Cultura

Abertas inscrições para projetos artísticos e culturais em Muriaé

Publicado em 16/04/2019 às 16h01

Prefeitura através da Fundarte destina recursos para realização do programa de incentivo à cultura

Pessoas que tenham projetos artístico-culturais poderão ter uma oportunidade de colocar em prática as suas idéias. A Prefeitura de Muriaé, através da Fundarte, está com as inscrições abertas para os projetos desde ontem, segunda-feira (15). Os interessados deverão entrar na plataforma on-line, no endereço www.prosas.com.br. O prazo vai até o dia 15 de maio.

O projeto deverá especificar de forma clara, na planilha ‘Cronograma de Atividades’ a quantidade, o local e as datas das apresentações a serem realizadas de forma pública e deverão ter prazo de conclusão até 31 de dezembro.

A Fundarte, por meio do Sistema Municipal de Cultura, está abrindo as vagas para incentivar o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais como incremento à vida cultural do município. Para tanto, criou a Comissão de Peritos e Pareceristas (CPPT) para analisar os projetos que serão agraciados e realizados através do Fundo Municipal de Cultura.

Os interessados em participar devem preencher alguns quesitos básicos, ou seja, ter a documentação adequada, ter residência em Muriaé, certidão negativa de débito, entre outros. Pode ser pessoa física, pessoa jurídica de direito privado (sem fins lucrativos ou com fins lucrativos). Será permitido apenas um projeto por proponente.

Os candidatos deverão acessar a plataforma de inscrição e preencher todas as lacunas. As dúvidas que aparecerem podem ser retiradas no e-mail: projetos.fundarte.muriae@gmail.com. Outras informações no Edital de Incentivo a Cultura que está hospedado no endereço: www.muriae.mg.gov.br – menu cidadão, opção editais, aba inscrição de projetos.

 

Serviço:

Inscrições abertas para projetos artístico-culturais, esportivos e turísticos

 

Endereço para inscrição: www.prosas.com.br

Endereço eletrônico para dúvidas: projetos.fundarte.muriae@gmail.com

Edital: www.muriae.mg.gov.br – menu cidadão, opção editais, aba inscrição de projetos.

Data: 15 de abril a 15 de maio

Local: Fundarte - Avenida Constantino Pinto, 400 – Centro (ao lado da Rodoviária)

Telefone: 3696 – 3395

OBS.: Projetos postados em datas fora do período indicado serão considerados inabilitados

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Banda Santíssima Trindade se apresenta na Praça João Pinheiro sábado

Publicado em 10/04/2019 às 08h57

Evento organizado pela Fundarte tem objetivo de levar música e confraternização para muriaeenses

A banda musical Santíssima Trindade se apresentará no sábado (13), às 20h, na Praça João Pinheiro. O grupo de Ponte Nova (MG) desenvolve um trabalho artístico, musical e com cunho social. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, está sendo organizado pela Fundarte e tem o objetivo de levar música e confraternização para os muriaeenses.

A banda tradicional completou 38 anos. A história da Corporação iniciou no final da década de 70, quando alguns senhores da comunidade local, juntamente com o pároco, entenderam que era necessário formar uma corporação musical para abrilhantar os eventos, sobretudo os religiosos.

Com o passar dos anos, a banda foi se firmando e ampliando o número de componentes, ganhando assim credibilidade para participar de eventos como: encontros de bandas (bandão), festividades em outras localidades, apresentações em atividades religiosas ou não dentro da própria cidade.

A apresentação em Muriaé está inserida no Projeto 'Banda Itinerante' aprovado pelo Ministério da Cidadania (Lei Rouanet).

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Circo alemão substitui animais por hologramas: sem crueldade

Publicado em 09/04/2019 às 09h09

O Circo alemão ‘Roncalli’ decidiu trocar animais de verdade por hologramas, imagens digitais que parecem reais e são exibidas durante os shows. O espetáculo combina o show de trapézio dos palhaços com um arsenal de animais holográficos de todo o mundo. Eles investiram 500 mil euros, cerca de 2 milhões de reais, na técnica holográfica.

O Roncalli optou por 11 projetores a laser Optoma ZU850, lentes BX-CTA03 estrategicamente localizadas em uma tenda de 32 metros, o resultado é fantástico.

Os animais que são recriados podem ser vistos a 360 graus, então ninguém fica sem vê-los. Peixe voador, cavalos galopantes, elefantes podem ser vistos nesta proposta inovadora que promete revolucionar a indústria do circo como a conhecemos.

Como

Os elefantes são projetados na direção da multidão e, em seguida, um peixe laranja brilhante nada na areia. Graças à nova tecnologia, os circos podem deixar de mostrar animais vivos que tinha uma vida de estresse e abandono. “A maioria dos números já seria tocada por artistas e palhaços de qualquer maneira. O foco do Circo Roncalli está nos números poéticos e acrobáticos, disse o diretor do circo, Peter Hajek.

Com o maior conhecimento público sobre as crueldades que os animais sofrem por trás da vida do circo, muitos governos estão proibindo o uso de animais, o que poderia significar que esses espetáculos holográficos seriam o circo do futuro.

Pioneiro

E o Circus Roncalli é pioneiro neste quesito. “Felizmente, o público está visitando mais e mais shows onde os artistas podem escolher se apresentar, em vez de serem forçados a agir”, disse Jan Creamer, presidente da Animal Defenders International, ao The Dodo.

“Este é o futuro do circo: uma performance que todos podem desfrutar e para a qual seres inteligentes e sensíveis podem se fazer representados.”

Com informações do Nation

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

Fonte: Só Notícia Boa

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Campeonato Municipal de Futebol começa neste fim de semana em Muriaé

Publicado em 08/03/2019 às 16h31
 
Com a participação de oito equipes, começa neste fim de semana o Campeonato Municipal de Futebol. A competição promovida pela Prefeitura de Muriaé, através do Departamento de Esportes da Fundarte, acontecerá ao longo dos próximos dois meses, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento dos clubes amadores da cidade e dos distritos.
 
No sábado, às 15h, São Pedro e São Cristóvão jogam no campo do Cruzeiro (bairro São Francisco). No mesmo horário, o Estádio Proletário (bairro Santa Terezinha) recebe a partida entre Operário e Portuense.
 
A primeira rodada será completada no domingo com mais duas partidas, ambas às 10h: o Patrimônio/Independente recebe o Estrela de Ouro em casa, no bairro São José; já o Unidos enfrenta o Barcelona de Itamuri, novamente no Estádio Proletário.
 
Os times participantes do Campeonato Municipal de Futebol foram divididos em dois grupos. Na primeira fase, de turno único, as equipes jogam entre si dentro das chaves. Os dois melhores classificados de cada grupo seguem para a fase semifinal. Já a disputa do título está marcada para o dia 1 de maio, no campo do Rodrigão.
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Muriaé recebe espetáculo que explora as Leis de Newton

Publicado em 08/03/2019 às 08h13

 

Foto: Divulgação

O Espetáculo LEI, do Projeto Girarte, apresenta o universo da física clássica através da dança contemporânea, e exploração de múltiplas linguagens artísticas.

 A cidade de Muriaé, localizada na região da Zona da Mata Mineira, recebe nos dias 15, 16 e 17/03 o espetáculo "LEI", que tem como temática às 3 Leis de Newton e a Lei Gravitacional, traçando um paralelo entre as Leis da Física Clássica e Leis criadas pelo Homem para regular conflitos da vida em sociedade, refletindo na influencia direta das leis em nossas vidas e movimentos dos corpos no cotidiano. "LEI" dialoga com a Dança Contemporânea, o Teatro, a Música e o Audiovisual, caracterizando um espetáculo de múltiplas linguagens artísticas. No elenco, Deliana Domingues, Leandro Guimarães, Milena Martins, Marcus Diego, Natália Barros, Roberta Rodrigues e Tatiane Dias. As coreografias são de Mário Nascimento (Belo Horizonte-MG) e Alba Vieira (Professora da Universidade Federal de Viçosa-MG); a trilha sonora original é de Makely KA e O Grivo (Belo Horizonte-MG); o figurino de Carolina Sudati (São Paulo-SP); assistência de direção Tatiane Dias e Direção Geral de Marcus Diego (Cataguases-MG).

 O espetáculo será apresentado no dia 15/03 às 18h para usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e nos dias 16 e 17/03 acontecem às sessões abertas ao público, às 19h. Todas as apresentações serão no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas. A entrada é gratuita, e os ingressos poderão ser garantidos com antecedência no local da apresentação a partir do dia 11/03 dentro do horário comercial.

 O Projeto Girarte conta com patrocínio da Energisa via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, em Muriaé as apresentações são viabilizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Muriaé e apoio da Fundação de Cultura e Arte de Muriaé (Fundarte).

LEI

 Com monólogos, movimentos de dança e projeções, o palco se transforma. Ao longo do espetáculo, podemos embarcar em uma divertida viagem pelo universo da física clássica através da dança contemporânea, e exploração de múltiplas linguagens artísticas, acompanhadas de provocações e reflexões. A proposta do espetáculo, segundo o grupo, é refletir a influência das leis no movimento cotidiano dos corpos, onde a experiência sensorial apresentada faz o público imergir nas dimensões construídas nas inúmeras cenas. Além de possuir uma característica transdisciplinar estabelecendo um diálogo direto entre arte e educação, ao explorar diferentes linguagens e a dança que nesta perspectiva é pura física, traduzindo em movimentos as Três Leis de Newton e a Lei Gravitacional. "A física já tem leis conhecidas e outras tantas a serem desveladas, interessante seria refletirmos sobre a importância e funcionalidade das inúmeras leis que construímos para respeitarmos e resguardarmos nossas gerações. Sejam bem-vindos ao nosso universo, a nossa terra, a nossa 'LEI'...", afirma Marcus Diego, diretor geral do espetáculo.

Projeto Girarte

 É um projeto desenvolvido por artistas mineiros, conduzido pelo Grupo de Pesquisa Girarte, e realiza inúmeras iniciativas sociais e artísticas para promover cultura em diferentes cidades, priorizando locais de difícil acesso e/ou com baixa produtividade artística. De acordo com Marcus Diego, coordenador do projeto "o grande desafio do grupo é juntar as duas vertentes do trabalho cultural e artístico em prol da sociedade nos dois vetores: na arte como ferramenta de promoção social e no desenvolvimento profissional artístico-cultural" explica. O projeto surgiu em julho de 2014, realizando oficinas artísticas e apresentações em comunidades de diferentes cidades, trabalhando de forma itinerante em parceria com escolas públicas, além destas atividades, em 2016 foi criado o espetáculo "LEI", a fim de gerar novos desafios e potencializar o desenvolvimento profissional dos artistas envolvidos, possibilitando aos mesmos uma interação com contextos variados de produção artística, desde então o espetáculo "LEI" já circulou com grande prestígio pelos estados do MS, PB, RJ e MG, ampliando a atuação do Projeto Girarte, que atualmente conta com patrocínio da Energisa via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.

(Mais informações acesse www.projetogirarte.com.br). 

 

SERVIÇO

Espetáculo LEI – Muriaé/MG

Dia 15/03 (sexta-feira) – Apresentação para usuários do CRAS.

Dia 16 e 17/03 (sábado e domingo), aberto ao público, às 19h, no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas*.

*Garanta seu ingresso antecipado, na portaria do teatro a partir do dia 11/03.

Comentários (0) e Compartilhar

Exposição Fotográfica ‘Início’ está em cartaz no Grande Hotel

Publicado em 26/02/2019 às 17h39

Acervo de imagens traz consigo um olhar harmonioso sobre fatos cotidianos

A Exposição Fotográfica ‘Início’ de Elvio Júnior iniciou ontem, segunda-feira (25), e ficará em cartaz até o próximo dia 01, no Grande Hotel Muriahé.  O artista prioriza fotografar crianças, mulheres grávidas, famílias e casamentos. A Prefeitura e Fundarte apoiam o trabalho do artista que traz consigo um olhar harmonioso sobre os fatos cotidianos.

O tema “Início” conta a história da vida, da caminhada, do sentir, do agir, do expressar. O artista, que é natural de Muriaé, retrata em suas lentes o passar do tempo e a distância que se instala do ‘Inicio’.

Elvio, além de fotógrafo, também é médico veterinário e instrutor de yoga. Sua mostra estará disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.


Serviço

Exposição fotográfica “Início”:

Data: de 25 de fevereiro a 1º de março

Dias: segunda a sexta-feira

Horário: das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Local: Grande Hotel Muriahe (Praça João Pinheiro, Centro)

Entrada gratuita

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Folia toma conta do Centro de Convivência do Idoso e CRAS

Publicado em 26/02/2019 às 09h33

 

 

Prefeitura comemora carnaval com idosos e usuários da Política de Assistência Social do município

A última sexta-feira (22) foi dia de festa no Centro de Convivência para Idosos (CCI). O carnaval foi comemorado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com a participação de centenas de integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Também foram eleitos o rei e a rainha da festa.

Para a eleição, formou-se uma mesa de jurados. Rainhas e reis foram analisados nos critérios simpatia, melhor apresentação e melhor fantasia. Os vencedores do concurso foram Luzia Braga Bernardo e José Diogo de Araújo.

Além do CCI, a festa popular também chegou aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. A festa carnavalesca foi realizada com fantasias e adereços de carnaval, envolvendo os funcionários e usuários da Política de Assistência Social.

O CRAS do São Joaquim realizou as comemorações também na última sexta-feira. Já na AABB e no CRAS Santa Terezinha, a folia acontecerá, respectivamente, na quarta-feira (27), às 9h, e na quinta-feira (28), às 14h. Os demais, Vermelho e Aeroporto, irão festejar na próxima sexta-feira (1º). No distrito, a festividade será às 9h e às 14h, e no Aeroporto, às 14h também.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Desfile das Escolas de Samba agitou Muriaé no final de semana

Publicado em 26/02/2019 às 09h26

Evento realizado pela Prefeitura, Fundarte e Liga Carnavalesca atraiu centenas de famílias para passarela do samba

O ‘Esquenta Muriaé’ reuniu centenas de muriaeenses na Praça João Pinheiro, nesta sexta (22) e sábado (23), para assistirem aos desfiles das Escolas de Samba. Cada uma das escolas desenvolveu um tema diferente e construiu as fantasias e carros alegóricos reproduzindo o contexto histórico. O evento que concentrou inúmeras famílias na passarela do samba foi uma realização da Prefeitura, Fundarte e Liga Carnavalesca.

Na sexta-feira, desfilou a Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha que abordou o tema: ‘Santa Terezinha, bairro que muito orgulha todos nós’. Logo após, veio a Unidos do São Joaquim que apresentou à temática: ‘Caipira, Pirapora. São Joaquim nosso cantinho de roça’. Para fechar à noite, tocou banda ‘Marofagy’, que embalou os foliões na madrugada.

Sábado, a banda ‘Bateria Show’ da cidade de Campos dos Goytacazes abriu a noite. Mais tarde, desfilou a Agremiação do Papagaio, que representando o bairro Aeroporto, desenvolveu o tema: ‘Lendas e tradições brasileiras’.

Ainda sábado, se apresentou a Agremiação Marambloco, do bairro Padre Tiago, com a reconstrução histórica em homenagem à Associação de Violeiros de Muriaé. A escola de samba ilustrou o tema: ‘Pego minha viola e canto uma canção’. E, dando sequência ao evento, surge na avenida a Canarinhos do Samba, do bairro Planalto, com o enredo ‘Muriaé e o tesouro purí’.

Nos intervalos entre uma escola e outra, o DJ Pikachu agitou a platéia presente. E, para finalizar a noite e manter os muriaeenses embalados na folia, tocou o grupo ‘Batuque de Dois’, que animou a rapaziada até o amanhecer.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Campeonato Interbairros movimenta Muriaé a partir de segunda-feira

Publicado em 23/02/2019 às 10h19
Competição de futebol de salão promovida pela Prefeitura terá participação de 20 equipes; jogos acontecem no Rodrigão
 
Com a participação de 20 equipes, começa na próxima segunda-feira a edição 2019 do Campeonato Interbairros de Futebol de Salão. A abertura da competição é realizada pela Prefeitura de Muriaé, através do Departamento de Esporte e Lazer, está marcada para 19h15, no Rodrigão, com a partida entre Primavera e Padre Tiago. Na sequência, Porto e Inconfidência fazem o segundo jogo da noite.
 
Os times foram divididos em seis grupos. Na primeira fase, de caráter classificatório, as equipes de cada chave jogam entre si, e as duas melhores de cada grupo seguem para a etapa seguinte, já eliminatória.
 
No início do chamado mata-mata, as equipes que se classificaram em primeiro lugar nas chaves enfrentam as que passaram em segundo, com definição das partidas através de sorteio. Os vencedores de cada jogo sobem para a terceira fase.
 
Já a semifinal será formada pelas três equipes vencedoras das partidas da terceira etapa e pelo time que tiver sofrido a "menor" derrota nessa mesma fase. Quem ganhar, se classifica para a final, disputando o título da competição.
 
Além das premiações coletivas para campeão e vice, o Campeonato Interbairros também terá troféus individuais para o artilheiro e o melhor goleiro da competição. Em 2018, o título ficou com o São Francisco, que venceu o Planalto por 6x0 na final. Apesar da goleada sofrida, o arqueiro Matheus foi apontado como o melhor do campeonato, enquanto o atacante Breno, do Santa Terezinha II, foi o atleta que mais vezes balançou a rede dos adversários, com oito gols.
 
Confira as equipes que vão disputar o Interbairros 2019:
 
Grupo A: Primavera | Padre Tiago | Porto | Inconfidência
Grupo B: Cerâmica | Porto Belo | Safira I | Dornelas
Grupo C: Vermelho | Joanópolis | Recanto Verde
Grupo D: São Francisco | Planalto | Santa Terezinha
Grupo E: Encoberta | Cardoso de Melo | Santana
Grupo F: Gaspar | Santo Antônio | Safira II
 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Muriaeense apresenta trabalho fotográfico no Grande Hotel

Publicado em 19/02/2019 às 10h06

Exposição "Início" estará em cartaz a partir do dia 25

A Exposição Fotográfica "Início", de Elvio Júnior, estará em cartaz no Grande Hotel Muriahe a partir da próxima segunda-feira (25). A Prefeitura de Muriaé e Fundarte convidam os muriaeenses para conhecer o acervo de imagens que reproduzem a vida cotidiana.

O tema "Início" conta a história da vida, da caminhada, do sentir, do agir, do expressar. Além de fotografar crianças, o autor possui experiência em registrar imagens de mulheres grávidas, famílias, casamentos, entre outras.

Segundo Elvio, "o tempo passa e as pessoas se distanciam do início". "Sempre vamos nos lembrar da infância, recordar momentos, e sempre haverá esperança para recomeçar, como uma criança que corre para nos abraçar", disse o artista, que é natural de Muriaé e, além de fotógrafo, também é médico veterinário e instrutor de yoga.

A mostra é aberta ao público e estará disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, até o dia 1º de março.


Serviço

Exposição fotográfica "Início":

Data: de 25 de fevereiro a 1º de março

Dias: segunda a sexta-feira

Horário: das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Local: Grande Hotel Muriahe (Praça João Pinheiro, Centro)

Entrada gratuita

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||