Educação

O UNIFAMINAS espera você para essa experiência saborosa!

Publicado em 13/02/2019 às 17h15

O Unifaminas, campus Muriaé, lançou uma superpromoção para os amantes da gastronomia que sonham com uma graduação na área. Neste ano de 2019 quem optar por fazer o curso ganha um super desconto.

Com a opção do vestibular agendado, o calouro poderá ingressar no curso, que tem carga horária de 1600 horas,duração de quatro semestres letivos (2 anos) e opção de turmas nos turnos matutino e noturno (Autorização CONSU n° 01/201).

De acordo com o site oficial do Unifaminas, “O tecnólogo em Gastronomia concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais. Empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, catering, bufês, entre outras, são possibilidades de locais de atuação deste profissional. O domínio da história dos alimentos, da cultura dos diversos países e da ciência dos ingredientes, além da criatividade e atenção à qualidade são essenciais nesta profissão, em que o alimento é uma arte”, explica.

Sobre o perfil profissional do tecnólogo em gastronomia, o site esclarece que o profissional se torna apto a realizar atividades de planejamento, organização, execução e comercialização de serviços de alimentação em nível tático e gerencial. “A sólida instrução adquirida através dos conceitos utilizados pela gastronomia na contemporaneidade permitirá também ao recém-formado a inserção no mercado de trabalho no Brasil ou em qualquer país do mundo, em condições de ocupar cargos de liderança nos diversos segmentos de alimentação e bebidas”, completa.

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Prazo para matrículas do Proeja FIC prossegue até dia 15

Publicado em 07/02/2019 às 17h26

Inscrições estão sendo feitas na Secretaria de Educação e Escola Municipal Professora Odaléia Azevedo

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Educação, está com matrículas abertas para o Proeja FIC. Estão sendo oferecidas diversas vagas para os anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. O programa oferece oportunidade de conclusão da educação básica e formação profissional para jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino na idade regular.

Os interessados podem ser inscrever até dia 15 de fevereiro na Secretaria Municipal de Educação, que está localizada no primeiro andar do Centro Administrativo, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h; ou na Escola Municipal Professora Odaléia Oliveira Morais de Azevedo (onde as aulas são ministradas), na Barra, de segunda a sexta-feira, das 18h30min às 22h. Para se cadastrar, é necessário apresentar documento de identidade e CPF.

As aulas tiveram início na última terça-feira (5). A Secretaria de Educação afirma que, apesar do ano letivo já ter começado, os alunos que vão iniciar o curso posteriormente não terão o desempenho comprometido.

O curso, que é destinado para as pessoas que já concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental, tem duração de dois anos, em regime semestral e presencial, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h20min às 22h20min. Em Muriaé, o Proeja FIC conta com o apoio da Prefeitura e IF Sudeste, o qual oferece aos alunos o Curso de Secretariado.

 

Serviço

Inscrição Proeja FIC:

Prazo: até 15 de fevereiro

Locais:

– Secretaria Municipal de Educação, localizada no primeiro andar do Centro Administrativo

– Escola Municipal Professora Odaléia Oliveira Morais de Azevedo, localizada na Praça Carlos Drumond de Andrade, 99, Barra

Horário:

– Secretaria Municipal de Educação: das 7h30min às 11h

– Escola Municipal Odaléia Morais de Azevedo: das 18h30min às 22h

Dias: segunda a sexta-feira

Documentos a serem apresentados: identidade e CPF

Podem participar: jovens e adultos que concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental e que não tiveram acesso ao ensino na idade regular

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Mais de 9 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às aulas

Publicado em 05/02/2019 às 17h36

Ano letivo começou nesta terça-feira (5) em 40 escolas municipais

Cerca de 9.300 alunos da rede municipal de ensino retornaram às salas de aulas nesta terça-feira (5) após as férias. O calendário escolar 2019 compreende 200 dias letivos e carga horária de 800 horas.

A rede municipal é composta por 40 escolas, que oferecem educação de qualidade aos estudantes muriaeenses desde a creche ao 9º ano. As aulas terminam em 13 de dezembro deste ano e o recesso do mês de julho será de 15 a 29.

“Muriaé deu um passo à frente ao iniciar o ano letivo na data prevista. Enquanto muitas cidades do nosso Estado adiaram em 30 dias o começo das aulas, os nossos alunos não serão prejudicados com esse atraso. A ação da Prefeitura de Muriaé em iniciar as aulas no tempo normal, conforme previsto, é muito importante”, afirma a secretária Municipal de Educação, Maria da Conceição Rodrigues de Souza, a Nininha.

Confira abaixo os dados do Calendário Escolar 2019:

– Recesso do mês de julho: 15 a 29

– Tradicional Semana do Professor: 14 a 18 de outubro

– Término do ano letivo: 13 de dezembro

– Término do ano escolar para os professores: 18 de dezembro

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Estagiários de creches recebem treinamento sobre brinquedos e brincadeiras

Publicado em 05/02/2019 às 17h17

Capacitação aconteceu na última sexta-feira (1º), no Teatro Zaccaria Marques

Cerca de cem estagiários do Projeto Estágio Educa que vão atuar nas creches municipais em 2019 participaram de capacitação sobre práticas em sala de aula com brinquedos e brincadeiras. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, o treinamento foi realizado na manhã da última sexta-feira (1º), no Teatro Zaccaria Marques.  

Esta capacitação foi a primeira do ano e envolveu estagiários de Letras, Pedagogia, Ciências e Assistência Social. O curso aconteceu em duas etapas. Na primeira fase, foi explicado sobre manual de funcionamento da creche, com orientações práticas sobre vestuário, cuidados com as crianças, entre outras. No segundo momento, aconteceu a demonstração de brinquedos feitos com material reciclado e oficina para confecção de brinquedos.

De acordo com a coordenadora de Creches da Secretaria Municipal de Educação, Renata Rheim, os estagiários vão aplicar nas creches o que aprenderam no treinamento, melhorando a qualidade do atendimento prestado às crianças. “Foi um momento muito rico em termos de conhecimento. Os estagiários adoraram e vão levar toda essa prática lúdica para a sala de aula”, conta. “Vamos trabalhar muito nas creches municipais este ano com brinquedos e brincadeiras”, completa a assessora pedagógica de Creches, Nataly Amaral. 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

1ª Colônia de Férias da rede municipal leva alegria e diversão para dezenas de crianças

Publicado em 04/02/2019 às 15h49

Iniciativa inédita em Muriaé foi realizada entre 2 e 31 de janeiro na Escola Ionyr Bastos Dias

Cerca de 40 crianças que frequentam as creches municipais tiveram as férias marcadas por alegria e brincadeiras. Entre 2 e 31 de janeiro foi realizada a 1ª Colônia de Férias da Escola Municipal Ionyr Bastos Dias, no bairro Padre Tiago. A iniciativa inédita na rede municipal de ensino levou diversão durante todo o mês para os pequenos.  

A programação incluiu oficinas de arte, de massinha e de construção de brinquedo, pula-pula, banho de mangueira, pintura facial, dia de beleza, atividades esportivas, gincanas, contação de história, atividades musicais, piquenique, passeio no Tio Vovô Play, entre outras brincadeiras.

“O intuito da Colônia de Férias foi levar um diferencial, tirar as crianças da rotina no mês de janeiro. Pensamos em algo que fosse diferente e marcante, para que pudessem aproveitar como se estivessem em casa”, afirma a auxiliar de serviço escolar e coordenadora da creche na escola durante o período, Érica Paula. “O nosso objetivo foi alcançado, foi um sucesso”, considera Érica.

Além de crianças da Escola Municipal Ionyr Bastos Dias, também participaram da Colônia de Férias meninos e meninas das escolas municipais Zuleima César de Araújo (São Pedro), Maria Aleluia Soares Bittencourt (Santa Terezinha), Clara de Castro Rogério (Porto) e Joaquim Ribeiro de Carvalho (Caic), pertencente ao polo educacional. O evento contou com apoio da Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Educação. 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura reinicia matrículas para Proeja FIC

Publicado em 30/01/2019 às 17h07

Aulas começam dia 5 de fevereiro; inscrições podem ser feitas na Secretaria de Educação ou na Escola Municipal Professora Odaléia Azevedo

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Educação, reiniciou o período de matrículas para o Proeja FIC. O programa oferece oportunidade de conclusão da educação básica e formação profissional para jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino na idade regular.

Estão sendo oferecidas diversas vagas para os anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. Os interessados podem ser inscrever até dia 15 de fevereiro na Secretaria Municipal de Educação, que está localizada no primeiro andar do Centro Administrativo, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h; ou na Escola Municipal Professora Odaléia Oliveira Morais de Azevedo (onde as aulas são ministradas), na Barra, de segunda a sexta-feira, das 18h30min às 22h. Para se cadastrar, é necessário apresentar documento de identidade e CPF.

As aulas começam na próxima terça-feira (5). O curso, que é destinado para as pessoas que já concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental, terá duração de dois anos, em regime semestral e presencial, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h20min às 22h20min. Em Muriaé, o Proeja FIC conta com o apoio da Prefeitura e IF Sudeste, o qual oferece aos alunos o Curso de Secretariado.

 

Serviço

Inscrição Proeja FIC:

Locais:

 - Secretaria Municipal de Educação, localizada no primeiro andar do Centro Administrativo

 - Escola Municipal Professora Odaléia Oliveira Morais de Azevedo, localizada na Praça Carlos Drumond de Andrade, 99, Barra

Horário:

 - Secretaria Municipal de Educação: das 7h30min às 11h

 - Escola Municipal Odaléia Morais de Azevedo: das 18h30min às 22h

Dias: segunda a sexta-feira

Documentos a serem apresentados: identidade e CPF

Podem participar: jovens e adultos que concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental e que não tiveram acesso ao ensino na idade regular

 

*Foto: Escola Municipal Professora Odaléia Oliveira Morais de Azevedo, onde as aulas do Proeja FIC são ministradas 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Aulas na rede municipal começam na próxima terça-feira (5)

Publicado em 30/01/2019 às 15h25

Rede municipal de ensino conta 40 escolas e creches, oferecendo educação de qualidade a aproximadamente 9.300 alunos

O ano letivo começa na próxima terça-feira (5) em Muriaé, quando cerca de 9.300 alunos retornam às salas de aulas após as férias escolares. Mantida pela Prefeitura, a rede municipal de ensino é composta por 40 escolas e creches, oferecendo educação de qualidade aos estudantes muriaeenses.

Diferente de outras cidades mineiras, que estão adiando em 30 dias o início das aulas, os alunos da rede municipal de Muriaé não serão prejudicados com esse atraso.

O calendário escolar compreende 200 dias letivos e carga horária de 800 horas em 2019. As aulas terminam em 13 de dezembro deste ano e o recesso do mês de julho será de 15 a 29.

 

Confira abaixo os dados do Calendário Escolar 2019:

– Início do ano escolar, com o retorno dos professores às atividades de planejamento pedagógico nas escolas: 1º de fevereiro

– Início das aulas na rede municipal: 5 de fevereiro

– Recesso do mês de julho: 15 a 29

– Tradicional Semana do Professor: 14 a 18 de outubro

– Término do ano letivo: 13 de dezembro

– Término do ano escolar para os professores: 18 de dezembro

Comentários (0) e Compartilhar

SiSU 2019/1: resultado está disponível para consulta

Publicado em 28/01/2019 às 15h40

Candidatos aprovados devem realizar a matrículas de 30 de janeiro a 4 de fevereiro junto às universidades escolhidas.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 nesta segunda-feira, 28 de janeiro. Os aprovados devem realizar a matrícula de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Confira o resultado SiSU 2019/1

Os candidatos selecionados pelo SiSU devem consultar, junto à instituição de ensino em que foram aprovados, o local, horário e procedimentos para realização da matrícula.

Lista de Espera

Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU, entre amanhã, 29 de janeiro, até 5 de fevereiro. O estudante apto a participar da lista de espera poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso.

Para se cadastrar na lista de espera o candidato deve acessar o sistema e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. É necessário que o estudante se certifique de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Os chamadas da lista de espera do SiSU 2019/1 serão publicadas nas páginas oficiais das universidades a partir do dia 7 de fevereiro.

SiSU 2019/1

Nesta edição, o SiSU ofereceu 235.476 vagas em 129 universidades públicas de todo o país para os estudantes que realizaram o Enem 2018 e alcançaram nota superior a zero na redação. As vagas se dividem em ampla concorrência e reserva de vagas para candidatos cotistas ou de ações afirmativas.

Durante a inscrição, o SiSU disponibilizou a oportunidade para o estudante escolher até duas opções de curso, informando, em ordem de preferência, as opções de instituição com o local de oferta, curso e turno, além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou uma das categorias de cotas disponíveis).

Problemas na inscrição

Em consequência do número de reclamações dos candidatos para acessar o Site do SiSU e realizar as inscrições, o MEC havia prorrogado as inscrições para o programa, que se encerraram ontem (27 de janeiro). As inscrições, anteriormente, terminariam dia 25 de janeiro.

Mais informações no site do SiSU 2019 e no especial SiSU 2019 Brasil Escola.

Fonte: Brasil Escola

Categoria: Brasil
Comentários (0) e Compartilhar

Sisu divulga notas de corte de cada curso

Publicado em 23/01/2019 às 10h11

A informação, geralmente, é divulgada somente no segundo dia de inscrição, após meia-noite

Os estudantes que acessaram a página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na tarde de hoje (22) já puderam ver as notas de corte de cada curso. A informação geralmente é divulgada somente no segundo dia de inscrição, após meia-noite.
As notas de corte podem ser acessadas na parte pública do site, basta fazer uma busca pelo curso desejado. Estão disponíveis as notas para cada uma das modalidades de inscrição, ampla concorrência e ações afirmativas. 
Durante o dia, estudantes reclamaram nas redes sociais da dificuldade em acessar o sistema. “Desde de 9h da manhã tô tentando acessar o site do sisu e nao consigo”, diz uma usuária do Twitter. “Entrar no site do sisu é outra prova impossível”, diz outra.
Em nota, o Ministério da Educação (MEC) diz que o sistema do Sisu registrou uma lentidão na manhã deste primeiro dia de inscrições “devido ao grande número de acessos”. A pasta afirma que o sistema “está em processo de normalização até o final do dia”. Até as 12h, foram realizadas 441.157 inscrições.

Nota de corte

Segundo o MEC, a nota de corte é uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.
Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Trata-se, assim como a nota de corte, de uma referência e não de um garantia de vaga.
Nesse período, o candidato pode modificar a opção de curso quantas vezes quiser. Será considerada no processo seletivo a última opção confirmada pelo estudante.

Escolhas

Na hora da inscrição, os estudantes podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.
O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.
Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.
 
Fonte: www.em.com.br
Categoria: Brasil, Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Convocação de profissionais para rede municipal de ensino acontece na próxima semana

Publicado em 23/01/2019 às 10h04

Processo preencherá cargos para funcionamento de escolas e creches municipais em 2019

A convocação dos profissionais que foram classificados para atuar na rede municipal de ensino em 2019 será na próxima semana, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro (segunda, terça e quarta-feira), no Teatro Zaccaria Marques. O processo preencherá cargos para funcionamento de escolas e creches municipais neste ano, proporcionando a continuidade da educação oferecida aos muriaeenses.

No dia 28, a convocação será para auxiliar de serviços escolares a partir das 8h. No dia 29, devem comparecer à convocação, às 8h, professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). No dia 30 serão convocados professores de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), às 8h; pedagogos, às 13h; e assistentes de Secretaria Escolar, às 14h. Os selecionados devem levar CPF, Carteira de Identidade, comprovante de votação da última eleição, histórico ou diploma escolar e contagem de tempo na Educação.

A rede municipal de ensino é composta por 40 escolas e creches, que atendem cerca de 9.300 alunos. As aulas começam no dia 5 de fevereiro.

 

Serviço

Convocação de profissionais da Educação:

Local: Teatro Zaccaria Marques

 

Dia 28 (segunda-feira):

8h - auxiliar de serviços escolares

 

Dia 29 (terça-feira):

8h - professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

 

Dia 30 (quarta-feira):

8h - professores de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

13h - pedagogos

14h - assistentes de Secretaria Escolar

 

Documentos a serem levados no dia da convocação:

– CPF

– Carteira de Identidade

– Comprovante de votação da última eleição

– Histórico ou diploma escolar

– Contagem de tempo na Educação

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||