Muriaé

Projeto ‘Escola Mais Consciente’ visitará instituições de ensino de Muriaé

Publicado em 16/04/2019 às 09h09

Esquadrão Demsur e Lili e Mocotó levarão conscientização ambiental aos alunos da Educação Infantil

A missão do projeto ‘Escola Mais Consciente’, lançado pela Prefeitura de Muriaé, através do Departamento de Saneamento Urbano, é promover educação ambiental dentro das instituições de ensino, levando diversão e interatividade. A primeira ação foi realizada na última semana, quinta-feira (11), na Escola Municipal Dr. Antônio Canêdo, localizada na Praça São Paulo, com a participação do Esquadrão Demsur.

Com muita criatividade e entretenimento, as mascotes, Dé, Sú, Goto e Lilico, fizeram a alegria da criançada, no encerramento do turno vespertino. Também distribuíram panfletos educativos sobre limpeza urbana, destacando os serviços de Coleta Seletiva e o Cata Treco.

Hoje, segunda-feira (15), será a vez dos palhaços Lili e Mocotó irem à escola Antônio Canêdo para uma apresentação especial, que incluirá números circenses e teatro com importantes dicas de como os pequenos podem ajudar a preservar o meio ambiente.

 O projeto

O “Escola Mais Consciente” será desenvolvido com alunos da Educação Infantil (até o 5º ano) de instituições da rede pública e privada de Muriaé. A cada semana o Esquadrão Demsur visitará uma escola diferente e, na semana seguinte, o mesmo colégio recebe os palhaços Lili e Mocotó para uma sequência do trabalho.

Como participar

O Demsur já entrou em contato com dezenas de escolas da cidade. As instituições interessadas em participar do projeto e, que ainda não receberam o contato da autarquia, podem realizar a solicitação, bem como obter mais informações e detalhes, ligando para o Setor de Planejamento. O atendimento é oferecido de segunda à sexta-feira, no horário de 8h30 às 11h e de 13h30 às 16h.

Serviço:

Visita do Esquadrão Demsur às escolas municipais e particulares para levar conscientização ambiental

Telefone de contato: 3696-3450 – ramal 3463 – falar com Júlia Scoparo

Visita em instituições de ensino: de segunda à sexta-feira

Horário: 8h30 às 11h e de 13h30 às 16h.

Obs.: Agende uma visita à sua instituição.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Neste sábado tem banda Santíssima Trindade na Praça João Pinheiro

Publicado em 12/04/2019 às 16h20

Banda Itinerante se apresenta amanhã, às 20h, ao lado do coreto. Projeto visa oferecer música de qualidade para muriaeenses

Com repertório variado, a banda musical Santíssima Trindade (Itinerante) se apresentará amanhã, sábado, por volta de 20h, na Praça João Pinheiro (ao lado do coreto). O evento, que tem apoio da Prefeitura, está sendo organizado pela Fundarte para oferecer música de qualidade para os muriaeenses. A banda toca MPB, rock e o estilo fanfarra.

Composta por cerca de 50 músicos, a Santíssima Trindade faz arranjos com sucessos de artistas consagrados como John Lenon, Paul Maccartney, Raul Seixas, Elvis Presley, Freddie Mercury, Beatles, Abba e Jota Quest.

O grupo é de Ponte Nova (MG) e desenvolve um trabalho artístico, musical e de cunho social. Os integrantes são voluntários e dividem o tempo entre a banda e um projeto social que oferece aulas de música para crianças de 7 a 12 anos. A apresentação em Muriaé está inserida no Projeto ‘Banda Itinerante’ aprovado pelo Ministério da Cidadania (Lei Rouanet).

Serviço:

Banda Musical Santíssima Trindade – Banda Itinerante

Dia: 13 de abril - sábado

Hora: 20 horas

Local: Praça João Pinheiro – ao lado do coreto

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Vestibular de Medicina UNIFAMINAS

Publicado em 11/04/2019 às 15h23

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2019/2 da Faculdade de Minas - FAMINAS-BH e do Centro Universitário UNIFAMINAS Muriaé.

Para o Vestibular Unificado de Medicina, o candidato poderá efetuar mais de uma inscrição e realizar apenas uma prova para concorrer as vagas oferecidas pela  Faculdade de Minas - FAMINAS-BH e o Centro Universitário UNIFAMINAS Muriaé. As inscrições podem ser realizadas no período de 03 de abril de 2019 até às 18h do dia 31 de maio de 2019
A prova do processo seletivo, será realizada no dia 08 de junho, no horário das 13h às 18h, e acontece simultaneamente nas cidades de Belo Horizonte/MG e Muriaé/MG.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (32) 3729-7528 ou pelo e-mail vestibularunificado@faminas.edu.br

 

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Escola Municipal Sérgio Lúcio recebe limpeza e melhorias

Publicado em 04/04/2019 às 18h52

Entre as intervenções estão capina, caiação e cercamento na instituição localizada em Pirapanema

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério Público e Poder Judiciário, realizou limpeza e melhorias na Escola Municipal Sérgio Lúcio Fernandes do Amaral, localizada na comunidade conhecida como Estiva, na área rural do distrito de Pirapanema. A instituição recebeu capina, roçagem, caiação e foi toda cercada.

O trabalho foi executado em cinco dias - sendo finalizado na terça-feira (2) - pelos apenados que cumprem penas por meio da prestação de serviços na administração pública em prol da comunidade.

Entre as intervenções no local estão capina e roçada para retirada de mato alto, que estava ocasionando a proliferação de animais peçonhentos e insetos; caição e cercamento de toda a área da escola, proporcionando mais segurança para funcionários a alunos quanto à possível invasão de animais de grande porte, como bois e cavalos, por exemplo. O serviço se estendeu para a antiga Escola Agrícola, que fica próximo à Escola Municipal Sérgio Lúcio.

“Temos preocupação e atenção com todas as escolas, seja as localizadas na área urbana ou as da área rural. Esse trabalho foi muito importante para que nossos alunos tenham uma escola limpa. Esta é uma parceria que está dando certo e os resultados têm sido muito satisfatórios”, afirma a secretária Municipal de Educação, Maria da Conceição Rodrigues de Souza, a Nininha.

A próxima a receber o serviço de capina e roçagem é a Escola Municipal Joaquim Ribeiro de Carvalho (Caic), no Encoberta. Outras escolas também recebem melhorias constantes da Prefeitura, como conserto de telhado, pintura, ampliação, reforma, entre outras. O objetivo é proporcionar ambiente mais confortável e seguro para estudantes e equipe escolar.

 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Prefeitura lança edital de processo seletivo para Programa “Novo Mais Educação”

Publicado em 08/03/2019 às 08h33

Inscrições devem ser feitas até 18 de março; há oportunidades para voluntário mediador e voluntário facilitador

A Prefeitura de Muriaé está com edital de processo seletivo aberto para formação de cadastro de reserva de vagas do Programa “Novo Mais Educação” para o ano letivo de 2019. Há oportunidades para voluntário mediador e voluntário facilitador.

As inscrições devem ser feitas até 18 de março, pela internet (no link https://goo.gl/Fjpg3y). O edital pode ser consultado no site da Prefeitura (www.muriae.mg.gov.br, link “Cidadão”, aba “Concursos e Processos Seletivos”, opção “Secretaria Municipal de Educação”). A classificação definitiva será divulgada dia 22 deste mês.

O processo seletivo terá validade de 180 dias, a contar da data de homologação do resultado final, permitindo a prorrogação por igual período.

O “Novo Mais Educação” é uma estratégia do Ministério da Educação para melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de 15 horas semanais no contraturno escolar.

 

Vagas - As vagas de voluntariado mediador são destinadas para professores com pós-graduação em Educação, professores formados em Pedagogia, professores formados em Curso de Magistério e estudantes do Curso de Pedagogia.

Responsável pelas atividades de acompanhamento pedagógico, o voluntário mediador trabalha de forma articulada com os professores da escola para promover a aprendizagem dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa. Eles têm direito a receber um custeio para ressarcimento de despesas com transporte e alimentação no valor mensal de R$150,00 por turma.

Já voluntário facilitador é o responsável pela realização de atividades de livre escolha da escola nos campos das artes, cultura, esporte e lazer. Para este cargo, as vagas são destinadas para professores com pós-graduação em Educação ou área correlata à pretendida, profissionais com curso de Licenciatura em área correspondente à pretendida, estudantes em área relacionada à pretendida e educadores populares com experiência em Educação Integral, especialmente na área análoga à pretendida. O custeio para o ressarcimento de despesas com transporte e alimentação mensal é de R$80,00 por turma.

Vale lembrar que o serviço voluntário não gera remuneração, vínculo empregatício, nem obrigações de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

 

Serviço

Processo seletivo para Programa “Novo Mais Educação”:

Período de inscrições: até 18 de março

Endereço: https://goo.gl/Fjpg3y

Edital: www.muriae.mg.gov.br, link “Cidadão”, aba “Concursos e Processos Seletivos”, opção “Secretaria Municipal de Educação”

Há oportunidades para voluntário mediador e voluntário facilitador

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Profissionais da Educação são capacitados sobre musicalização e estimulação sensorial na educação infantil

Publicado em 01/03/2019 às 08h39

Programação incluiu oficinas de estímulo e de música, a fim de aprimorar atendimento às crianças de creches e berçários da rede municipal

Professores e berçaristas que atuam em creches, atendendo crianças desde 0 a 5 anos, foram capacitados em musicalização e estimulação sensorial na educação infantil. Os encontros, que começaram na terça-feira (26) e terminam nesta quinta-feira (28), estão sendo realizados durante o dia na Escola Municipal Joaquim Ribeiro de Carvalho (Caic), no Encoberta, e à noite na escola Municipal Doutor Antônio Canêdo, Centro. O objetivo é aprimorar o atendimento às crianças de creches e berçários da rede municipal.

O conteúdo foi repassado pelo coordenador pedagógico do Sistema Etapa, Carlos Eduardo Cruz, e pelo músico e formador Samuel Sodré, do Rio Grande do Sul - profissional que tem vasta experiência em música infantil, com diversos CDs gravados e livros publicados na área. A programação dos três dias de capacitação incluiu oficinas de estímulo e de musicalização. “A música é uma ferramenta incrível de aprendizagem, que agrega movimento e contribui para a formação psicomotora da criança”, afirma Carlos Eduardo.

A capacitação acontece em parceria entre a Prefeitura de Muriaé e o Sistema Etapa Público. “Desde 2017 temos trabalhado o caráter educacional e o trabalho unificado entre creche e pré-escola”, diz a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Pollyana Matos. A coordenadora frisa ainda que capacitações como esta visam preparar os profissionais para se adequarem aos padrões da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo prazo é até o final deste ano. A nova BNCC solicita que a parte lúdica, como a musicalização, seja mais explorada no processo de aprendizagem dentro do contexto pedagógico.

Categoria: Muriaé, Projetos
Comentários (0) e Compartilhar

O UNIFAMINAS espera você para essa experiência saborosa!

Publicado em 13/02/2019 às 17h15

O Unifaminas, campus Muriaé, lançou uma superpromoção para os amantes da gastronomia que sonham com uma graduação na área. Neste ano de 2019 quem optar por fazer o curso ganha um super desconto.

Com a opção do vestibular agendado, o calouro poderá ingressar no curso, que tem carga horária de 1600 horas,duração de quatro semestres letivos (2 anos) e opção de turmas nos turnos matutino e noturno (Autorização CONSU n° 01/201).

De acordo com o site oficial do Unifaminas, “O tecnólogo em Gastronomia concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais. Empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, catering, bufês, entre outras, são possibilidades de locais de atuação deste profissional. O domínio da história dos alimentos, da cultura dos diversos países e da ciência dos ingredientes, além da criatividade e atenção à qualidade são essenciais nesta profissão, em que o alimento é uma arte”, explica.

Sobre o perfil profissional do tecnólogo em gastronomia, o site esclarece que o profissional se torna apto a realizar atividades de planejamento, organização, execução e comercialização de serviços de alimentação em nível tático e gerencial. “A sólida instrução adquirida através dos conceitos utilizados pela gastronomia na contemporaneidade permitirá também ao recém-formado a inserção no mercado de trabalho no Brasil ou em qualquer país do mundo, em condições de ocupar cargos de liderança nos diversos segmentos de alimentação e bebidas”, completa.

Categoria: Muriaé, Região
Comentários (0) e Compartilhar

Prazo para matrículas do Proeja FIC prossegue até dia 15

Publicado em 07/02/2019 às 17h26

Inscrições estão sendo feitas na Secretaria de Educação e Escola Municipal Professora Odaléia Azevedo

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Educação, está com matrículas abertas para o Proeja FIC. Estão sendo oferecidas diversas vagas para os anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. O programa oferece oportunidade de conclusão da educação básica e formação profissional para jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino na idade regular.

Os interessados podem ser inscrever até dia 15 de fevereiro na Secretaria Municipal de Educação, que está localizada no primeiro andar do Centro Administrativo, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h; ou na Escola Municipal Professora Odaléia Oliveira Morais de Azevedo (onde as aulas são ministradas), na Barra, de segunda a sexta-feira, das 18h30min às 22h. Para se cadastrar, é necessário apresentar documento de identidade e CPF.

As aulas tiveram início na última terça-feira (5). A Secretaria de Educação afirma que, apesar do ano letivo já ter começado, os alunos que vão iniciar o curso posteriormente não terão o desempenho comprometido.

O curso, que é destinado para as pessoas que já concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental, tem duração de dois anos, em regime semestral e presencial, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h20min às 22h20min. Em Muriaé, o Proeja FIC conta com o apoio da Prefeitura e IF Sudeste, o qual oferece aos alunos o Curso de Secretariado.

 

Serviço

Inscrição Proeja FIC:

Prazo: até 15 de fevereiro

Locais:

– Secretaria Municipal de Educação, localizada no primeiro andar do Centro Administrativo

– Escola Municipal Professora Odaléia Oliveira Morais de Azevedo, localizada na Praça Carlos Drumond de Andrade, 99, Barra

Horário:

– Secretaria Municipal de Educação: das 7h30min às 11h

– Escola Municipal Odaléia Morais de Azevedo: das 18h30min às 22h

Dias: segunda a sexta-feira

Documentos a serem apresentados: identidade e CPF

Podem participar: jovens e adultos que concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental e que não tiveram acesso ao ensino na idade regular

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Mais de 9 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às aulas

Publicado em 05/02/2019 às 17h36

Ano letivo começou nesta terça-feira (5) em 40 escolas municipais

Cerca de 9.300 alunos da rede municipal de ensino retornaram às salas de aulas nesta terça-feira (5) após as férias. O calendário escolar 2019 compreende 200 dias letivos e carga horária de 800 horas.

A rede municipal é composta por 40 escolas, que oferecem educação de qualidade aos estudantes muriaeenses desde a creche ao 9º ano. As aulas terminam em 13 de dezembro deste ano e o recesso do mês de julho será de 15 a 29.

“Muriaé deu um passo à frente ao iniciar o ano letivo na data prevista. Enquanto muitas cidades do nosso Estado adiaram em 30 dias o começo das aulas, os nossos alunos não serão prejudicados com esse atraso. A ação da Prefeitura de Muriaé em iniciar as aulas no tempo normal, conforme previsto, é muito importante”, afirma a secretária Municipal de Educação, Maria da Conceição Rodrigues de Souza, a Nininha.

Confira abaixo os dados do Calendário Escolar 2019:

– Recesso do mês de julho: 15 a 29

– Tradicional Semana do Professor: 14 a 18 de outubro

– Término do ano letivo: 13 de dezembro

– Término do ano escolar para os professores: 18 de dezembro

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

Estagiários de creches recebem treinamento sobre brinquedos e brincadeiras

Publicado em 05/02/2019 às 17h17

Capacitação aconteceu na última sexta-feira (1º), no Teatro Zaccaria Marques

Cerca de cem estagiários do Projeto Estágio Educa que vão atuar nas creches municipais em 2019 participaram de capacitação sobre práticas em sala de aula com brinquedos e brincadeiras. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, o treinamento foi realizado na manhã da última sexta-feira (1º), no Teatro Zaccaria Marques.  

Esta capacitação foi a primeira do ano e envolveu estagiários de Letras, Pedagogia, Ciências e Assistência Social. O curso aconteceu em duas etapas. Na primeira fase, foi explicado sobre manual de funcionamento da creche, com orientações práticas sobre vestuário, cuidados com as crianças, entre outras. No segundo momento, aconteceu a demonstração de brinquedos feitos com material reciclado e oficina para confecção de brinquedos.

De acordo com a coordenadora de Creches da Secretaria Municipal de Educação, Renata Rheim, os estagiários vão aplicar nas creches o que aprenderam no treinamento, melhorando a qualidade do atendimento prestado às crianças. “Foi um momento muito rico em termos de conhecimento. Os estagiários adoraram e vão levar toda essa prática lúdica para a sala de aula”, conta. “Vamos trabalhar muito nas creches municipais este ano com brinquedos e brincadeiras”, completa a assessora pedagógica de Creches, Nataly Amaral. 

Categoria: Muriaé
Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||