação eficiente e sustentável

Publicado em 07/05/2019 às 09h27

Investimentos trazem melhorias para a população

 

Diz a máxima que a região central é o coração de todas as cidades. É onde pulsa o movimento. Também é onde que a cidade nasce e se espalha. Como conta a história, foi dividindo território com os índios Puris no Largo do Rosário que Constantino Pinto instalou seu armazém mercante e deu início a atividade econômica que desenvolveu a região e emancipou a ‘Vila de São Paulo do Muriahé’ em maio de 1855.

 

Nos seus 164 anos de emancipação, Muriaé ganha de presente importantes intervenções na Iluminação Pública da região central, por meio do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao todo, 122 pontos nas avenidas Constantino Pinto e JK e nas ruas Coronel Domiciano, Doutor Alves Pequeno e Desembargador Canedo estão recebendo trocas das lâmpadas atuais por lâmpadas LED. A mobilização para a execução do serviço começou nesta segunda-feira, 06 de maio.

 

O investimento, importantíssimo para a cidade, quase bate a casa dos R$ 240 mil. As lâmpadas LED são referência em modernidade e qualidade em iluminação pública, principalmente por serem mais duráveis, o que proporciona melhor eficiência na prestação do serviço. Afinal, que graça teria se as cidades ficassem sem uma corrente de luz que mostra as belezas noturnas e nos mantém seguros, não é mesmo? Seguimos ligados, pois sua a história é a nossa energia!

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Programa Mais Água: Reservatório reformado é reinstalado no bairro Porto Belo

Publicado em 26/04/2019 às 08h54

As ações do Programa Mais Água, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Muriaé, por meio de Demsur, não param. O antigo reservatório do bairro Porto Belo, com capacidade para 100 mil litros, foi completamente reformado e acaba de ser reinstalado para funcionar juntamente com o novo tanque, implantado há alguns meses pela autarquia. Os dois vão totalizar 200 mil litros de água para garantir o abastecimento do bairro e adjacências.

Com o objetivo de eliminar o problema de falta d’água no município, o programa consiste na aquisição de novos reservatórios e revitalização de estruturas antigas, bem como adequação de sistemas hidráulicos e ampliação da capacidade de elevatórias, que bombeiam água para os tanques.

Com a ação do tempo, os reservatórios sofrem deterioração, e o processo de reforma é fundamental para assegurar a qualidade da água que chega às residências do município.

O Mais Água já resultou na instalação e reforma de tanques em diversas regiões de Muriaé, como os bairros Cardoso de Melo Gaspar, João XXIII, São Joaquim e os distritos de Itamuri e Belisário.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Mais uma etapa concluída nas obras das redes de drenagem pluvial e esgoto no Santana

Publicado em 25/04/2019 às 18h08

Santana: Mais uma etapa concluída nas obras das redes de drenagem pluvial e esgoto

Os trabalhos seguem avançando na obra de implantação de rede de drenagem pluvial e ampliação de rede de esgoto, que está sendo executada pela Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, no bairro Santana. Nesta terça-feira (23) mais uma etapa foi efetuada, com a concretagem do chamado Poço de Visita (PV) da rede que vai coletar a água das chuvas das ruas Maria Cândida do Carmo e Israel Pinheiro de Lacerda.

O projeto engloba o total de mais de 520 metros de tubulações e visa eliminar os alagamentos, além de ampliar a captação de rejeitos.

Somando ambas as ruas, serão 262 metros de rede pluvial. Na Rua Maria Cândida também será efetuada a substituição das manilhas de cerâmica, da atual rede de esgoto, por tubos de PVC, ecologicamente corretos, minimizando o risco de futuros vazamentos. Esta rede será estendida em 261 metros para ser interligada à tubulação já existente na rua Primavera.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Patrulha mecanizada facilita serviço do homem do campo

Publicado em 25/04/2019 às 17h44

Programa da Prefeitura de Muriaé concede maquinário para preparo da terra e plantio de grãos

O Programa “Mais Agricultura Familiar” da Prefeitura de Muriaé está atendendo os produtores rurais da cidade. Nesta quarta-feira (24), a patrulha mecanizada (trator específico para plantações e aberturas de vias) está arando a terra em uma propriedade em Macuco, na qual se cultiva quiabo e abóbora. A ideia é aumentar a renda do pequeno produtor.

O novo projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura tem o objetivo de auxiliar o homem do campo. O novo sistema oferece um trator, de forma gratuita, para arar as lavouras, facilitando o plantio de grãos e o preparo do terreno. A concessão é feita para agricultores inscritos no programa.

“Estou começando a trabalhar com plantação agora. O trator está nos ajudando muito no preparo da terra, fazendo os nivelamentos e serviços de recuperação do solo. Ele realiza o serviço em pouquíssimas horas. Espero colher a cada quatro meses uma boa safra, pois a vida no campo requer muito trabalho,” disse o beneficiário Raniere Tureta, dono da Fazenda Vai e Volta, localizada em Macuco.

O trator também pode ser utilizado para a abertura de pequenas estradas nas propriedades rurais, no cascalhamento de vias vicinais, confecção de bueiros, terraplanagens, limpeza e nivelamento de áreas, abertura de covas para plantio de espécies frutíferas, roçadas em margens de estradas, entre outros.

“Estamos com um cronograma de atendimento bastante extenso. Queremos auxiliar as famílias que trabalham no campo para fortalecer a economia rural”, disse o secretário Municipal de Agricultura, Manoel Carvalho.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Mais uma semana começa com atenção especial para a limpeza urbana

Publicado em 24/04/2019 às 08h45

Equipes de capina, roçagem e caiação se revezam para atender todas as regiões da cidade

Manter a cidade limpa e organizada não é tarefa fácil. Comprometida com o bem-estar da população, a Prefeitura de Muriaé, por meio do Demsur, tem intensificado esforços e investimentos no setor de limpeza urbana do município. Do ponto de vista financeiro, o montante empregado no setor foi quadriplicado pela atual gestão da autarquia.

Atualmente, quatro equipes de capina e outras de roçagem e caiação atuam diariamente, em sistema de rodízio, percorrendo todas as regiões do município. Aos sábados são efetuados mutirões de varrição em bairros onde o serviço não é prestado de forma regular, e periodicamente também são realizados mutirões de limpeza nos distritos e comunidades.

Coleta Seletiva e Cata Treco

Além da coleta de lixo, o Demsur mantém, de forma gratuita, os serviços de Coleta Seletiva – que consiste no recolhimento de materiais recicláveis – e Cata Treco – destinado a materiais como móveis e objetos de maior porte, que não raramente são descartados de forma irregular em calçadas, lotes vagos ou, até mesmo, em espaços públicos.

No centro da cidade, a Coleta Seletiva é praticada todos os dias, e nos bairros o serviço é prestado em dias alternados à coleta convencional de resíduos.

Clique aqui e confira o cronograma completo de atendimento da Coleta Seletiva

Já o Cata Treco precisa ser solicitado via Central de Atendimento "Fale Demsur", através do número 115. A partir do contato por parte do interessado é gerado um protocolo de solicitação, sendo registrado o nome, endereço e número telefônico do solicitante, que deverá aguardar telefonema do setor responsável para agendamento do dia e hora para retirada do material, que só deverá ser colocado na calçada próximo ao horário indicado.

É importante destacar que o Cata Treco não inclui o recolhimento de entulhos de construção civil. Nestes casos, o interessado deverá contratar o serviço particular de caçamba para a retirada do material.

Conscientização

Paralelamente aos serviços prestados, a autarquia desenvolve projetos de educação ambiental, em várias frentes, visando conscientizar a população quanto à importância de sua contribuição para manter a cidade limpa e preservar a natureza.

Participação de todos

O Demsur ressalta que, assim como ocorre em outros segmentos de serviços públicos, todo esforço e investimento na limpeza urbana do município só produzirão resultados satisfatórios e duradouros se somados à colaboração da sociedade, por meio de gestos simples, como não jogar lixo nas ruas e respeitar o horário da coleta de lixo.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura revitaliza canteiros, praças e horto florestal

Publicado em 12/04/2019 às 16h25

Espaços são restabelecidos em sistema de rodízio, recebendo poda, corte de grama, reposição de plantas e varrição

A Prefeitura continua realizando a manutenção das praças, jardins e canteiros por toda a cidade e distritos. Esta semana, de segunda-feira (8) a sexta-feira (12), os locais contemplados foram os trevos de acesso à Rua Professor Carvalho (Morro do Castelo) e BNH, praça do bairro São Francisco e horto florestal.

Os espaços foram amplamente restabelecidos, recebendo poda nos arbustos, corte da grama, reposição de plantas, recolhimento de troncos e folhagens secas, assim como limpeza e recolhimento dos entulhos.

A manutenção dos jardins e canteiros de todo o município vem sendo mantida pela Secretaria de Meio Ambiente por meio de sua equipe de Jardinagem e Urbanismo. O trabalho é executado de segunda a sexta-feira, dentro de cronograma de prioridades e emergências.

O serviço funciona em sistema de rodízio. O projeto torna as praças mais limpas e revitalizadas para que crianças, jovens e adultos possam circular em um espaço apropriado ao entretenimento e convivência social.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||