Muriaé

Fundarte está com inscrições abertas para candidatos ao Conselho de Políticas Culturais

Publicado em 09/01/2019 às 18h05

Órgão tem finalidade de elaborar e tomar decisões sobre políticas de cultura

O Conselho Municipal de Política Cultural de Muriaé (CMPC) está com inscrições abertas para eleição de conselheiros. O prazo começa dia 23 e termina em 30 de janeiro. A finalidade do órgão é elaborar propostas e tomar decisões sobre as políticas municipais que movimentem a vida cultural na cidade, envolvendo atividades e eventos.

O Conselho é formado por 12 membros titulares e mais 12 suplentes, distribuídos entre representantes do poder público e da sociedade civil, nomeados pelo prefeito para mandato de dois anos. As reuniões acontecem duas vezes por mês.

Os interessados em participar podem fazer as inscrições na Fundarte, de segunda a sexta-feira, entre 13h e 17h, através do preenchimento da Ficha de Cadastro de Agentes Culturais. Qualquer pessoa com domicílio ou residente em Muriaé no período mínimo de um ano poderá participar como eleitor ou candidato, desde que comprove a atuação na áreapleiteada. As eleições ocorrerão no dia 30 de janeiro. Vale frisar que os membros do Conselho não são remunerados.

Para quem desejar mais informações, o edital do Conselho Municipal de Política Cultural está publicado no site da Prefeitura de Muriaé (www.muriae.mg.gov.br, link “Cidadão”, aba “Concursos e Processos Seletivos”).

Serviço

Conselho Municipal de Políticas Culturais de Muriaé:

Inscrições: 23 a 30 de janeiro

Dias: segunda a sexta-feira

Local: Fundarte (Avenida Constantino Pinto, 400, Centro)

Horário: de 13h até 17h

Edital: www.muriae.mg.gov.br, link “Cidadão”, aba “Concursos e Processos Seletivos”

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

“Olhar refletido” está em cartaz no Grande Hotel

Publicado em 27/12/2018 às 16h52

Artista Fernando Pacheco tem obras expostas permanentemente em vários lugares do mundo; mostra fica aberta para visitação até 15 fevereiro

A exposição “Olhar refletido”, do artista Fernando Pacheco, está em cartaz no Grande Hotel Muriahe. A mostra, que apresenta quadros que retratam o universo humano em diferentes focos, permanecerá aberta à visitação de segunda a sexta-feira, entre 12h e 18h, até 15 de fevereiro.

Os quadros do renomado pintor têm o objetivo de demonstrar a arte de viver, a sexualidade, espiritualidade e a existencialidade. A exposição é composta de 40 trabalhos em médios e grandes formatos, entre pinturas a óleo e acrílica sobre tela.

Fernando Pacheco tem trabalhos expostos permanentemente no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins), no Ministério do Trabalho (BH-MG), na Secretaria de Estado de Turismo e na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais. Sua obra está representada em importantes acervos do Brasil e do exterior, como na Fundación Albéniz – Escule Superior de Música Reina Sofia (Espanha) e no Ministério da Cultura da China.

A exposição é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundarte, e faz parte da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Chegada do Papai Noel e apresentações musicais comemoram Natal em Muriaé

Publicado em 19/12/2018 às 09h37

Bom velhinho” recebeu crianças na Praça João Pinheiro; evento foi marcado também pelas apresentações da Associação de Surdos de Muriaé e Banda Sociedade Musical União dos Artistas

O clima de Natal tomou conta da Praça João Pinheiro, Centro, no final da tarde de segunda-feira (17). A praça ficou movimentada com a chegada do Papai Noel e com apresentações musicais.

Antes, o “Bom velhinho” percorreu as principais ruas da Barra e região central no caminhão do Corpo de Bombeiros. Já na Praça João Pinheiro, ele foi recepcionado pelas crianças (e também pelos adultos), onde tirou diversas fotos com os pequenos na “Casa do Papai Noel”, fazendo a alegria da garotada.

A programação incluiu ainda apresentações da Associação de Surdos de Muriaé (ASM) e Banda Sociedade Musical União dos Artistas, que encantaram o público com as tradicionais canções natalinas.

“Este evento é uma tradição em Muriaé, muito aguardado pelas crianças e também pelos adultos. É um momento de muita alegria”, diz o prefeito Grego. “Desejo a todos um feliz Natal, de muitas bênçãos, e que 2019 seja um ano seja repleto de realizações e de paz”, completa.

O evento é uma realização da Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sesc e Rádio Muriaé.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Muriaeenses se formam em Curso de Espanhol

Publicado em 14/12/2018 às 15h04

Projeto desenvolvido pela Uaitec Lab em parceria com Prefeitura visa a qualificação pessoal e inclusão para mercado de trabalho

Oito pessoas se formaram no Curso de Espanhol, oferecido pela Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab) em parceria com a Prefeitura de Muriaé. O projeto visa a qualificação pessoal e inclusão para mercado de trabalho. A entrega dos certificados aconteceu na noite de quinta-feira (14), no polo da Uaitec Lab, na Barra.

O curso amplia a competência comunicativa com base em quatro habilidades: falar, ouvir, ler e escrever. Os alunos formados estão aptos a assimilar e compreender o uso social e cultural da língua espanhola, a demonstrar domínio gramatical e lexical no que diz respeito às principais classes de palavras, além de usar adequadamente o idioma em sociedade, seja lendo, ouvindo ou falando.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Auto de Natal do CRAS Vermelho encanta público

Publicado em 14/12/2018 às 14h56

Programação incluiu apresentações teatrais e coral com canções natalinas

O clima natalino tomou conta do distrito de Vermelho na tarde de quarta-feira (12). Crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vermelho encantaram o público durante apresentação do Auto de Natal.

Realizado na praça do distrito, o evento incluiu apresentações teatrais contando o nascimento de Jesus e coral com canções natalinas, como “Bate o sino”, “Então é Natal”, “Anoiteceu”, “Marcas do que se foi”, entre outras.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Biblioteca realizou “Cantata de Natal” em parceria com Escola Espaço Arte

Publicado em 12/12/2018 às 20h30

Dezenas de crianças cantaram músicas natalinas para público presente

Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira realizou a “Cantatas de Natal” em parceria com Escola Espaço Arte, nesta terça-feira (11). Dezenas de crianças cantaram músicas natalinas em forma de coral, assistidas por um grande público formado por parentes e amigos da instituição, assim como pelos pais dos estudantes.

O Papai Noel chegou à Praça Coronel Pacheco de Medeiros (Paço Municipal) por volta das 19 horas e tirou fotos com o público infantil. A cantora Bruna Moreno fez uma participação especial e encantou aos presentes, que preencheram todo o pátio e as rampas de acesso aos quatro andares da casa do saber. Com a festividade a Biblioteca concluiu a programação de final de ano.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Chegada do Papai Noel e apresentações musicais comemoram Natal em Muriaé na próxima segunda-feira

Publicado em 12/12/2018 às 20h08

“Bom velhinho” vai desfilar pelas principais ruas da Barra e Centro no caminhão do Corpo de Bombeiros e receber crianças na Praça João Pinheiro

Para entrar de vez no clima de Natal, a Prefeitura está preparando uma programação especial na próxima segunda-feira (17). Como acontece todos os anos, a Praça João Pinheiro será palco da chegada do Papai Noel a partir das 18h.

Antes, o “bom velhinho” percorrerá as principais ruas da Barra no caminhão do Corpo de Bombeiros em direção ao Centro. Na Praça João Pinheiro, ele será recebido ao som da Banda Sociedade Musical União dos Artistas. Haverá ainda a participação da Associação de Surdos de Muriaé (ASM).

Neste mesmo dia, a “Casa do Papai Noel”, localizada também na praça, será aberta para visitação, onde as crianças (e adultos) poderão tirar fotos e conhecer o espaço.

O evento é uma realização da Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Câmara de Dirigentes Lojistas e Rádio Muriaé.

Serviço

Chegada do Papai Noel:

Data: 17 de dezembro (segunda-feira)

Horário: a partir das 18h

Local: Praça João Pinheiro, Centro

Haverá apresentação da Banda Sociedade Musical União dos Artistas e Associação de Surdos de Muriaé (ASM)

*Fotos: chegada do Papai Noel em 2017

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Especial de Natal: apresentações musicais encantam público em Muriaé

Publicado em 06/12/2018 às 16h54

Programação continua nesta quinta-feira, no Teatro Zaccaria Marques, a partir das 19h; entrada gratuita

O espírito natalino tomou conta do Teatro Zaccaria Marques na noite desta quarta-feira (5). No primeiro dia de evento, o Especial de Natal encantou o público com canções natalinas tradicionais, com apresentação de Canto Coral e da Banda Sociedade Musical União dos Artistas. Houve ainda participação especial da Associação dos Surdos de Muriaé (ASM).

A programação continua nesta quinta-feira (6), às 19h, também no Teatro Zaccaria Marques. Com entrada gratuita nos dois dias de evento, o segundo dia do Especial de Natal será marcado pela apresentação do Coral Cantare, e na sequência, a Banda Sociedade Musical União dos Artistas volta embalando o público com as mais tradicionais canções natalinas.

O evento é uma realização da Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, e Banda Sociedade Musical União dos Artistas, com incentivo do Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocínio do Grupo Energisa e Supermercados Levante e apoio cultural do Ibis Budget e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.

 

Serviço

Especial de Natal:

Local: Teatro Zaccaria Marques

Horário: 19h

Entrada gratuita

 

Programação:

Quinta-feira (6): Coral Cantare e apresentação da Banda Sociedade Musical União dos Artistas

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Crianças do Projeto AABB Comunidade encantam público em Cantata de Natal

Publicado em 05/12/2018 às 16h07

Apresentação de músicas natalinas aconteceu na quarta-feira (5), em frente ao Banco do Brasil

Quem passou pela Rua Pascoal Bernardino, Centro, na manhã de quarta-feira (5), pôde curtir a Cantata de Natal das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e em parceria com o Projeto de Integração AABB Comunidade. A apresentação aconteceu em frente à agência do Banco do Brasil.

Durante aproximadamente 20 minutos, os pequenos encantaram o público com as mais tradicionais músicas natalinas ao som da percussão do Grupo Força da Raça, como “Noite Feliz”, “Quero ver você não chorar”, “Hoje a noite é bela”, “Bate o sino pequenino”, entre outras.

“Pudemos trazer para o público um pouco dessa alegria que as crianças levam para nós toda semana na AABB e também mostrar para a sociedade o quanto isso é importante”, diz a presidente da Associação Atlética Banco do Brasil de Muriaé, Rita Machado.

O Programa AABB Comunidade acontece há mais de 20 anos na cidade. Desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil, AABB Muriaé em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem capacidade para atender até 120 crianças por ano. Oferece a elas, três vezes por semana, atividades culturais, esportivas e de reforço escolar, que acontecem na sede do clube.

O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“Ao longo do ano são desenvolvidas várias atividades com as nossas crianças. Essa apresentação é apenas uma mostra do que elas realizam na AABB”, completa a assessora técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga.  

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Sábado tem “Boa Família na Rota do Samba”

Publicado em 05/12/2018 às 15h58

Tradicional evento realizado pela Prefeitura levará música, artesanato, comidas típicas e diversão para distrito, com entrada gratuita

A sexta edição do “Boa Família na Rota do Samba” acontecerá no próximo sábado (8), a partir das 15h, na praça do distrito. O evento terá entrada gratuita e contará com comidas típicas, feira de artesanato e muita música. A festa, que já é tradicional na comunidade, integra a programação do Circuito Cultural Grande Hotel Muriahe, realizado pela Prefeitura através da Fundarte.

A abertura da festa ficará por conta da banda Batuque de 2. Em seguida, a partir das 17h, o grupo Boca de Siri sobe ao palco para apresentar repertório de samba e choro. “Vamos realizar uma festa com muita alegria e diversão para o público. Todos os muriaeenses e também os moradores de cidades vizinhas estão convidados para virem participar conosco”, diz a diretora da Fundarte, Flávia Neves.

O distrito de Boa Família fica localizado a aproximadamente 22 quilômetros de Muriaé, no caminho para a cidade de Miraí. O Circuito Cultural Grande Hotel, pelo qual o evento será promovido, acontece a partir da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Energisa e do Supermercado Levate, além de apoio cultural da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e do hotel Ibis Budget de Muriaé.

 

BOA FAMÍLIA NA ROTA DO SAMBA

Data: 08/12/2018

Horário: a partir de 15h

Local: Praça Vereador Américo dos Santos

Entrada gratuita

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||