• Professor Elias Santos

Navio movido a vento poderá mudar transporte marítimo: vídeo



A Suécia apresenta o primeiro navio cargueiro movido a vento! A medida é uma resposta positiva no combate à poluição, às mudanças climáticas e ao aquecimento global.

O Oceanbird – pássaro do oceano, em tradução livre – tem cinco velas de aço, parecidas com as asas de um avião. Quando içadas, elas alcançam uma altura de até 105 metros acima do nível do mar, capturaram a força do vento e impulsionam o navio no oceano.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o uso do vento pode reduzir em 90% o consumo de combustível para transportar uma carga pelo mar, o que vai diminuir a poluição.

O navio também tem um motor à combustão, para auxiliar nas manobras do navio nos portos.


O navio


O governo sueco investiu 27 milhões de coroas suecas – 16,4 milhões de reais – no desenvolvimento do navio.

O projeto é liderado pela empresa de transporte marítimo sueca Wallenius Marine, em conjunto com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo e o instituto de pesquisa SSPA.

Com 200 metros de comprimento e 45 metros de largura, o Oceanbird é um cargueiro voltado para o transporte de carros, caminhões e outros tipos de veículos – uma classe de navio conhecida pela sigla PCTC (pure car truck carrier).

Por enquanto ainda se trata de um protótipo, mas quando ficar pronto, ele terá capacidade de transportar até 7.000 automóveis.

Os criadores do Oceanbird esperam entregar a primeira unidade do navio em 2024.vAs encomendas começam no ano que vem.


Poluição


O projeto para criar um navio cargueiro que consuma menos combustível e reduza as emissões de gás carbônico, vem sendo desenvolvido desde o ano passado.

Hoje, o transporte marítimo é responsável por 3% das emissões de CO2 no mundo.

A meta da Organização Internacional Marítima (IMO), uma agência ligada à ONU, é reduzir em até 50% as emissões de gases do efeito estufa do setor até 2050, em relação aos níveis de 2008.

Embora não seja um navio cargueiro veloz – a velocidade média estimada é de 18,5 quilômetros por hora – a expectativa é de que o Oceanbird ajude a reduzir o impacto da indústria marítima no aquecimento global.

A estimativa é de que ele terá capacidade de cruzar o Oceano Atlântico, entre a Europa e os Estados Unidos, em 12 dias. Os navios atuais costumam para fazer o mesmo trajeto em 8 dias.

Assista:



Com informações do OceanBirdWallenius


Fonte: Só Notícia Boa