• Professor Elias Santos

Meio Ambiente: A Grande Muralha Verde da África: 8.000 km de árvores que prometem salvar o planeta



Pesquisas já mostraram que, para conter o aquecimento global seria preciso plantar cerca de 1,2 trilhão de novas árvores. Se este objetivo parece difícil de ser conquistado, a África já começou a fazer sua parte, através do mega projeto apelidado de ‘A Grande Muralha Verde’.

Pioneiro e inovador, trata-se de uma imensa área verde que se estenderá por 8 mil quilômetros e promete salvar milhares de pessoas da seca e da fome, devolvendo a dignidade a africanos que sofrem cada vez mais com os efeitos do aquecimento global. No entanto, os benefícios da barreira que corta o continente africano são muitos. A longo prazo, ela irá neutralizar o aquecimento global, criando um enorme pulmão verde capaz de baixar a temperatura, liberar oxigênio e eliminar dióxido de carbono da atmosfera.

O projeto é grandioso e impressionante, já que além de criar uma faixa de vegetação que corta todo o continente, será a mais longa estrutura viva construída pelo homem e uma nova maravilha do mundo!

Isto sem contar que a construção da grande muralha, que começou em 2007, já está criando milhares de empregos e levando alimentos para as pessoas que vivem em regiões marcadas pela seca e pela fome.


O projeto




Iniciado em 2007, a iniciativa engloba 20 países africanos, que se compremeteram a plantar árvores em uma imensa área definida, que se inicia na região do Sahel (Tunísia), na fronteira sul do deserto do Saara, um dos lugares mais pobres e áridos do planeta. Em mais de dez anos de trabalho colaborativo, milhões de árvores já foram plantadas.

A área está sendo formada pelo plantio de acácias, árvores que suportam regiões áridas, sendo resistentes à seca, já que possui raízes que acumulam água. Até hoje a ação já concretizou 15% de sua meta e tem apresentado muitos benefícios aos países envolvidos.

Mais do que um proposta sustentável, este é o maior projeto humanitário do planeta, já que irá transformar a realidade de muitos povos africanos, que terão terras férteis para comer e trabalhar, além de acabar com o problema da emigração forçada e os conflitos locais por terras férteis.

Impressionante? Mais do que isto, A Grande Muralha Verde é a prova de que, juntos podemos salvar o planeta e construir um mundo melhor e mais justo!



Fonte: Razões para Acreditar