• Professor Elias Santos

Jovens empreendedores criam camiseta 100% biodegradável que pode ser ‘plantada’ e se transformar em



Foi pensando em um mundo mais sustentável e consciente que a startup inglesa Volleback desenvolveu uma camiseta 100% biodegradável que pode ser “plantada”. Desta maneira, quando você se cansar da peça, basta enterrá-la no jardim que ela se transformará no alimento perfeito para minhocas e outros animais! Definitivamente, nada se perde, tudo se transforma 🤩



Apelidada de T-Shirt Plant and Algae (“Camiseta Planta e Algas”, em tradução livre), ela é feita exclusivamente de polpa de eucalipto, faia e algas. Segundo os fabricantes, uma vez enterrada ela irá se biodegradar em apenas 12 meses. Incrível, né?!




Os cérebros por trás desta superinovação são os gêmeos Nick e Steve Tidball, fundadores da empresa. Juntos, eles desenvolveram um fio exclusivo feito com polpa de eucalipto e faia, retirados de florestas sustentáveis.

As tintas também são ecológicas feitas a partir de algas cultivadas em biorreator; depois que passam por um filtro e processo de secagem, formam um pó que se transforma em tinta.

Mas, como plantar uma camiseta biodegradável?


Os Tidball deixam claro: não basta jogar a camiseta no meio do mato, é preciso enterrá-la: “[a camiseta] só começará a biodegradar quando você a enterrá-lo no chão ou colocá-lo no composto. Ela precisa de fungo, bactérias e o calor da Terra para começar a se decompor”, explicam.



Isso sem contar que, conforme o uso, as camisetas vão ganhando uma coloração diferente e única, uma vez que as algas não conseguem sobreviver fora da água, o que significa que elas se transformam em pigmentos naturais que desaparecem com cores diferentes ao longo do tempo. Que demais!

Marca tecnológica

A Volleback é uma marca que prova que a moda pode e deve ser muito mais sustentável e, para isso, conta com a ajuda da tecnologia. A camiseta não é seu único produto inovador: também criou um terno especial para ser usado nas primeiras missões a Marte, o Deep


Sleep Cocoon. Ele foi projetado para todas as condições dos 510 milhões de quilômetros quadrados da superfície da Terra. 😱


Fonte: Razões para Acreditar

0 comentário