Cultura

Artistas grafitam casas de madeira em favela de São Luís (MA)

Publicado em 16/10/2018 às 15h52

“É muito importante vocês estarem aqui, faz a gente lembrar que é gente também.”

As casas de madeira de moradores da favela da Alemanha, em São Luís, no Maranhão, erguidas sobre palafitas, ganharam cor e vida na última sexta-feira (12).

O projeto ‘Favelart’ reuniu dez grafiteiros e muralistas da capital maranhense para elevar a autoestima de moradores que vivem com tão pouco e rodeados por problemas, como a falta de saneamento básico, lazer, atividades culturais e a violência.

A iniciativa partiu de um morador da comunidade, o produtor cultural, MC e grafiteiro Carlos Over. Ele bateu de porta em porta pedindo autorização aos vizinhos para transformar suas casas em incríveis painéis artísticos ao ar livre.

Com a autorização cedida, era hora de reunir outros artistas que topassem participar da ação. Bastaram alguns posts nas redes sociais para que eles aparecessem e também pessoas dispostas a ajudar com a doação de tintas, mão de obra e alimentos para serem distribuídos aos moradores da comunidade durante o evento.

“Boa parte dos moradores reside em palafitas estabelecidas na maré, onde há pouco acesso à cultura, arte e lazer. Então, propus levar um pouco disso tudo para a comunidade”, conta Carlos em entrevista ao Razões para Acreditar.

Os moradores da Alemanha receberam muito bem os artistas e visitantes, esbanjando hospitalidade e gratidão. Em meio a tantos problemas, Carlos conta que era comum ouvir dos vizinhos frases como “Vocês precisam de alguma coisa?” e “Eu moro ali, ó, pode me procurar, tenho pouco, mas tudo o que eu tenho posso dividir com vocês”.

“Toda a ação foi baseada em uma construção mútua entre moradores e colaboradores. A ação teve um valor de mudança simbólica inestimável para a comunidade, trazendo aos moradores um ambiente mais agradável e uma autoestima maior em relação a sua comunidade e as suas moradias, como disse uma moradora: ‘É muito importante vocês estarem aqui, faz a gente lembrar que é gente também’”, afirma Carlos.

Fonte: razões para acreditar

Categoria: Brasil, Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Entrega de uniformes de taekwondo marca início do CRAS Cultura

Publicado em 16/10/2018 às 09h29

Evento apresenta potencialidades das regiões atendidas pelos CRAS e o talento dos moradores

A entrega de uniformes de taekwondo – dobok - marcou o início, na tarde de segunda-feira (15), do CRAS Cultura. Realizado pela Prefeitura pelo segundo ano consecutivo, o evento apresenta as potencialidades das regiões atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o talento dos moradores, fortalecendo vínculos entre eles e suas comunidades.

Os cerca de 300 doboks foram entregues às crianças e adolescentes no Memorial Fundação Cristiano Varella, onde houve também apresentação da arte marcial. Os conjuntos esportivos serão utilizados durante campeonatos e nas oficinas de taekwondo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Esta é uma forma da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social valorizar os atletas do Serviço, os quais estão conquistando vitórias em competições da modalidade.

CRAS Cultura valoriza potencial das comunidades – A programação do CRAS Cultura retorna nesta quarta-feira (17), quando acontece a abertura oficial, e prossegue até sexta-feira (19). Com entrada gratuita, o evento começa às 19h, no Teatro Zaccaria Marques.

O CRAS Cultura é a culminância dos projetos que acontecem ao longo do ano nos CRAS, Núcleo de Atendimento de Assistência Social (NAAS), no Centro de Convivência para Idosos (CCI), Programa Integração AABB Comunidade e Programa Criança Feliz. O projeto visa valorizar a identidade e cultura locais, as potencialidades e talentos dos usuários da política de assistência social, além de proporcionar lazer aos muriaeenses.

“Esta é uma forma de levarmos até o público as atividades que acontecem nesses dispositivos e como nossos usuários e equipe são criativos. É uma mostra de tudo o que acontece permanentemente nos CRAS”, afirma a assessora técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga.

Com o tema “Passeia pelas belezas e tradições do Brasil”, a proposta do CRAS Cultura deste ano é apresentar as belezas e tradições das cinco regiões do Brasil. A programação incluirá apresentações artísticas, teatrais, esportivas, de danças típicas das regiões do país, capoeira, entre outros.

 

Serviço

CRAS Cultura:

Data: entre 17 e 19 de outubro

Horário: 19h

Local: Teatro Zaccaria Marques (Avenida Constantino Pinto - prédio da Fundarte)

Entrada gratuita

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Tradicional Festa das Crianças reúne milhares de pessoas no Horto Florestal

Publicado em 13/10/2018 às 15h54

Evento realizado pela Prefeitura levou diversão e alegria para famílias muriaeenses

Milhares de pessoas participaram da tradicional festa realizada em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro) no Horto Florestal. Promovido pela Prefeitura de Muriaé na manhã de sexta-feira, em parceria com instituições da cidade, o evento levou alegria e diversão às famílias muriaeenses.

Entre as diversas atividades da festa, as crianças puderam participar de disputas de esportivas, como bicicross, futebol, queimada, peteca e xadrez. A programação incluiu ainda brincadeiras, pula-pula, dança, trilhas ecológicas e gincanas. Além dessas atividades, as crianças também puderam se deliciar com pipoca, algodão-doce, picolés, cachorro-quente e outras guloseimas.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Campeonato de muaythai reunirá atletas de todo país dia 20 em Muriaé

Publicado em 08/10/2018 às 15h27

PMIF Muayhtai Brasil acontecerá a partir das 18h, no Rodrigão, com entrada gratuita; haverá disputa e defesa de cinturão

Muriaé receberá atletas de todo país dia 20 de outubro para o PMIF Muaythai Brasil. Com entrada gratuita, o campeonato acontecerá a partir das 18h, no Ginásio Poliesportivo Rodrigo Flores de Abreu, o Rodrigão.

Ao todo, serão dez lutas – sendo duas femininas -, disputadas por atletas de Muriaé e outras cidades Minas e de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Pará e Bahia. Dessas lutas, haverá uma defesa e uma disputa de cinturão. O card completo será divulgado em breve.

Os portões serão abertos às 17h, e as disputas terão início às 19h. Durante o intervalo haverá sorteio de brindes ao público. O evento contará também com praça de alimentação.  

O campeonato – O PMIF Muaythai Brasil é um campeonato internacional de muaythai realizado em Muriaé pela Federação de Muaythai Mineira (FMM), Academia Thai Fighters e PMIF (Pairojnoi Muaythai International Federation, na sigla em inglês). Este ano, assim como em 2017, quando aconteceu a primeira edição, conta mais uma vez com apoio da Prefeitura, por meio de incentivo do edital de Turismo da Fundarte.

Além de divulgar e promover o muaythai, o evento incentiva a prática esportiva em Muriaé, ao receber atletas de todo país e apresentar ao público lutas profissionais. O PMIF Muaythai Brasil segue os padrões tailandeses (o muaythai surgiu na Tailândia) de técnicas, lutas e arbitragem.

O organizador do campeonato, Gilbert Almeida, também presidente da Federação, líder da equipe Thai Fighters e representante oficial no Brasil da PMIF, promete uma estrutura de iluminação nos moldes dos principais eventos da modalidade. “Será um grande show de lutas e técnicas. Este será um dos maiores campeonatos de muaythai de todo país. Todos estão convidados para o PMIF Muaythai Brasil”, diz.

 

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Exposição de pinturas marca encerramento da Semana do Idoso

Publicado em 08/10/2018 às 15h04

Evento aconteceu na última semana com diversas atividades artísticas, esportivas e culturais no Centro do Idoso

Exposição de quadros encerrou a Semana do Idoso de Muriaé na última sexta-feira (5). As peças foram produzidas pelas idosas que participam da oficina de pintura no Centro de Convivência para Idosos (CCI). A Semana aconteceu entre os dias 1º e 5 e foi marcada por atividades artísticas, esportivas e culturais no CCI, além do tradicional baile.

Pintados de acordo com o perfil e tema de preferência de cada idosa, ao todo 69 quadros estão em exibição. Eles ficarão expostos até quinta-feira (12), das 12h às 17h. A entrada é gratuita.

Esta é a sétima edição do vernissage. “Eu adoro participar do Centro do Idoso, fazer aulas de pintura e também de capoeira”, conta Antônia Oliveira, que participa da oficina há 8 anos.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, no CCI (localizado na Praça João Pinheiro, Centro). A idosa interessada em participar deve ser integrante do Centro do Idoso. Para isso, deve ter mais de 60 anos e apresentar Carteira de Identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. “A arte faz bem para a mente e a autoestima das idosas. Nas aulas descobrimos muitos talentos. É um trabalho muito gratificante”, afirma a professora de Artes, Risete Souza.

Eventos nos CRAS – Paralelamente às atividades no Centro do Idoso, durante a última semana também foram realizadas ações no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos, desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Pianista apresenta repertório de Pink Floyd em Muriaé

Publicado em 02/10/2018 às 14h37

Atração que recebe apoio Prefeitura leva música de qualidade para muriaeenses

O pianista Bruno Hrabovsky retorna a Muriaé trazendo o projeto "Pink Floyd ao Piano", em uma apresentação que acontecerá no Teatro Zaccaria Marques, na próxima quinta-feira (04), às 20 horas. O projeto tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundarte, e traz as músicas de cada álbum de estúdio do Pink Floyd, em arranjos próprios feitos para o piano acústico. A atração busca levar música de qualidade para os muriaeenses.

Bruno Hrabovsky já esteve na cidade no ano passado tocando os “Clássicos do rock”. Ele faz interpretações de canções conhecidas há cinco anos e publica estas versões na internet. Nascido em Curitiba, estuda piano desde criança e começou a se apresentar por várias localidades do sul do Brasil. O artista fez sucesso com suas versões para piano de músicas de gêneros diversos, a maioria de rock, de bandas como Beatles, Queen, Pink Floyd, Metallica, Pearl Jam e muitos outros.

Os interessados em participar do evento precisam adquirir o ingresso na Casa do Computador. A apresentação será única é deverá atrair dezenas de jovens e contemporâneos dos anos 80, já que o pianista desenvolve um projeto voltado ao clássico rock.

Serviço: Pianista Bruno Hrabovsky toca Pink Floyd

Dia: Quinta-feira, 04 de Outubro

Hora: às 20h
Local: Teatro Zaccaria Marques

Venda de ingressos: Casa do Computador

Valor: R$ 30,00 e 15,00 (meia-entrada)

Repertório:

Bike (The Piper at the Gates of Dawn)
Corporal Clegg (A Saucerful of Secrets)
Green is the Colour (More)
The Narrow Way part Three (Ummagumma)
Summer '68 (Atom Heart Mother)
Fearless (Meddle)
Stay (Obscured by Clouds)
Breathe (The Dark Side of the Moon)
Shine on You Crazy Diamond* (Wish You Were Here)
Dogs* (Animals)
In the Flesh (The Wall)
The Fletcher Memorial Home (The Final Cut)
Learning to Fly (A Momentary Lapse of Reason)
High Hopes (The Division Bell)
Louder than Words (The Endless River)

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Sábado (29) tem Mostra da Companhia Corpo Cidadão no Teatro Belmira Vilas Boas

Publicado em 28/09/2018 às 16h01

Evento da Prefeitura pretende incentivar cultura na cidade, oferecendo espetáculo de qualidade de forma gratuita para muriaeenses

Neste sábado (29) haverá apresentação do espetáculo “Fragmentos” e, em seguida, a Mostra de Dança com a Companhia Corpo Cidadão, de Belo Horizonte, a partir das 19h30, no Teatro Belmira Vilas Boa. A equipe é uma Organização Não Governamental (ONG), criada pelo famoso Grupo Corpo, para realizar um trabalho social que faz da arte e da educação instrumentos de transformação de crianças e jovens. A mostra está sendo trazida pela Prefeitura, por meio da Fundarte, e com o apoio da Energisa, para incentivar a cultura na cidade, oferecendo espetáculo de qualidade de forma gratuita para todos os muriaeenses.

Ainda no sábado, acontecerá Oficina de Ballet Clássico, a partir das 16h, para alunos da Escola de Dança Jorge Barroca, assim como para aqueles que tiverem alguma experiência com a dança. “A oficina será com a inusitada bailarina do Grupo Experimental de Dança Corpo Cidadão, Danielle Pavam. Desta aula experimental podem vão participar crianças, a partir de 12 anos, que tenham conhecimento de ballet”, explicou o diretor de eventos da Fundarte, Victor Hastenreiter. O grupo será formado por 20 alunas.

Para o público que desejar assistir a apresentação da peça e ao espetáculo de dança da Companhia Corpo Cidadão, os ingressos poderão ser retirados no sábado, a partir das 18h, na bilheteria do Teatro Belmira Vilas Boas.

 

Serviço:

Mostra de Dança com a Companhia Corpo Cidadão

Apresentação e espetáculo de dança: 19h30

Local: Rua Coronel Domiciano, 13 - Centro.

Ingressos: na bilheteria do Teatro Belmira Vilas Boas a partir das 18h

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Sábado tem Mostra da Companhia Corpo Cidadão no Teatro Belmira Vilas Boas

Publicado em 27/09/2018 às 15h05

Evento da Prefeitura pretende incentivar cultura na cidade, oferecendo espetáculo de qualidade de forma gratuita para muriaeenses

Neste sábado (29) haverá apresentação do espetáculo “Fragmentos” e, em seguida, a Mostra de Dança com a Companhia Corpo Cidadão, de Belo Horizonte, a partir das 19h30, no Teatro Belmira Vilas Boa. A equipe é uma Organização Não Governamental (ONG), criada pelo famoso Grupo Corpo, para realizar um trabalho social que faz da arte e da educação instrumentos de transformação de crianças e jovens. A mostra está sendo trazida pela Prefeitura, por meio da Fundarte, e com o apoio da Energisa, para incentivar a cultura na cidade, oferecendo espetáculo de qualidade de forma gratuita para todos os muriaeenses.

Ainda no sábado, acontecerá Oficina de Ballet Clássico, a partir das 16h, para alunos da Escola de Dança Jorge Barroca, assim como para aqueles que tiverem alguma experiência com a dança. “A oficina será com a inusitada bailarina do Grupo Experimental de Dança Corpo Cidadão, Danielle Pavam. Desta aula experimental podem participar crianças, a partir de 12 anos, que tenham conhecimento de ballet”, explicou o diretor de eventos da Fundarte, Victor Hastenreiter. O grupo será formado por 20 alunas.

Para o público que desejar assistir a apresentação da peça e ao espetáculo de dança da Companhia Corpo Cidadão, os ingressos poderão ser retirados no sábado, a partir das 18h, na bilheteria do Teatro Belmira Vilas Boas.

 

Serviço:

Mostra de Dança com a Companhia Corpo Cidadão

Apresentação e espetáculo de dança: 19h30

Local: Rua Coronel Domiciano, 13 - Centro.

Ingressos: na bilheteria do Teatro Belmira Vilas Boas a partir das 18h

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Artista com vivências internacionais realiza exposição de pintura no Grande Hotel Muriahé

Publicado em 21/09/2018 às 17h16

Mostra organizada pela Prefeitura irá oferecer entretenimento e cultura para muriaeenses

O artista de vivências internacionais Anderson Augusto estará apresentando a obra “O Sagrado Cotidiano”, na galeria do Centro Cultural Grande Hotel Muriahé, a partir da próxima terça-feira (25), às 19h30. A mostra ficará exposta até 08 de novembro. A exposição faz parte do projeto “Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé” desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Fundarte e Energisa, e tem o objetivo de oferecer entretenimento e cultura para muriaeenses.

Anderson Augusto nasceu em Miradouro e logo veio morar em Muriaé. Os seus primeiros trabalhos foram realizados com tinta a óleo. Aos 15 anos, teve desenhos publicados na coleção "Revista da Historiografia Muriaeense". Em 1983, participou do curso de desenho e pintura na Escola Panamericana de Artes de São Paulo. Sua formação filosófica e teológica veio a refletir em sua obra e o artista realizou sua primeira exposição no Espaço Gregório de Matos Guerra. Período em que participou da execução da escultura “O trabalhador” de autoria de Sérgio Campos.

“Em 1990, passei a participar de intercâmbios de arte e conheci a organização de solidariedade italiana, Ca'Forneletti. Então, fui passar um período em Roma onde fiz painel comemorativo e peças publicitárias. Na Itália, fiz curso no Instituto Italiano de Arte Artigianato e também de Restauro. Conheci de perto a Academia de Verona e participei de várias exposições. Em 2016, criei o símbolo para o III Encontro Mundial do Papa Francisco com os Movimentos Sociais. Depois, voltei ao Brasil e desenvolvi cenários, painéis e artes sacras em capelas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná”, contou o artista.

O grande pintor internacional que estará fazendo exposição na galeria do Grande Hotel Muriahé, em setembro, também passou pela Venezuela (Caracas) onde fez parte do acervo do Salão dos Heróis do Povo, com a obra "Zumbi dos Palmares". Nos últimos anos, ele se dedica a ilustrações, pinturas e colabora com movimentos sociais e educativos. Dentro do período da mostra, Anderson Augusto oferecerá oficinas gratuitas de Mandalas da História, que serão realizadas nos dias 28 de setembro e 26 de outubro, a partir de 8h30. As inscrições serão feitas na Fundarte, durante os dias da exposição.

Serviço: Exposição “O Sagrado Cotidiano”

Inicio e abertura: 25 de setembro às 19h30

Término: 08 de novembro

Visitação: 8h às 16h30

Local: Centro Cultural Doutor Pio Canêdo, localizado no Grande Hotel Muriahé

 

Oficina de Mandalas da História

Dias: 28 de setembro e 26 de outubro

Horário: A partir das 8h30

Local: Grande Hotel Muriahé

Inscrição: Fundarte – Rua Avenida Constantino Pinto, 400 (ao lado do Terminal Rodoviário) – telefone: 3696 – 3395 (Wesley)

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Próxima edição do “Circuito Meu Brasil Brasileiro” apresentará músicas dos Engenheiros do Hawaii sob interpretação da banda Seis Segundos

Publicado em 21/09/2018 às 15h58

Evento realizado pela Cristal Produções tem apoio da Prefeitura e almeja levar música de qualidade para muriaeenses

A segunda edição do evento “Circuito Meu Brasil Brasileiro” acontecerá no sábado (22), a partir das 19h, no Teatro Belmira Vilas Boas. Desta vez, a homenagem será a tradicional banda de rock, Engenheiros do Hawaii. A releitura será apresentada pelo grupo de Muriaé “Seis Segundos”, com participações especiais. A apresentação é realizada pela Cristal Produções e tem o apoio da Prefeitura e Fundarte. O evento almeja levar música de qualidade para os muriaeenses, aproveitando a oportunidade para homenagear os renomados artistas do cenário nacional.

A primeira edição foi em homenagem ao grande astro da música pop, Cazuza, e teve como intérprete o artista local, Guilherme Souza. O projeto cultural em sua totalidade possui como objetivo tornar acessível e preencher com novos significados o espaço do teatro, homenageando a uma série artistas nacionais de grande importância para a cultura do país, mas também para dar oportunidades e impulsionar o trabalho de músicos locais.

“Os Engenheiros foram a nossa iniciação musical. Foi ouvindo e tocando engenheiros que nos tornamos músicos. Quando éramos adolescentes, à noite, depois da escola, nos reuníamos para ouvir os discos deles. Nós nos comunicávamos usando trechos das músicas. Mais do que uma reverência como artistas, nós tínhamos uma relação sentimental com eles. Na hora de escolher um nome para a nossa banda não houve dúvida ou saída, escolhemos os “Seis Segundos”, dando atenção a canção “Para Entender””, disse o vocalista da banda intérprete, Felipe Chaves.

Os anos 80 foram considerados um dos períodos mais importantes para a formação do cenário musical do rock no Brasil. Os Engenheiros do Hawaii representaram uma das experiências inovadoras e criativas desta época. “As canções desta banda ocupam um lugar especial em nossas vidas. Foi um período muito rico do Brasil em termos musicais. As composições tinham letras lindíssimas. Precisamos relembrar isto sempre”, ressaltou a diretora da Fundarte, Flávia Neves. Nesta edição do “Circuito Meu Brasil Brasileiro” haverá participação especial dos músicos Guilherme Souza e Bruna Mazorque.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||