Educação

Hoje é comemorado o dia do Professor

Publicado em 15/10/2018 às 09h34

O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro.

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

Origem do Dia dos Professores

A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

O Decreto define a razão do feriado:

"Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

Mensagem para o Dia dos Professores

Querido professor, obrigado pela dedicação, paciência e companheirismo ao longo de todos esses anos de ensino. Sabemos que às vezes não me comporto muito bem (falo alto, durmo ou jogo bolas de papel nos colegas), mas eu com certeza sei que o meu futuro depende muito de ti! Obrigado por estar me ajudando a construir o meu amanhã! Feliz Dia dos Professores!

Não és apenas mais um professor, mas sim um mestre! Empenho, dedicação e, acima de tudo, a esperança em ver um futuro melhor para o mundo, são os seus principais motivadores! Não quero decepcioná-lo, professor! Obrigado por dedicar a sua vida ao ensino. Parabéns!

Mestres na arte de educar, especialistas em contar histórias e explicar as ‘maluquíces’ desse mundo… Eu reconheço o grande valor da sua existência, querido professor! O prazer em espalhar a cultura e a informação me enche de orgulho. Sim, tenho muito orgulho em ter o professor mais dedicado e apaixonado do mundo! Muito obrigado por estares sempre presente para nos ajudar a crescer como seres humanos melhores! Feliz Dia dos Professores!

Categoria: Brasil
Comentários (1) e Compartilhar

Inscrições de candidatos para designação 2019 começam na próxima segunda-feira

Publicado em 10/10/2018 às 16h16

Prazo prossegue até 8 de novembro; há vagas para Professor, Pedagogo, Assistente de Secretaria Escolar e Auxiliar de Serviço Escolar

O prazo para inscrição de candidatos interessados em concorrer a uma vaga de designação na rede municipal de ensino para 2019 começa na próxima segunda-feira (15). Essa é a primeira etapa do processo, em que as pessoas interessadas em trabalhar por contrato temporário no próximo ano devem fazer o seu cadastro pela internet.

A designação é uma forma de preencher interinamente os cargos para garantir o funcionamento das escolas municipais em 2019. O processo é essencial na preparação da rede pública para o início do ano letivo.

O edital em aberto é para preenchimento de vagas nas escolas da rede municipal de educação. Há vagas para Professor (Educação Infantil, Ensino Fundamental 1º ao 5º ano e Ensino Fundamental 6º ao 9º ano), Pedagogo, Assistente de Secretaria Escolar e Auxiliar de Serviço Escolar. 

Inscrições - O candidato deverá efetuar sua inscrição no site da Prefeitura (www.muriae.mg.gov.br, no link “Cidadão”, na aba “Concursos e Processos Seletivos”), a partir das 8h do dia 15 de outubro de 2018 às 23h50min do dia 8 de novembro. Os interessados podem concorrer em até três funções distintas, de livre escolha, observando as normas para o acúmulo de cargo.

Para as inscrições, será considerado o “tempo de serviço” exercido nas funções de Pedagogo, Assistente de Secretaria Escolar, Auxiliar de Serviço Escolar, Professor (Educação Infantil, Ensino Fundamental 1º ao 5º ano e Ensino Fundamental 6º ao 9º ano) em escolas da rede municipal até 30 de setembro de 2018, devendo comprovar as seguintes condições: não estar vinculado a cargo efetivo ativo, não ter sido utilizado para fins de aposentadoria, e que não seja tempo de serviço paralelo.

A listagem de classificação será publicada pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer no mesmo endereço eletrônico, onde os editais também podem ser consultados, e no Diário Oficial do Município. O resultado final está previsto para ser divulgado às 17h do dia 29 de novembro.

 

Serviço

Inscrição para designação 2019:

Período: 15 de outubro a 8 de novembro de 2018

Local: site da Prefeitura de Muriaé (www.muriae.mg.gov.br, no link “Cidadão”, na aba “Concursos e Processos Seletivos”)

Vagas: Professor (Educação Infantil, Ensino Fundamental 1º ao 5º ano e Ensino Fundamental 6º ao 9º ano), Pedagogo, Assistente de Secretaria Escolar e Auxiliar de Serviço Escolar

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Rede municipal realiza primeira Avaliação de Qualidade da Educação Infantil

Publicado em 09/10/2018 às 16h02

Iniciativa pioneira tem objetivo de analisar e aperfeiçoar ensino ofertado em creches e pré-escolas de Muriaé

Iniciativa pioneira em Muriaé está auxiliando equipes gestoras a avaliar o ensino ofertado em creches e pré-escolas das escolas municipais da cidade. A primeira Avaliação de Qualidade da Educação Infantil “Alicerce” será uma ferramenta de auxílio para analisar e aperfeiçoar as práticas educativas na cidade, a fim de aprimorar a qualidade do trabalho de acordo com as condições de cada escola e do sistema, definindo prioridades e estratégias.

O encontro aconteceu na noite de segunda-feira (8), na Escola Municipal Clara de Castro Rogério, no Porto, e contou com a participação de diretores, vice-diretores, representantes de pais de alunos, corpo docente, auxiliares de serviços gerais e pedagogos, que são membros do Conselho Escolar, além das técnicas da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL).

A iniciativa é realizada pela SMEEL - Assessoria Pedagógica da Educação Infantil.  O documento foi elaborado de acordo com a Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Indicadores da Qualidade na Educação Infantil do Ministério da Educação e com o Plano Decenal Municipal de Educação 4990/2015.

Durante o encontro, o público avaliou o trabalho das escolas respondendo a perguntas que integravam indicadores de qualidade de trabalho, como: planejamento institucional; multiplicidade de experiências e linguagens; interações; promoção da saúde; espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; e espaços comunicacionais, cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Avaliação contribuirá para elaboração do Plano de Ação Escolar

A autoavaliação realizada por parte dos gestores e integrantes dos Conselhos Escolares das escolas da rede municipal visa prepará-las para 2019, quando a Educação Infantil passará a ser avaliada em âmbito nacional, integrando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compondo a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

O próximo passo é consolidar as respostas e se reunir com cada escola. Os resultados obtidos vão contribuir para a elaboração do Plano de Ação Escolar para 2019.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Reino Unido oferece bolsas de R$ 49 mil para graduação

Publicado em 09/10/2018 às 08h24

Oportunidade para estudar na Europa, sem gastar e ainda recebendo dinheiro. O Reino Unido está oferecendo bolsas de estudo no valor de 10 mil libras – quase 50 mil reais – para graduação.

O British Council, instituição pública do Reino Unido procura estudantes a partir dos 18 anos interessados em um curso integral de graduação ou pós-graduação no exterior, em qualquer país do mundo.

Em 2017, a brasileira Clara Kamphorst Leal da Silva foi selecionada com outros três bolsistas e conseguiu fazer o seu Mestrado de Direito na Leiden University, na Holanda.

O instituto tem como missão difundir o conhecimento da língua inglesa e sua cultura.

Nos seus três anos de vida, o The Global Study Awards (TGSA) já ajudou 13 estudantes internacionais a realizar o sonho de estudar no exterior, entre eles, alemães, indianos, malaios, quenianos e até mesmo uma brasileira.

A seleção

A seleção é feita com base em mérito escolar/acadêmico e a bolsa de 10.000 libras deve ser usada para pagar diretamente as taxas de ensino na instituição estrangeira.

Se o valor do curso for menor do que o prêmio, as libras esterlinas restantes podem ser direcionadas ao custo de vida do estudante por no máximo 52 semanas a partir da data de matrícula.

Um painel de representantes do British Council e seus parceiros avaliará todos os inscritos e selecionará alguns candidatos em potencial para uma entrevista presencial antes da decisão final.

O resultado é divulgado com três meses de antecedência do prazo final das inscrições para os cursos com início na metade do ano – comum nos países do Hemisfério Norte.

Os estudos começarão entre 1º de agosto e 31 de outubro.

Requisitos

O Global Stury Awards procura por estudantes talentosos e altamente motivados de todas as partes do mundo.

O principal requisito é ter prestado o IELTS, exame reconhecido de proficiência na língua inglesa, e alcançado um resultado satisfatório.

Além de ter mais de 18 anos e planejar cursar um programa acadêmico no exterior, os candidatos precisam comprovar:

  • Potencial para contribuir à sociedade por meio dos estudos;
  • Forte comprometimento com o desenvolvimento profissional;
  • Interesse sincero em aumentar a coerência intercultural.

Os interessados também precisam ter um International Student Identidy Card (ISIC), carteirinha de identidade do estudante internacional, e/ou um International Youth Travel Card (IYTC).

Antes de se inscrever na bolsa de estudo, o estudante precisa passar pelo processo seletivo no exterior para o curso de interesse e ser admitido.

A carta de oferta de vaga deverá ser um dos documentos apresentados na inscrição do Global Study Awards.

Saiba mais na página oficial do The Global Study Awards.

Com informações do VestibularBrasilEscola

Fonte: Só Boa Noticia

Categoria: Brasil, Dicas, Projetos
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura promoverá "aulão" de redação para o Enem

Publicado em 08/10/2018 às 09h11

Seleção acontece entre dias 8 e 11 de outubro; objetivo é ensinar a estudantes novas técnicas e trabalhar possíveis temas que serão abordados no exame

Oitenta alunos das escolas de ensino médio de Muriaé serão selecionados entre os dias 8 e 11 de outubro (segunda a quinta-feira da próxima semana), para participar do "Aulão de Redação". A Prefeitura, por meio do Setor Juventude da Fundarte, firmou parceria com o polo da Estácio de Sá local a fim de oferecer treinamento aos jovens para a prova do Enem 2018. A iniciativa tem o objetivo de ensinar aos estudantes as novas técnicas e trabalhar possíveis temas a serem abordados, oferecendo aos muriaeenses maiores chances de aprovação.

O curso preparatório para os alunos da rede pública será ministrado pela professora de português Maria Alice Catta Preta, que irá oferecer aos estudantes uma capacitação para desenvolverem as redações de acordo com os temas de mais destaque atualmente.

Os treinamentos acontecerão no mês de outubro, nos dias 20 e 27 (sábado), na sede da Estácio de Sá de Muriaé, localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, 1.177, próximo à "ponte do Brum", Centro. A ação faz parte da 1ª Mostra de Diversidade, Juventude e Literatura.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (1) e Compartilhar

Estudantes da rede municipal passam por avaliação de desempenho

Publicado em 04/10/2018 às 14h57

Exame aplicado pela Prefeitura é mais uma ferramenta para aprimorar ainda mais ensino na rede pública de Muriaé

Alunos da rede municipal de ensino passaram pela avaliação Inova Muriaé, que tem o objetivo de verificar o desempenho de aprendizagem dos estudantes. Este é o segundo ano que a prova, elaborada pela parceira com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), acontece na cidade.

Cerca de 4.800 estudantes fizeram a avaliação na última semana, que foi aplicada em todas as escolas municipais que oferecem o Ensino Fundamental I e II, destinada aos alunos do 2º ao 9º ano. O resultado está previsto para ser divulgado no final de novembro deste ano.

Essa é mais uma ferramenta que a Prefeitura utiliza para aprimorar ainda mais o ensino nas escolas de Muriaé, a fim de melhorar a qualidade da educação e garantir a todos os direitos de aprendizagem.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Educação de Luto: Morre o professor Luiz Gonzaga da Silva

Publicado em 28/09/2018 às 16h14

A Educação de Muriaé sofreu um golpe nesta sexta-feira (28).

Morreu hoje pela manhã o Professor Luiz Gonzaga da Silva (76 anos), vítima de infarto.

Em Muriaé desde o início da década de 60, chegou por volta de 1963,  Professor Luiz Gonzaga é natural de Guarani (MG), trabalhava no ensino superior como professor do curso de letras e magistério da Faculdade Santa Marcelina (FASM) e completaria em breve 50 anos na educação.

Luz Gonzaga deixa a viúva, Dona Joana, três filhos, Otávio, Leonardo e Juliana e mais cinco netos.

A direção da Faculdade Santa Marcelina declara uma profunda tristeza pela sua morte. As aulas desta sexta-feira foram suspensas.

O corpo está sendo velado na Capela velório Senhor d Bonfim e o sepultamento será neste sábado, às 9 horas.

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura adquire novas carteiras escolares

Publicado em 21/09/2018 às 17h03

O objetivo é proporcionar mais conforto para alunos e professores muriaeenses durante as aulas; 21 escolas do Ensino Fundamental serão contempladas

A Prefeitura de Muriaé adquiriu 2.491 carteiras escolares através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR). Ao todo, 21 escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação serão contempladas. Os novos conjuntos de cadeiras e mesas, que totalizam aproximadamente 5 mil unidades, substituem os antigos mobiliários escolares, tanto da área urbana quanto da área rural de Muriaé.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, estas carteiras escolares são um importante suporte no processo de apoio ao ensino, proporcionando melhores condições de trabalho para os professores e mais conforto para os alunos durante as aulas, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem e gerando influência positiva no rendimento dos alunos.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Alunos de Macuco realizam “Show de Talentos” na E. E. Capitão Roberto José Ferreira

Publicado em 04/09/2018 às 15h27

Cumprindo mais um sábado letivo, no último dia 01, professores e alunos da Escola Estadual Capitão Roberto José Ferreira, no distrito de Macuco, organizaram um show de Talentos, onde puderam participar de diversas apresentações, cuja avaliação passaram pelo crivo de uma equipe de servidores da própria escola.

O evento, realizado no turno da manhã, levou muita alegria e descontração ao ambiente escolar, além de servir como um fator multiplicador do espírito de amizade entre os alunos.

Categoria: Muriaé, Projetos
Comentários (0) e Compartilhar

Escola investe em ensino sem paredes e novas formas de aprendizado

Publicado em 04/09/2018 às 15h17

A Avidus School quer contribuir para formar cidadãos com pensamento mais crítico, coletivo e consciente, com unidade moderna e ecológica na Asa Norte

Formar cidadãos preparados para o futuro e engajados com formas colaborativas de trabalho e convivência, entender de maneira ativa a integração entre meio urbano e ecologia. São estes alguns dos principais pontos que permeiam a criação da Avidus School, que chega a Brasília para trazer um aprendizado mais dinâmico e atual para a cidade. As matrículas abrem no dia 17 de setembro.

A escola está sendo erguida na quadra 909 da Asa Norte e será bilíngue, além de contar com as práticas pedagógicas mais atuais. O primeiro ano letivo será em 2019 e os alunos fundadores devem deixar sua marca no local, além de ganharem benefícios enquanto estiverem na escola.

Na Avidus o professor funciona como um intermediador do conhecimento, direcionando cada estudante dentro de suas aptidões. O aluno é protagonista de seu próprio aprendizado através de uma pedagogia ativa, que o transforma em criador da própria experiência. "Isso permite que as crianças cresçam de maneira mais preparada. As avaliações serão mais reflexivas, indo além dos métodos para decorar informação. Os pequenos terão uma grade curricular personalizada e adaptável", completa.

Para enriquecer ainda mais o aprendizado a escola criou a Avidus Personal Plan (APP), focada no acompanhamento pessoal de cada aluno e família. A ideia é que os pais recebam formação para ajudar no desenvolvimento escolar dos filhos, participem de eventos e workshops. Além disso, será traçado um plano de ação específico para envolver as famílias e os educadores."O objetivo é trabalhar, em uma parceria ativa com as famílias, com os métodos com os quais o aluno aprende melhor, para que ele desenvolva todo o seu potencial", afirma Thais Almeida, diretora pedagógica da escola.

Educação para o futuro

"O método desperta a curiosidade, a criação e a colaboração entre os indivíduos. Pensamos no mercado de trabalho atual, nas novas possibilidades de trabalho e uma mente pronta para o empreendedorismo", afirma Márcio Lobo, um dos percursores do projeto. A ideia é que os alunos trabalhem diretamente com instituições, participando desde a mais tenra idade das possibilidades do empreendedorismo social.

A escola abre suas portas para crianças de 1 ano e 6 meses até 06 anos de idade. Todos os corredores e espaços de aprendizado são abertos, incentivando a livre circulação e curiosidade constate de cada criança. Além disso, a participação do núcleo familiar será de grande importância, com acompanhamento pessoal e planos de ação criados junto à família dos alunos. A ideia é crescer coletivamente.

A inspiração vem do método de ensino de países como a Finlândia, que investe em um aprendizado que coloque os alunos em contato direto com a liberdade e a natureza. A ideia é que o espaço de educação não se preocupe apenas com o sistema de ensino, mas com o espaço de vivência dos alunos.

Arquitetura inovadora e integração com a natureza

O premiado arquiteto Ivo Mareines, inspirado nesses conceitos, criou uma fachada moderna e sustentável, em parceria com o sócio e co-autor, Matthieu Van. A arquitetura da escola estará integrada com a natureza, mostrando aos alunos que é possível encontrar uma convivência harmônica entre o meio-ambiente e as grandes cidades. Ivo Mareines, responsável pelo projeto arquitetônico, lembra que a ideia principal é permitir uma nova qualidade de conforto ambiental, com fachadas vivas, que se transformam no espaço e no tempo assim como os alunos.

"Criamos uma segunda pele orgânica no edifício. Vivemos, trabalhamos e nos divertimos em espaços naturais ou construídos pelo homem. As crianças aprendem principalmente por exemplos vindos do convívio com outros seres e esses dois tipos de espaço", destaca o arquiteto. A ideia é transformar a escola em um local de encontros e desenvolvimento em espaços livres e instigantes.

Categoria: Brasil
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||