• Professor Elias Santos

Homem com câncer nos ossos caminha 10 km por dia para limpar ruas e praias na Malásia



Umat Usman todo mês recolhe 116 kg de garrafas e outras embalagens plástico de ruas e praias da Malásia. Ele tem câncer nos ossos, qualquer tropeço ou o simples esforço da caminhada, são 10k por dia, pode causar uma fratura.

“Não me incomoda que as pessoas me chamem de esquisito, mas tenho meus próprios motivos para recolher o lixo. O lixo pode parecer inútil, mas dá para ganhar algum dinheiro vendendo garrafas velhas, latas e outros tipos de lixo”, disse o frentista de 42 anos.

Umat ganha até 50 dólares pelo lixo recolhido. Apesar do seu problema nos ossos, ele não abre mão do seu papel de proteger o planeta. Ainda que financeiramente não seja tão vantajoso.



“Pode não ser muito e pode não valer a pena, pois só consigo ganhar RM 200 (moeda do país) dos 100 kg de lixo que recolho todos os meses, mas a satisfação é que posso salvar o meio ambienteao mesmo tempo”, afirma.

Dando o exemplo, Umat também incentiva outras pessoas a parar de jogar lixo nas praias, diminuindo a poluição dos oceanos e ajudando no trabalho dos pescadores.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente de Perlis, Azman Shal Ismail, não só elogiou as ações de Umat, mas também pede para as pessoas compartilharem sua iniciativa de promover a sustentabilidade do meio ambiente.


Fonte: Razões para Acreditar


0 comentário