Educação

Curso oferece qualificação profissional para alunos da UaiTec Muriaé

Publicado em 06/06/2018 às 08h19
Iniciativa “Reciclando Saberes” ensina técnicas de costura em tecido plano; aprendizes produzirão materiais para festival gastronômico de Pirapanema
 
A Prefeitura de Muriaé está levando mais qualificação profissional para 25 alunos saídos dos cursos de Corte e Costura e de Patchwork da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (UaiTec), instituição mantida pela Administração na cidade. A iniciativa "Reciclando Saberes", realizada por meio da Fundarte juntamente com as secretarias de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico, é uma especialização aos recém-formados, levando a eles conhecimentos sobre a modalidade Costura em Tecido Plano.
 
O curso será realizado ao longo de junho e julho e, nesses dois meses, os alunos aprenderão as técnicas na prática, produzindo materiais que serão utilizados na próxima edição do Festival Gastronomia na Serra. Serão feitos aventais para os chefs de cozinha e bolsas estampadas com banners de edições anteriores. Além disso, a formatura dos aprendizes também acontecerá durante o evento (de 3 a 5 de agosto, em Pirapanema), com direito a montagem de estande para exposição dos itens confeccionados.
 
"Principalmente em momentos de dificuldades econômicas, como o que estamos atravessando no país, incentivar a qualificação é uma forma de construir um novo caminho de desenvolvimento, pois permite que as pessoas tenham uma renda extra", afirma o prefeito Grego. Uma das alunas, a senhora Célia das Graças, concorda. "Quanto mais a gente aprende e treina, melhor fica o serviço. E assim ganhamos mais confiança para trabalhar e aumentar o rendimento", ressalta.
 
A UaiTec Muriaé funciona na Rua Itagiba de Oliveira, na Barra, ao lado do Centro Educacional Dom Delfim. O local oferece cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional em diversas áreas de conhecimento, todos realizados de forma online.
 
Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Cadastramento Escolar 2019 será realizado entre 11 e 22 de junho

Publicado em 05/06/2018 às 12h41

Ação conjunta entre Prefeitura e Estado tem objetivo de garantir ingresso de alunos muriaeenses no Ensino Fundamental da rede pública de ensino

Pais ou responsáveis devem ficar atentos ao prazo de realização do Cadastramento Escolar. Realizado de forma conjunta entre Prefeitura e Estado, o procedimento será feito entre os dias 11 e 22 de junho e garante vaga de muriaeenses no Ensino Fundamental da rede pública de ensino para o ano letivo de 2019.

A inscrição dos estudantes, que é gratuita, deverá ser realizada pelo site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br). Aqueles que não têm acesso à internet poderão procurar a escola municipal ou estadual mais próxima de sua casa.

Os alunos que completarem 6 anos até 30 de junho de 2019 e que já se encontram matriculados na rede pública de ensino de Muriaé terão suas inscrições realizadas pela sua escola. O cadastro poderá ser feito também para candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos e alunos vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares. Não haverá prorrogação do prazo.

O Cadastramento Escolar permite que a Prefeitura analise a demanda e o fluxo escolar, encaminhando as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do Ensino Fundamental. “Ele é importante para garantir uma vaga para a criança em uma escola próxima de sua casa. Por isso, é importante que pais e responsáveis fiquem atentos aos prazos”, diz o prefeito Grego.

Matrícula será realizada em dezembro

Em Muriaé, a matrícula dos inscritos no Cadastramento deverá ser realizada em dezembro de 2018. O candidato cadastrado que efetuar matrícula no prazo estabelecido terá vaga assegurada. Já aqueles que não realizarem a matrícula dentro do prazo serão encaminhados para a escola onde houver vaga remanescente.

Para a efetivação da matrícula, além do preenchimento da ficha, deverão ser entregues, obrigatoriamente, na secretaria escolar:

- Cópia e apresentação do original da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade e CPF, caso possua;

- Cópia e apresentação do original de documento que comprove o endereço da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado no ato da inscrição, preferencialmente conta de luz recente;

- Comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outras cidades, da rede particular de ensino ou retorno aos estudos.

 

Serviço:

Cadastramento escolar 2018:

Prazo: 11 e 22 de junho

Local: site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br)

Quem não tiver acesso à internet: procurar a escola municipal ou estadual mais próxima de sua casa

Quem deve se cadastrar:

 - Crianças com 6 anos completos ou que vão completar essa idade até 30 de junho de 2019;

 - Candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos;

 - Alunos vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares.

Prazo sem prorrogação

Cadastramento é gratuito

 

Categoria: Brasil
Comentários (0) e Compartilhar

COMUNICADO DA PREFEITURA DE MURIAÉ

Publicado em 28/05/2018 às 15h32

A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, informa que as aulas e os serviços prestados nas escolas e creches da rede municipal de ensino acontecerão normalmente nesta terça e quarta-feira (29 e 30).

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

“Conhecer para Combater” conscientiza sobre combate à dengue

Publicado em 25/05/2018 às 15h55

Evento promovido pela Prefeitura na Praça São Paulo contou com atividades recreativas e orientações para evitar proliferação do Aedes aegypti

De forma lúdica e divertida, o Projeto “Conhecer para Combater” chamou atenção para a importância do combate à dengue. Promovido pela Prefeitura na manhã de sexta-feira (25), na Praça São Paulo, Centro, a iniciativa contou com a participação de muriaeenses que moram próximos à praça e de alunos da Escola Municipal Antônio Canêdo.

A programação incluiu gincana ambiental, atividades de colorir, pula-pula e orientações sobre coleta seletiva e medidas para se evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Esse projeto conscientiza as crianças para a importância do combate à dengue. Elas repassam essa informação às suas famílias, tonando-se multiplicadoras na prevenção à doença”, conta a professora Ana Paula Amaral.

Inédita na região, a ação é desenvolvida desde fevereiro de 2017 em bairros onde há maior infestação do mosquito e também em escolas. “O objetivo desse projeto é promover a educação ambiental e estimular ações que diminuam a incidência de doenças da cidade relacionadas ao Aedes aegypti”, diz a diretora da Saúde Ambiental da Prefeitura, Carla Morcerf. “É muito importante que a população se envolva junto conosco no combate ao mosquito. Só vamos vencer essa luta com a participação de todos, para que o índice de infestação diminua cada vez mais e os muriaeenses fiquem livres dessas doenças”, completa o prefeito Grego.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Escola Municipal Doutor Antônio Canêdo comemora 60 anos

Publicado em 22/05/2018 às 09h25

Instituição mantida pela Prefeitura é uma das mais tradicionais de Muriaé, oferecendo educação de qualidade aos muriaeenses

A Escola Municipal Doutor Antônio Canêdo completou 60 anos de fundação. Mantida pela Prefeitura, a instituição é uma das mais tradicionais da cidade, sendo a primeira escola pública de educação infantil de Muriaé, oferecendo ensino de qualidade aos muriaeenses.

A data foi comemorada na última semana com diversas atividades, que começaram na terça-feira (15), com o recebimento de Moção de Congratulações e Aplausos na Câmara de Vereadores. Na quinta-feira (17), aconteceu a inauguração da reforma da quadra esportiva com culto ecumênico. Na sexta (18), a data foi celebrada com a culminância do Projeto “60 anos Educando com Qualidade”, com mostra de trabalhos e apresentações artísticas dos alunos. A carreata pelas ruas da cidade, no sábado (19), fechou a programação.

As comemorações contaram com a presença de autoridades municipais, equipe educacional, pais, alunos, familiares do patrono da instituição e ex-professores. “A Escola Doutor Antônio Canêdo é uma das mais tradicionais, tendo uma grande importância histórica e educacional para Muriaé. Há 60 anos desenvolve um trabalho de excelência na educação pública infantil em nossa cidade”, diz a secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição de Souza, a Nininha.

Escola é referência em educação infantil em Muriaé

Localizada na Praça São Paulo, Centro, a escola foi fundada em 11 de maio de 1958 pelo então prefeito Antônio Augusto Soares Canêdo, com o nome de Jardim de Infância de Muriaé. Na década de 90, a escola passou a receber o nome atual, em homenagem ao seu patrono.

Com uma equipe composta de 35 profissionais, atualmente atende cerca de 430 crianças do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e Educação Infantil. “É com orgulho e satisfação que comemoramos essa data. A Escola Municipal Doutor Antônio Canêdo é referência em educação infantil em nossa cidade. Parabéns pelos seus 60 anos e pela qualidade do ensino oferecido às nossas crianças”, diz o prefeito Grego.

 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (1) e Compartilhar

Saúde no Trânsito – Respeito no trânsito é atitude que gera saúde: Blitz é realizada por professores e alunos de Macuco

Publicado em 21/05/2018 às 08h01

Professores e alunos da Escola Estadual Capitão Roberto José Ferreira, de Macuco, realizaram na manhã deste sábado, 19, uma blitz educativa de trânsito na praça do distrito, com o objetivo de levar aos motoristas e pedestres informações acerca dos cuidados que devemos ter nas ruas para diminuir a incidência de acidentes.O evento acontece no momento em que é comemorado o “Maio Amarelo”, quando são intensificadas campanhas e projetos sobre o tema.

Segundo o professor Bruno Souza Ferreira, diretor da Escola, o evento teve resultado satisfatório. “Tivemos a participação de professores e alunos e pudemos levar valiosas informações à nossa comunidade. Quero ressaltar também a importante participação da Kézia, que esteve conosco representando o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), que nos apoiou na realização”, destacou o educador;

O evento, denominado “Saúde no Trânsito – Respeito no trânsito é atitude que gera saúde”, fez parte do cronograma de realizações do sábado letivo escolar.

 

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Você sabe o inglês do ENEM?

Publicado em 13/05/2018 às 18h21

Veja 5 dicas para praticar na sua rotina de estudos e pontuar bem na prova de língua estrangeira

Muitos estudantes optam pelo inglês como língua estrangeira no ENEM devido a presença do idioma no dia a dia e entretenimento que esses jovens acessam normalmente. As inscrições para o exame vai de 7 de Maio até o dia 18 (próxima sexta-feira).

Entretanto, o conteúdo cobrado nos testes da prova de inglês vai bem além da cultura pop, filmes e games que os estudantes tem o costume de ter contato. Os responsáveis pela elaboração das questões têm incluído muitos textos jornalísticos, assuntos atuais que envolvem a política americana e mundial, debates sociais e ambientais, entre outros temas que estão sendo debatidos no mundo.

Assim, uma das primeiras coisas que o estudante tem que desmitificar é que os textos e charges do ENEM terão vocabulários e interpretações simples. Claro que alguns enunciados terão palavras conhecidas pelos jovens, mas a maioria tem as famosas "pegadinhas" e por isso esse aluno(a) precisa se preparar bem para os testes de idiomas.

Por meio de um bom calendário de estudos e um norte do conteúdo que o ENEM exige é possível pontuar bem nos testes de inglês e garantir uma média boa final.

Para ajudar os estudantes, Fabiano Castro, especialista em educação da Minds Idiomas, lista 5 dicas para praticar hoje na sua rotina de estudos e ir bem no inglês do ENEM:

1) Assista noticiários em inglês

Caso você esteja no básico do idioma vale assistir os noticiários em português e procurar pela mesmo notícia em inglês na internet. Os concursos públicos normalmente cobram muito atualidades. Inclusive na redação que você escreverá em português. Na Minds Idiomas praticamos com os alunos, em sala de aula, a leitura e debates desses temas. Isso ajuda no momento de fazer as provas.

2) Altere o idioma dos seus aparelhos eletrônicos

Essa dica parece óbvia, mas poucas pessoas fazem. Isso porque o ser humano é adaptado ao conforto, ou seja de permanecer na língua materna. No começo você pode estranhar e até demorar mais tempo para mexer em algumas funcionalidades do seu celular, porém tendo este contato diário com o idioma aumenta a chance de aprender novos vocábulos.

3) Dedique pelo menos 40 minutos de estudo para a disciplina inglesa

Sabemos que o ENEM exige muitas disciplinas, porém seguir um calendário de horas e assuntos a serem estudados darão um norte melhor para este estudante. Veja a grade com alguns assuntos que serão exigidos no teste. Normalmente são esses: Interpretação de textos, Graus de Adjetivo, Verbos Frasais, Ordem regular das frases, entre outros. Procure a grade completa e distribua os temas no semestre que antecede a prova.

4) Leia a pergunta primeiro antes do texto

O ENEM tem um tempo limitado para conclusão das provas, logo otimizar o seu tempo pode garantir uma pontuação maior. Assim, como as questões costumam ser longas, leia primeiro a pergunta e depois o texto. Muitas vezes, você perceberá, que não precisará ler o texto inteiro. Fazemos esse tipo de testes com os nossos alunos na Minds Idiomas.

5) Tenha um glossário pessoal

Isso mesmo! Como se fosse um mini- dicionário com palavras em inglês. Não traduza as palavras, mas vá acrescentando todos os dias os vocábulos eou expressões novas que aprender no idioma. Recorra a ele sempre que necessário durante a rotina de estudos.

 

Categoria: Brasil
Comentários (0) e Compartilhar

Encontro “Educadores que Inspiram” promove formação de professores em Muriaé

Publicado em 10/05/2018 às 07h55

Evento realizado pela Prefeitura incentivou melhoria do ensino oferecido pela rede municipal

Professores do Ensino Fundamental II e profissionais da rede municipal de ensino participaram do Encontro de Formação “Educadores que Inspiram”. Promovido pela Prefeitura na manhã de quarta-feira (9), no Teatro Zaccaria Marques, o evento teve como objetivo motivar o público para buscar o aperfeiçoamento do ensino e aprendizagem, além de promover a troca de experiências.

O encontro contou com as palestras de Celso Vasconcellos, doutor em Educação pela Universidade Católica de São Paulo, e de Arthur Goulart, graduado em Administração pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. “Esse evento foi válido e estimulante para nosso dia a dia na sala de aula”, considera a professora Solange Gonçalves.

“É fundamental preparar os nossos professores, para que tenham condições de desenvolver o trabalho de forma satisfatória durante o ano letivo. Nossa missão é promover educação de qualidade, garantindo aos nossos alunos aprendizado de excelência”, diz a secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues, a Nininha.

Formação de professores contribui para ensino nas escolas

O prefeito Grego salientou que o evento é importante para contribuir com a formação dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino, oferecendo aos alunos muriaeenses educação de qualidade. “Apesar de todas as dificuldades e limitações econômicas, estamos investindo de maneira efetiva na Educação. Com nossos professores bem formados e capacitados, nossas crianças serão diretamente beneficiadas e terão um futuro de mais oportunidades”, diz.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||