Cultura

Exposição “Templos estéreis, verdades vazias” de Sérgio Sabo está sendo apresentada no Grande Hotel Muriahé

Publicado em 21/08/2018 às 15h07

Iniciativa da Prefeitura leva, de forma gratuita, arte, esculturas, fotografias e audiovisual para muriaeenses como forma de promover cultura na cidade

“Tempos estéreis – Verdades vazias” é o tema da exposição do artista plástico Sérgio Sabo, que está exposta desde a última quinta-feira (16), no Centro Cultural Pio Canêdo, localizado no Grande Hotel Muriahé. A mostra organizada pela Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, está aberta ao público até o dia 13 de setembro e funciona de segunda a sexta-feira. A iniciativa leva arte, esculturas, fotografias e audiovisual para todos os muriaeenses como forma de promover a cultura na cidade.

O artista plástico muriaeense, Sérgio Sabo, reside atualmente em Juiz de Fora. Ele já realizou exposições nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Cataguases, entre outras. Atualmente, realiza viagens periódicas para a Índia e Patagônia, onde busca amadurecer as práticas sobre as técnicas milenares com os quais vem trabalhando. ”A exposição é a fusão de duas séries diferentes que se encontram em um determinado momento. ‘Verdades vazias’ nasceu primeiro. E depois vieram as novas peças com o tema ‘Tempos estéreis’. Em um determinado momento eu as uni em uma mesma obra, criando um estilo inovador e único. A exposição é multidisciplinar, pois agrega pintura, fotografia, escultura e audiovisual. Vale a pena visitar a mostra para conhecer o trabalho e saber um pouco mais sobre as artes em tempos remotos, suas características e diferentes formas de modelagem”, declarou Sérgio.

O evento faz parte do Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé, que tem o apoio do Grupo Energisa. “Estamos investindo e apoiando, juntamente com nossos parceiros, os eventos culturais da cidade. Nosso compromisso é oferecer exposições, cursos e workshops para crianças, jovens e adultos da cidade, a fim de que possamos promover, a cada dia, as culturas e as artes na nossa cidade”, disse o prefeito Grego.

 

Serviço:

Exposição Tempos estéreis – Verdades vazias (Evento gratuito)

Local: Centro Cultural Pio Canêdo - localizado no Grande Hotel Muriahé

Dias e horários de visitação: segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h e de 13h às 17h.

Período de exposição: até 13 de setembro

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura homenageia responsáveis por preservação de patrimônios culturais de Muriaé

Publicado em 21/08/2018 às 14h58

Iniciativa prestigia muriaeenses que zelam pela conservação e proteção dos bens culturais da cidade

A Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, realizou, na última sexta-feira (17), a cerimônia de premiação e reconhecimento a iniciativas de preservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico e cultural, com a entrega do “Prêmio Maria Bernadete Andrade Silva, de Incentivo ao Patrimônio Cultural de Muriaé”. No sábado (18), houve realização de palestras, mesa redonda e apresentações de trabalhos científicos. A iniciativa prestigiou muriaeenses que zelam pela conservação e proteção dos bens culturais da cidade.

O prêmio recebe, este ano, o nome de Maria Bernadete Andrade Silva. No período de 1997 a 2000, a servidora pública do Fundarte foi responsável pela montagem de toda a documentação necessária para transformar a antiga Secretaria de Cultura em Fundação de Cultura e Artes de Muriaé. Era ela quem enviava os projetos para a Lei de Incentivo à Cultura tanto Federal quanto Estadual, desde 2005, até quando veio a falecer em 2016. Os projetos aprovados permitiram a construção da Escola Municipal de Música Leonel Vargas e também a primeira etapa da restauração do Grande Hotel Muriahé, com a contribuição de parceiros.

Também foi pela força e dedicação de Maria Bernadete que se alcançou a obra de complementação do Teatro Zaccaria Marques, aprovado pelo Fundo Nacional de Cultura, e as reformas do Paço Municipal e Biblioteca Vivaldi Wenceslau Moreira. “Chegamos à 5ª edição do ‘Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural de Muriaé’. A primeira com o nome da nossa amiga Maria Bernadete. Neste dia, comemoramos o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. O objetivo deste fórum é ampliar as discussões sobre os nossos patrimônios, buscar caminhos para a sua preservação e o diálogo com os vários atores da cidade, buscando promover o patrimônio de forma sustentável”, esclareceu a diretora da Fundarte, Flávia Neves.

Premiação homenageia preservação de patrimônios culturais da cidade

O representante do Memorial Cristiano Varella, José Alexandre, explica a satisfação em receber a homenagem. “Para nós, é uma grande honra receber este reconhecimento da Prefeitura e da Fundarte. Temos um espaço reservado para a expressão da cultura e da arte para visitação e uso da população. Neste ambiente, temos desenvolvido muitas ações educativas para os muriaeenses. Convidamos a todos a conhecer e participarem das atividades”, enfatizou.

O Projeto Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé, que realiza o Fórum Regional do Patrimônio Cultural, está em sua 7ª edição. “Pela grandiosidade do trabalho realizado, Maria Bernadete foi a escolhida para dar nome ao Prêmio. Entregamos para todos os responsáveis por cuidar dos nossos bens culturais uma placa em agradecimento. Parabenizamos todos aqueles que conservam nossos espaços culturais e artísticos, pois é desta forma que poderemos resguardar a memória de nossa terra”, disse o prefeito Grego.

 

Premiados em 2018:

I - Patrimônio Material – Bens Tombados: Capela do Hospital São Paulo

II - Patrimônio Material – Bens Inventariados: Sede dos Correios da Praça Coronel Pacheco de Medeiros -

III- Patrimônio Imaterial – Folia de Reis Anjo Gabriel

IV- Responsabilidade Social – SESC Muriaé

V- Ações Educativas – Memorial Cristiano Varella  

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura realiza 34ª Festa da Colheita de Itamuri neste fim de semana

Publicado em 16/08/2018 às 16h16

Evento reunirá ex-moradores e visitantes da região para confraternização e lazer

A “Festa da Colheita” de Itamuri acontecerá neste sábado (18) e domingo (19), com shows sertanejos e atrações variadas. A 34ª edição do evento contará com barracas com comidas típicas e shows. A Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, está realizando a festa através do Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé, com o objetivo de reunir ex-moradores que hoje moram em outras cidades, assim como receber visitantes de toda a região, para momentos de confraternização e lazer para crianças, jovens e adultos.

A abertura no sábado será às 19h e, logo após, haverá. No domingo, as atividades começam às 9h30 da manhã com a cavalgada e a benção das amazonas e cavaleiros. Às 10h, será a Missa Sertaneja. “Estamos na 34ª comemoração desta Festa da Colheita. Neste período, todos os muriaeenses (itamurienses) que hoje residem em outras cidades, mas que um dia tiveram propriedades na região, retornam ao distrito para rever os amigos. A data é oportuna para reviver os paladares, com barraquinhas com comidas típicas da terra”, disse a diretora da Fundarte, Flávia Neves.

O show da dupla Mateus e Barão fecham o domingo com apresentação às 19h. “Convidamos a todos para participarem da tradicional festa de Itamuri. Nós queremos valorizar a cultura de cada distrito para mostrar que cada um tem suas próprias qualidades. Nosso objetivo é realizar as festas em todos eles, para que os moradores da zona rural e da área urbana tenham maior integração, confraternização e lazer”, disse o prefeito Grego.

Festa da Colheita de Itamuri

Dias: 17 (sábado) e 18 (domingo)

Hora:   Sábado – a partir das 19h

            Domingo – a partir de 9h30

Shows: Mazin Mendonça – 20h - sábado

              Cristiano Bani e Daniel – 22h30 – sábado

              Mateus e Barão – 19h - domingo

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Escola de macuco realiza jantar em homenagem ao dia do estudante

Publicado em 14/08/2018 às 16h16

Professores e servidores da Escola Estadual Capitão Roberto José Ferreira, de Macuco, realizaram na noite desta segunda-feira, 13, um jantar festivo em comemoração ao dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto. O evento, que aconteceu na quadra da escola, teve início com uma homenagem aos alunos destaque da escola, escolhidos numa pesquisa realizada com os professores. O objetivo desta votação é incentivar os estudantes na melhoria de seu desempenho escolar.

Na sequencia o pastor Flávio deixou uma mensagem bíblica aos homenageados.

Foi servido o jantar, seguido da sobremesa com tortas.  

Além das homenagens, foram sorteados diversos brindes pelo diretor da escola, Bruno Souza Ferreira, que se mostrou muito satisfeito com a realização. “Quero agradecer a todos os profissionais da escola que se empenharam para a realização desta homenagem aos nossos alunos, nosso maior patrimônio”, disse.

Sobre o dia do Estudante

A data celebra um direito básico dos cidadãos, uma fase da vida onde estamos voltados por buscar o conhecimento, através do estudo constante sobre os temas que nos rodeiam.

Uma boa educação um bom ensino escolar ajudam a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados.

Origem do Dia do Estudante

Tudo começou em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país, nas áreas de ciências jurídicas e ciências sociais, nas cidades de São Paulo e Olinda. Antes, quem quisesse fazer um curso de nível superior tinha que ir para a Europa.

O Dia do Estudante de Direito, no entanto, é comemorado em 19 de maio no Brasil, por ser o mesmo dia de Santo Ivo, o padroeiro dos advogados.

Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, o advogado Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante.

Esta data também possui outro significado bastante importante para a classe, pois em 11 de agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes - UNE, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país.

O Dia Internacional do Estudante é comemorado em 17 de novembro.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Projeto “Moradores” ressaltará identidade de muriaeenses para celebrar Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Publicado em 14/08/2018 às 11h19

Movimento artístico retrata realidade urbana da cidade com objetivo de valorizar memória dos moradores

O projeto “Moradores - A Humanidade do Patrimônio em Muriaé/MG” será realizado em Muriaé, na próxima quarta-feira (15) e prossegue até o sábado (18), no Mercado do Produtor Rural, onde será feita a montagem de um arquivo fotográfico e audiovisual sobre os muriaeenses. O material será apresentado no I Fórum Regional do Patrimônio Cultural, que acontecerá no Teatro Belmira Vilas Boas, para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17). O movimento artístico, incentivado pela Prefeitura por meio da Fundarte, retrata a realidade urbana da cidade com o objetivo de valorizar a identidade e a memória dos moradores do município.

As atividades começam com a montagem de uma tenda branca em meio ao Mercado Produtor (feira livre de Muriaé - Centro), onde haverá uma câmera apontada para os visitantes interessados em participar. Nesse instante, mais do que o ato de se deixar fotografar, o morador é convidado a se reconhecer como patrimônio cultural de sua cidade e a contar a sua história de afetividade com o território. "O projeto está sendo trazido para a cidade pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) como forma de valorizar e promover o patrimônio material e a memória", explicou a chefe do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural, Mariah Menezes.

Projeto busca apresentar características e vínculos de moradores com sua cidade

Todo o material coletado será transformando num filme curta-metragem e num varal fotográfico. A exibição do filme acontecerá durante o I Fórum Regional do Patrimônio Cultural, na sexta-feira (17/08), no Teatro Belmira Vilas Boas. No sábado (18/08), o projeto voltará à feira para entregar as fotografias aos moradores entrevistados. “Esse trabalho busca as características dos moradores de Muriaé, valorizando a imagem de cada um e identificando cada muriaeense como patrimônio da cidade. Este projeto já passou por cinco estados, 17 cidades e registrou a história de aproximadamente 3.000 pessoas”, explicou o prefeito Grego.

O projeto foi criado pela empresa Nitro Histórias Visuais, de Belo Horizonte, e tem o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A ação em Muriaé será uma parte do processo executado pelas cidades por onde o projeto deverá passar. Em cada município serão montados os varais fotográficos, as exposições multimídias e oficinas educativas. Na temporada 2018, o projeto “Moradores” cumpriu quatro etapas (Serro, São Gonçalo do Rio das Pedras, Bocaiúva e Montes Claros). Em dezembro, estará no Rio de Janeiro.

 

SERVIÇO

 

Evento: Ação especial do projeto “Moradores – A Humanidade do Patrimônio em Muriaé/MG”

 

Data, locais e horários:

Quarta-feira (15) - Mercado do Produtor Rural (Rua Sinval Florêncio da Silva, s/n), de 07h às 12h 

Sexta-feira (17) - Teatro Belmira Vilas Boas (Rua Cel. Domiciano, 13 – Centro) às 19h  

Sábado (18) - Mercado do Produtor Rural (Rua Sinval Florêncio da Silva, s/n), de 07h às 12h

 

Mais informações

- Site: www.projetomoradores.com.br

- Facebook: www.fb.com/projetomoradores

- Fundarte: 3696 - 3395

Crédito das fotos: Marcus Desimoni/NITRO

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Festival de Música Estudantil acontece no próximo sábado em Muriaé

Publicado em 14/08/2018 às 11h01

Evento da Prefeitura incentiva novos talentos muriaeenses, valorizando estilos musicais e promovendo cultura na cidade

O Festival Estudantil de Música de Muriaé será realizado no próximo sábado (18), na AABB, a partir das 19h. O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Fundarte, reunirá os alunos das escolas públicas e particulares da cidade. A atividade tem objetivo de descobrir novos talentos musicais em Muriaé, valorizando os estilos e incentivando os estudantes na área artística e cultura.

O festival será formado por estudantes ou grupos de alunos que estejam devidamente matriculados em uma instituição pública ou particular. Todos se apresentarão com o acompanhamento de uma banda que oferecerá a base musical para os jovens apresentarem os seus trabalhos. Para os vencedores do primeiro lugar haverá premiação de R$ 1.000,00, para o segundo; R$ 600,00 e para a terceira colocação o valor é de R$ 400,00. Também haverá troféus para a melhor letra, melodia e intérprete. “Nosso propósito é reunir os jovens da cidade em torno de um movimento cultural. Procuramos desenvolver novos talentos através da música. Quando um adolescente se encanta por um instrumento musical, percebemos que ele transforma a vida dele. Faz poesia daquilo que estava sem sentido, ou mesmo abre o coração para composições maravilhosas, mudando assim a sua história”, disse o assessor administrativo da Fundarte, Reinaldo Dornelas.

A escolha da composição para as semifinais foi realizada pela própria instituição de ensino em que o aluno estuda. As composições selecionadas são inéditas. No dia da apresentação, a Prefeitura oferecerá sonorização e iluminação profissional, além da banda que acompanhará as equipes. Cada músico ou grupo terá até 15 minutos para mostrar o seu trabalho. “Estamos levando mais arte e cultura para os nossos jovens. Quando os envolvemos com a música, entregamos a eles um mundo de novas oportunidades e conhecimento. Por isso, oferecemos, através da Fundarte, aulas de vários instrumentos”, afirmou o prefeito Grego. “Convidamos todos a participarem. Desta forma, poderemos incentivar novos talentos em nossa região”, finalizou.

Serviço

Festival Estudantil de Música

Dia: 18 de agosto (Sábado)

Hora: 19h

Local: AABB

Público – alvo: Estudantes e pais e jovens de Muriaé

Entrada com pulseira - distribuição nas escolas participantes

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Festivais Sarará e Sensacional confirmam mais uma atração

Publicado em 13/08/2018 às 15h30

Com o show de Tom Zé, serão mais de 30 atrações que se apresentam na Esplanada do Mineirão; últimos ingressos estão à venda

A produção do encontro dos Festivais Sarará e Sensacional acaba de confirmar mais uma atração no line do evento, o cantor Tom Zé. A apresentação do artista é patrocinada pela 99. O evento será realizado neste sábado, 18 de agosto, a partir das 14h, na Esplanada do Mineirão.

O baiano é cofundador da Tropicália, movimento musical dos anos 1960. Tom Zé é uma das vozes mais importantes da MPB. O artista tem 25 discos lançados, incluindo dois gravados ao vivo, em mais de 50 anos de carreira. O músico é tema de três premiados documentários que contam sua vida e obra. "Tô", "Menina, Amanhã de Manhã", "Augusta, Angélica e Consolação" e "Senhor Cidadão" são algumas das suas canções mais famosas.

Além de Tom Zé, também sobem ao palco da Esplanada do Mineirão os artistas Criolo, Graveola, Nação Zumbi, Johnny Hooker, Gloria Groove, Pequena Morte, Maíra Baldaia, Dolores 602, Biltre, Muntchako e DeSkaReggae Sound System. Encontros musicais também serão realizados no Sarará + Sensacional, o cantor Emicida canta acompanhado da sua convidada, a Drik Barbosa. A cantora Mallu Magalhães divide os vocais com Maria Gadu. Lagum se apresenta com a dupla Hot & Oreia, Masterplano convida Teto Preto e Daparte convida LG Lopes. O Samba do Quintal realiza uma edição especial no Festival com Oi de Gato, Cinara Ribeiro e Bloco dos Pescadores. Atrações internacionais também desembarcam no Mineirão. As bandas Tercer Tipo e Manu da Banda, ambas do Chile, se apresentam no Sarará + Sensacional.

Serão montados três palcos e duas tendas na Esplanada do Mineirão com atrações para todos os gostos e públicos. Os últimos ingressos estão à venda por R$ 25,00 (inteira) e podem ser adquiridos no www.sympla.com.br, Benfeitoria, Burger Lab e Lojas Farm Boulevard Shopping, BH Shopping e Pátio Savassi. A classificação do festival é 16 anos. Menores de 16 têm acesso ao evento acompanhados de pai ou mãe e crianças de até sete anos não pagam ingresso. O Festival Sarará + Sensacional é realizado pela A Macaco e Híbrido Comunicação e Cultura com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apresentado pelo Budweiser e tem o patrocínio da 99.

 

Serviço

Festival Sarará + Sensacional

Data: 18 de agosto, sábado

Horário: 14h

Local: Esplanada do Mineirão (Av. Presidente Carlos Luz, São Luiz)

Atrações: Criolo, Emicida convida Drik Barbosa, Mallu Magalhães convida Maria Gadu, Nação Zumbi, Johnny Hooker, Gloria Groove, Graveola, Lagum + Hot & Oreia, Pequena Morte, Muntchako, Manu da Banda (Chile), Maíra Baldaia, Tercer Tipo (Chile), Dolores 602, Masterplano convida Teto Preto, DeSkaReggae Sound System, Biltre, Daparte convida LG Lopes, Samba do Quintal = Oi de Gato + Cinara Ribeiro + Bloco dos Pescadores

Ingressos: R$ 25,00 (inteira)

Vendas: www.sympla.com.br/festivalsararasensacional, Benfeitoria (R. Sapucaí, 153, Floresta), Burger Lab (Av. Bandeirantes, 1299, Mangabeiras) e Lojas Farm Boulevard Shopping, BH Shopping e Pátio Savassi

Realização: A Macaco e Híbrido Comunicação e Cultura

Apresentação: Budweiser

Patrocínio: 99

Categoria: Minas Gerais
Comentários (0) e Compartilhar

Sabia que hoje é comemorado o Dia do Canhoto?

Publicado em 13/08/2018 às 14h41

O Dia Mundial do Canhoto é comemorado anualmente em 13 de agosto.

A data surgiu no Reino Unido e foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os desafios que um canhoto enfrenta em uma sociedade onde 90% da população é destra. Canhoto é a pessoa que escreve ou utiliza predominantemente a mão esquerda, enquanto que uma pessoa destra utiliza a mão direita para realizar a maioria das atividades corriqueiras, como escrever, por exemplo.

Pode não parecer, mas os canhotos já sofreram muito preconceito no passado e, ainda hoje, muitas culturas ainda discriminam as pessoas que utilizam a mão esquerda. Apenas 10% da população é canhota, ou seja, os utensílios e objetos construídos para facilitar o dia a dia das pessoas foram feitos predominantemente para pessoas que utilizam a mão direita, que são a maioria no mundo.

Nos últimos anos, os canhotos puderam comemorar muitas conquistas, com o surgimento de objetos, instrumentos e demais utensílios desenvolvidos exclusivamente para pessoas que utilizam a mão esquerda.

O Dia do Canhoto também serve para comemorar essas conquistas em um mundo quase que totalmente "direito".

Famosos que são canhotos

  • Albert Einstein: físico alemão que elaborou a famosa Teoria da Relatividade.
  • Ayrton Senna: tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1.
  • Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo.
  • Fidel Castro: líder revolucionário e estadista cubano.
  • Kurt Cobain: ídolo de toda uma geração, comandou a banda americana Nirvana nos anos 90.
  • Leonardo DaVinci: um dos mais completos e importantes artistas da história.
  • Ludwig Van Beethoven: compositor de obras famosas como a Nona Sinfonia.
  • Machado de Assis: escritor brasileiro e autor de obras icônicas como “Dom Casmurro”, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
  • Mahatma Gandhi: líder nacionalista indiano.
  • Napoleão Bonaparte: imperador francês.
  • Paul McCartney: baixista dos Beatles.
  • Pelé: o atleta do século XX chutava com a direita, mas escreve com a esquerda.

Origem do Dia Mundial do Canhoto

O Dia do Canhoto foi celebrado pela primeira vez em 13 de agosto de 1976. Porém, esta data só foi oficializada na década de 1990, por iniciativa do clube britânico Left-Handers Day Club, que lutavam contra o preconceito que sofriam por serem canhotos.

Categoria: Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Muriaeenses participam da Semana de Capoeira em Ponte Nova

Publicado em 12/08/2018 às 20h39

Crianças e adolescentes do SCFV, com apoio da Prefeitura, se apresentaram durante evento, adquirindo experiências e demonstrando trabalho realizado em Muriaé

Vinte e cinco crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram, na quinta-feira (9), do encerramento da Semana da Capoeira, que aconteceu na Fundação Menino Jesus, em Ponte Nova. Durante a participação no evento, que aconteceu com apoio da Prefeitura, eles puderam trocar experiências com outros capoeiristas e mostrar o trabalho realizado em Muriaé nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde as oficinas acontecem.

A programação de quinta-feira incluiu rodas de capoeira e dinâmicas aplicadas pelo professor Paulo Sérgio Guimarães, o Babinha, e pelo coordenador da Oficina de Capoeira da Fundação Menino Jesus, formando Tico. Houve ainda apresentação de uma coreografia de maculelê montada pelo CRAS Vermelho. “A participação das crianças e adolescentes de Muriaé neste evento foi de suma importância, pois possibilitou que eles entendessem a capoeira em todo seu contexto e conhecessem o espaço do projeto de Ponte Nova. A prática da capoeira agrega valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe”, considera Babinha, facilitador de oficinas e instrutor da Prefeitura.

A assessora técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga, frisa que a participação das crianças e adolescentes do SCFV foi importante para promover o intercâmbio entre os capoeiristas. “Eventos como este estimulam a socialização com outras pessoas, praticando respeito mútuo e proporcionam aos nossos usuários a oportunidade de serem vistos e reconhecidos por seus talentos, além de mostrar a importância e diferença que o esporte faz na vida de uma criança e adolescente”, diz.

 

Categoria: Região
Comentários (0) e Compartilhar

Tubarões: Os gigantes das telonas que nunca saem de moda

Publicado em 10/08/2018 às 16h20

 

 

Para quem está ansioso para assistir à "Megatubarão", que chegou aos cinemas nesta quinta-feira (09), relembrar alguns dos filmes de tubarão mais famosos de Hollywood é uma boa forma de preparar o emocional para os sustos que vêm pela frente.

Considerado o predador mais feroz dos oceanos, o Tubarão ocupa um lugar de destaque no imaginário das pessoas, que temem o encontro com ele e se divertem assistindo às representações desse gigante dos mares no cinema.

Se na vida real esse animal carnívoro que pode atingir até 6,5 metros de comprimento e pesar 3,4 toneladas já assusta muito, nos cinemas o pânico que ele causa vai para um outro patamar. Isso porque o fato desse animal com dentes de serra já ter o tamanho de um ônibus não é o bastante para os diretores. Os tubarões dos filmes ainda são extremamente agressivos, adoram morder pessoas e – pasmem – atacam até pelos ares.

Claro que não poderíamos deixar de começar essa lista com o clássico "Tubarão", de Steven Spielberg. Lançado em 1975, o longa mostra o desespero dos turistas quando um tubarão branco começa a atacar um resort na beira da praia. A responsabilidade de salvar a vida dos banhistas fica por conta de um xerife, um biólogo marinho e um marinheiro. Com efeitos especiais que o fizeram ser indicado ao Oscar de Melhor Filme, "Tubarão" até hoje é lembrado pelo público de todas as idades (ou vai dizer que você nunca cantou a música do tubarão se aproximando?).

Outro grande filme é "Mar Aberto". O angustiante longa, em que um casal de mergulhadores fica perdido em alto mar completamente sozinho, tem menos de 80 minutos de duração, mas parece se arrastar por três horas. Se você já assistiu a esse filme, com certeza teve essa sensação. Se pretende assistir, se prepare para mais de uma hora de angústia e falta de ar. Ah, um bônus sobre esse filme: Com orçamento muito baixo, não seria possível fazer animatrons de tubarões realistas, ou investir em efeitos especiais de ponta. Então, por incrível que pareça, os tubarões eram todos de verdade e estavam de fato cercando os atores durante as cenas (eles foram separados obviamente por uma barreira submersa).

Agora vamos falar de um filme que de tão trash virou um sucesso mundial? O que você diria se fosse convidado para assistir no cinema uma história em que um furacão atinge os Estados Unidos e leva milhares de tubarões para o meio de Los Angeles, que está completamente alagada? E se o trailer desse filme tivesse imagens de tubarões literalmente voando em furacões e atacando as pessoas pelos ares? Você iria ao cinema?

Pois se a sua resposta for não, saiba que muita gente disse sim e transformou a saga "Sharknado" em uma gigante de bilheteria. E você não leu errado, não: é a SAGA "Sharknado". Hoje com 4 longas de sucesso lançados a distribuidora se prepara para apresentar ao mundo "Sharknado 5", que além de tubarões tem dinossauros prontos para apavorar todos os mocinhos, bandidos e figurantes em cena.

Se Sharknado levou os tubarões para dentro da cidade, "Águas Rasas" mostra o drama de uma surfista que precisa enfrentar um tubarão a meros 180m da praia. Nancy é uma jovem médica que decide surfar em uma praia isolada para lidar melhor com seus sentimentos e poder lidar com a perda recente da mãe. O que ela não imaginava é que essa busca por conforto se tornaria uma batalha pela vida. Atacada por um enorme tubarão, ela consegue se proteger temporariamente em um recife de corais, mas precisa encontrar logo uma maneira de sair da água.

Para fechar essa lista, separamos "Homens de Coragem", de 2016. Semi baseado em uma história real da segunda guerra, o longa mostra o desespero da tripulação do navio USS Indianapolis, que é afundado por um submarino japonês em águas infestadas de tubarões. Com Nicolas Cages, que interpreta o capitão que coordena os 300 tripulantes em apuros, o longa promete grandes emoções.

Gostou de relembrar alguns dos filmes de tubarão mais famosos e interessantes da história? Então aproveite para revê-los (ou ver pela primeira vez algum que ainda não tenha visto)! Mas antes, dá uma passada na Rede Cinesystem e confere nas telonas as emoções de "Megatubarão"!

O longa conta a história da tripulação de um submarino que fica presa dentro da fossa mais profunda do Oceano Pacífico após ser atacada por uma criatura pré-histórica que se achava estar extinta: um tubarão de mais de 20 metros de comprimento, o Megalodon. Para salvá-los, é chamado um mergulhador especializado em resgates em água profundas que já encontrou com a criatura anteriormente.

Categoria: Brasil, Geral
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||