Educação

Prefeitura capacita profissionais da Educação para novas normas da BNCC

Publicado em 17/08/2018 às 14h47

Ação preparou pedagogos, professores e diretores da rede pública e particular para aprimorar ensino na cidade

Profissionais da Educação das redes pública e particular de ensino foram capacitados sobre as novas regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Promovidos pela Prefeitura, os encontros realizados nos dias 7 e 15 de agosto, no Centro Administrativo, apresentaram mais informações sobre o documento, que vai orientar o projeto pedagógico para melhorar a qualidade da educação básica nos estados e municípios.

A equipe da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura está acompanhando todas as atualizações sobre a Base, que já está em vigor e começa a funcionar no próximo ano. A cidade também fará todas as adequações necessárias na sua Proposta Curricular Pedagógica, adaptando-a à realidade de Muriaé, com o objetivo de oferecer educação de qualidade aos alunos muriaeenses. “Esta capacitação sobre a BNCC foi muito válida e bem organizada pela Secretaria Municipal de Educação. É necessário sempre estudar. Acredito nessa nova proposta da Base”, declara a diretora da Escola Pinguinho de Gente, Maria Fernanda Mayrink.

A secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues, a Nininha, frisa a importância de todos os profissionais da Educação, tanto da rede pública quanto particular de ensino, se atualizarem sobre a BNCC. “Esta capacitação é importante para preparar para a Base Nacional Comum Curricular, que vai nortear a reformulação da proposta pedagógica das escolas de Muriaé”, diz. “Nossa equipe está acompanhando as atualizações sobre a Base, com o objetivo de oferecer educação de qualidade aos alunos muriaeenses”, completa.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Centro de Iniciação ao Esporte de Muriaé segue em construção

Publicado em 16/08/2018 às 16h48
 
 
Obra localizada no distrito de Vermelho é realizada pela Prefeitura; objetivo é incentivar prática esportiva e formar cada vez mais atletas de destaque na cidade
 
A construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) continua a todo vapor no distrito de Vermelho. A obra é uma realização da Prefeitura de Muriaé e, depois de concluída, será responsável pela formação de novos atletas na cidade. A proposta é capacitar crianças e jovens de Muriaé para diversas modalidades esportivas, permitindo que tenham mais qualidade de vida e sucesso em competições de nível regional, estadual e até nacional.
 
“No momento, estamos trabalhando na construção da cobertura daquele espaço. Já atingimos um índice de aproximadamente 60% de conclusão das atividades, e esperamos entregar toda a estrutura ainda este ano, possivelmente em torno do mês de dezembro”, informa o secretário municipal de Obras Públicas e Urbanismo, Aderbal Fernandes.
 
Localizado em uma área de cerca de 1.600 metros quadrados, o Centro de Iniciação ao Esporte terá quadra poliesportiva com medidas oficiais (20m de largura e 40m de comprimento), além de academia de ginástica para os atletas em formação. O objetivo é incentivar a criação de escolinhas de diversas modalidades, como futsal, basquete e vôlei, dentre outras.
 
Administração deu andamento a obras paradas da gestão passada
“A construção do CIE deveria ter sido entregue em 2015, mas ficou parada por muito tempo. É um serviço que herdamos da administração passada ainda em fase muito inicial, assim como foi também com as unidades básicas de saúde dos bairros Gaspar, Primavera e Planalto”, lembra o prefeito Grego. “Não podíamos permitir que obras tão importantes ficassem sem andamento, e desde então toda a nossa equipe se dedicou para avançar nesses projetos que estavam atrasados, a fim de beneficiar os muriaeenses”, afirma.
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Encontro capacita professores e pedagogos de Muriaé

Publicado em 30/07/2018 às 16h58

Promovido pela Prefeitura e Sistema Etapa Público, evento contou com palestra sobre liderança e melhoria para processo de ensino

Profissionais da Educação participaram, na manhã de segunda-feira (30), no Teatro Zaccaria Marques, do Encontro de Formação de Professores do Ensino Fundamental I e Pedagogos. Promovido pela Prefeitura e Sistema Etapa Público, o encontro foi marcado pela palestra do consultor em educação e gestão, Ronaldo Casagrande, capacitando a equipe da rede municipal de ensino. Com o tema “Transformando professores em grandes líderes”, Casagrande falou sobre liderança dos profissionais no processo de ensino e do uso da inteligência artificial.

“Falamos muito sobre liderança nos ambientes empresariais, mas o professor deve ser líder e conduzir essa massa de alunos para o novo mundo que aí está com as transformações tecnológicas. Pesquisadores dizem que a inteligência artificial terá um impacto maior do que a internet, por isso o professor não pode estar alienado aos movimentos que estão acontecendo em nossa sociedade, ele deve estar atento para conduzir os alunos”, conta Ronaldo, que também é conferencista, pesquisador em inteligência artificial para educação do futuro, mestre em Engenharia de Qualidade e doutor em Métodos Numéricos e Otimização.

A professora Mônica Araújo, da rede municipal de ensino, conta que o encontro foi importante para adquirir novos conhecimentos. “Achei muito válido, pois é sempre muito bom reciclar conhecimentos e aprender novas técnicas, ainda mais no começo do segundo semestre letivo”, diz. A secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues, Nininha, afirma que o evento foi um momento de refletir sobre o papel do professor e as novas técnicas da educação aliadas à tecnologia e à inteligência artificial. “Foram repassadas informações muito válidas para o melhor desempenho do professor e do ensino oferecido às nossas crianças”. 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura cria medalha para homenagear escritores de Muriaé

Publicado em 24/07/2018 às 14h24

Solenidade irá reconhecer trabalho de pessoas que colaboram com cultura da cidade; Professor Luiz Gonzaga (foto) será um dos homenageados

A Medalha Itabajara Catta Preta, criada pela Prefeitura de Muriaé por meio da Fundarte, será entregue para dois escritores na próxima quarta-feira (25), às 19h30, na Biblioteca Vivaldi Wenceslau Moreira. A solenidade é uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho de pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cultura na cidade.

Itabajara Catta Preta é o principal responsável pela criação da Biblioteca Municipal de Muriaé, em 1940. Desde a adolescência, já escrevia poemas e poesias e, aos 18 anos, publicou o seu primeiro livro “Flor da Idade (1941). A medalha de honra ao mérito, que levará o seu nome, será entregue para Andréa do Valle e Luiz Gonzaga.

Andréa do Valle é professora, contadora de histórias e atriz. Autora de sete livros, gosta de abordar em seus escritos gente, bichos, natureza, a simplicidade de ser feliz, amizade, amor, borboletas e flores O segundo homenageado, Luiz Gonzaga da Silva, é professor de literatura da Faculdade Santa Marcelina (FASM), escritor de livros, poesias e artigos para os jornais da cidade, assim como fundador da Academia Muriaeense de Letras.

Prefeitura homenageia escritores como forma de incentivar cultura

Pela primeira vez, a Prefeitura está prestando homenagem aos escritores de Muriaé, incentivando o surgimento de novos talentos no município. Entre os escolhidos, nem todos são muriaeenses, mas residem na cidade e por aqui desenvolveram famílias e realizaram seus trabalhos. “É com muito prazer que criamos esta Medalha de Honra ao Mérito para homenagear nossos autores de livros, poesias e outras publicações. Precisamos valorizar os escritores que tanto colaboram para o desenvolvimento da cultura em nossa cidade”, declarou o prefeito Grego.

 

Entrega da Medalha Itabajara Catta Pretta – escritores de Muriaé

Dia: 25 de julho (quarta-feira)

Hora: 19h30

Local: Biblioteca Vivaldi Wensceslau Moreira

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Servidores do Estado protestam contra parcelamento de salário em Minas

Publicado em 23/07/2018 às 16h11

Participantes do ato fecharam o trânsito na Praça 7, no Centro de BH, e colocaram fogo em caixão simbolizando o governador Fernando Pimentel (PT)

Um grupo de servidores do estado protesta nesta segunda-feira pedindo o fim do parcelamento dos salários, implantado pela administração estadual. O grupo fechou completamente o trânsito na Praça 7, no Centro da capital. 
Em protesto, eles colocaram fogo em um caixão, simbolizando o governador Fernando Pimentel (PT) e gritam palavras de ordem contra a administração dele, além de pedir sua saída. O protesto é unificado e conta com funcionários civis e militares e, segundo os organizadores, reuniu cerca de 600 pessoas 
"Podemos chamar uma greve geral do Estado, caso a situação não se regularize. Estamos recebendo parcelado há três anos. Vários servidores estão com o nome negativado", afirma Marcelo Armstrong, delegado de polícia e diretor regional do Sindipol-MG.
Os servidores gritam "Pimentel, ladrão" e pedem a saída do governador. O protesto que começou no Ipsemg, interdita o cruzamento mais famoso da cidade, com avenidas Afonso Pena e Amazonas. O Sind-UTE não participa do ato.
Manifestantes protestam que os descontos relativos à previdência pelo Ipsemg e o IPSM e saúde não estão sendo repassados pelo estado. "Estamos ficando sem atendimento médico e odontológico", afirma a servidora Antonieta de Cássia Faria, de 60 anos, 40 deles no Ipsemg.
Ela reforça que o movimento não tem qualquer conotação política. Isso porque parlamentares da oposição ocuparam o microfone. O deputado estadual Sargento Rodrigues e o deputado federal subtenente Gonzaga discursam no carro de som.
Manifestantes afirmam que houve a tentativa de boicotar o movimento, com a retenção do carro de som, que chegou na Praça mais de uma hora depois do início do movimento, por volta das 14h30.
O parcelamento dos salários começou em fevereiro de 2016. O governo de Minas alegou queda na arrecadação e dificuldades em caixa para justificar a medida, feita após a decretação de calamidade financeira.
 
Fonte: www.em.com.br
 
Categoria: Minas Gerais
Comentários (0) e Compartilhar

Saiba a importância de readaptar a rotina do sono das crianças na volta às aulas

Publicado em 20/07/2018 às 07h51

É importante manter a rotina dos pequenos mesmo durante as férias e ajustar os pequenos períodos de flexibilidade

Ter uma rotina do sono é um dos principais fatores que colaboram com a saúde, o crescimento e desenvolvimento das crianças. Com o período de férias nem sempre é possível manter os horários regrados, especialmente com viagens em família e mudanças de fuso horário. Nessas ocasiões, é importante ter paciência com o período de adaptação dos pequenos, que podem apresentar irritabilidade e sonolência. Além disso, quanto mais estável a rotina de sono for mantida, mais fácil será a readaptação no período de volta às aulas.

Carolina Gambetta Paim, médica do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl), lembra que variações constantes de horário são muito prejudiciais e pouco toleradas pelas crianças. O ideal é que o horário de sono seja igual todos os dias, com variação máxima de uma hora. "Isso vale também para os finais de semana, feriados e período de férias. Dessa forma, a criança terá muito mais disposição e bom humor para aproveitar esses momentos", afirma Carolina.

A rotina dos pequenos

Laiuse Aguiar Teles é mãe de Miguel Soares, que frequenta as aulas na educação infantil do Colégio Objetivo, de Águas Claras, Com 2 anos e 3 meses, Miguel estuda no turno vespertino e a mãe conta que não foi fácil readaptar a rotina de sono. "Ainda estamos trabalhando nisso. O Miguel volta dormindo da escola e quer continuar dormindo quando chega em casa. Assim, ele acaba jantando tarde, o que atrapalha toda a nossa rotina em casa", destaca.

O menino entrou para a escola em fevereiro e costuma dormir 13 horas de sono por dia, sendo dez durante a noite e três no soninho da tarde. Quando dorme mal, Lauise conta que o filho se mostra mais irritado e não come direito.

Priscilla Martins Mazzeti é coordenadora de educação infantil no Colégio Objetivo e lembra que o sono é fundamental para que a criança tenha uma aprendizagem de qualidade. "O tempo todo essas crianças serão submetidas a algo que nunca vivenciaram, além de novos estímulos. O sono é fundamental para que todas essas experiências sejam transformadas em aprendizado", afirma Priscilla.

A coordenadora lembra que é durante o sono que as crianças solidificam o aprendizado e crianças que não têm noites bem dormidas apresentam dificuldades de aprendizado além de ficarem irritadas, chorosas e com baixo rendimento nas atividades. "Nas salas de educação infantil (1 a 5 anos) temos camas onde as crianças que sentem sono podem cochilar. Crianças com sono não absorvem o conteúdo de maneira eficaz", destaca.

Noites bem dormidas

O ritmo para recuperar a rotina de sono pode variar para cada criança mas, geralmente, é necessário pelo menos uma semana para que tudo volte ao normal. A falta de sono pode acarretar irritabilidade e agitação, além de redução das funções cognitivas, piora da inteligência, memória e atenção.

Carolina Gambetta lembra ainda que o acúmulo de noites mal dormidas pode retardar o crescimento pôndero-estatural nas crianças. "Há redução da liberação do hormônio GH (responsável pelo crescimento), pois o mesmo é secretado durante estágios profundos do sono de ondas lentas", lembra.

As medidas de higiene do sono são sempre importantes e podem ajudar bastante nesses momentos. Para isso, é importante lembrar de alguns cuidados: Ter horário para dormir e para acordar; manter o quarto como um local tranquilo e utilizado apenas para dormir; evitar celulares, televisões, refeições pesadas e brincadeiras agitadas pelo menos duas horas antes da hora de dormir.

É importante criar um ritual de atividades tranquilas que devem ser feitas antes de dormir como: escovar os dentes, massagem, ouvir uma história ou uma música relaxante.

 

Qual a quantidade de sono recomendada para cada período da infância?

Recém-nascido: ±15-19 horas distribuídas de dia e de noite igualmente.

12 meses: ±12-13 horas, com predomínio noturno (±9-10h)

3 anos: ± 11-13horas, geralmente noturno com uma soneca à tarde.

5 anos: ± 9-10 horas, geralmente noturno sem soneca à tarde.

12 anos: ± 9-11 horas

Adolescente: 9-10 horas.

 

Categoria: Dicas
Comentários (0) e Compartilhar

Rosário da Limeira: Alunos da rede Municipal são premiados nas Olimpíadas de Matemática

Publicado em 18/07/2018 às 15h19
 
Três estudantes da Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benine Bonato, em Rosário da Limeira, foram premiados na OBMEP (Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) de 2017. A Cerimônia Regional de Premiação ocorreu no dia 07 de julho de 2018 na Universidade de Viçosa e contou com presença, além dos estudantes premiados e seus responsáveis, do prefeito José Maria, da Secretária de Educação Rita de Cássia e da diretora Luciene Campos.
O aluno Henrique Braga de Freitas, 13 anos, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental recebeu a Medalha de Prata por seu desempenho na OBMEP. Já os alunos Cinthya Sales Loreti e João Vítor Batista de Souza, estudantes do 8º ano e ambos com 13 anos de idade, ganharam a Medalha de Bronze. Além dos alunos, a professora de matemática Sônia Laia recebeu um diploma de homenagem pela sua atuação.
Além das aulas de matemática da grade escolar, os alunos também tiveram o apoio da professora Irani Calais, como reforço na disciplina. A diretora Luciene Campos, além de parabenizar os estudantes pela premiação, também destaca a importância da participação da família como incentivo ao aprendizado. 
A partir da OBMEP, os alunos têm acesso ao PIC (Programa de Iniciação Científica), um programa que busca ampliar o conhecimento científico do estudante e preparar para futuro desempenho acadêmico e profissional.
 
Categoria: Região
Comentários (0) e Compartilhar

Instituto premia gestora da Secretaria de Educação de Muriaé

Publicado em 17/07/2018 às 20h38

Maria da Conceição, Nininha, foi avaliada pela UBD em critérios como transparência, credibilidade e responsabilidade fiscal; posição comprova comprometimento da Administração com educação em Muriaé

A secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues, a Nininha, receberá pela União Brasileira de Divulgação (UBD) o prêmio destinado aos 100 melhores secretários de educação do Brasil nos primeiros 180 dias da gestão em 2018. De acordo com o Instituto, a secretária de Educação de Muriaé ocupa a 27ª posição no ranking nacional e a segunda em Minas Gerais (à frente das cidades de Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba e Viçosa), demonstrando a seriedade e excelência no ensino oferecido aos muriaeenses.

A gestora foi avaliada e classificada de acordo com pesquisa nacional de utilidade pública realizada nas áreas de infraestrutura, transparência pública e responsabilidade fiscal da UBD, que tem por finalidade divulgar os melhores gestores do país que atendem aos requisitos de excelência em gestão pública. A premiação acontecerá durante o 17º Seminário “Os melhores do Brasil por um Brasil melhor”, que acontece no dia 27 de julho, em Recife.

Nininha afirma que esse prêmio é o resultado de “um trabalho sério e comprometido” dos profissionais da educação de Muriaé. “Atribuímos essa conquista ao trabalho de toda a equipe, de se unir pela educação, e ao apoio do prefeito Grego. Temos trabalhado com muita seriedade, transparência e honestidade pelos muriaeenses”, diz a secretária.

Categoria: Muriaé
Comentários (1) e Compartilhar

Fies do segundo semestre abre inscrições para 155 mil vagas nesta segunda

Publicado em 16/07/2018 às 08h26

Prazo para participar vai até o dia 22; das 155 mil vagas, 50 mil são para contratos de financiamento a juro zero.

Ministério da Educação vai abrir nesta segunda-feira (16) as inscrições para 155 mil vagas da edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Podem participar da seleção estudantes que participaram do Enem a partir da edição de 2010 e obtiveram média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero).

Para concorrer pela modalidade de financiamento do Fies, é preciso possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Já na modalide P-Fies (quando o agente financeiro é o banco), a renda familiar mensal bruta per capita deve ser de de três a cinco salários mínimos.

As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do Fies e o prazo para participar termina em 22 de julho.

Cronograma do Fies

  • Inscrições: 16 a 22 de julho
  • Resultado: 27 de julho
  • Complementação da inscrição: 27 a 31 de julho
  • Lista de espera (modalidade Fies): 1º a 24 de agosto

Modalidades do Fies

O novo Fies tem duas modalidades:

  • Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesse tipo de financiamento, o pagamento será feito com juros zero.

Caso o estudante se encaixe nessa faixa de renda, só poderá participar do P-Fies se não houver vaga para o curso desejado na primeira modalidade.

  • P-Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita esteja entre 3 e 5 salários mínimos. Nessa modalidade, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito (banco).

Teto de semestralidade

A seleção do segundo semestre terá o retorno do limite máximo do valor das mensalidades cobertas pelo fundo. Ele voltará a cobrir cursos com mensalidades de até R$ 7 mil, ou R$ 42 mil por semestre. No primeiro semestre, o limite era de R$ 30 mil, o que permitia que apenas cursos com mensalidade de até R$ 5 mil pudessem participar do financiamento.

Conhecido como "teto da semestralidade", esse limite de R$ 42 mil já existia no antigo modelo do Fies, mas foi reduzido no lançamento do Novo Fies, segundo ele, em nome da "sustentabilidade" do programa.

Fonte: G1

 
Categoria: Brasil, Projetos
Comentários (0) e Compartilhar

Confira dicas para ir bem no Exame da OAB

Publicado em 12/07/2018 às 11h04

Especialista em concursos públicos dá orientações para quem vai fazer a primeira fase da prova, em agosto

São Paulo, julho de 2018 – A primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acontece no próximo dia 05 de agosto e Victor Maia, CEO daEduQC, plataforma com metodologia de estudo autodidata com base em inteligência artificial, dá dicas para os advogados serem aprovados. Confira:

  1. Agora o aluno deve revisar os resumos que produziu durante seu preparo para a primeira fase. Deve revisar e escrever os modelos de peças, bem como praticar questões discursivas das provas anteriores. É o momento de se familiarizar com o Vade Mecum físico.

  1. As principais matérias a serem revisadas são somente direito material e processual da área escolhida. É importante decorar os principais modelos de peças e conhecer os demais.

  1. É importante que o aluno intercale intervalos para descanso durante o estudo, pois essa pausa é muito importante para o cérebro processar o conteúdo que foi estudado.

  1. Reservar o dia anterior à prova para lazer ou atividades físicas: isso ajuda a manter a tranquilidade para o exame. Tudo o que precisava ser estudado e revisado já foi feito.

O principal fator a atrapalhar o estudante na hora de fazer a prova é a ansiedade e o nervosismo. Por esse motivo, praticar e saber o nível do seu próprio conhecimento é fundamental para estar confiante durante o exame. Historicamente, cerca de 40% passam para a segunda fase, desses, metade consegue ser aprovada, ou seja, a chance global de reprovação é 80% do total de candidatos.

Após os passos anteriores, é hora de polir os conhecimentos adquiridos durante os 5 anos de faculdade. "Se este não for o seu momento, comece desde já a se preparar para a próxima oportunidade. Em média, o preparo para elevar as chances de aprovação do candidato acima dos 80% requer dedicação de 10 horas semanais líquidas durante 6 meses", finaliza Maia.

Sobre EduQC

Fundada em 2013 por Victor Maia e Jonas Fagundes, a EduQC é uma plataforma que utiliza inteligência artificial e metodologia exclusiva para aumentar as chances de aprovação em concursos públicos, identificando a proficiência dos candidatos em cada matéria e criando planos de estudo sob medida. A tecnologia está disponível para provas relacionadas a 10 áreas, incluindo Fiscal, Jurídica e Policial, e também para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A empresa ainda oferece um serviço B2B destinado a universidades.

Categoria: Projetos
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||