Cultura

Biblioteca realizou “Cantata de Natal” em parceria com Escola Espaço Arte

Publicado em 12/12/2018 às 20h30

Dezenas de crianças cantaram músicas natalinas para público presente

Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira realizou a “Cantatas de Natal” em parceria com Escola Espaço Arte, nesta terça-feira (11). Dezenas de crianças cantaram músicas natalinas em forma de coral, assistidas por um grande público formado por parentes e amigos da instituição, assim como pelos pais dos estudantes.

O Papai Noel chegou à Praça Coronel Pacheco de Medeiros (Paço Municipal) por volta das 19 horas e tirou fotos com o público infantil. A cantora Bruna Moreno fez uma participação especial e encantou aos presentes, que preencheram todo o pátio e as rampas de acesso aos quatro andares da casa do saber. Com a festividade a Biblioteca concluiu a programação de final de ano.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Chegada do Papai Noel e apresentações musicais comemoram Natal em Muriaé na próxima segunda-feira

Publicado em 12/12/2018 às 20h08

“Bom velhinho” vai desfilar pelas principais ruas da Barra e Centro no caminhão do Corpo de Bombeiros e receber crianças na Praça João Pinheiro

Para entrar de vez no clima de Natal, a Prefeitura está preparando uma programação especial na próxima segunda-feira (17). Como acontece todos os anos, a Praça João Pinheiro será palco da chegada do Papai Noel a partir das 18h.

Antes, o “bom velhinho” percorrerá as principais ruas da Barra no caminhão do Corpo de Bombeiros em direção ao Centro. Na Praça João Pinheiro, ele será recebido ao som da Banda Sociedade Musical União dos Artistas. Haverá ainda a participação da Associação de Surdos de Muriaé (ASM).

Neste mesmo dia, a “Casa do Papai Noel”, localizada também na praça, será aberta para visitação, onde as crianças (e adultos) poderão tirar fotos e conhecer o espaço.

O evento é uma realização da Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Câmara de Dirigentes Lojistas e Rádio Muriaé.

Serviço

Chegada do Papai Noel:

Data: 17 de dezembro (segunda-feira)

Horário: a partir das 18h

Local: Praça João Pinheiro, Centro

Haverá apresentação da Banda Sociedade Musical União dos Artistas e Associação de Surdos de Muriaé (ASM)

*Fotos: chegada do Papai Noel em 2017

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Especial de Natal: apresentações musicais encantam público em Muriaé

Publicado em 06/12/2018 às 16h54

Programação continua nesta quinta-feira, no Teatro Zaccaria Marques, a partir das 19h; entrada gratuita

O espírito natalino tomou conta do Teatro Zaccaria Marques na noite desta quarta-feira (5). No primeiro dia de evento, o Especial de Natal encantou o público com canções natalinas tradicionais, com apresentação de Canto Coral e da Banda Sociedade Musical União dos Artistas. Houve ainda participação especial da Associação dos Surdos de Muriaé (ASM).

A programação continua nesta quinta-feira (6), às 19h, também no Teatro Zaccaria Marques. Com entrada gratuita nos dois dias de evento, o segundo dia do Especial de Natal será marcado pela apresentação do Coral Cantare, e na sequência, a Banda Sociedade Musical União dos Artistas volta embalando o público com as mais tradicionais canções natalinas.

O evento é uma realização da Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, e Banda Sociedade Musical União dos Artistas, com incentivo do Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocínio do Grupo Energisa e Supermercados Levante e apoio cultural do Ibis Budget e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.

 

Serviço

Especial de Natal:

Local: Teatro Zaccaria Marques

Horário: 19h

Entrada gratuita

 

Programação:

Quinta-feira (6): Coral Cantare e apresentação da Banda Sociedade Musical União dos Artistas

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Crianças do Projeto AABB Comunidade encantam público em Cantata de Natal

Publicado em 05/12/2018 às 16h07

Apresentação de músicas natalinas aconteceu na quarta-feira (5), em frente ao Banco do Brasil

Quem passou pela Rua Pascoal Bernardino, Centro, na manhã de quarta-feira (5), pôde curtir a Cantata de Natal das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e em parceria com o Projeto de Integração AABB Comunidade. A apresentação aconteceu em frente à agência do Banco do Brasil.

Durante aproximadamente 20 minutos, os pequenos encantaram o público com as mais tradicionais músicas natalinas ao som da percussão do Grupo Força da Raça, como “Noite Feliz”, “Quero ver você não chorar”, “Hoje a noite é bela”, “Bate o sino pequenino”, entre outras.

“Pudemos trazer para o público um pouco dessa alegria que as crianças levam para nós toda semana na AABB e também mostrar para a sociedade o quanto isso é importante”, diz a presidente da Associação Atlética Banco do Brasil de Muriaé, Rita Machado.

O Programa AABB Comunidade acontece há mais de 20 anos na cidade. Desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil, AABB Muriaé em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem capacidade para atender até 120 crianças por ano. Oferece a elas, três vezes por semana, atividades culturais, esportivas e de reforço escolar, que acontecem na sede do clube.

O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“Ao longo do ano são desenvolvidas várias atividades com as nossas crianças. Essa apresentação é apenas uma mostra do que elas realizam na AABB”, completa a assessora técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga.  

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Sábado tem “Boa Família na Rota do Samba”

Publicado em 05/12/2018 às 15h58

Tradicional evento realizado pela Prefeitura levará música, artesanato, comidas típicas e diversão para distrito, com entrada gratuita

A sexta edição do “Boa Família na Rota do Samba” acontecerá no próximo sábado (8), a partir das 15h, na praça do distrito. O evento terá entrada gratuita e contará com comidas típicas, feira de artesanato e muita música. A festa, que já é tradicional na comunidade, integra a programação do Circuito Cultural Grande Hotel Muriahe, realizado pela Prefeitura através da Fundarte.

A abertura da festa ficará por conta da banda Batuque de 2. Em seguida, a partir das 17h, o grupo Boca de Siri sobe ao palco para apresentar repertório de samba e choro. “Vamos realizar uma festa com muita alegria e diversão para o público. Todos os muriaeenses e também os moradores de cidades vizinhas estão convidados para virem participar conosco”, diz a diretora da Fundarte, Flávia Neves.

O distrito de Boa Família fica localizado a aproximadamente 22 quilômetros de Muriaé, no caminho para a cidade de Miraí. O Circuito Cultural Grande Hotel, pelo qual o evento será promovido, acontece a partir da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Energisa e do Supermercado Levate, além de apoio cultural da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e do hotel Ibis Budget de Muriaé.

 

BOA FAMÍLIA NA ROTA DO SAMBA

Data: 08/12/2018

Horário: a partir de 15h

Local: Praça Vereador Américo dos Santos

Entrada gratuita

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Especial de Natal terá apresentações musicais no Teatro Zaccaria Marques

Publicado em 04/12/2018 às 15h55

Com entrada gratuita, evento acontecerá nesta quarta e quinta-feira (5 e 6), às 19h

Apresentações musicais darão o tom do Especial de Natal. Com entrada gratuita, o evento acontecerá na quarta e quinta-feira (5 e 6), às 19h, no Teatro Zaccaria Marques.

Na quarta-feira, a programação inclui Canto Coral com músicas natalinas e apresentação da Banda Sociedade Musical União dos Artistas, que contará com participação especial da Associação dos Surdos de Muriaé (ASM).

Na quinta-feira, o Especial de Natal terá início com a apresentação do Coral Cantare, e na sequência, a Banda Sociedade Musical União dos Artistas volta embalando o público com as mais tradicionais canções natalinas.

O evento é uma realização da Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, e Banda Sociedade Musical União dos Artistas, com incentivo do Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocínio do Grupo Energisa e Supermercados Levante e apoio cultural do Ibis Budget e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.

 

Serviço

Especial de Natal:

Local: Teatro Zaccaria Marques

Horário: 19h

Entrada gratuita

 

Programação

Quarta-feira (5): Canto Coral e apresentação da Banda Sociedade Musical União dos Artistas, com participação especial da Associação dos Surdos de Muriaé (ASM)

Quinta-feira (6): Coral Cantare e apresentação da Banda Sociedade Musical União dos Artistas

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Tradicional Feira do Livro Espírita de Muriaé acontece entre 8 e 15 de dezembro

Publicado em 03/12/2018 às 08h46

A tradicional Feira do Livro Espírita de Muriaé acontece este ano entre 8 e 15 de dezembro. Uma tradição na cidade há 24 anos o evento tem o objetivo de divulgar a doutrina espírita e angariar fundos para ajudar a promover a COJEM- Confraternização de Jovens Espíritas de Muriaé e Região que acontece sempre na Semana Santa e completa 26 edições em 2019. Os livros estarão expostos na praça João Pinheiro, perto do relógio, entre as 8h e as 19h. 

Centenas de títulos, entre romances, livros doutrinários, científicos e de autoajuda, estarão disponíveis. Como sempre, os voluntários que trabalham no local estarão prontos para esclarecer os interessados sobre possíveis dúvidas a respeito da doutrina.

O Espiritismo é uma doutrina Cristã que se fundamenta no Evangelho de Jesus. Traz um conjunto de princípios e leis, revelados a Allan Kardec por Espíritos Superiores, através de médiuns de vários locais do mundo. Esses princípios reforçam e esclarecem os ensinamentos do Mestre Jesus durante sua passagem terrena e estão contidos em cinco livros que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Estes livros também estarão à venda na feira.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Circuito Cultural oferece oficinas de poesia e dança no fim de semana

Publicado em 01/12/2018 às 09h42
Eventos promovidos pela Prefeitura são gratuitos. Curso de poesia será na Biblioteca Municipal, enquanto de dança acontece em Belisário
 
Em iniciativa da Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, o Circuito Cultural Grande Hotel leva duas oficinas para os muriaeenses neste fim de semana, ambas gratuitas. Os cursos, nas áreas de literatura e dança, são abertos a todos os interessados.
 
No sábado e domingo (1 e 2 de dezembro), das 8h às 12h na Biblioteca Municipal, o professor Natalino Silva ministra a Oficina de Poesia. A atividade, que terá continuação no fim de semana seguinte, pretende desenvolver a sensibilidade poética dos alunos através de atividades de leitura e produção de poemas, sempre de forma lúdica e prazerosa aos participantes.
 
Já em Belisário, na sede do Grupo de Artesãos do distrito, o bailarino Walbert Luiz comanda no sábado, a partir das 14h, a segunda parte da Oficina de Dança. O curso, iniciado no último dia 24, seguirá também nas semanas seguintes, com o último módulo agendado para o dia 15 de dezembro.
 
OFICINA DE POESIA - PROFESSOR NATALINO SILVA
Datas: 01/02 e 08/09 de dezembro
Horário: das 8h às 12h
Local: Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira
 
OFICINA DE DANÇA - PROFESSOR WALBERT LUIZ
Datas: dias 1, 8 e 15 de dezembro
Horário: 14h
Local: Grupo de Artesãos de Belisário
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Festival de Cinema vai movimentar Muriaé no final de semana

Publicado em 23/11/2018 às 16h01

Evento exibirá curtas-metragens de produtores regionais e nacionais, buscando permanência da ação cultural na cidade

O “2º Festival de Cinema de Muriaé” acontecerá neste final de semana, sexta-feira (23) e sabádo (24), a partir das 19h30min, no Teatro Belmira Vilas Boas. Mais de 600 filmes de curta-metragem foram inscritos envolvendo participantes de todo o país. Quinze foram selecionados para a premiação. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundarte, pretende movimentar o cenário audiovisual da cidade, buscando permanência desta ação cultural em Muriaé.

O Festival exibirá curtas-metragens de produtores regionais e nacionais, colocando em contato profissionais, estudantes e amantes do cinema. “A ideia é reciclarmos conhecimentos e ampliarmos as discussões sobre o tema com profissionais de todas as partes do país. Várias cidades vizinhas já estão realizando este tipo de evento cinematográfico e obtendo ótimos resultados. É uma forma de levarmos cultura para  os muriaeenses e incentivarmos a sétima arte entre os nossos jovens”, explicou a coordenadora do evento, Fernanda de Paula.

Serão entregues prêmios para o Melhor Filme, Roteiro, Direção, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Ator, Atriz e Trilha Sonora Original. Nesta edição, em ambos os dias, haverá o lançamento do curta-metragem “Quer Apostar?”. Este filme foi gravado em Muriaé pelo cineasta Euler Luz, sob a coordenação da produtora cultural Fernanda de Paula. Ao final de cada dia de apresentações, haverá uma mostra de filmes regionais. Os festivais veem sendo realizados em várias cidades da região como Cataguases e Juiz de Fora, e têm promovido uma grande movimentação cultural e econômica nos municípios.

 

Lançamento de curta-metragem

O curta narra a história de Boné de Bico, apostador inveterado que abre mão de tudo para tentar a sorte em qualquer disputa. Vítima de uma praga que lhe foi rogada, ele entra em uma fase de azar e passa a perder as apostas.

Para livrar-se, faz um pacto com a Cramunhona, entidade maligna personificada em uma linda e sedutora mulher, que o transforma em um homem rico. Um ano depois, Cramunhona retorna para cobrar a contrapartida, que pode ter um preço muito alto.     

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Sexta-feira (23) – 19h30min

 

1. Abertura - Helder Carneiro - Acolhimento

2. Homenagem à Tia Ângela Andrade (personagem do filme que será lançado)

3. Lançamento: Quer Apostar?  

 

4. Filmes selecionados para premiações:

  •          Um Café e Quatro Segundos
  •          Cor de Pele
  •          Aqueles Cinco Segundos
  •          Telentrega
  •          Acúmulo
  •          Bodas
  •          Eu Sou o Super-Homem
  •          A Caixa

 

5. Mostra Regional: Marinas

 

Sábado (24) – 19h30min

 

1. Abertura - Helder Carneiro: Acolhimento

2. Homenagem à Tia Ângela Andrade

3. Lançamento: Quer Apostar?  

 

4. Filmes selecionados para premiações

  •          Escolhas
  •          Os Herdeiros
  •          Reflexo Suspeito
  •          Sentinela
  •          Marcel
  •          Ao final da conversa eles se despedem com um abraço
  •          O Vestido de Myriam

 

5. Mostra Regional: A Partida do Menino Neimar

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Festival de Cinema vai movimentar Muriaé neste final de semana

Publicado em 21/11/2018 às 15h29

Evento exibirá curtas-metragens de produtores regionais e nacionais, buscando permanência da ação cultural na cidade

O “2º Festival de Cinema de Muriaé” acontecerá neste final de semana, sexta-feira (23) e sabádo (24), a partir das 19h30min, no Teatro Belmira Vilas Boas. Mais de 600 filmes de curta-metragem foram inscritos envolvendo participantes de todo o país. Quinze foram selecionados para a premiação. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundarte, pretende movimentar o cenário audiovisual da cidade, buscando permanência desta ação cultural em Muriaé.

O Festival exibirá curtas-metragens de produtores regionais e nacionais, colocando em contato profissionais, estudantes e amantes do cinema. “A ideia é reciclarmos conhecimentos e ampliarmos as discussões sobre o tema com profissionais de todas as partes do país. Várias cidades vizinhas já estão realizando este tipo de evento cinematográfico e obtendo ótimos resultados. É uma forma de levarmos cultura para  os muriaeenses e incentivarmos a sétima arte entre os nossos jovens”, explicou a coordenadora do evento, Fernanda de Paula.

Serão entregues prêmios para o Melhor Filme, Roteiro, Direção, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Ator, Atriz e Trilha Sonora Original. Nesta edição, em ambos os dias, haverá o lançamento do curta-metragem “Quer Apostar?”. Este filme foi gravado em Muriaé pelo cineasta Euler Luz, sob a coordenação da produtora cultural Fernanda de Paula. Ao final de cada dia de apresentações, haverá uma mostra de filmes regionais. Os festivais veem sendo realizados em várias cidades da região como Cataguases e Juiz de Fora, e têm promovido uma grande movimentação cultural e econômica nos municípios.

 

Lançamento de curta-metragem

O curta narra a história de Boné de Bico, apostador inveterado que abre mão de tudo para tentar a sorte em qualquer disputa. Vítima de uma praga que lhe foi rogada, ele entra em uma fase de azar e passa a perder as apostas.

Para livrar-se, faz um pacto com a Cramunhona, entidade maligna personificada em uma linda e sedutora mulher, que o transforma em um homem rico. Um ano depois, Cramunhona retorna para cobrar a contrapartida, que pode ter um preço muito alto.     

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Sexta-feira (23) – 19h30min

 

1. Abertura - Helder Carneiro - Acolhimento

2. Homenagem à Tia Ângela Andrade (personagem do filme que será lançado)

3. Lançamento: Quer Apostar?  

 

4. Filmes selecionados para premiações:

  •          Um Café e Quatro Segundos
  •          Cor de Pele
  •          Aqueles Cinco Segundos
  •          Telentrega
  •          Acúmulo
  •          Bodas
  •          Eu Sou o Super-Homem
  •          A Caixa

5. Mostra Regional: Marinas

 

Sábado (24) – 19h30min

 

1. Abertura - Helder Carneiro: Acolhimento

2. Homenagem à Tia Ângela Andrade

3. Lançamento: Quer Apostar?  

 

4. Filmes selecionados para premiações

  •          Escolhas
  •          Os Herdeiros
  •          Reflexo Suspeito
  •          Sentinela
  •          Marcel
  •          Ao final da conversa eles se despedem com um abraço
  •          O Vestido de Myriam

5. Mostra Regional: A Partida do Menino Neimar

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||