Cultura

Peça de teatro premiada em todo país se apresenta em Muriaé hoje e amanhã

Publicado em 10/08/2018 às 15h27

Prefeitura promove espetáculo “Sonhatório”, de forma gratuita, para levar entretenimento e cultura aos muriaeenses

A peça de teatro “Sonhatório”, que circulou em todo o país e ganhou diversos prêmios, se apresentará em Muriaé nesta sexta-feira (10) e, amanhã, sábado (11), às 20 horas, no Teatro Belmira Vilas Boas. O espetáculo será oferecido gratuitamente pela Prefeitura, por meio da Fundarte, e levará entretenimento aos muriaeenses, garantindo atividade cultural de qualidade.

A cena de teatro ocorre na hora do almoço em um sanatório chamado Boa Cabeça. Neste momento, três supostos loucos sentam-se em uma mesa para fazer a sua refeição. Porém, não há nada para comer ou beber. Para passarem o tempo, os amigos resolvem brincar com os objetos que têm à sua volta. É então que partem para uma deliciosa viagem pela imaginação, que os levará para desertos distantes, para o fundo do mar e para longínquos planetas. “Eles fazem coisas mirabolantes em cena. Criam personagens feitos de guardanapos, bacias, copos, garrafas pet, sacolas plásticas, talheres e pratos que os acompanharão em suas aventuras”, explicou o diretor de eventos da Fundarte, Victor Hastenreiter. 

O grupo teatral Cia Trucks, que apresentará a peça, é de São Paulo. Eles também estarão oferecendo uma oficina de teatro para os artistas e produtores de Muriaé que queiram participar da atividade gratuitamente. Paralelamente, a companhia estará promovendo a palestra “Os desafios de grupos teatrais no Brasil e nas cidades de médio porte”. A oficina e a palestra acontecerão no domingo, entre 9h e 13h. O prefeito Grego convida toda a população a participar. “Convidamos a todos para assistirem esta comédia que irá encantar Muriaé. A Companhia é conhecida em todo o Brasil, tem vários prêmios e, para nosso privilégio, ela se apresentará aqui, gratuitamente, oferecendo um grande momento de lazer e cultura para nós muriaeenses”, disse.

Serviço

Peça: Sonhatório

Dia: 10 (sexta-feira) e dia 11 (sábado)

Hora: 20h

Local: Rua Coronel Domiciano, 13 - Teatro Belmira Vilas Boas

Ingressos gratuitos

Obs.: Retirada dos ingressos para sexta-feira e sábado a partir das 17 horas na bilheteria do próprio teatro.

Oficina e palestra gratuitas com o grupo Cia Trucks no domingo

* Oficina de teatro para os artistas e produtores

* Palestra: “Os desafios de grupos teatrais no Brasil e nas cidades de médio porte”

Hora: 9h às 13h

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Atletas de Muriaé disputam títulos em fase final do JEMG

Publicado em 30/07/2018 às 16h26
 
 
Etapa estadual acontece em Uberaba até próximo sábado; delegação da cidade teve transporte oferecido pela Prefeitura a fim de incentivar prática esportiva e descobrir novos talentos
 
Alunos/atletas de Muriaé disputam até o próximo sábado (4), em Uberaba, o título da fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A cidade será representada em cinco modalidades esportivas: futsal, vôlei, xadrez, tênis de mesa e atletismo. A Prefeitura ofereceu transporte gratuito para toda a delegação, incentivando a prática de esportes entre os jovens muriaeenses.
 
No que depender da expectativa dos participantes, Muriaé irá comemorar pela primeira vez a conquista de um título estudantil em nível estadual. “Estamos muito confiantes. As meninas não perderam sequer um jogo até agora e nosso objetivo é voltar para a casa com a medalha de ouro”, ressalta a treinadora do time de futsal feminino, Rose Cunha. “Já o nosso time está treinando diariamente desde que acabou a fase regional. Vamos com muita sede em busca dessa vitória”, completa o técnico da equipe de vôlei, Marcelo Daher.
 
Além dos dois times nas modalidades coletivas, Muriaé também será representada por alunos/atletas em disputas individuais – Maria Clara Lopes, Maria Clara Magalhães e Rhuan de Freitas no xadrez; José Fernando Carvalho no atletismo; e Dayanni dos Santos, Felipe Oliveira e Yran Idalgo no tênis de mesa. “Desejamos sucesso a todos os jovens muriaeenses que vão competir nesta fase do JEMG. Esperamos que todos tenham sucesso em suas competições, porém, independente do resultado, nossa cidade já está orgulhosa de todos eles”, afirma o prefeito Grego. “Estamos apoiando nossos meninos e meninas pois acreditamos que o esporte, além de qualidade de vida, forma cidadãos de bem para o futuro”, finaliza.
 
Vale lembrar que, além da medalha de ouro, os vencedores de cada modalidade conquistarão também a classificação para os Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional que será realizada em Brasília.
 
Prefeitura doa kit de uniformes para time de futsal
O time de futsal feminino nível 2 (formado por atletas com idade entre 15 e 17 anos) de Muriaé vai representar a cidade de roupa nova na fase final do JEMG. A equipe da Escola Municipal Professora Esmeralda Vianna, que não tinha uniforme oficial, ganhou camisas, calções, meiões, caneleiras e tênis para a disputa do título estadual em Uberaba. O kit de materiais foi doado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

 

 
 
 
Categoria: Minas Gerais
Comentários (0) e Compartilhar

Rosário da Limeira recebe ótimo público em mais dois dias de Exposição

Publicado em 30/07/2018 às 15h13

Programação musical de sábado e domingo teve Léo Rodrigues e Banda Lyrius, Ludy Matta e DJs

A cidade de Rosário da Limeira viveu um final de semana de festa recebendo milhares de pessoas que prestigiaram as três noites da XVII Exposição Agropecuária e Artesanal do município.  O prefeito José Maria da Silva, já na abertura na sexta-feira (27) previa que seria um sucesso dado ao esforço empenhado pela sua equipe na organização.

Na sexta-feira o cator Israel Novais deu o tom da diversão, reunindo um grande público no parque de exposições.

No sábado (28) foi a vez de Léo Rodriguez e banda Lyrius. A festa ainda teve as apresentações dos DJs Lucas, Leo Aleixo e Lauro.

E no Domingo (29) foi a vez de Ludi Matta levantar o público.

Ainda no domingo, só que pela manhã, aconteceu a premiação do concurso Leiteiro e a realização do concurso de Marchas.O prefeito José Maria da Silva agradece a todos que direto ou indiretamente tornaram possível a realização e a participação dos Limeirenses e visitantes.

 

Categoria: Região
Comentários (0) e Compartilhar

Exposição de Rosário da Limeira teve abertura nesta sexta-feira com super show de Israel Novais

Publicado em 28/07/2018 às 12h48

Nesta sexta-feira, 27, foi aberta oficialmente a 17ª edição da exposição Agropecuária e Artesanal de Rosário da Limeira. A solenidade de abertura aconteceu com a presença de autoridades de diversas cidades da região que foram prestigiar o evento organizado pela administração do prefeito José Maria da Silva. Logo no início foi executado o hino nacional Brasileiro e apresentado, na sequência, um balanço das atividades realizadas pela administração 2017/2020 com destaque para as ações nas áreas de saúde, educação e obras.

O presidente da Câmara Municipal de Rosário Limeira falou da devolução de recursos que a casa realizou para o município, que poderão ser investidos em prol da população. Logo depois o vice-prefeito de São Francisco do Glória, Inácio Francisco, falou em nome das autoridades presentes. Pra fechar os pronunciamentos, o prefeito José Maria da Silva, destacou a importância de trabalhar focado no crescimento do município mesmo tendo limitações impostas pela crise que assola o país. “Estamos vivendo uma crise política sem precedentes, e mesmo assim, com recursos escassos, buscamos investir para o crescimento de nossa cidade”, disse. E completou, “mas este desenvolvimento só é possível com a ajuda de todos”.

O primeiro show da exposição foi do cantor Israel Novais, que agitou a noite de sexta levando muita alegria aos milhares de presentes no parque de exposição. A exposição tem sequência hoje e amanhã.

 

Categoria: Região
Comentários (1) e Compartilhar

Shows, gado de qualidade e artesanato diferenciado, são algumas das atrações da Exposição de Rosário da Limeira que começa hoje

Publicado em 27/07/2018 às 15h38

Começa hoje a XVII Exposição Agropecuária de Artesanal de Rosário da Limeira. O Prefeito José Maria da Silva convida a todos da região para que prestigiem a festa que traz, além de ótimos shows, como atrativos, gados de excelente qualidade e um artesanato diferenciado produzido pela comunidade limeirense.

A abertura oficial acontece hoje às 21 horas. A festa vai até o próximo domingo.

 

Categoria: Região
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura presta homenagem para escritores de Muriaé

Publicado em 26/07/2018 às 17h07

Medalha inédita promove reconhecimento por trabalhos realizados pela cultura da cidade

A Medalha Itabajara Catta Preta foi entregue para Andréa do Vale e professor Luiz Gonzaga nesta quarta-feira (25) como forma de agradecer os escritores que desenvolvem a literatura da cidade. A homenagem realizada na Biblioteca Vivaldi Wenceslau Moreira foi criada pela Prefeitura, por meio da Fundarte, como reconhecimento por trabalhos literários que promovem a cultura em Muriaé.

O nome da medalha foi escolhido para prestigiar Itabajara Catta Preta, o escritor que colaborou para a criação da Biblioteca Municipal de Muriaé nos anos de 1940. Itabajara veio de Divino do Carangola e fez família em Muriaé, desenvolvendo na cidade a sua carreira profissional e literária. Escreveu alguns livros na adolescência, como “Flor da Idade, que foi editado em 1941. Os homenageados foram escolhidos por unanimidade pela equipe técnica da Biblioteca Vivaldi Wenceslau Moreira.

O prefeito Grego, que foi representado no evento pelo chefe de Gabinete, Reginaldo Roriz, ressaltou a importância do trabalho dos autores. Reginaldo, usando a palavra, disse que, por ser jornalista, o prazer de prestar congratulações aos mestres literários é ainda maior. “Vocês, que deixam nos livros um pouco da realidade que a gente vive, colaboram muito com a formação de pensamentos de todos nós. Ler é ter a oportunidade de viajar em novas experiências. Convidamos todos a virem à biblioteca para apreciar os títulos que estão disponíveis para leitura”, observou o chefe de Gabinete.

Homenageados destacaram importância da literatura e da Biblioteca Municipal

Andréa do Valle, que também é professora e autora de sete livros, desenvolve ainda as funções de contadora de histórias e é atriz de filmes de curta metragem em Muriaé. “É uma honra receber a medalha que recebe o nome do fundador da Biblioteca. Este lugar aqui é a casa do saber, meu espaço preferido. Acho que todos devem ter sempre mensagens de otimismo. A palavra, se bem trabalhada, pode transformar o mundo”, ressaltou ela.

“É um orgulho pra gente que escreve receber uma medalha de honra ao mérito com o nome do criador da Biblioteca e escritor Itabajara Catta Preta. Um título deste é uma espécie de compensação para nós que escrevemos. Digo para todos: leiam, leiam e leiam muito. Não se deixem envolver pelos primeiros poemas que faz, mas tenham bons modelos. A congratulação é um incentivo para as pessoas que gostam de escrever. De uma hora para a outra poderá ser reconhecido e deixar o nome para a história”, disse o professor Luiz Gonzaga, autor de livros de poesias e de artigos para jornais diários da cidade.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Ouro Preto vai ganhar novo museu

Publicado em 26/07/2018 às 13h07

Ordem de serviço será assinada nesta quinta-feira. Local vai abrigar coleção de 1,2 mil peças brasileiras e de outros países doada pelo casal franco-brasileiro Maria Helena e Jacques Boulieu à Arquidiocese de Mariana

A tricentenária Ouro Preto comemora o Ano do Patrimônio Cultural e ganha, hoje, um presente valioso para reverenciar a história, enriquecer a cultura e fortalecer o turismo. Com a presença de autoridades, será assinada, às 11h, a ordem de serviço para restauração e adaptação do prédio que vai abrigar o Museu Boulieu – Caminhos da Fé. O novo equipamento, na Rua Padre Rolim, a cerca de 100 metros da Praça Tiradentes, no Centro Histórico, terá exposta, de forma permanente, uma coleção de 1,2 mil peças brasileiras e de outros países doada pelo casal franco-brasileiro Maria Helena e Jacques Boulieu à Arquidiocese de Mariana.
 
A ordem de serviço será assinada pelo prefeito Julio Pimenta (MDB), secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni Moreira, presidente do Instituto Pedra (proponente da iniciativa), Luiz Fernando de Almeida, e o novo arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos. “É um marco no Ano do Patrimônio em Ouro Preto, pois, além de ser um museuúnico na América, com peças artísticas de regiões colonizadas por portugueses e espanhóis ao redor do mundo, vai ainda divulgar nossa cidade e dinamizar a cultura”, disse o secretário Zaqueu.
 
Ele acrescentou que a intervenção no museu, que funcionará no antigo asilo componente do Paço da Misericórdia, espaço já restaurado e atualmente ocupado por setores da administração municipal, vai requerer investimentos da ordem de R$ 8 milhões da Vale via Lei Rouanet. A previsão é de um ano de obras, com acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio.

PRESENÇA A solenidade, a ser realizada no Paço da Misericórdia, terá a presença do casal Boulieu, que doou as peças, fruto de 50 anos de suas viagens pelo mundo. Em 18 de dezembro de 2004, houve uma cerimônia na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, no Centro de Ouro Preto, parar assinar protocolo de doação da Coleção Boulieu à Arquidiocese de Mariana. Na época, Maria Helena de Toledo, paulista criada em Belo Horizonte, contou um pouco da história: “Somos casados há 55 anos, moramos no Rio de Janeiro e, desde a nossa lua de mel, em Salvador (BA), começamos a reunir este conjunto, que resulta das aventuras extraordinárias que usufruímos juntos”.

Com emoção, Maria Helena explicou que a doação à Arquidiocese de Mariana, à qual Ouro Preto está vinculada, representa uma “ação de graças a Deus por uma vida plena e que deve ser compartilhada com a comunidade”. O acervo inclui imagens barrocas, pinturas e prataria do Brasil e de outras terras colonizadas pelos ibéricos: América Central, países andinos (Peru e Bolívia) e Ásia, incluindo Filipinas, Índia e China. “Sempre gostamos da arte barroca e, assim, fomos adquirindo as peças que achávamos interessantes. Como não temos filhos, embora muitos sobrinhos, vimos que o melhor seria doar a coleção para que os objetos não se dispersassem”, disse Maria Helena, esperançosa de que outras pessoas sigam esse exemplo.
 
Fonte: www.em.com.br
Categoria: Minas Gerais
Comentários (0) e Compartilhar

Muriaé recebe peça teatral “Júlia e a Memória do Futuro” no final do mês

Publicado em 23/07/2018 às 15h32

Prefeitura oferece entretenimento cultural gratuito para muriaeenses; espetáculo narra história da vida cotidiana de uma mulher utilizando humor e emoção

A peça de teatro “Júlia e a Memória do Futuro” é um monólogo criado para contar a história de uma mulher que se descobre com muito mais maturidade ao se deparar com o seu poder de refazer a sua vida. O evento acontecerá no sábado (28) e domingo (29), no Teatro Belmira Vilas Boas, às 20h. O espetáculo realizado pela Prefeitura, por meio da Fundarte, pretende oferecer, gratuitamente, entretenimento cultural para os muriaeenses, trazendo uma reconstrução de fatos da vida real para inspirar o público, usando humor e emoção em cada ato.

O texto é de Jair Raso e a direção de Kalluh Araújo. A peça tem apenas uma pessoa em cena e representa vários quadros, expressões e emoções. Ela conta a história de uma mulher que se redescobre e conta as suas memórias, tecendo em seus retalhos um novo roteiro de vida. “A personagem da peça é interpretada pela atriz Juçara Costa. O contexto do monólogo deverá se identificar com a história de muitos muriaeenses”, explicou a coordenadora das Escolas Municipais de Artes, Alessandra Sexto.

Os interessados em assistir ao monólogo “Júlia e a Memória do Futuro” podem retirar os ingressos na bilheteria do teatro a partir das 18h, nos dias de cada espetáculo. “Quando oferecemos arte e cultura também estamos dando uma oportunidade para cada ser humano adquirir novas experiências. Vamos construir uma cidade, mais rica em atividades culturais e artísticas, trazendo entretenimento e lazer para os todos os muriaeenses”, disse o prefeito Grego.

 

Serviço

“Júlia e a Memória do Futuro” - Entrada franca

Dias 28 e 29 de Julho (Sábado e Domingo)

Horário: 20 horas

Local: Teatro Municipal Belmira Vilas Boas

Retirada dos ingressos na Bilheteria do Teatro a partir das 18 horas nos dias de espetáculo

Classificação etária: Livre

Outras informações: 3721-0111/ 3696-3395

 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Escola Municipal de Rosário da Limeira realiza arraiá

Publicado em 18/07/2018 às 15h36
 
A Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni B. Bonato e CASI – Tempo Integral promoveram, com apoio da Administração 2017/ 2020 e Secretaria de Educação, um animado arraiá. A festa aconteceu na última sexta-feira, 13 de julho, na quadra Lindenberg Dias Maciel. 
O evento contou com pescaria, pula-pula, bingo, comidas típicas e show por conta dos “Caras do Forró”. Diversos alunos, desde os mais pequenos aos já adolescentes, fizeram apresentações de dança e quadrilha, mantendo viva a tradicional festa junina.
Estiveram presentes diversas autoridades como o prefeito José Maria da Silva e os vereadores Maureli Freitas, Wanderlei do Nena, Riediçon e Netinho.
 
Categoria: Região
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura apresenta Exposição Releituras de Van Gogh no Grande Hotel Muriahé

Publicado em 17/07/2018 às 15h06

Evento oferece arte e cultura aos muriaeenses, promovendo traços de um dos pintores mais conhecidos do mundo

A Exposição Releituras de Van Gogh e Flores, da artista plástica Alice Goulart, inicia hoje, terça-feira (17), a partir das 19 horas, no Grande Hotel Muriahé (Praça João Pinheiro – Centro). O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundarte, e pretende oferecer arte e cultura aos muriaeenses, trazendo para o conhecimento de toda a cidade o estilo de um dos pintores mais conhecidos do mundo.

A pintora Alice de Andrade Goulart Sobrinho, mais conhecida como Alice Goulart, tem 77 anos, e é natural do distrito de Itamuri, zona rural de Muriaé. Ela buscou inspiração nas obras do pintor holandês Van Gogh, considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. “A aluna está conosco há sete anos na Escola Municipal Artes Visuais Moacyr Fenelon. Começou a pintar aos 60 anos, quando morava em Mateus Leme, cidade próxima a Belo Horizonte”, disse a diretora da Fundarte, Flávia Neves. Alice confessa que pintar sempre foi sonho. “Quis muito começar a pintar, mas a pintura só aconteceu há menos de duas décadas, porque tive que me dedicar ao lar e aos filhos. Hoje, meu marido faz as telas para mim. É meu maior fã e incentivador”, disse ela.

Com a curadoria do professor de artes visuais Pedro Henrique Gabetto, a Exposição Releituras de Van Gogh” traz releituras de renomados artistas antigos e modernos, do século XVIII até os dias atuais. “Alice sabe colocar sentimentos e imaginação nos fantásticos abstratos que cria, viajando com desenvoltura pelas cores e sombras onde envolve traços muito marcantes”, explicou o professor. Para o prefeito Grego, é uma imensa satisfação apresentar uma exposição de uma aluna da Escola de Artes Visuais da Prefeitura. “É um orgulho para nós assistir a evolução de uma aluna de nosso curso de pintura. Ficamos lisonjeados com a qualidade das telas e com a comunicação que cada uma delas traz”, ressaltou.

 Exposição Releituras de Van Gogh

Dia: 17 de julho   Término: 13 de agosto

Hora: 19h

Local: Grande Hotel Muriahé

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||