Muriaé recebe espetáculo que explora as Leis de Newton

Publicado em 08/03/2019 às 08h13

 

Foto: Divulgação

O Espetáculo LEI, do Projeto Girarte, apresenta o universo da física clássica através da dança contemporânea, e exploração de múltiplas linguagens artísticas.

 A cidade de Muriaé, localizada na região da Zona da Mata Mineira, recebe nos dias 15, 16 e 17/03 o espetáculo "LEI", que tem como temática às 3 Leis de Newton e a Lei Gravitacional, traçando um paralelo entre as Leis da Física Clássica e Leis criadas pelo Homem para regular conflitos da vida em sociedade, refletindo na influencia direta das leis em nossas vidas e movimentos dos corpos no cotidiano. "LEI" dialoga com a Dança Contemporânea, o Teatro, a Música e o Audiovisual, caracterizando um espetáculo de múltiplas linguagens artísticas. No elenco, Deliana Domingues, Leandro Guimarães, Milena Martins, Marcus Diego, Natália Barros, Roberta Rodrigues e Tatiane Dias. As coreografias são de Mário Nascimento (Belo Horizonte-MG) e Alba Vieira (Professora da Universidade Federal de Viçosa-MG); a trilha sonora original é de Makely KA e O Grivo (Belo Horizonte-MG); o figurino de Carolina Sudati (São Paulo-SP); assistência de direção Tatiane Dias e Direção Geral de Marcus Diego (Cataguases-MG).

 O espetáculo será apresentado no dia 15/03 às 18h para usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e nos dias 16 e 17/03 acontecem às sessões abertas ao público, às 19h. Todas as apresentações serão no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas. A entrada é gratuita, e os ingressos poderão ser garantidos com antecedência no local da apresentação a partir do dia 11/03 dentro do horário comercial.

 O Projeto Girarte conta com patrocínio da Energisa via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, em Muriaé as apresentações são viabilizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Muriaé e apoio da Fundação de Cultura e Arte de Muriaé (Fundarte).

LEI

 Com monólogos, movimentos de dança e projeções, o palco se transforma. Ao longo do espetáculo, podemos embarcar em uma divertida viagem pelo universo da física clássica através da dança contemporânea, e exploração de múltiplas linguagens artísticas, acompanhadas de provocações e reflexões. A proposta do espetáculo, segundo o grupo, é refletir a influência das leis no movimento cotidiano dos corpos, onde a experiência sensorial apresentada faz o público imergir nas dimensões construídas nas inúmeras cenas. Além de possuir uma característica transdisciplinar estabelecendo um diálogo direto entre arte e educação, ao explorar diferentes linguagens e a dança que nesta perspectiva é pura física, traduzindo em movimentos as Três Leis de Newton e a Lei Gravitacional. "A física já tem leis conhecidas e outras tantas a serem desveladas, interessante seria refletirmos sobre a importância e funcionalidade das inúmeras leis que construímos para respeitarmos e resguardarmos nossas gerações. Sejam bem-vindos ao nosso universo, a nossa terra, a nossa 'LEI'...", afirma Marcus Diego, diretor geral do espetáculo.

Projeto Girarte

 É um projeto desenvolvido por artistas mineiros, conduzido pelo Grupo de Pesquisa Girarte, e realiza inúmeras iniciativas sociais e artísticas para promover cultura em diferentes cidades, priorizando locais de difícil acesso e/ou com baixa produtividade artística. De acordo com Marcus Diego, coordenador do projeto "o grande desafio do grupo é juntar as duas vertentes do trabalho cultural e artístico em prol da sociedade nos dois vetores: na arte como ferramenta de promoção social e no desenvolvimento profissional artístico-cultural" explica. O projeto surgiu em julho de 2014, realizando oficinas artísticas e apresentações em comunidades de diferentes cidades, trabalhando de forma itinerante em parceria com escolas públicas, além destas atividades, em 2016 foi criado o espetáculo "LEI", a fim de gerar novos desafios e potencializar o desenvolvimento profissional dos artistas envolvidos, possibilitando aos mesmos uma interação com contextos variados de produção artística, desde então o espetáculo "LEI" já circulou com grande prestígio pelos estados do MS, PB, RJ e MG, ampliando a atuação do Projeto Girarte, que atualmente conta com patrocínio da Energisa via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.

(Mais informações acesse www.projetogirarte.com.br). 

 

SERVIÇO

Espetáculo LEI – Muriaé/MG

Dia 15/03 (sexta-feira) – Apresentação para usuários do CRAS.

Dia 16 e 17/03 (sábado e domingo), aberto ao público, às 19h, no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas*.

*Garanta seu ingresso antecipado, na portaria do teatro a partir do dia 11/03.

Tags: Girarte, LEI , Teatro

Enviar comentário

voltar para Cultura

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||