• Professor Elias Santos

Biólogo faz sistema de aquecimento R$ 145 e doa a idosa: banho quente



Veja como dá pra ajudar alguém gastando pouco. Um biólogo ficou sabendo que uma idosa não tinha chuveiro com água quente em casa neste inverno e decidiu mudar a vida da aposentada. Ele simplesmente comprou o material e montou na casa dela um sistema de aquecimento alternativo e barato, de R$ 145, feito com mangueira e tábuas. (veja abaixo)

Dona Chica é uma idosa de Caetité, na zona rural da Bahia. A aposentada, de 73 anos, está no grupo de risco da Covid e era obrigada a aquecer a água no fogão à lenha para tomar banho nesses dias frios, quando a temperatura baixa para até 10 graus na região.

O serviço de instalação terminou nesta quarta 22 e quando viu tudo pronto, Dona Chica “chorou. Era uma felicidade só. Já ia se preparar para o banho”, disse o biólogo Alex Ramos Pereira, de 48 anos, em entrevista ao SóNotíciaBoa.

Alex conta que é admirador do trabalho social que dona Chica faz com crianças carentes… e se ela ajuda tanta gente, também merece ser ajudada.

“Dona Chica, mulher forte, guerreira, natural de Mangabeira no Ceará, mas que, escolheu Caetité para viver há quase 40 anos. Ela está à frente do Projeto Flor, que distribui sopa semanalmente para quase 50 crianças, todo domingo”.


Como fazer


Alex revelou que um sistema de aquecimento comum custa mais de mil reais, mas este que ele fez para dona Chica saiu por apenas 145 reais, sete vezes mais barato.

E contou o que usou para fazer:

‘Um rolo de 100 metros de mangueira de 1 polegada, 2 tábuas de madeira, arame para fixar, curvas de mangueira e transmissão”, revelou.

Alex explicou que o aquecimento se dá pelo “o calor na parede preta da mangueira. Não é energia. O sistema usa o calor do sol”. Em outra palavras, a água passa pela mangueira quente, fica aquecida e segue pelo cano até chegar ao banheiro.

Ele disse que não inventou a roda. Contou que é um “sistema comum, semelhante ao usado para aquecer piscinas. Muitas pessoas estão usando para diminuir a conta de luz nas casas das cidades”, afirmou.


Montagem rápida


Barato pra fazer e rápido pra montar. Alex precisou da ajuda de dois rapazes, Ronaldo e Jardel, para instalar o sistema no telhado e ligar à caixa d’água e ao banheiro de dona Chica.

“Levamos 3 a 4 horas para montar o sistema e umas 2 horas para instalar. Instalamos hoje pela manhã e em 20 minutos a água já estava numa temperatura ótima”, comemorou.utros


idosos


Alex ficou tão animado com o resultado e com a emoção de dona Chica, que chamou os amigos para ampliar a boa ação e levar a outros idosos da região.

“Fiz uma divulgação e duas pessoas já bancaram outros dois sistemas. Estamos montando mais dois e vamos visitar as casas [da região] para novas doações. A preferência vai ser em casas de idosos”, afirmou.

O que o biólogo pretende com isso? Inspirar outras pessoas.

“A ideia é que outros façam o mesmo para pessoas que precisam. Neste caso estamos priorizando os idosos, que sofrem com o frio neste período. Vamos distribuir um pouco de calor humano e solar para eles’, concluiu.


Fonte: Só Notícia Boa