Cultura

Folia toma conta do Centro de Convivência do Idoso e CRAS

Publicado em 26/02/2019 às 09h33

 

 

Prefeitura comemora carnaval com idosos e usuários da Política de Assistência Social do município

A última sexta-feira (22) foi dia de festa no Centro de Convivência para Idosos (CCI). O carnaval foi comemorado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com a participação de centenas de integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Também foram eleitos o rei e a rainha da festa.

Para a eleição, formou-se uma mesa de jurados. Rainhas e reis foram analisados nos critérios simpatia, melhor apresentação e melhor fantasia. Os vencedores do concurso foram Luzia Braga Bernardo e José Diogo de Araújo.

Além do CCI, a festa popular também chegou aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. A festa carnavalesca foi realizada com fantasias e adereços de carnaval, envolvendo os funcionários e usuários da Política de Assistência Social.

O CRAS do São Joaquim realizou as comemorações também na última sexta-feira. Já na AABB e no CRAS Santa Terezinha, a folia acontecerá, respectivamente, na quarta-feira (27), às 9h, e na quinta-feira (28), às 14h. Os demais, Vermelho e Aeroporto, irão festejar na próxima sexta-feira (1º). No distrito, a festividade será às 9h e às 14h, e no Aeroporto, às 14h também.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Desfile das Escolas de Samba agitou Muriaé no final de semana

Publicado em 26/02/2019 às 09h26

Evento realizado pela Prefeitura, Fundarte e Liga Carnavalesca atraiu centenas de famílias para passarela do samba

O ‘Esquenta Muriaé’ reuniu centenas de muriaeenses na Praça João Pinheiro, nesta sexta (22) e sábado (23), para assistirem aos desfiles das Escolas de Samba. Cada uma das escolas desenvolveu um tema diferente e construiu as fantasias e carros alegóricos reproduzindo o contexto histórico. O evento que concentrou inúmeras famílias na passarela do samba foi uma realização da Prefeitura, Fundarte e Liga Carnavalesca.

Na sexta-feira, desfilou a Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha que abordou o tema: ‘Santa Terezinha, bairro que muito orgulha todos nós’. Logo após, veio a Unidos do São Joaquim que apresentou à temática: ‘Caipira, Pirapora. São Joaquim nosso cantinho de roça’. Para fechar à noite, tocou banda ‘Marofagy’, que embalou os foliões na madrugada.

Sábado, a banda ‘Bateria Show’ da cidade de Campos dos Goytacazes abriu a noite. Mais tarde, desfilou a Agremiação do Papagaio, que representando o bairro Aeroporto, desenvolveu o tema: ‘Lendas e tradições brasileiras’.

Ainda sábado, se apresentou a Agremiação Marambloco, do bairro Padre Tiago, com a reconstrução histórica em homenagem à Associação de Violeiros de Muriaé. A escola de samba ilustrou o tema: ‘Pego minha viola e canto uma canção’. E, dando sequência ao evento, surge na avenida a Canarinhos do Samba, do bairro Planalto, com o enredo ‘Muriaé e o tesouro purí’.

Nos intervalos entre uma escola e outra, o DJ Pikachu agitou a platéia presente. E, para finalizar a noite e manter os muriaeenses embalados na folia, tocou o grupo ‘Batuque de Dois’, que animou a rapaziada até o amanhecer.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Campeonato Interbairros movimenta Muriaé a partir de segunda-feira

Publicado em 23/02/2019 às 10h19
Competição de futebol de salão promovida pela Prefeitura terá participação de 20 equipes; jogos acontecem no Rodrigão
 
Com a participação de 20 equipes, começa na próxima segunda-feira a edição 2019 do Campeonato Interbairros de Futebol de Salão. A abertura da competição é realizada pela Prefeitura de Muriaé, através do Departamento de Esporte e Lazer, está marcada para 19h15, no Rodrigão, com a partida entre Primavera e Padre Tiago. Na sequência, Porto e Inconfidência fazem o segundo jogo da noite.
 
Os times foram divididos em seis grupos. Na primeira fase, de caráter classificatório, as equipes de cada chave jogam entre si, e as duas melhores de cada grupo seguem para a etapa seguinte, já eliminatória.
 
No início do chamado mata-mata, as equipes que se classificaram em primeiro lugar nas chaves enfrentam as que passaram em segundo, com definição das partidas através de sorteio. Os vencedores de cada jogo sobem para a terceira fase.
 
Já a semifinal será formada pelas três equipes vencedoras das partidas da terceira etapa e pelo time que tiver sofrido a "menor" derrota nessa mesma fase. Quem ganhar, se classifica para a final, disputando o título da competição.
 
Além das premiações coletivas para campeão e vice, o Campeonato Interbairros também terá troféus individuais para o artilheiro e o melhor goleiro da competição. Em 2018, o título ficou com o São Francisco, que venceu o Planalto por 6x0 na final. Apesar da goleada sofrida, o arqueiro Matheus foi apontado como o melhor do campeonato, enquanto o atacante Breno, do Santa Terezinha II, foi o atleta que mais vezes balançou a rede dos adversários, com oito gols.
 
Confira as equipes que vão disputar o Interbairros 2019:
 
Grupo A: Primavera | Padre Tiago | Porto | Inconfidência
Grupo B: Cerâmica | Porto Belo | Safira I | Dornelas
Grupo C: Vermelho | Joanópolis | Recanto Verde
Grupo D: São Francisco | Planalto | Santa Terezinha
Grupo E: Encoberta | Cardoso de Melo | Santana
Grupo F: Gaspar | Santo Antônio | Safira II
 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Muriaeense apresenta trabalho fotográfico no Grande Hotel

Publicado em 19/02/2019 às 10h06

Exposição "Início" estará em cartaz a partir do dia 25

A Exposição Fotográfica "Início", de Elvio Júnior, estará em cartaz no Grande Hotel Muriahe a partir da próxima segunda-feira (25). A Prefeitura de Muriaé e Fundarte convidam os muriaeenses para conhecer o acervo de imagens que reproduzem a vida cotidiana.

O tema "Início" conta a história da vida, da caminhada, do sentir, do agir, do expressar. Além de fotografar crianças, o autor possui experiência em registrar imagens de mulheres grávidas, famílias, casamentos, entre outras.

Segundo Elvio, "o tempo passa e as pessoas se distanciam do início". "Sempre vamos nos lembrar da infância, recordar momentos, e sempre haverá esperança para recomeçar, como uma criança que corre para nos abraçar", disse o artista, que é natural de Muriaé e, além de fotógrafo, também é médico veterinário e instrutor de yoga.

A mostra é aberta ao público e estará disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, até o dia 1º de março.


Serviço

Exposição fotográfica "Início":

Data: de 25 de fevereiro a 1º de março

Dias: segunda a sexta-feira

Horário: das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Local: Grande Hotel Muriahe (Praça João Pinheiro, Centro)

Entrada gratuita

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Reunião vai definir detalhes sobre Campeonato Municipal de Futebol

Publicado em 12/02/2019 às 17h54
 
 
Prefeitura reúne equipes da cidade para competição, que promete movimentar a cidade em 2019
 
A Prefeitura de Muriaé já se prepara para a realização do Campeonato Municipal de Futebol, que promete movimentar a cidade em 2019. Nesta quarta-feira (13), acontece a primeira reunião entre representantes das equipes interessadas em participar da competição. O encontro está marcado para acontecer às 19h, no Rodrigão.
 
"Nesta primeira reunião e também na segunda, que está agendada para o dia 20 deste mês, vamos discutir com os clubes questões como datas e locais dos jogos, além de formato e regras do campeonato", informa o diretor de Esportes da Prefeitura, Wellington Forim.
 
A competição será aberta a todos os times de futebol existentes na cidade e nos distritos. De acordo com Forim, não será um torneio entre representantes das comunidades, mas sim entre os clubes já estabelecidos que temos no município. "Também vamos realizar o Campeonato Interbairros de Futsal, que já é tradicional em nosso calendário esportivo", acrescenta.
 
Muriaé conta com diversos times atuando no futebol amador. Dentre eles, equipes como Operário (Santa Terezinha), Cruzeiro (São Francisco), Paulistano (Barra), Santiago (Padre Tiago), São Francisco (Boa Família), Unidos (Bom Jesus da Cachoeira) e Estrela de Ouro (Belisário).
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Agenda do Carnaval de Muriaé

Publicado em 12/02/2019 às 17h34

Blocos de rua de Muriaé

16/02 – Bloco da Manguaça – concentração Praça Coronel Pacheco de Medeiros – horário: 15h

16/02 – Distrito de Boa Família – horário: 21h

22/02 – Bloco da Bebinha – concentração na Rua Rodrigo de Castro – Bairro São Francisco – horário: 17h

23/02 – Bloco Vira-Lata – concentração na Avenida Doutor Passos – Aterro – horário: 16h

02/03 – Bloco do Bicão – concentração Rua Vicente Alves (na altura do nº 560) –– bairro Prefeito Hélio Araújo (antigo Bico Doce) - horário: 14h às 19h

02/03 – Bloco ‘oh o gás’ – concentração na Rua Dona Raimunda - bairro Prefeito Hélio Araújo (antigo Bico Doce) - horário: 14h às 22h

Liga das Escolas de Samba (Licamur): parceria com a Prefeitura de Muriaé, Fundarte e Departamento de Saneamento Urbano – Demsur

22/02 – Desfile das Escolas de Samba: Unidos do Santa Terezinha e Unidos do São Joaquim

23/02 - Desfile das Escolas de Samba: Bloco do Papagaio, Marambloco e Canarinhos do Samba

Carnaval: palco e banda

02 a 03/02 – Distrito de Belisário – horário: 21h

02 a 03/02 – Distrito de Bom Jesus - horário: 21h

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeito recebe visita de atleta multicampeão de jiu-jitsu

Publicado em 05/02/2019 às 17h50
Muriaeense Genyell Barbosa tem cinturão e medalhas de torneios internacionais; no fim de janeiro, ele ganhou ouro em competição sul-americana no RJ
 
A cena chamava a atenção de quem ia ao terceiro andar do Centro Administrativo na tarde de segunda-feira (4). Com cinco medalhas no peito e um cinturão empunhado, o lutador de jiu-jitsu Genyell Barbosa aguçava a curiosidade das pessoas que chegavam à recepção da Secretaria de Governo.
 
Ele estava no local para ser recebido pelo prefeito Grego, que fez questão de cumprimentá-lo pela conquista de mais um título – desta vez, o da Copa Sul-América de Verão, disputado no Parque Olímpico de Deodoro (RJ), em 26 de janeiro. O diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura, Wellington Forim, também participou do encontro.
 
“Com tantas medalhas, vai ficar com dor de coluna”, era o que o atleta mais escutava. A resposta vinha instantaneamente: “Espero carregar ainda mais peso”, dizia, com satisfação.
 
Tanto orgulho se justifica: as honrarias se referem a conquistas obtidas recentemente pelo lutador – dentre elas, três ouros e duas pratas em competições panamericanas e sulamericanas de jiu-jitsu, além de um terceiro lugar no Campeonato Mundial da modalidade abraçada por Genyell há 17 anos.
 
Mas foi só recentemente que a carreira decolou – mais precisamente, a partir de junho do ano passado, quando o atleta muriaeense passou a se destacar na maior parte dos torneios nos quais compete.
 
“Desde a adolescência, eu tinha o sonho de conquistar um cinturão. Pensei em desistir algumas vezes porque as dificuldades eram enormes, também precisei interromper minha trajetória algumas vezes. Mas persisti e esse sonho de juventude se realizou há pouco tempo, aos 34 anos de idade, quando venci o Grand Slam da América do Sul”, conta.
 
O lutador lembra que os custos que os praticantes de artes marciais têm para participar de competições representam, na maior parte das vezes, o principal desafio para que sigam investindo na carreira.
 
“Os atletas, por mais que treinem, não conseguem desenvolver um bom trabalho se não tiverem apoio. Nesse sentido, sou muito grato à Prefeitura de Muriaé pelo incentivo que venho recebendo. É graças a esse auxílio que consigo viajar para representar nossa cidade, e felizmente tem sido com sucesso”.
 
 
 
 
 
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Cursos de arte, dança e música abrem inscrição na próxima segunda-feira (11)

Publicado em 05/02/2019 às 17h26

Modalidades oferecidas pela Prefeitura visam envolver crianças, adolescentes e jovens em atividades artísticas

Os cursos de teatro, produção audiovisual (fotografia e vídeo), de desenho e pintura, oficinas de artes visuais para crianças e adultos, dança, balé, jazz e música abrem inscrições na próxima segunda-feira (11) e seguem até a sexta-feira (15). O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Fundarte.

As modalidades são oferecidas pela Prefeitura e visam envolver crianças, adolescentes e jovens em atividades artísticas. Os cursos variam de acordo com as idades - vão de Oficina Lúdica de Teatro, Oficina Infantil de Artes Visuais, balé, jazz aos instrumentos musicais.

As escolas preparam os alunos para o mercado das artes, oferecendo para muitos deles uma nova profissão e um novo leque de oportunidades.

Os interessados devem apresentar, original e cópia, do cartão de vacina (para crianças menores de 12 anos), documento de identidade e CPF do responsável, comprovante de residência atualizado, Certidão de Nascimento e atestado médico (para a Escola de Dança). As vagas serão preenchidas conforme a ordem de chegada.

Confira abaixo a lista dos cursos oferecidos:

- Oficina Lúdica de Teatro: 7 a 11 anos

- Oficina de Prática Teatral: 12 a 15 anos

- Iniciação Teatral: a partir de 16 anos

- Consciência Corporal: a partir de 18 anos

- Curso de Produção Audiovisual (Fotografia e Vídeo): a partir de 15 anos

- Curso Básico de Artes Visuais (Desenho e Pintura): 14 a 25 anos

- Oficina Infantil de Artes Visuais: 7 a 13 anos

- Oficina de Artes Visuais para adultos: a partir dos 18 anos

- Curso Infantil de Dança (Baby Class): 5 a 6 anos

- Balé Clássico: 7 a 8 anos

- Jazz: 9 a 11 anos

- Musicalização Infantil: 6 a 7 anos

- Curso Básico de Música (Violão): 8 a 12 anos

- Curso Básico de Instrumento de Sopro: a partir de 16 anos

- Oficina de Violão: 15 a 18 anos

- Oficina de Percussão: a partir de 12 anos

 

Serviço

Matrículas para Escolas de Artes:

Data: 11 a 15 de fevereiro

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: Avenida Constantino Pinto, 400 – Fundarte (ao lado Terminal Rodoviário)

Documentação exigida: (cópia e original)

- Identidade e CPF do responsável

- Cartão de vacina (para menores de 12 anos)

- Comprovante de residência atualizado

- Certidão de Nascimento

- Atestado médico (escola de dança) (Apta a fazer atividades físicas)

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Período de matrículas para escolas de artes começa em 11 de fevereiro

Publicado em 29/01/2019 às 17h22
Prefeitura de Muriaé, através da Fundarte, oferece cursos gratuitos de artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro
 
De 11 a 15 de fevereiro, as escolas de artes mantidas pela Prefeitura de Muriaé (através da Fundarte) estarão com matrículas abertas para 2019. Os interessados deverão comparecer à sede da Fundação de Cultura e Artes, no horário de 8h até 12h ou de 14h até 18h. O período de inscrições valerá tanto para novos alunos quanto para rematrículas de quem frequentou as aulas no segundo semestre do ano passado.
 
Ao todo, a Fundarte conta com cinco escolas: Artes Visuais (pintura e desenho), Audiovisual (fotografia e filmagem), Dança (balé clássico, jazz e estilo contemporâneo), Música (violão, teclado e técnica vocal) e Teatro. Os cursos são voltados para pessoas de todas as idades e são gratuitos – a taxa de contribuição de R$30, cuja arrecadação é destinada à manutenção das unidades, é de pagamento opcional.
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Muriaé realizará pré-carnaval nos dias 22 e 23 de fevereiro

Publicado em 29/01/2019 às 17h07

Prefeitura e Liga das Escolas de Samba se unem para realizar tradicional festa carnavalesca na cidade e fomentar comércio local

Com a intenção de fomentar o comércio local e também trazer distração e festejo para os muriaeenses, a Prefeitura de Muriaé, em parceria com a Fundarte e Liga das Escolas de Samba, realizará o pré-carnaval “Esquenta Muriaé” nos dias 22 e 23 de fevereiro.

Cinco escolas estarão presentes no desfile. Participarão da festa carnavalesca a Escola de Samba do Marambloco (bairro Padre Tiago), a Unidos do Santa Terezinha, a Canarinhos do Samba (Planalto), Papagaio (Aeroporto) e a Unidos do São Joaquim. O evento tem o apoio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura que destina recursos financeiros para que as agremiações possam montar as alegorias e criar as suas fantasias.

Mesmo com a atual crise financeira e as grandes dificuldades por que passam as Administrações municipais, a Prefeitura de Muriaé, por meio de uma gestão responsável, vai conseguir manter a festa que já é tradição no município. Para o presidente da Liga das Escolas de Samba, Adir Gonçalves, é uma questão cultural realizar o desfile de carnaval na cidade.

“Nós sabemos das dificuldades que o país está enfrentando, mas o prefeito Grego nos deu condições de fazer e ofereceu total apoio. Vamos fazer um carnaval simples, mas recheado de alegria para o povo. Os galpões carnavalescos estão funcionando a pleno vapor. As fantasias e alegorias estão lindas. Cada escola desfilará representando um tema que ressaltará a história de nossa terra”, disse ele, lembrando que os recursos provindos da Lei de Incentivo a Cultura já estão na conta da Liga das Escolas de Samba desde o mês de junho. 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||