• Professor Elias Santos

Cientistas desenvolvem filtro que converte água do mar em potável em meia hora



Uma equipe de cientistas da Universidade de Monash, em Melbounde, Austrália, criou um filtro que pode resolver o problema de água consumível para muitas comunidades no mundo.

A invenção consegue transformar a água do mar em potável, precisando apenas de 30 minutos! E o filtro funciona tanto para pequenos, como para grandes volumes.

O comunicado da universidade afirmou que todo o sistema inventado funciona com energia solar, o que torna o processo de filtragem, completamente sustentável e com um custo baixo para produção.

Como funciona

A peça foi fabricada a partir de compostos organometálicos (MOF), que são íons metálicos que formam um material cristalino, ajudando na filtragem da água.

Durante o processo de dessalinização, o PSP-MIL-53, nome dado ao filtro, atrai e retém moléculas dos sais da água. Essas moléculas são colocadas sob a luz do sol para regenerar o sal.

Todo esse processo leva menos de quatro minutos, e então o filtro começa a atrair o sal da água novamente, até chegar ao nível de consumo.

Para a Organização Mundial de Saúde, a água potável de boa qualidade deve ter um sólido dissolvido total (TDS) de menos de 600 miligramas por litro (mg/L). Esse novo filtro consegue atingir um TDS de menos de 500 mg/L em apenas meia hora.

O professor Huanting Wang, líder do projeto, defende a dessalinização como uma opção viável para resolver a falta de água no mundo.

A gente fica, do lado de cá, na torcida para que esse filtro possa ser liberado para a população rapidamente.


Fonte: Razões para Acreditar