Educação

Aulas na rede municipal começam na próxima terça-feira (5)

Publicado em 30/01/2019 às 15h25

Rede municipal de ensino conta 40 escolas e creches, oferecendo educação de qualidade a aproximadamente 9.300 alunos

O ano letivo começa na próxima terça-feira (5) em Muriaé, quando cerca de 9.300 alunos retornam às salas de aulas após as férias escolares. Mantida pela Prefeitura, a rede municipal de ensino é composta por 40 escolas e creches, oferecendo educação de qualidade aos estudantes muriaeenses.

Diferente de outras cidades mineiras, que estão adiando em 30 dias o início das aulas, os alunos da rede municipal de Muriaé não serão prejudicados com esse atraso.

O calendário escolar compreende 200 dias letivos e carga horária de 800 horas em 2019. As aulas terminam em 13 de dezembro deste ano e o recesso do mês de julho será de 15 a 29.

 

Confira abaixo os dados do Calendário Escolar 2019:

– Início do ano escolar, com o retorno dos professores às atividades de planejamento pedagógico nas escolas: 1º de fevereiro

– Início das aulas na rede municipal: 5 de fevereiro

– Recesso do mês de julho: 15 a 29

– Tradicional Semana do Professor: 14 a 18 de outubro

– Término do ano letivo: 13 de dezembro

– Término do ano escolar para os professores: 18 de dezembro

Comentários (0) e Compartilhar

SiSU 2019/1: resultado está disponível para consulta

Publicado em 28/01/2019 às 15h40

Candidatos aprovados devem realizar a matrículas de 30 de janeiro a 4 de fevereiro junto às universidades escolhidas.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 nesta segunda-feira, 28 de janeiro. Os aprovados devem realizar a matrícula de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Confira o resultado SiSU 2019/1

Os candidatos selecionados pelo SiSU devem consultar, junto à instituição de ensino em que foram aprovados, o local, horário e procedimentos para realização da matrícula.

Lista de Espera

Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU, entre amanhã, 29 de janeiro, até 5 de fevereiro. O estudante apto a participar da lista de espera poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso.

Para se cadastrar na lista de espera o candidato deve acessar o sistema e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. É necessário que o estudante se certifique de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Os chamadas da lista de espera do SiSU 2019/1 serão publicadas nas páginas oficiais das universidades a partir do dia 7 de fevereiro.

SiSU 2019/1

Nesta edição, o SiSU ofereceu 235.476 vagas em 129 universidades públicas de todo o país para os estudantes que realizaram o Enem 2018 e alcançaram nota superior a zero na redação. As vagas se dividem em ampla concorrência e reserva de vagas para candidatos cotistas ou de ações afirmativas.

Durante a inscrição, o SiSU disponibilizou a oportunidade para o estudante escolher até duas opções de curso, informando, em ordem de preferência, as opções de instituição com o local de oferta, curso e turno, além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou uma das categorias de cotas disponíveis).

Problemas na inscrição

Em consequência do número de reclamações dos candidatos para acessar o Site do SiSU e realizar as inscrições, o MEC havia prorrogado as inscrições para o programa, que se encerraram ontem (27 de janeiro). As inscrições, anteriormente, terminariam dia 25 de janeiro.

Mais informações no site do SiSU 2019 e no especial SiSU 2019 Brasil Escola.

Fonte: Brasil Escola

Categoria: Brasil
Comentários (0) e Compartilhar

Sisu divulga notas de corte de cada curso

Publicado em 23/01/2019 às 10h11

A informação, geralmente, é divulgada somente no segundo dia de inscrição, após meia-noite

Os estudantes que acessaram a página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na tarde de hoje (22) já puderam ver as notas de corte de cada curso. A informação geralmente é divulgada somente no segundo dia de inscrição, após meia-noite.
As notas de corte podem ser acessadas na parte pública do site, basta fazer uma busca pelo curso desejado. Estão disponíveis as notas para cada uma das modalidades de inscrição, ampla concorrência e ações afirmativas. 
Durante o dia, estudantes reclamaram nas redes sociais da dificuldade em acessar o sistema. “Desde de 9h da manhã tô tentando acessar o site do sisu e nao consigo”, diz uma usuária do Twitter. “Entrar no site do sisu é outra prova impossível”, diz outra.
Em nota, o Ministério da Educação (MEC) diz que o sistema do Sisu registrou uma lentidão na manhã deste primeiro dia de inscrições “devido ao grande número de acessos”. A pasta afirma que o sistema “está em processo de normalização até o final do dia”. Até as 12h, foram realizadas 441.157 inscrições.

Nota de corte

Segundo o MEC, a nota de corte é uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.
Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Trata-se, assim como a nota de corte, de uma referência e não de um garantia de vaga.
Nesse período, o candidato pode modificar a opção de curso quantas vezes quiser. Será considerada no processo seletivo a última opção confirmada pelo estudante.

Escolhas

Na hora da inscrição, os estudantes podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.
O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.
Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.
 
Fonte: www.em.com.br
Categoria: Brasil, Geral
Comentários (0) e Compartilhar

Convocação de profissionais para rede municipal de ensino acontece na próxima semana

Publicado em 23/01/2019 às 10h04

Processo preencherá cargos para funcionamento de escolas e creches municipais em 2019

A convocação dos profissionais que foram classificados para atuar na rede municipal de ensino em 2019 será na próxima semana, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro (segunda, terça e quarta-feira), no Teatro Zaccaria Marques. O processo preencherá cargos para funcionamento de escolas e creches municipais neste ano, proporcionando a continuidade da educação oferecida aos muriaeenses.

No dia 28, a convocação será para auxiliar de serviços escolares a partir das 8h. No dia 29, devem comparecer à convocação, às 8h, professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). No dia 30 serão convocados professores de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), às 8h; pedagogos, às 13h; e assistentes de Secretaria Escolar, às 14h. Os selecionados devem levar CPF, Carteira de Identidade, comprovante de votação da última eleição, histórico ou diploma escolar e contagem de tempo na Educação.

A rede municipal de ensino é composta por 40 escolas e creches, que atendem cerca de 9.300 alunos. As aulas começam no dia 5 de fevereiro.

 

Serviço

Convocação de profissionais da Educação:

Local: Teatro Zaccaria Marques

 

Dia 28 (segunda-feira):

8h - auxiliar de serviços escolares

 

Dia 29 (terça-feira):

8h - professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

 

Dia 30 (quarta-feira):

8h - professores de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

13h - pedagogos

14h - assistentes de Secretaria Escolar

 

Documentos a serem levados no dia da convocação:

– CPF

– Carteira de Identidade

– Comprovante de votação da última eleição

– Histórico ou diploma escolar

– Contagem de tempo na Educação

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Aulas na rede municipal começam dia 5 de fevereiro

Publicado em 22/01/2019 às 15h43

Prefeitura se prepara para receber 9.300 alunos em 40 escolas e creches municipais

Está confirmado para o dia 5 de fevereiro (terça-feira) o início do ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino. A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está preparada para receber aproximadamente 9.300 alunos nas 40 escolas e creches municipais.

Diferente de outras cidades mineiras, que estão adiando em 30 dias o início das aulas, os alunos da rede municipal não serão prejudicados com esse atraso. “Ao contrário de diversos municípios, Muriaé começará o ano letivo no início de fevereiro. Isso é resultado de uma gestão séria e responsável, que deixa o município em condições de arcar com as despesas da educação e, com isso, atender os estudantes no tempo hábil”, afirma a secretária Municipal de Educação, Maria da Conceição Rodrigues de Souza, a Nininha.

As aulas terminam em 13 de dezembro deste ano e o recesso do mês de julho será de 15 a 29. Ao todo, serão 200 dias letivos e carga horária de 800 horas.

 

Confira abaixo os dados do Calendário Escolar 2019:

 - Início do ano escolar, com o retorno dos professores às atividades de planejamento pedagógico nas escolas: 1º de fevereiro

 - Início das aulas na rede municipal: 5 de fevereiro

 - Recesso do mês de julho: 15 a 29

 - Tradicional Semana do Professor: 14 a 18 de outubro

 - Término do ano letivo: 13 de dezembro

 - Término do ano escolar para os professores: 18 de dezembro

Categoria: Muriaé
Comentários (1) e Compartilhar

Sisu 2019 abre na terça inscrições para 235 mil vagas no ensino superior

Publicado em 21/01/2019 às 09h24

Para participar, é preciso ter feito o Enem 2018. Neste primeiro semestre, serão oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país.

As inscrições para a primeira edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrem nesta terça-feira (22) e vão até sexta-feira (25). Os candidatos devem se inscrever pelo site http://sisu.mec.gov.br/.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), neste primeiro semestre, serão oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país. Essa é a primeira vez desde o lançamento do Sisu em que há redução no número de vagas oferecidas.

Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O resultado do Enem foi divulgado na última sexta (18); veja como consultar a nota.

Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa - ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Mudanças na lista de espera

Este ano, uma das novidades é com relação a lista de espera. Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Neste ano, a regra mudou.

Agora, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Segundo o MEC, a mudança na lista de espera é para permitir "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu."

A expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com a pasta, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

Calendário do Sisu 1º semestre de 2019

  • Inscrições: 22/1 a 25/1
  • 1ª chamada: 28/1
  • Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2
  • Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2
  • Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2
Categoria: Brasil
Comentários (0) e Compartilhar

Fundarte abre processo seletivo para professores de música

Publicado em 09/01/2019 às 18h00

A Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, está com edital aberto para preenchimento de cargos temporários e formação de cadastro para professores da Escola de Música Leonel Vargas. Há vagas para violão e guitarra e para musicalização infantil. As inscrições prosseguem até dia 24 de janeiro e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na Fundarte.

O processo seletivo será realizado por meio de análise de documentos. É permitido que o candidato concorra a mais de uma função, desde que entregue um envelope para cada uma delas. Não haverá aplicação de provas ou entrevistas pessoais. Os salários variam em torno de R$2.000,00.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar diploma ou registro profissional ou, ainda, a declaração de conclusão e o histórico escolar; e comprovante de matrícula e frequência em curso de habilitação específica (para os candidatos sujeitos à autorização para lecionar). Também é necessário colocar em envelope cópia da identidade, do CPF ou do comprovante de inscrição no CPF, comprovante que conste estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para candidatos do sexo masculino) e comprovante de tempo de serviço prestado na função pleiteada.

O edital do processo seletivo, com as informações detalhadas, pode ser consultado no site da Prefeitura de Muriaé (www.muriae.mg.gov.br, link “Cidadão”, aba “Concursos e Processos Seletivos”).

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Inscrições para Programa Estágio Educa começam dia 2 de janeiro

Publicado em 27/12/2018 às 16h57

Procedimento deve ser feito até dia 16 do próximo mês pela internet; bolsa-estágio corresponde ao valor de R$ 603,12

As inscrições de dois editais do processo seletivo para o Programa Estágio Educa começam no dia 2 de janeiro. O procedimento deve ser feito pela internet, no site da Prefeitura (www.muriae.mg.gov.br, link “Cidadão”, aba “Estágios”), até o dia 16 do próximo mês.

Os estagiários vão atuar diretamente nas salas de atividades complementares das escolas da rede municipal de ensino, nos laboratórios de informática do Núcleo de Tecnologia e Educação (NTE) e como apoio escolar a alunos da educação especial.

Para atuação nas salas de atividades complementares e nos laboratórios de informática, podem se inscrever candidatos que estejam cursando Ciências, Letras, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e áreas correlatas à Informática. Já para apoio escolar, é necessário que o interessado esteja cursando Ciências, Letras, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

Com jornada de 25 horas semanais, distribuídas em cinco horas diárias, a bolsa-estágio corresponde ao valor de R$ 603,12.

A classificação e demais comunicações relativas ao processo seletivo serão divulgadas nos murais do Centro Administrativo e no site da Prefeitura, onde também o edital pode ser consultado. A classificação definitiva será divulgada no dia 25 de janeiro de 2019. A convocação ocorrerá no dia 28 de janeiro, às 16h, no Teatro Zaccaria Marques.

 

Serviço

Processo seletivo para Programa Estágio Educa:

Inscrições: de 2 a 16 de janeiro de 2019

Edital e inscrição: site da Prefeitura (www.muriae.mg.gov.br, link “Cidadão”, aba “Estágios”)

Bolsa-estágio: R$ 603,12

Podem participar:

– graduandos em Ciências, Letras, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e áreas correlatas à Informática (atuação nas salas de atividades complementares e nos laboratórios de informática)

– graduandos em Ciências, Letras, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social (apoio escolar a alunos da educação especial)

Classificação definitiva: 25 de janeiro de 2019

Convocação: 28 de janeiro, às 16h, no Teatro Zaccaria Marques

Inscrições gratuitas

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Aluna da rede municipal vence Concurso de Redação do Lions Club

Publicado em 14/12/2018 às 15h00

Texto vai concorrer em nível nacional com vencedores de todos Distritos de Lions do país

A aluna do 7º ano da Escola Municipal Professora Stella Fideles, Maria Paula de Oliveira Gonçalves, foi a campeã do Concurso de Redação do Distrito LC-12 do Lions Club. Representando o Lions Club Muriaé Barra, a estudante abordou em seu texto a importância da generosidade e bondade.

O concurso teve como tema “A bondade importa”. O resultado foi divulgado neste último bimestre, durante reunião do Conselho Distrital do clube de serviço, em Pouso Alegre (SP). Logo após, integrantes do Lions foram até a escola comunicar à direção, professores e colegas de turma que Maria Paula é a campeã.

Deficiente visual, a adolescente usa uma lupa específica para ler os textos. Ela é acompanhada por estagiária do curso de Pedagogia, que a auxilia nas tarefas escolares. Inteligente e esforçada, acompanha com facilidade as explicações orais e participa das discussões.

Com a conquista da primeira colocação, o texto escrito pela estudante muriaeense vai disputar a etapa nacional, em fevereiro, concorrendo com todos os Distritos de Lions do país. Caso vença, estará apta para concorrer na etapa internacional, que será realizada nos Estados Unidos. 

Confira abaixo a redação campeã:

A bondade importa

Pode parecer difícil falar de bondade nesse mundo tão cheio de problemas, de violência, de conflitos... As famílias têm suas dificuldades, as pessoas às vezes não se entendem, tudo parece tão complicado, mas dentro de cada ser humano, ou na maioria deles, existe a grande vontade de estar bem, de viver feliz e fazer o bem.

Atitudes boas e de compaixão talvez não sejam divulgadas como deveriam, aparecem pouco, mas existem. E são elas que fazem a grande diferença na vida de muita gente. Não precisam ser grandes feitos, pequenos gestos de solidariedade, demonstrações de amor e ternura podem fazer a diferença e tornar o mundo muito melhor de se viver: uma simples conversa, um sorriso, estar presente em momentos de sofrimento... São capazes de gerar paz de transformar momentos de angústia e tristeza em tranquilidade e paz... Podem mudar a vida das pessoas!

Eu sou um exemplo de que bondade e amor fazem a diferença. Desde o início de minha vida, tive anjos que cuidaram de mim, que se importaram com minha situação... Se não fossem essas pessoas, nem estaria aqui. Elas foram minha força e segurança. Ensinaram-me a acreditar na vida, apesar de todas as dificuldades, me apoiaram e me sustentaram me ensinaram a sonhar, a valorizar as pequenas coisas, aquelas que realmente têm valor.

Nesse mundo tão grande, as pessoas são únicas e especiais, e muitas possuem um coração bondoso, demonstram gestos de afeto e ternura e fazem a diferença mudando a vida das pessoas para melhor, tornando-as mais felizes.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Alunos recebem diploma do Proeja FIC

Publicado em 11/12/2018 às 14h14

Solenidade aconteceu na noite de segunda-feira (10), no Teatro Zaccaria Marques; matrículas estão abertas

Trinta e um alunos receberam o diploma de conclusão do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, o Proeja FIC. O programa realizado na cidade pela Prefeitura oferece oportunidade de conclusão da educação básica e formação profissional para jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino na idade regular.

A entrega dos certificados aos formandos do 9º ano do Ensino Fundamental aconteceu na noite de segunda-feira (10), no Teatro Zaccaria Marques, com a presença de autoridades, professores, familiares e amigos dos alunos. Além dos tradicionais discursos e juramentos, durante a cerimônia foi ressaltada a importância da continuidade dos estudos. Alguns alunos da turma de 2017 já foram, inclusive, aprovados no processo seletivo do IF Sudeste.

Matrículas para nova turma estão abertas – As matrículas para a nova turma do Proeja FIC estão abertas. Ao todo, estão sendo oferecidas 45 vagas para os anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. Os interessados podem ser inscrever na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), que está localizada no primeiro andar do Centro Administrativo, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, até a próxima quarta-feira (12). Para se cadastrar, é necessário apresentar documento de identidade e CPF.

Os inscritos serão submetidos a uma prova, que acontecerá nesta quarta-feira, na Escola Municipal Professora Odaléia Oliveira Morais de Azevedo, na Barra, onde as aulas do programa são ministradas.

O curso, que é destinado para as pessoas que já concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental, terá duração de dois anos, em regime semestral e presencial, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h20min às 22h20min. Em Muriaé, o Proeja FIC conta com o apoio da Prefeitura, por meio da SMEEL, e IF Sudeste, o qual oferece aos alunos o Curso de Secretariado.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||