Cultura

Cursos de arte, dança e música abrem inscrição na próxima segunda-feira (11)

Publicado em 05/02/2019 às 17h26

Modalidades oferecidas pela Prefeitura visam envolver crianças, adolescentes e jovens em atividades artísticas

Os cursos de teatro, produção audiovisual (fotografia e vídeo), de desenho e pintura, oficinas de artes visuais para crianças e adultos, dança, balé, jazz e música abrem inscrições na próxima segunda-feira (11) e seguem até a sexta-feira (15). O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Fundarte.

As modalidades são oferecidas pela Prefeitura e visam envolver crianças, adolescentes e jovens em atividades artísticas. Os cursos variam de acordo com as idades - vão de Oficina Lúdica de Teatro, Oficina Infantil de Artes Visuais, balé, jazz aos instrumentos musicais.

As escolas preparam os alunos para o mercado das artes, oferecendo para muitos deles uma nova profissão e um novo leque de oportunidades.

Os interessados devem apresentar, original e cópia, do cartão de vacina (para crianças menores de 12 anos), documento de identidade e CPF do responsável, comprovante de residência atualizado, Certidão de Nascimento e atestado médico (para a Escola de Dança). As vagas serão preenchidas conforme a ordem de chegada.

Confira abaixo a lista dos cursos oferecidos:

- Oficina Lúdica de Teatro: 7 a 11 anos

- Oficina de Prática Teatral: 12 a 15 anos

- Iniciação Teatral: a partir de 16 anos

- Consciência Corporal: a partir de 18 anos

- Curso de Produção Audiovisual (Fotografia e Vídeo): a partir de 15 anos

- Curso Básico de Artes Visuais (Desenho e Pintura): 14 a 25 anos

- Oficina Infantil de Artes Visuais: 7 a 13 anos

- Oficina de Artes Visuais para adultos: a partir dos 18 anos

- Curso Infantil de Dança (Baby Class): 5 a 6 anos

- Balé Clássico: 7 a 8 anos

- Jazz: 9 a 11 anos

- Musicalização Infantil: 6 a 7 anos

- Curso Básico de Música (Violão): 8 a 12 anos

- Curso Básico de Instrumento de Sopro: a partir de 16 anos

- Oficina de Violão: 15 a 18 anos

- Oficina de Percussão: a partir de 12 anos

 

Serviço

Matrículas para Escolas de Artes:

Data: 11 a 15 de fevereiro

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: Avenida Constantino Pinto, 400 – Fundarte (ao lado Terminal Rodoviário)

Documentação exigida: (cópia e original)

- Identidade e CPF do responsável

- Cartão de vacina (para menores de 12 anos)

- Comprovante de residência atualizado

- Certidão de Nascimento

- Atestado médico (escola de dança) (Apta a fazer atividades físicas)

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Período de matrículas para escolas de artes começa em 11 de fevereiro

Publicado em 29/01/2019 às 17h22
Prefeitura de Muriaé, através da Fundarte, oferece cursos gratuitos de artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro
 
De 11 a 15 de fevereiro, as escolas de artes mantidas pela Prefeitura de Muriaé (através da Fundarte) estarão com matrículas abertas para 2019. Os interessados deverão comparecer à sede da Fundação de Cultura e Artes, no horário de 8h até 12h ou de 14h até 18h. O período de inscrições valerá tanto para novos alunos quanto para rematrículas de quem frequentou as aulas no segundo semestre do ano passado.
 
Ao todo, a Fundarte conta com cinco escolas: Artes Visuais (pintura e desenho), Audiovisual (fotografia e filmagem), Dança (balé clássico, jazz e estilo contemporâneo), Música (violão, teclado e técnica vocal) e Teatro. Os cursos são voltados para pessoas de todas as idades e são gratuitos – a taxa de contribuição de R$30, cuja arrecadação é destinada à manutenção das unidades, é de pagamento opcional.
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Muriaé realizará pré-carnaval nos dias 22 e 23 de fevereiro

Publicado em 29/01/2019 às 17h07

Prefeitura e Liga das Escolas de Samba se unem para realizar tradicional festa carnavalesca na cidade e fomentar comércio local

Com a intenção de fomentar o comércio local e também trazer distração e festejo para os muriaeenses, a Prefeitura de Muriaé, em parceria com a Fundarte e Liga das Escolas de Samba, realizará o pré-carnaval “Esquenta Muriaé” nos dias 22 e 23 de fevereiro.

Cinco escolas estarão presentes no desfile. Participarão da festa carnavalesca a Escola de Samba do Marambloco (bairro Padre Tiago), a Unidos do Santa Terezinha, a Canarinhos do Samba (Planalto), Papagaio (Aeroporto) e a Unidos do São Joaquim. O evento tem o apoio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura que destina recursos financeiros para que as agremiações possam montar as alegorias e criar as suas fantasias.

Mesmo com a atual crise financeira e as grandes dificuldades por que passam as Administrações municipais, a Prefeitura de Muriaé, por meio de uma gestão responsável, vai conseguir manter a festa que já é tradição no município. Para o presidente da Liga das Escolas de Samba, Adir Gonçalves, é uma questão cultural realizar o desfile de carnaval na cidade.

“Nós sabemos das dificuldades que o país está enfrentando, mas o prefeito Grego nos deu condições de fazer e ofereceu total apoio. Vamos fazer um carnaval simples, mas recheado de alegria para o povo. Os galpões carnavalescos estão funcionando a pleno vapor. As fantasias e alegorias estão lindas. Cada escola desfilará representando um tema que ressaltará a história de nossa terra”, disse ele, lembrando que os recursos provindos da Lei de Incentivo a Cultura já estão na conta da Liga das Escolas de Samba desde o mês de junho. 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Paço Municipal recebe reformas para preservação da história da cidade

Publicado em 29/01/2019 às 16h39

Prefeitura busca resguardar memória do município com reestruturação de telhado. Obra deve estar concluída até dia 31

Uma das edificações mais antigas da cidade, o Paço Municipal, que abriga o Arquivo Público (antiga sede do poder executivo), passa por obras de reestruturação do telhado neste momento. A iniciativa da Prefeitura visa preservar a memória do município, já que o espaço guarda toda a documentação, acervo fotográfico e galeria de prefeitos, resguardando a história de Muriaé.

A Prefeitura iniciou as obras em 12 de novembro do ano anterior, porém, com a instabilidade do tempo, foi necessário esperar até 14 de janeiro para recomeçar o trabalho. A previsão é de que o serviço fique pronto até o próximo dia 31.  

O Paço Municipal é um bem tombado pelo município e estava passando por constantes infiltrações devido ao péssimo estado de conservação do telhado. A ação teve a deliberação do COMPAC (Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Muriaé) e os recursos financeiros foram adquiridos através do FUMPAC (Fundo Municipal de Patrimônio Cultural).   

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Duque de Caxias busca talentos de futebol feminino em Muriaé

Publicado em 22/01/2019 às 16h03
Clube do RJ firmou parceria com a Prefeitura para buscar jogadoras na cidade; cronograma de testes ainda será divulgado por comissão técnica da equipe
 
Com o objetivo de descobrir mulheres craques de bola em Muriaé, o time feminino do Duque de Caxias Futebol Clube firmou parceria com a Prefeitura para a realização de testes na cidade. O encontro entre os representantes das duas instituições aconteceu na última segunda-feira (21), no distrito de Bom Jesus da Cachoeira, onde a equipe do Rio de Janeiro ficará concentrada até o dia 4 de fevereiro.
 
As seletivas vão acontecer no Rodrigão, seguindo cronograma que será divulgado em breve pela comissão técnica do Duque de Caxias. Vale lembrar que, em atendimento a uma orientação da Fifa para promover o crescimento do futebol feminino, os times que disputarão a Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro em 2019 precisarão também ter equipes de mulheres disputando competições oficiais.
 
“Nesse sentido, uma das possibilidades permitidas aos clubes é a associação a outros que já possuam sua representação feminina. O Duque de Caxias já possui e pretende se fortalecer ainda mais”, lembra o diretor de Esportes da Prefeitura de Muriaé, Wellington Forim.
 
TESTES DE FUTEBOL FEMININO EM MURIAÉ
Parceria entre Prefeitura de Muriaé e Duque de Caxias Futebol Clube
Data: até 4 de fevereiro
Horários: cronograma será divulgado em breve pelo time do RJ
Local: Rodrigão
Público-alvo: mulheres com idade a partir de 16 anos
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Canadá quer receber mais de 1 milhão de novos imigrantes nos próximos três anos

Publicado em 16/01/2019 às 10h11

Lembra quando você disse a si mesmo/a que queria se mudar para o Canadá? Bom, agora é um bom momento para começar a arrumar suas malas!

O Parlamento Canadense anunciou um plano para receber mais de um milhão de novos residentes permanentes nos próximos três anos. Isso é quase um por cento da população do país a cada ano. O Canadá recebeu mais de 286.000 residentes permanentes em 2018 e esse número pode chegar a 350.000 neste ano. E 360.000 em 2020. E 370.000 em 2021.

Muitos, muitos imigrantes, né?!

“Graças aos recém-chegados que recebemos ao longo de nossa história, o Canadá se tornou um país forte e vibrante de que todos gostamos”, disse Ahmed Hussen, ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC).

Hussen, ele próprio um imigrante da Somália, disse que o afluxo ajudará a compensar o envelhecimento da população do Canadá e a taxa de natalidade em declínio, enquanto cresce sua força de trabalho. A postura amigável do Canadá em relação aos seus novos moradores contrasta com outras nações ocidentais, como os Estados Unidos, que estão adotando políticas de imigração mais restritivas.

O Canadá é especialmente dedicado a oferecer proteção a refugiados, desde imigrantes advindos de países em zonas de guerra (como a Síria) a perseguidos políticos. A Agência de Refugiados das Nações Unidas relatou níveis sem precedentes de refugiados em 2017, com o número de deslocados forçados chegando a 68,5 milhões de pessoas.

O IRCC, Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania prometeu US$ 5,6 milhões para apoiar iniciativas globais de reassentamento.

Fonte: CNN
Foto de capa: Reprodução / CTV News

Fonte: Razões para Acreditar

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Fundarte está com inscrições abertas para candidatos ao Conselho de Políticas Culturais

Publicado em 09/01/2019 às 18h05

Órgão tem finalidade de elaborar e tomar decisões sobre políticas de cultura

O Conselho Municipal de Política Cultural de Muriaé (CMPC) está com inscrições abertas para eleição de conselheiros. O prazo começa dia 23 e termina em 30 de janeiro. A finalidade do órgão é elaborar propostas e tomar decisões sobre as políticas municipais que movimentem a vida cultural na cidade, envolvendo atividades e eventos.

O Conselho é formado por 12 membros titulares e mais 12 suplentes, distribuídos entre representantes do poder público e da sociedade civil, nomeados pelo prefeito para mandato de dois anos. As reuniões acontecem duas vezes por mês.

Os interessados em participar podem fazer as inscrições na Fundarte, de segunda a sexta-feira, entre 13h e 17h, através do preenchimento da Ficha de Cadastro de Agentes Culturais. Qualquer pessoa com domicílio ou residente em Muriaé no período mínimo de um ano poderá participar como eleitor ou candidato, desde que comprove a atuação na áreapleiteada. As eleições ocorrerão no dia 30 de janeiro. Vale frisar que os membros do Conselho não são remunerados.

Para quem desejar mais informações, o edital do Conselho Municipal de Política Cultural está publicado no site da Prefeitura de Muriaé (www.muriae.mg.gov.br, link “Cidadão”, aba “Concursos e Processos Seletivos”).

Serviço

Conselho Municipal de Políticas Culturais de Muriaé:

Inscrições: 23 a 30 de janeiro

Dias: segunda a sexta-feira

Local: Fundarte (Avenida Constantino Pinto, 400, Centro)

Horário: de 13h até 17h

Edital: www.muriae.mg.gov.br, link “Cidadão”, aba “Concursos e Processos Seletivos”

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

“Olhar refletido” está em cartaz no Grande Hotel

Publicado em 27/12/2018 às 16h52

Artista Fernando Pacheco tem obras expostas permanentemente em vários lugares do mundo; mostra fica aberta para visitação até 15 fevereiro

A exposição “Olhar refletido”, do artista Fernando Pacheco, está em cartaz no Grande Hotel Muriahe. A mostra, que apresenta quadros que retratam o universo humano em diferentes focos, permanecerá aberta à visitação de segunda a sexta-feira, entre 12h e 18h, até 15 de fevereiro.

Os quadros do renomado pintor têm o objetivo de demonstrar a arte de viver, a sexualidade, espiritualidade e a existencialidade. A exposição é composta de 40 trabalhos em médios e grandes formatos, entre pinturas a óleo e acrílica sobre tela.

Fernando Pacheco tem trabalhos expostos permanentemente no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins), no Ministério do Trabalho (BH-MG), na Secretaria de Estado de Turismo e na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais. Sua obra está representada em importantes acervos do Brasil e do exterior, como na Fundación Albéniz – Escule Superior de Música Reina Sofia (Espanha) e no Ministério da Cultura da China.

A exposição é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundarte, e faz parte da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Chegada do Papai Noel e apresentações musicais comemoram Natal em Muriaé

Publicado em 19/12/2018 às 09h37

Bom velhinho” recebeu crianças na Praça João Pinheiro; evento foi marcado também pelas apresentações da Associação de Surdos de Muriaé e Banda Sociedade Musical União dos Artistas

O clima de Natal tomou conta da Praça João Pinheiro, Centro, no final da tarde de segunda-feira (17). A praça ficou movimentada com a chegada do Papai Noel e com apresentações musicais.

Antes, o “Bom velhinho” percorreu as principais ruas da Barra e região central no caminhão do Corpo de Bombeiros. Já na Praça João Pinheiro, ele foi recepcionado pelas crianças (e também pelos adultos), onde tirou diversas fotos com os pequenos na “Casa do Papai Noel”, fazendo a alegria da garotada.

A programação incluiu ainda apresentações da Associação de Surdos de Muriaé (ASM) e Banda Sociedade Musical União dos Artistas, que encantaram o público com as tradicionais canções natalinas.

“Este evento é uma tradição em Muriaé, muito aguardado pelas crianças e também pelos adultos. É um momento de muita alegria”, diz o prefeito Grego. “Desejo a todos um feliz Natal, de muitas bênçãos, e que 2019 seja um ano seja repleto de realizações e de paz”, completa.

O evento é uma realização da Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sesc e Rádio Muriaé.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Muriaeenses se formam em Curso de Espanhol

Publicado em 14/12/2018 às 15h04

Projeto desenvolvido pela Uaitec Lab em parceria com Prefeitura visa a qualificação pessoal e inclusão para mercado de trabalho

Oito pessoas se formaram no Curso de Espanhol, oferecido pela Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab) em parceria com a Prefeitura de Muriaé. O projeto visa a qualificação pessoal e inclusão para mercado de trabalho. A entrega dos certificados aconteceu na noite de quinta-feira (14), no polo da Uaitec Lab, na Barra.

O curso amplia a competência comunicativa com base em quatro habilidades: falar, ouvir, ler e escrever. Os alunos formados estão aptos a assimilar e compreender o uso social e cultural da língua espanhola, a demonstrar domínio gramatical e lexical no que diz respeito às principais classes de palavras, além de usar adequadamente o idioma em sociedade, seja lendo, ouvindo ou falando.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||